Inicialmente são apresentadas algumas definições e nomenclaturas utilizadas para o desenvolvimento do EAI. É importante estar familiarizado com o padrão de mensagem única TOTVS e seus termos.

Embora estejam voltados para o modelo de desenvolvimento atual, também se aplicam, de certa forma, ao modelo anterior de desenvolvimento de adapters, onde apenas um fonte era gerado e manipulado pelo desenvolvedor.

  • Helper: fonte responsável por conter as informações da mensagem, como nome, tipo de entrega, versão etc. Possui uma estrutura RECORD, espelhando o XML, e funções “set” e “get” para inserir ou extrair informações desta estrutura. Não será escrito manualmente, mas por um gerador que receberá a estrutura “.xsd” montada pelo comitê de integração, e não deve ser modificado pelo programador.
  • Adapter: fonte responsável por criar a estrutura de tratamento do envio e recebimento, ou seja, é por ele que será efetuado o “set” ou o “get” do Helper. Para o envio, receberá parâmetros necessários para buscar informações complementares e alimentará a estrutura RECORD do Helper. Para recebimento de mensagens EAI, fará manutenção dos dados (inclusão, exclusão e modificação) pelo conteúdo recebido. Também será responsável por chamar a função de envio do Helper ou será chamado automaticamente peloHelper ao receber uma mensagem.
  • Master: fonte responsável por acionar os “Adapters” ativados. Existe um fonte “Master” para cada TOTVSMessage.
  • Programa: fonte que detém a regra de negócio e por ele será chamada a função “Master”. Sua única responsabilidade com o EAI é enviar as parametrizações para que o “Adapter” crie a estrutura da mensagem.

Na estrutura de envio da mensagem, os fontes ficam disponíveis no sentido conforme o diagrama:

table-logix.png

Na estrutura de recebimento da mensagem, os fontes ficam disponíveis no sentido conforme o diagrama:

table-logix2.png

Para que o Engine do EAI reconheça os AdaptersHelpers e Masters, basta seguir as nomenclaturas propostas mais adiante – na parte de desenvolvimento – e compilar seus fontes no RPO Logix. Com isso, os fontes desenvolvidos estarão aptos para serem utilizados pelo EAI.

Contudo, a ativação da troca de mensagem passa pelo processo de configuração do programa EAI10000. Para mais informações, veja este link.