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Abertura para Compras - SUP1880

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

Neste programa é possível realizar uma análise completa das informações para auxiliar na tomada de decisão para abrir a ordem para compras, cancelar ou efetuar modificações nas datas e quantidades, antes de liberar. Algumas informações disponíveis nesta tela para consulta são:

  • Saldo de pedidos colocados;
  • Quantidade em processo de recebimento;
  • Quantidade em inspeção;
  • Consumos médios mensais;
  • Estoque de segurança;
  • Projeção de estoque.

Na alteração de ordens de compra integradas com o Portal de Compras, a ordem sempre será reenviada ao Portal quando for alterada. O envio será por meio chamada de adapter da mensagem Request via integração com mensagem única/EAI2. O processo síncrono somente efetivará alteração se retornar com sucesso da integração.

Importante:

Caso a ordem de compra já tenha cotação no Portal, a ordem não pode ser alterada. Neste caso, irá retornar uma inconsistência da mensagem na integração. como a integração é síncrona, não será possível alterar a ordem. Será exibida inconsistência retornado do mesmo Parâmetro da integração: "Utiliza integração com Portal de Compras Paradigma".

Abertura para Compras - SUP1880

Objetivo da tela:

Efetuar consulta e liberação de ordens de compra planejadas, as quais foram geradas pelas rotinas de replanejamento das necessidades de compras, MRP para itens de demanda dependentes, Ponto de Pedido para itens com demanda independente, e na rotina de análise das necessidades para a manutenção preventiva, programa (SUP9260).


Outras Ações/Ações Relacionadas:
 

Ação:

Descrição:

Consultar/liberar

Permite informar os parâmetros a serem considerados para seleção das ordens de compra com situação "P" (Planejadas).

As ordens de compra a serem apresentadas são as que foram geradas pelo sistema "MRP" ou pelo sistema de Ponto de Pedido.

A coluna "O" (Origem) permite que seja identificada a origem da ordem de compra:

P - Geradas por Ponto de Pedido;

M - Geradas pelo MRP.

Para as ordens de compra exibidas será permitido alterar a quantidade e/ou a data prevista para a entrega, de acordo com a análise efetuada pelo planejador responsável.

Para cada ordem apresentada, pressionando as teclas correspondentes, será possível consultar as seguintes informações:

<CONTROL-O> - Componentes do item referenciado na ordem, caso esta seja do tipo "Beneficiado";

<CONTROL-V> - Fornecedores credenciados para o item referenciado na ordem;

<CONTROL-I> - Informações adicionais da ordem de compra;

<CONTROL-Y> - Últimas compras realizadas do item referenciado na ordem;

<CONTROL-E> - Referências do item em questão;

<CONTROL-T> - Estoque do item referenciado na ordem;

<CONTROL-P> - Chama tela de manutenção da ordem de compra ou das programações de entrega da ordem;

<CONTROL-G> - Desdobramento de ordem de compra;

<CONTROL-U> - Consumo do item referenciado na ordem;

<CONTROL-Z> - Zoom de saldo, quantidade prevista e quantidade consumida por mês;

<CONTROL-N> - Projeção de estoque do item.

esToque

Permite exibir tela contendo as informações referentes ao estoque do item.

consUmo

Permite exibir tela contendo as informações referentes ao consumo do item.

Zoom.meses


Permite exibir tela contendo os meses nos quais houve previsão/consumo para o item, com a quantidade prevista e a quantidade efetivamente consumida, mostrando a diferença (em percentual) a nível de item e total.

Acomp_compras

Permite executar o programa que emite o relatório de acompanhamento de compras.

Projeção_estoque

Permite executar o programa de projeção de estoque do item.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

FamíliaCódigo da família associado ao cadastro de itens.
Item

Código de engenharia do item (para itens com controle de estoque) ou código sequencial para itens comprados através de débito direto ao setor solicitante.

Nota:

Ao informar este atributo, apenas as ordens deste item serão exibidas.

 

Grupo Item

Código do grupo de item, que é um atributo do item comercial necessário para o seu cadastramento.

Comprador

Código do comprador responsável pelas compras das necessidades do item.

Nota:

Ao informar este atributo, apenas as ordens deste código de comprador serão exibidas.

Programador

Código do programador responsável pelo planejamento das necessidades do item.

Quando da criação da ordem de compra, o sistema leva este código como sugestão de responsabilidade pela ordem de compra.

 

Linha Produto


Código da linha de produto.

Caso seja informada, a faixa de endereços englobará todos os itens cadastrados para esta linha de produto.

Data Entrega

Data em que o programa de entrega em particular deve ser entregue.

Nota:

Ao informar este atributo (nos parâmetros de seleção), apenas as ordens com data de entrega maior, menor ou igual a esta data serão exibidas.

 

Data abertura

Data de abertura inicial e final que estabelecerá o período que o setor de compras efetuará o processo de aquisição da ordem de compra.

Nota:

Não é obrigatório o preenchimento desses campos.

Caso seja informada somente a data de abertura inicial, serão exibidas somente as ordens com data de entrega maior ou igual a esta data. E se for informado somente a data de abertura final serão exibidas somente as ordens com data de entrega menor ou igual a esta data.

 Libera todas

Indica se na tela seguinte, onde serão apresentadas as ordens de compra para liberação, a coluna * será inicializada ou não com "S" ou se a liberação deverá ser automática para todas as ordens encontradas, se a necessidade de apresentar tela seguinte para seleção de ordens.

S - Inicializará a coluna "*" na tela de seleção de ordens como "S";

N - Inicializará a coluna "*" na tela de seleção de ordens como "N";

G - Efetuará liberação automática de todas as ordens encontradas.

Exibe denominação total item

Indica se deverá ser apresentada a descrição completa do item.

Documento

Número do documento referente a(s) ordem(ns) de compra que deverão ser liberadas.

Ordens Grade/Dimensional

Indica quais os tipos de ordens serão exibidas.

N - Permite liberar somente ordens sem grade/dimensional;

S - Permite liberar somente ordens com grade/dimensional.

Seleciona OCs/Item


Indica se ao selecionar determinado item, todas as outras ordens do mesmo item serão selecionadas automaticamente.

S - Selecionará todas OC's de mesmo código ao selecionar a primeira;

N - Seleção individual das OC's.

Liberar


Indicador especial para saber se será liberada a ordem de compra (status = aberta) para ficar disponível ao setor responsável pela compra.

S - Liberar a ordem para compra;

N - Não liberar a ordem para compra;

E - Exclui a ordem de compra;

O - Altera a ordem de "Planejada" para "D" (Condicional) permitindo apenas orçamento pelo setor de compras. Depois de serem cadastradas cotações para esta ordem, ou ser designado o fornecedor (SUP6510 - Designação Fornecedor) a situação da ordem será alterada para "T" (com Cotação), mas continuará pendente de aprovação no SUP1880 (Abertura para Compras).

Nota:

Para as situações "D" (Condicional) e "T" (Com Cotação) será apresentado um alerta em tela indicando a situação atual.

Quantidade


Quantidade solicitada na ordem de compra/programação de entrega.

Nota:

Sempre que for cadastrada uma ordem de compra, o sistema criará automaticamente um único programa de entrega. A manutenção das informações (quantidade/data/status) deverá ser efetuada na função "parcelamento de entregas".

Entrega

Data em que uma O.C. em particular deve ser entregue.

Tipo de ordenação


Indica o tipo de ordenação das ordens de compras que serão apresentadas para a liberação.

1 - Ordem compra;

2 - Local;

3 - Item.