Árvore de páginas

Alteração do Cálculo de Impostos Pagamento de Prestadores

Características do Requisito

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Saúde

Módulo:

Gestão de Planos de Saúde

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Manutenção Parametrização Pagamento PrestadoresPP0110G

Manutenção Eventos Pagamento Prestador

PP0110C

Manutenção Cálculo/Previsão Pagamento Prestadores

PP0410O

Manut. Cálculo/Previsão Pag.Prest-RPW

DTVW17AA

Manutenção Geração Títulos para o Contas a Pagar

PP0410F

Manut. Geração Títulos Contas a Pagar-RPW

DTVW1927

Consultas Pagamento Prestador

PP0510C

Relatórios Valores Prestadores

PP0610A

Manutenção Emissão Cartas aos Prestadores

PP0610C

Relatórios Títulos por Prestador

PP0610D

Relatórios Valores INSS

PP0610H

Informações Previdência Social - Emissão GFIP

PP0800A

Títulos Pagamento Prestador

WAC0022A

Demonstrativo INSS

WAC0028A

Chamados relacionados

TSPGWV

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Progress/Oracle/SQL

Versões/Release:

12.1.7

Descrição

Este projeto tem a finalidade de adequar o Gestão de Planos a lei 13.137, publicada em 22/06/2015, que alterou a forma de retenção de PIS/COFINS/CSLL e também possibilitar a parametrização de percentual de INSS diferenciado para pagamento de pro-labore através da utilização de eventos extras do pagamento de prestadores. 

 

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (12.1.7) deste chamado.

 

Procedimento para Utilização

 Lei 13.137 - Retenção PIS/COFINS/CSLL

  1. No TOTVS Saúde, acesse o programa  Manutenção Parametrização Pagamento Prestadores - PP0110G e informe o valor minimo da contribuição social para cálculo de PIS/COFINS/CSLL.


  2. No TOTVS Saúde, acesse o programa Manutenção Cálculo/Previsão Pagamento Prestadores - PP0410O ou Manut. Cálculo/Previsão Pag.Prest-RPW - DTVW17AA. 

    Com a alteração a retenção de PIS/COFINS/CSLL passa a ocorrer quando o valor do imposto sobre os títulos com mesma data de vencimento for igual ou superior ao valor informado no campo Vl Minimo Contrib. Sociais na Manutenção Parametrização Pagamento Prestadores - PP0110G. Se o valor do imposto não atingir o valor parametrizado, o título de imposto não é gerado.
    IMPORTANTE: Quando os impostos forem calculados separadamente a retenção irá ocorrer levando em consideração o valor de cada um dos impostos calculados.

 INSS

  1. No TOTVS Saúde, acesse o programa  Manutenção Parametrização Pagamento Prestadores - PP0110G e informe o % INSS Pro-Labore.


  2. No TOTVS Saúde, acesse o programa Manutenção Eventos Pagamento Prestador - PP0110C.
  3. Estará disponível a opção P-Pro-labore no campo Pessoa Movto Extra para os eventos extras que incidem INSS

  4. No TOTVS Saúde, acesse o programa Manutenção Cálculo/Previsão Pagamento Prestadores - PP0410O ou Manut. Cálculo/Previsão Pag.Prest-RPW - DTVW17AA.

    Com a alteração passa a ser considerado o % de INSS Pro-Labore informado na Manutenção Parametrização Pagamento Prestadores - PP0110G no cálculo dos eventos Extras no processo de previsão/cálculo do pagamento de prestadores. 
    As alíquotas de INSS serão aplicadas sobre as bases de de INSS na seguinte ordem:
    1. Base INSS Pro-Labore
    2. Base INSS Jurídica
    3. Base INSS Beneficente
    4. Base INSS Física

  5. No TOTVS Saúde, acesse o programa Informações Previdência Social - Emissão GFIP - PP0800A.
  6. Na opção Parâmetro estará disponível campo para informar se a geração da GFIP será sobre o Pagamento Médico ou sobre o pagamento de Pro-Labore e também os campos indicando os códigos de recolhimento, GPS, CBO e Categoria de Pro-labore. Será necessário que sejam emitidos arquivos distintos, um contendo os valores de pagamento médico e outro o pagamento de pro-labore mesmo que estes estejam relacionados a um único titulo de pagamento do prestador.


IMPORTANTE: Está disponível o programa SPPP038.R que irá atualizar as bases de cálculo de INSS de Pro-Labore, para os casos em que já tenha sido efetuado o pagamento dos eventos extras de Pro-Labore sem a geração do título de INSS. Antes de executar o programa será necessário informar P (Pro-Labores)  no campo Pessoa Movto Extra na Manutenção Eventos Pagamento Prestador - PP0110C para que o valor do evento de pro-labore seja transferido da base de calculo do INSS de Pessoa Jurídica para a base de calculo do INSS de Pro-Labore. A execução do programa será necessária apenas para as operadoras que efetuam mais de um pagamento dentro do mesmo mês e que ainda não tenham efetuado o cálculo do INSS.