Árvore de páginas

Pagar Via Caixa ou Cheque - APB711AA

Visão Geral do Programa

A definição para que o pagamento seja efetuado via caixa ou via cheque, é determinado com o tipo de portador selecionado para o pagamento. Quando selecionado um portador do tipo Caixa, o pagamento é considerado em dinheiro, e quando selecionado portador do tipo Banco, o pagamento é considerado em cheque.

Ao efetuar o pagamento de títulos com imposto, cuja data base do cálculo do vencimento do imposto é igual a Vencimento, será apresentada mensagem de alerta, caso esse mesmo imposto tenha sido informado na implantação desse título, evitando dessa forma, que o imposto seja retido novamente.

Importante:

Caso a data de baixa seja diferente da data de vencimento do título, e esse título possuir vinculado títulos de impostos de PIS/PASEP, COFINS e CSLL, a data dos títulos de impostos será ajustada conforme determinação legal.

Manutenção Lotes de Pagamento

Objetivo da tela:

Permitir implementar lotes para o pagamento dos títulos do Contas a Pagar, via cheque ou dinheiro.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Veja mais informações na descrição da tela Inclui Lote de Pagamento

Movimentos

Veja mais informações na descrição da tela Itens do Lote Pagto

Configura RPC

Quando acionado, permite efetuar a execução de programas via RPC.

Veja mais informações na descrição do Módulo Básico – Processo NPS – N.Tier Process and Scheduler – Programa Utilização RPC – Programa Manutenção Servidor RPC – Programa Manutenção de Configuração RPC.

Pagamento

Veja mais informações na descrição Atualização Lote de Pagamento Via Caixa/Cheque

Totais

Quando acionado, permite visualizar os valores implementados, correspondente aos títulos do lote de pagamento. São apresentadas as seguintes informações:

1 – Moeda p/ apresentação dos valores;

2 – Total Liquido;

3 – Total Pagamentos;

4 – Total Multa;

5 – Total Juros;

6 – Total CM;

7 – Total Desconto;

8 – Total Abatimento;

9 – Total Antecipação Abatida;

10 - Total IR.

Inclui Lote de Pagamento

Objetivo da tela:

Permitir a inclusão da capa de lote de pagamento via caixa ou cheque.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Inserir o código do estabelecimento para o qual deve ser implementado o Lote de Pagamento.

Importante:

Esse será o estabelecimento do pagamento. Quando existir títulos de outros estabelecimentos, o sistema efetuará uma transferência de títulos para a conta contábil do estabelecimento do lote. 

Referência

Inserir o código de referência que tem como finalidade controlar os registros de movimentos efetuados. O sistema exibe uma referência sugerida, sendo que esta pode ser alterada. A referência sugerida possui o seguinte formato:

Ano + Mês + Dia + X + XXX (aleatório).

Exemplo
990112Ldhd onde,

99 = Ano

01 = Mês

12 = Dia

L = Letra de sugestão da movimentação.

Dhd = Sequência aleatória de letras sugerida pelo sistema.

Importante:

A referência é única no sistema, ou seja, não pode ser informada mais de uma vez. 

Importante:

Esse campo fica desabilitado para edição, sendo o mesmo automaticamente atualizado pela concatenação do código da série com o número da ordem de pagamento, informados na tela acessada pelo botão "Ordem de Pagamento".

Baixar no Estabelecimento Título

Quando assinalado, determina que a baixa dos títulos deve ocorrer no estabelecimento do próprio título, desconsiderando o estabelecimento informado no lote.

Exemplo:

Em um lote de pagamento do estabelecimento A são informados títulos do estabelecimento B e C, quando assinalado esse parâmetro, esses títulos são baixados no seu estabelecimento de implantação, ou seja, nos estabelecimentos B e C.

Dessa forma, não será gerado o movimento de baixa por transferência de estabelecimento e sim um movimento de baixa normal.

Data Transação

Inserir a data em que ocorre a implantação do Lote de Pagamento no sistema.

Importante:

Essa data não pode ser alterada quando existirem itens no lote, devido a consistências que são realizadas no momento da inclusão. Para pagamentos em dinheiro essa é a data de transação do movimento de pagamento. No caso de pagamentos via cheque, a data de pagamento será a data de confirmação do cheque.

Total Movimento

Inserir o valor da somatória dos títulos que devem compor o lote.

Importante:

Quando o valor indicado para o campo Total Movimento for "zero", o sistema não irá consistir com o valor do campo Total Informado. 

Vincula PIS/COFINS/CSLL Automático

Quando assinalado, determina que os impostos de PIS/COFINS/CSLL, informados na implantação do título (normal), e que devem ser retidos no pagamento dos mesmos, sejam vinculados automaticamente.

Ordem de Pagamento

Quando acionado, é apresentada uma tela na qual é possível informar os dados da Ordem de Pagamento, referente ao lote criado.

Quando acionado, é apresentada uma tela na qual é possível informar os dados da Ordem de Pagamento, referente ao lote criado.

Itens do Lote Pagto

Objetivo da tela:

Permitir a inclusão de itens do lote de pagamento.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Veja mais informações na descrição da tela Parâmetros para Pagamento

Modifica

Quando acionado, permite modificar as informações relacionadas ao pagamento do item do Lote de Pagamento Via Caixa ou Cheque.

Importante:

Caso seja modificado o Portador destinado ao pagamento do(s) título(s) deve-se atentar para que:

Quando o Portador informado for diferente de Caixa, devem ser informados os campos Talonário, Número e Favorecido para o Cheque. Quando informado Portador Caixa, caracteriza que o pagamento é efetuado em dinheiro.

Elimina

Quando acionado, permite retirar do Lote de Pagamento Via Caixa ou Cheque um item selecionado.

Importante:

Quando eliminado um item do lote de pagamento também são eliminadas todas as informações inseridas para esse, nesse programa, retornando a sua situação anterior. 

Faixa

Quando acionado, permite limitar a quantidade de itens que devem ser apresentadas na tabela.

Importante:

A faixa a ser limitada é de acordo com a opção de classificação dos itens do lote selecionada. As opções são:

1-Por Sequência;

2-Por Estabelecimento;

3-Por Espécie;

4-Por Fornecedor;

5-Por Vencimento;

6-Por Título.

Verifica IR

Quando acionado, permite visualizar os títulos implementados no lote de pagamento que possuem impostos relacionados, sendo permitido informar os valores desses.

Meio de Pagamento

Quando acionado, acessa a tela que permite a Manutenção de Meios de Pagamentos, que serão utilizados para a quitação dos documentos incluídos no lote.

Parâmetros para Pagamento

Objetivo da tela:

Essa tela somente é apresentada quando não existem títulos selecionados no lote, ao acionar o botão Inclui, localizado na tela Itens do Lote Pagto. Também pode ser acessada, ao acionar o botão Inclui, na tela Itens do Lote de Pagto.

Nessa tela devem ser inseridos parâmetros que determinam a forma de seleção dos títulos para compor o Lote de Pagamento Via Caixa ou Cheque. A forma de seleção dos títulos pode ser em conjunto ou individual. Quando a forma selecionada for em conjunto, é determinada uma faixa de títulos a serem apresentados na tela Inclui Item Lote Pagamento, onde os títulos são selecionados para o lote.

Importante:

Quando selecionada a opção Conjunto em Tipo de Pagamento, alguns títulos podem não ser relacionados para pagamento, o motivo da ocorrência é que o título pode estar pendente num outro lote de pagamento. Nesses casos, é necessário selecionar a opção Individual em Tipo de Pagamento, assim o sistema irá apresentar uma mensagem, informando o motivo de não relacionar o título para pagamento.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Tipo Pagamento

Assinalar o tipo de seleção dos itens para compor o lote de pagamento. As opções são:

Tipo Conjunto – Quando assinalado, determina que a seleção dos títulos, antecipações/pagamentos extra fornecedor deve ser em conjunto. Veja mais informações na descrição da tela Inclui Item Lote Pagamento.

Tipo Individual – Quando assinalado, determina que a seleção dos títulos, antecipações/pagamentos extra fornecedor deve ser individual. Veja mais informações na descrição da tela Inclui Item do Lote de Pagamento.

Espécie Documento

Assinalar a espécie de documento dos itens que devem compor o lote de pagamento. As opções são:

Título – Quando assinalado, determina que os itens que devem ser selecionados são Títulos de espécies Normais.

Antecipação/PEF – Quando assinalado, determina que os itens que devem ser selecionados são títulos de espécies Antecipações e Pagamento Extra Fornecedor, que ainda estão pendentes (sem o pagamento) no sistema.

Importante:

Somente são apresentados os Pagamentos Extra Fornecedor, registrados com modo de pagamento cheque ou não informado o modo de pagamento.

Situação

Assinalar a situação dos títulos, antecipações, pagamentos extra fornecedor, que devem ser apresentados para seleção. As opções são:

Já Liberados – Quando assinalado, determina que devem ser apresentados para seleção somente títulos, antecipações, pagamentos extra fornecedor liberados para pagamento.

Não Liberados – Quando assinalado, determina que devem ser apresentados para seleção somente títulos, antecipações, pagamentos extra fornecedor não liberados para pagamento.

Ambos – Quando assinalado, determina que devem ser apresentados para seleção todos os títulos, antecipações, pagamentos extra fornecedor liberados e não liberados para pagamento.

Veja mais informações na descrição do programa Liberar Pagamento (APB709AA).

Importante:

Esse campo somente é habilitado se no campo Tipo Pagamento for assinalado a opção Tipo Conjunto.

Pagamento -          Geração Automática

Quando assinalado, determina que a seleção dos itens para o Lote de Pagamento Via Caixa ou Cheque deve ser automática, ou seja, todos os títulos que estão dentro da parametrização são incluídos diretamente no lote de pagamento, não permitindo assim que estes passem por uma nova seleção.

Importante:

Esse campo somente é habilitado para seleção em conjunto.

Geração Automática

Assinalar o tratamento que deve ser considerado para o pagamento em atraso. As opções são:

Paga Juros – Quando assinalado, determina que a empresa paga juros no atraso de pagamento.

Não Paga Juros – Quando assinalado, determina que a empresa não paga juros no atraso de pagamento.

Assume Fornecedor – Quando assinalado, determina que os juros por atraso no pagamento devem ser pagos, conforme parametrizado no cadastro do fornecedor.

Veja mais informações na descrição do programa Manutenção Fornecedor Financeiro (UFN003AA).

Importante:

Esse campo somente é habilitado quando os itens são gerados automaticamente.

Limite Valor

Inserir o valor limite para o Lote de Pagamento, ou seja, a soma total dos títulos, antecipações, pagamentos extra fornecedor, que gerados para o lote de pagamento, não podem ultrapassar esse valor.

Importante:

Esse campo somente é habilitado quando os itens são gerados automaticamente.

Conjunto

Definir a faixa de títulos, antecipações, pagamentos extra fornecedor que devem ser selecionados ou incluídos quando a geração é automática no lote de pagamento.

Previsão Pagamento Quando assinalado, determina que a seleção deve ser pela Data Prevista para Pagamento.

Desconto Quando assinalado, determina que a seleção deve ser pela Data de Desconto.

Data Inserir uma faixa de datas a ser considerada para a seleção.

Importante:

A data informada corresponde ao tipo de data selecionada, podendo ser a data de previsão de pagamento ou a data de desconto.

Estabelecimento - Inserir uma faixa de estabelecimentos a ser considerada na seleção.

Espécie - Inserir uma faixa de espécies de documento a ser considerada na seleção.

Fornecedor - Inserir uma faixa de fornecedores a ser considerada na seleção.

Importante:

 

Os campos Fornecedor Inicial e Fornecedor Final, são atualizados com o código do fornecedor informado para a Ordem de Pagamento, ficando os mesmos desabilitados para edição.

Portador - Inserir uma faixa de portadores a ser considerada na seleção.

Moeda - Inserir uma faixa de moedas a ser considerada na seleção.

Importante:

Quando a espécie de documento for Antecipação/PEF e o tipo de pagamento em conjunto, a faixa de moeda selecionada será considerada a moeda base. Ou seja, a moeda base de uma antecipação é a mesma utilizada em sua implantação.

Para seleção individual, esse campo é apresentado em default, e para seleção em conjunto os títulos selecionados devem assumir o conteúdo desse campo.

Somente é possível inserir as informações solicitadas no campo Conjunto se o Tipo de Pagamento selecionado for Conjunto.

Portador

Inserir o código do Portador responsável pela liquidação dos títulos, antecipações, pagamentos extra fornecedor contidos no lote de pagamento.

Importante:

Para seleção individual, esse campo é apresentado em default e, para seleção em conjunto, os títulos selecionados devem assumir o conteúdo desse campo.

Hist Pad

Inserir o código do Histórico Padrão para o pagamento do lote de pagamento.

Importante:

Para seleção individual, esse campo é apresentado em default e, para seleção em conjunto, os títulos selecionados devem assumir o conteúdo desse campo.

Moeda

Inserir o código da Moeda (Moeda Índice), que deve ser utilizada no pagamento dos títulos, antecipações, pagamentos extra fornecedor contidos no lote de pagamento.

Importante:

Para seleção individual, esse campo é apresentado em default e, para seleção em conjunto, os títulos selecionados devem assumir o conteúdo desse campo.

Cotação

Inserir a cotação para a Moeda selecionada.

Quando selecionado uma faixa para a Moeda Real esse campo apresentará o valor 1,0000 e estará desabilitado.

Exemplos:


Moeda: Real  à Real

Cotação: 1,000000000 (campo desabilitado)

Quando selecionado uma faixa para a Moeda que seja diferente da Moeda Real, esse campo será habilitado, permitindo ao usuário inserir a cotação para essa.


Moeda: Dólar a Dólar

Cotação: 1,8700000 (campo habilitado)

Quando selecionado uma faixa para Moeda que possua duas Moedas diferentes, para esse campo será apresentada a cotação 0,0000 e estará desabilitado.


Moeda: Dólar à Real

Cotação: 0,000000 (campo desabilitado)

Esse campo é apresentado com o valor da cotação 0,000000 por não existir uma única cotação para moedas diferentes.

Cheque

Inserir a informação correspondente ao cheque que deve ser utilizado para o pagamento do lote. As informações são:

Talonário - Inserir o número do talonário a ser utilizado para pagamento do Lote.

Importante:

Esse campo deve ser informado quando o pagamento é efetuado via cheque.

Para seleção individual esse campo é apresentado em default e, para seleção em conjunto os títulos selecionados devem assumir o conteúdo desse campo.

Número - Inserir o número do cheque a ser utilizado para pagamento do Lote.

Importante:

Esse campo deve ser informado, quando o pagamento é efetuado via cheque.

Para seleção individual esse campo é apresentado em default e, para seleção em conjunto, os títulos selecionados devem assumir o conteúdo desse campo.

Quando o número do cheque de um pagamento for igual a zero, determina que a impressão do cheque será efetuada pelo sistema. Dessa forma, o pagamento receberá o número de cheque, de acordo com as informações do talonário informado. Caso tenha sido informado o número do cheque para o pagamento no lote ou no pef/antecip, o sistema entende que a impressão do cheque deve ser manual.

Favorecido - Selecionar o favorecido para o cheque. Pode ser:

  1. Portador - Quando informado Portador diferente de Caixa, deve ser informado um favorecido para o cheque. Quando informado Portador Caixa caracteriza que o pagamento é efetuado em dinheiro.

  2. Fornecedor

  3. Outros - Quando selecionada essa opção, será habilitado o campo para que seja informado o favorecido. Para seleção individual, esse campo é apresentado em default e para seleção em conjunto, os títulos selecionados devem assumir o conteúdo desse campo.

  4. Cód Fornecedor - Quando selecionada essa opção, permite agrupar o cheque por código do fornecedor.

Inclui Item Lote Pagamento

Objetivo da tela:

Permitir selecionar os títulos para compor o lote de pagamento. Para cada título selecionado, é possível abater previsões, antecipações, assim como informar histórico, impostos e taxa de juros, valor do pagamento, multa, juros, desconto, abatimento e correção.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Tabela Superior

Ação:

Descrição:

Classificação

Quando acionado, permite selecionar a opção de classificação dos títulos, antecipações, pagamentos extra fornecedor, que devem ser exibidos na tabela. As opções são:

1 – Por Fornecedor;

2 – Por Nome Abreviado;

3 – Por Data Prevista;

4 – Por Vencimento;

5 – Por Título;

6 – Por Estabelecimento;

7 – Por Forma Pagto;

8 – Por Valor;

9 – Por referência.

Percentual

Quando acionado, permite inserir o percentual de juros que deve ser pago no caso de pagamento em atraso. Veja mais informações na descrição da tela Item de Pagamento

Seleciona Todos

Quando acionado, permite selecionar todos os títulos ou antecipações, pagamentos extra fornecedor da lista em uma única vez, podendo esses ser marcados individualmente.

Nenhum

Quando acionado, permite desmarcar todos os títulos ou antecipações, pagamentos extra fornecedor marcados, podendo esses ser desmarcados individualmente.

Faixa

Quando acionado, permite determinar uma faixa de títulos ou antecipações, pagamentos extra fornecedor, que devem ser apresentados na tabela.

Importante:

A faixa a ser definida é conforme a classificação selecionada.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Tabela Inferior

Ação:

Descrição:

Seleciona Todos

Quando acionado, permite marcar todos os títulos ou antecipações, pagamentos extra fornecedor da lista em uma única vez.

Importante:

Permite marcar os títulos individualmente. 

Nenhum

Quando acionado, permite desmarcar todos os títulos ou antecipações, pagamentos extra fornecedor marcados.

Importante:

Permite marcar os títulos individualmente. 

Modifica

Quando acionado, permite abater previsões, antecipações, assim como informar histórico, impostos e taxa de juros, valor do pagamento, multa, juros, desconto, abatimento e correção. Para inserir essas informações para o título, este deve ser marcado e acionado esse botão.


Totais

Quando acionado, permite visualizar o valor total pendente e o valor total do borderô.

Importante:

Um borderô de pagamento pode ser baixado parcialmente, ou seja, somente uma parte dos títulos baixados, permanecendo a outra parte como pendente.

A tela Inclui Item Lote Pagamento é dividida em duas tabelas, onde na superior são apresentados os títulos, conforme parametrizado na tela Parâmetros para Pagamento. Na tabela inferior são apresentados os títulos selecionados para o lote de pagamento, onde é possível abater previsões, antecipações, assim como informar histórico, impostos e taxa de juros, valor do pagamento, multa, juros, desconto, abatimento e correção. Para inserir essas informações, deve-se marcar o título e acionar o botão Modifica.

Importante:

Os títulos devem ser transferidos da tabela superior para a tabela inferior, por intermédio do botão Desce. Quando transferido um título erroneamente, esse deve ser retornado para a tabela superior, utilizando o botão Sobe.

Clientes Localização México

Ao acionar o botão OK, será efetuada a validação do campo Vl Liber.

Caso o parâmetro de bloqueio esteja assinalado, será apresentada ao usuário a seguinte mensagem:

“O(s) pagamento(s) abaixo relacionado(s) não pode(m) ser efetuado(s) via Caixa/Borderô não Escritural, devido ao valor liberado ser superior ao valor máximo informado no cadastro de Parâmetros da Empresa. Esse(s) pagamento(s) deverá(ão) ser efetuado(s) via Borderô Escritural ou Cheque”.

Logo abaixo dessa mensagem, são apresentadas as seguintes informações desses itens:

(Estabelecimento / Referência / Espécie / Série / Fornecedor / Título / Parcela / Valor Liberado, calculado conforme descrito acima).

Caso o parâmetro de Bloqueio não esteja marcado, será apresentada ao usuário a mensagem, solicitando a confirmação do pagamento:

“O valor liberado do(s)  pagamento(s) abaixo relacionado(s), é superior ao valor máximo parametrizado no cadastro de Parâmetros da Empresa. Confirma a liberação para  pagamento?”

Logo abaixo dessa mensagem, são apresentadas as seguintes informações desses itens:

(Estabelecimento / Referência / Espécie / Série / Fornecedor / Título / Parcela / Valor Liberado, calculado conforme descrito acima).

Item de Pagamento

Objetivo da tela:

Permitir inserir o percentual de juros que deve ser pago, no caso de pagamento em atraso.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Mensal / Diária

Selecionar a opção que determina a forma de utilização da taxa de juros inserida para cálculo.

Importante:

É apresentada como default a opção Mensal assinalada. 

Taxa de Juros

Inserir o percentual de juros.

Importante:

Quando acessado pela primeira vez e o título selecionado tiver valor de juros informado, esse será sugerido.

Inclui Item do Lote de Pagamento

Objetivo da tela:

Permitir informar um título para o lote de pagamento. Para esse é possível abater previsões, antecipações, assim como informar histórico, impostos e taxa de juros, valor do pagamento, multa, juros, desconto, abatimento e correção.

Quando, para o título selecionado para o lote de pagamento, tiver sido informado imposto retido, o valor do título será apresentado com seu valor total. Porém, no momento da emissão do cheque ou pagamento, o valor do imposto retido será reduzido do pagamento.

O sistema irá validar a existência de um Fornecedor Financeiro para o Pagamento.

O sistema não irá efetuar a validação do título, quando esse for um pagamento extra fornecedor ou antecipação. Nesse caso valida se existe PEF/AN Pendente.

Não será permitido efetuar inclusão do registro, quando o pagamento ao fornecedor financeiro estiver bloqueado.

Será efetuada a conversão da moeda, quando for utilizada uma moeda diferente à da implantação do título para o pagamento.

Clientes Localização México

Na Inclusão Individual de Itens de um Lote de Pagamento do APB, será validado se o portador do item do lote é do tipo "Caixa", e se o valor líquido de pagamento é maior do que o valor informado na Manutenção Parâmetros Empresa APB (APB000TA). Caso seja, a inclusão será bloqueada e solicitada a confirmação do usuário, dependendo do parâmetro de bloqueio.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Previsão

Quando acionado, permite efetuar o abatimento em um título, uma previsão de pagamento já implementada. 

Antecipação

Quando acionado, permite efetuar o abatimento em um título, uma antecipação de pagamento já implementada.

Importante:

O sistema não permite que sejam vinculadas antecipações caso já exista algum imposto do tipo PIS/COFINS/CSLL, vinculado ao item de pagamento. Isso ocorre porque esses impostos já tomaram como base o valor líquido de pagamento informado. Para relacionar antecipações nesse momento, deve-se:

01  Eliminar os impostos de PIS/COFINS/CSLL vinculados ao pagamento;

02  Informar a antecipação (por intermédio desse programa);

03  Relacionar os impostos ao título.

Histórico

Quando acionado, permite inserir um histórico para o movimento.

I.Retido

Quando acionado, permite determinar os impostos retidos na fonte, que estão vinculados ao fornecedor e que são abatidos do valor do título.

Veja mais informações na descrição do programa Vincular Imposto no Pagamento de Títulos.

Formação Impostos Vinculados ao Fornecedor

Quando acionado, permite relacionar os impostos ao fornecedor.

Veja mais informações na descrição do programa Vincular Imposto no Pagamento de Títulos.

Taxa Juros

Quando acionado, permite inserir o percentual de juros que deve ser pago, no caso de pagamento em atraso dos títulos antecipações, pagamentos extra fornecedor.

Valor Líquido

Quando acionado, permite visualizar a composição do valor liquido de um item do lote de pagamento.

TIN 1099

Quando acionado, é apresentada uma janela na qual é possível incluir informações da Transação 1099 relacionada ao pagamento.

Informar Dados Localizados

Quando acionado, é apresentada a janela Extensão Item do Lote de Pagamento (LMX713ZA) na qual é possível incluir informações dos aspectos fiscais e tributários do item do lote de pagamento pendente, de acordo com a legislação do México.

Meio de Pagamento

Permite selecionar o meio de pagamento que será utilizado.

Tipo Complemento

Selecionar o Complemento CFDI, podendo ser:

  • Nenhum.
  • Dividendos.
  • Pagamentos no Exterior.
Tipo Dividendo

Selecionar o Tipo de Dividendo, podendo ser:

  • Nenhum
  • 01-Proveniente de CUFIN
  • 02-Não Proveniente de CUFIN
  • 03-Reembolso ou Redução de Capital
  • 04-Liquidação de Pessoa Física
  • 05-CUFINRE
  • 06-Proveniente de CUFIN em 31-12-2013.

    Nota:

    1. Esse campo somente ficará habilitado quando o Tipo de Complemento for Dividendo.
    2. Quando for informado um fornecedor para o pagamento (UFN003AA), o valor default dos campos será os valores que estiverem parametrizados para o fornecedor informado, no cadastro de extensão do fornecedor financeiro.
    3. O botão de localização com os novos campos somente será apresentado quando o tipo pagamento assinalado for Individual.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Estab

Inserir o código do estabelecimento em que o título ou antecipação/pagamento extra fornecedor está implementado. 

Título

Fornecedor - Inserir o fornecedor do título.

Importante:

É possível inserir o fornecedor pelo seu código, pelo seu identificador federal(CNPJ/CPF), ou pelo seu nome abreviado. O botão zoom apresenta todos os fornecedores da empresa em que o usuário está logado. No caso do fornecedor ser identificado pelo seu CNPJ, se existir mais de um fornecedor com o mesmo CNPJ informado, esses serão apresentados em uma tabela para a seleção.

Importante:

Este campo é atualizado com o código do fornecedor informado para a Ordem de Pagamento, ficando o mesmo desabilitado para edição.

País - Inserir o código do País relacionado ao fornecedor.

Importante:

Esse campo somente estará habilitado quando o fornecedor for selecionado pelo seu CNPJ/CPF.

Espécie - Inserir a espécie de documento do título.

Série - Inserir a série do documento do título.

Título - Inserir o número do título.

Parcela - Inserir o número da parcela de pagamento do título.

Importante:

Esses campos somente são habilitados, se assinalado o campo Espécie Documento Título, na tela Parâmetros Para Pagamento.

Antecipação/PEF

Referência - Inserir a referência que identifica a antecipação ou o pagamento extra fornecedor.

Importante:

Esse campo somente é habilitado, se assinalado o campo Espécie Documento Antecipação/PEF, na tela Parâmetros Para Pagamento.

Sequência

Inserir a sequência de pagamento do título no lote. 

Informações Pagamento

Inserir as informações de pagamento do título.

Portador - Inserir o código do Portador responsável pela liquidação do Lote.

Nota:

A cotação somente é utilizada pelo produto, quando a forma de conversão é “Multimoeda”.
Quando ocorre o pagamento de títulos originados pelo módulo Grãos e com moeda diferente da moeda da finalidade corrente, a conversão é efetuada utilizando a cotação informada no contrato do módulo Grãos.

Vl Pagto - Inserir o valor do pagamento, ou seja, o valor que está sendo pago.

Juros -Inserir o valor dos juros a ser pago por atraso no pagamento.

Desconto -Inserir o valor do desconto obtido para o pagamento.

Multa -Inserir o valor da multa a ser paga por atraso no pagamento.

Corr Monet - Inserir o valor da correção monetária a ser paga por atraso de pagamento.

Abatimento -Inserir o valor do abatimento a ser aproveitado no pagamento.

Cheque

Inserir as informações correspondentes ao cheque a ser utilizado para o pagamento do lote. As informações são:

Talonário - Inserir o número do talonário a ser utilizado para pagamento do Lote.

Número - Inserir o número do cheque a ser utilizado para pagamento do Lote.

Importante:

Para seleção individual esses campos são apresentados em default e, para seleção em conjunto, os títulos selecionados devem assumir o conteúdo desse campo.

Favorecido - Selecionar o favorecido para o cheque. Pode ser:

1. Portador - Quando informado Portador diferente de Caixa, deve ser informado um favorecido para o cheque. Quando informado Portador Caixa, caracteriza que o pagamento é efetuado em dinheiro.

2. Fornecedor

3. Outros - Quando selecionada a opção Outros, será habilitado o campo para que seja informado o favorecido.

4. Cód Fornecedor - Quando selecionada a opção Cód Fornecedor, permite agrupar o cheque por código do fornecedor.

Importante:

Os campos que permitem identificar o Talonário, Número do Cheque e Favorecido somente são habilitados se o Portador indicado como responsável pela liquidação dos títulos não for do tipo caixa. O que caracteriza que o pagamento deve ser efetuado com dinheiro.

Item Borderô

Objetivo da tela:

Permitir a visualização dos valores implementados a um item do lote de pagamento.

Atualização Lote de Pagamento Via Caixa/Cheque

Objetivo da tela:

Permitir a atualização do lote de pagamento. Nessa tela são exibidos todos os títulos informados para o lote.

Importante:

Clientes Localização México

Ao acionar o botão Pagamento, será verificado se existe algum item em que o portador seja do tipo "Caixa" e com o valor liquido de pagamento maior do que informado no programa Manutenção Parâmetros Empresa APB (APB000TA). Caso exista, o pagamento será bloqueado ou será solicitado confirmação ao usuário, conforme o parâmetro de Bloqueio.

Caso esteja parametrizado para que o pagamento seja bloqueado, será apresentada ao usuário a seguinte mensagem:

“O(s) item(ns) abaixo relacionado(s) não pode(m) ser pago(s) via Caixa/Borderô não Escritural, devido ao valor líquido de pagamento do(s) mesmo(s) ser superior ao valor máximo parametrizado no cadastro de Parâmetros da Empresa. Esse(s) documento(s) deverá(ão) ser pago(s) via Borderô Escritural ou Cheque ”.

Caso o parâmetro de Bloqueio não esteja marcado, será apresentada ao usuário a mensagem, solicitando a confirmação do pagamento:

“O valor liquido de pagamento do(s) item(ns) abaixo relacionado(s), é superior ao valor máximo parametrizado no cadastro de Parâmetros da Empresa. Confirma o pagamento desse(s) item(ns)?.

Para atualizar lote de implantação de títulos é necessário que os campos Total Pagamento e Total Informado tenham o mesmo valor.

O campo Total Pagamento representa o valor inserido na capa do lote, determinando o valor total dos títulos a serem implantados.

O campo Total Informado apresenta a somatória dos valores dos títulos implantados.

Caso esses valores não sejam idênticos, as possibilidades são: foi inserido o valor incorreto na capa do lote, ou houve inconsistências na implantação dos títulos, sendo necessário efetuar a devida correção para atualização do lote.

Caso o campo Total Pagamento possuir valor 0,00 (zero), não é efetuada essa validação. Entende-se que, se não foi informado valor no campo Total Informado é porque não é necessária a conferência do total do lote.


Conteúdos Relacionados:

Cheque

Pagamento Via Caixa

Liberar Pagamento (APB709AA)