Páginas filhas
  • ER_PCREQ-8049 - Componentes na baixa

Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Manufatura

Módulo

Plano Operacional

Segmento Executor

Manufatura

Projeto1

L_MAN_PCP002

IRM1

PCREQ-8047

Requisito1

PCREQ-8049

Subtarefa1

Não

Chamado2

 

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo

Implementar funcionalidades permitindo que ao alterar a quantidade da ordem seja possível selecionar componentes que não serão baixados no momento do apontamento.   

Definição da Regra de Negócio


 Parametrizações

Criar parametrização padrão, que permita ao usuário indicar que deseja utilizar o recurso de finalização de componentes. Este parâmetro deverá ter os seguintes dados:

 Tipo: Flag (S/N)

Valor padrão: N

Parametro: finaliza_comp_op

Descrição: “Parametro que indica que se é possível finalizar componentes, para que não sejam transferidos durante a modificação da quantidade da ordem de produção.”

 

Liberação da Ordem de Produção.  

Modificar os programas que fazem a liberação da ordem de produção, para que seja alimentada a nova tabela, armazenando os componentes transferidos, a quantidade total transferida de acordo com a quantidade planejada da ordem e o indicador de finalizado como “N”. Exemplo:

Para a ordem de produção 400501 do item “A”, com quantidade planejada de 10 pçs. Ela possui uma estrutura com os seguintes componentes: 

  • Item componente X – 10kg
  • Item componente Y – 25kg
  • Item componente Z – 35kg

 

Com isso, a nova tabela deverá ser alimentada conforme abaixo:

Campos

Valor X

Valor Y

Valor Z

empresa

01

01

01

seq_componente

321

322

323

ordem_producao

400501

400501

 

item_componente

Item X

Item Y

Item Z

qtd_transf_planej

100,00

250,00

350,00

qtd_transferida

100,00

250,00

350,00

ind_finalizado

N

N

N

 

Os programas que fazem modificação na situação da ordem de produção e que devem ser alterados são:

  • MAN0515
  • MAN10055

 

Juntamente com a geração da tabela de componentes, deve ser feita a gravação da tabela man_par_ordem_prod, indicando qual a quantidade original da ordem de produção no momento da liberação. Para tal, incluir um registro com as seguintes informações, considerando o mesmo exemplo acima:

Campos

Valores

empresa

01

ordem_producao

400501

parametro

“qtd_planej_original_op”

des_parametro

Quantidade planejada original da ordem de produção

parametro_ind

Nulo

parametro_texto

Nulo

parametro_val

10,000

parametro_num

0

parametro_dat

Nulo

 

Com estas informações gravadas, passamos para a logica de transferência de componentes no momento da modificação da quantidade da ordem de produção.

 

Alteração Quantidade Ordem Produção

Na alteração da quantidade da ordem de produção será permitido ao usuário indicar da lista de componentes, quais deles sofrerão transferência e quais serão finalizados. Para tal, a tela de transferência de componentes deve ser alterada para a inclusão de um indicador conforme protótipo abaixo:


 

Lembrando: Esta tela será aberta somente quando o parâmetro geral “finaliza_comp_op” estiver como “S”, indicando que é possível finalizar componentes no momento da alteração da quantidade planejada da ordem. Do contrario, será aberta a tela atualmente existente, sem o indicador de situação.

Uma vez selecionados os componentes estes não passarão pelo processo de liberação, ou seja, não serão transferidos para o local de produção, não será gerada a trans_pendentes se controlar, não será realizadas requisição quando existir integração com WMS e também não irá validar o saldo em estoque e demais funcionalidades conforme parametrização. 

A quantidade da ordem de produção pode ser aumentada ou diminuída, pois isso as seguintes regras devem ser consideradas:

  • Uma vez marcado o componente como finalizado, e for necessário efetuar mais alterações na quantidade da ordem para maior, este não poderá ser mais reativado.

Exemplo: OP de 1000. Alterada qtd de 1000 para 1050. Depois alterada a qtd de 1050 para 1060. Neste caso o componente finalizado continua finalizado.

  • Uma vez marcado o comopnente como finalizado, e for necessário efetuar alterações da ordem para menor só poderá reativar se quantidade for igual ou menor que a original.

Exemplo: OP de 1000. Alterada qtd de 1000 para 1050. Depois alterada a qtd de 1050 para 1030. Neste caso os componentes  finalizados não serão reativados e somente movimentados itens que não foram finalizados.

  • Se alterar a ordem para quandidade original ou menor que a original o componente poderá ser reativado. 

Exemplo: OP de 1000. Alterada qtd de 1000 para 1050. Depois alterada a qtd de 1050 para 1000. Neste caso os componentes  finalizados serão reativados e movimentados os que não foram finalizados.

  • Se alterar a ordem para uma quantidade menor que a original, mesmo o componente estando finalizado, deverá fazer as movimentações da diferença entre a quantidade original e a nova quantidade. O componente nesse caso poderá ser reativado.

Exemplo: OP de 1000. Alterada qtd de 1000 para 1050. Depois alterada a qtd de 1050 para 990. Neste caso o componente finalizado será reativado e deverá movimentar a diferença, que é [1000 – 990 = 10], deste   componente e movimentar a quantidade normal dos demais componentes, que é [1050 -990 = 60].

 

Componentes da Ordem Produção

Para aquelas ordens de produção liberadas é possível dar manutenção em seus componentes através de programas como:

  • MAN10029 – Componentes da Ordem de Produção
  • MAN10030 – Operações da Ordem de Produção

Incluir em tela os seguintes campos na grid de componentes no final das colunas: 

  • Finalizado – Esse campo irá indicar se o componente está finalizado ou não.
  • Qtd. Planejada – Quantidade de material a ser transferido de acordo com a quantidade original da ordem de produção
  • Qtd. Transferida – Quantidade de material transferido.

Terá a opção de alterar o indicador caso a baixa do excedente ainda não tenha sido efetuado(REATIVAR), permitindo o uso de componentes finalizados no MAN0515. Quando isso ocorrer será realizado todo o processo de transferência/requisição e atualizações necessárias. Esta opção será utilizada quando for feita uma finalização indevida, porém deverá respeitar a regra do saldo da ordem de produção.

Exemplos: 

  • OP de 1000. Alterada para 1050. Se possuir apontamentos que superem os 1000 da quantidade original a alteração não será possível. Se possuir apontamento ate´ 1000 poderá REATIVAR o componente.
  • OP de 1000. Alterada para 1050 e depois para 1060. Se possuir apontamentos que superem os 1000 da quantidade original  a alteração não será possível. Se possuir apontamento ate´ 1000 poderá REATIVAR o componente.

Obs.: Nesta rotina não poderá finalzar componentes. Esta alteração somente será feita pelo MAN0515 quando aumentada a quantidade planejada da ordem de produção.

Exclusões e inclusões de componentes feitos através destes programas devem replicar a operação na nova tabela de componentes man_comp_transf, desde que a ordem de produção já esteja com a situação como liberada.

 

Apontamento Ordem Produção

Modificar o programa MAN8228, para que durante o processo de apontamento de quantidade excedente na ordem de produção, seja feita a baixa apenas dos componentes não finalizados. Isto tem como objetivo que o programa aponamento não tente realizar a baixa de componentes não transferidos, ou seja, não previstos para a produção daquela quantidade replanejada da ordem.

Para saber se a quantidade que está sendo apontada é excedente, compara-la com com o valor salvo na nova tabela de parâmetros genéricos da ordem man_par_ordem_prod.

O processo de reversão do apontamento não vai precisar de alteração, pois o estorno das quantidades já é feito de acordo com a baixa realizada. 

 

 

 

Dicionário de Dados

 

Será criada a tabela generica de parametrizações da ordem de produção man_par_ordem_prod, para armazenar a quantidade original da ordem de produção. Quando a ordem for liberada a quantidade será armazenada nesta tabela.

Campos

Descrição

Tipo

empresa

Código da empresa

CHAR(2) NOT NULL

ordem_producao

Numero da ordem produção

INTEGER NOT NULL

parametro

Código do parâmetro da ordem

CHAR(30) NOT NULL

des_parametro

Descrição do parâmetro

CHAR(70)

parametro_ind

Conteudo do parâmetro Flag

CHAR(1)

parametro_texto

Conteudo do parâmetro Texto

CHAR(255)

parametro_val

Conteudo do parâmetro Numerico

DECIMAL(15,2)

parametro_num

Conteudo do parâmetro Numerico Extendido

DECIMAL(25,10)

parametro_dat

Conteudo do parâmetro Data

DATE

  

Criar a tabela man_comp_transf responsável por armazenar as informações complementares dos componentes da ordem, para que seja possível guardar o flag indicando que o componente está finalizado e a quantidade transferida. Esta tabela será complementar a tabela ordens.

Campos

Descrição

Tipo

empresa

Código da empresa

CHAR(2) NOT NULL

seq_componente

Sequencial de componentes transferidos

SERIAL NOT NULL

ordem_producao

Numero da ordem produção

INTEGER NOT NULL

item_componente

Código do item componente

CHAR(15) NOT NULL

qtd_transf_planej

Quantidade Planejada a ser transferida

CHAR(30) NOT NULL

qtd_transferida

Quantidade transferida

CHAR(70)

ind_finalizado

Indicador de componente finalizado

CHAR(1)

 

Sempre que uma ordem de produção tiver sua situação alterada para 4- Liberada e for realizada a rotina de transferência de componentes do local de estoque para o local de produção, esta tabela será alimentada.

O campo ind_finalizado pode ter os seguintes indicadores:

                S- Componente finalizado e não poderá ser transferido novamente

                N- Componente não finalizado e habilitado para transferência.

 

 

 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.