01. DADOS GERAIS
Produto: | TOTVS Backoffice |
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Linha de Produto: | Linha Logix |
Segmento: | Logística |
Módulo: |
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Função: | SUP22116 - Agrupamento de Ordens de Compra com Pedido |
País: | Brasil |
Ticket: | 13871273 |
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) : | DMANSUPIMPA1-4303 |
02. SITUAÇÃO/REQUISITO
Agrupamento de Ordens de Compra com Pedido
03. SOLUÇÃO
SUP22116 - Agrupamento de Ordens de Compra com Pedido
Opção “Informar”:
Deverá ser informado o código de fornecedor ao qual será realizado o processo de agrupamento de pedidos.
Após informar o código do fornecedor, o sistema irá buscar todos os pedidos de compra com status “Realizado” que tenham ordens de compra com saldo a receber.
Deverá ser indicado os pedidos que serão agrupados.
Ao indicar o primeiro pedido, o sistema irá apresentar na tela as informações de condição de pagamento, modo de embarque, moeda e transportadora do pedido.
O sistema somente permitirá indicar pedidos que tenham as mesmas informações comerciais acima citadas.
Para cada pedido indicado para realizar o agrupamento, o sistema irá apresentar na parte inferior da tela a simulação de agrupamento dos itens das ordens de compra. O sistema irá buscar todas as ordens de compra dos pedidos informados que ainda possuam saldo, e juntar as ordens com mesmo código de item e preço unitário.
Serão apresentadas as informações de quantidades solicitadas e já recebidas dos materiais, para que seja possível visualizar os saldos dos itens que serão gerados nas novas ordens de compra.
Os pedidos e ordens de compra informados serão liquidados e será criado um novo pedido de compra, com as novas ordens de compra conforme informações apresentadas na tela de simulação.
O comprador deste novo pedido será o código referente ao usuário corrente do sistema.
O novo pedido de compra gerado será apresentado no campo “Pedido Agrupamento” na tela do programa. Para cada item, uma nova ordem de compra será criada, com a devida composição de rateios das contas contábeis e área e linha de negócio.
As novas ordens de compra manterão as mesmas datas de entrega das ordens de compra originais (tabela prog_ordem_sup).
As ordens de compra constantes nestes pedidos de compra não poderão estar atreladas a recebimentos que não tenham sido contados, ou seja, não poderão estar reservadas a algum recebimento, que seriam casos de notas fiscais em trânsito ou já recebidas porém sem contagem efetuada. Acusando algum caso com este vinculo, deverá emitir mensagem em tela e impedir que o pedido de compra seja agrupado.
Os demais casos, mesmo de ordens com parcelas já entregues, poderão ser agrupadas, visto que não há problemas em liquidar as mesmas e vincular numa nova ordem de compra.
As ordens de compra/pedidos agrupados terão as regras padrões de liquidação ou cancelamento que uma ordem de compra/pedido (utilizando as funções padrões de liquidação/cancelamento utilizados pelo programa sup22001 (Manutenção de Pedidos de Compra).
Serão geradas novas ordens de compra ao saldo de cada item constante na seleção feita acima. Para cada item, uma nova ordem de compra, com a devida composição de rateios das contas contábeis e área e linha de negócio. Da mesma forma, será gerado um novo pedido de compra à estas novas ordens de compra.
Este processo servirá a qualquer tipo de item, seja ele com controle de estoque ou não.
Todos estes novos documentos (ordens e pedidos de compra) serão criados em situação “R – Realizado”, pois assim já estavam em seus documentos de origem, não necessitando passar novamente por aprovações do controle de alçadas do ERP Logix.
Em relação aos controles realizados pelo módulo “GAO” (quando a empresa estiver parametrizada para utilizar este módulo), as liquidações e/ou cancelamento de programações de entrega farão a reversão dos empenhos do orçamento, aumentando assim o saldo das respectivas contas contábeis, não importando ser uma entrega futura ou atrasada (mesmo que de meses anteriores). Com estas reversão do empenho no Orçamento, será possível empenhar o mesmo valor novamente pela criação da nova ordem de compra (agrupada), pois esta nova ordem de compra manterá as datas de entrega originais.
Será gerada auditoria destas operações, armazenando devidamente o relacionamento das ordens e pedidos de compra agrupados com seus novos documentos, sendo possível a consulta através de uma nova opção no SUP22001.
Observações:
- Um pedido de compra novo criado por esta rotina, caso seja cancelado no sistema, não reabrirá as ordens e pedidos de compra de origem.
- Um pedido de compra criado por esta rotina, poderá ser agrupado a outro novo pedido de compra caso a empresa passe num momento futuro por esta nova necessidade diante de algum saldo que tenha em ordem(ns) de compra(s). Esta observação serve para garantir que pedidos oriundos de agrupamento, possam ser agrupados a outros pedidos (caso a empresa necessite).
SUP22001 - Manutenção de Pedidos de Compra
Criadas opções "Pedidos" e "Ordens" para consulta das ordens e pedidos agrupados (origem e destino):
04. DEMAIS INFORMAÇÕES
Não há.
05. ASSUNTOS RELACIONADOS
- Não há.