Objetivo

O pacote de funções RFI (Request For Information) para o produto Logix, tem como objetivo disponibilizar acesso ao produto por um usuário que não está efetivamente autenticado ao produto, para acessar informações restritas do produto. Este acesso é disponibilizado através de um link (URI) que tem como garantia de acesso seguro o valor de uma chave de acesso denominada "Token de Acesso" que é informada juntamente ao link de acesso.

Este pacote de funções padrões no Framework nomeadas como "Funções RFI Logix", disponibiliza funções para gerenciar os links (URLS de acesso) vinculados a geração de tokens de código único com um período de validade para utilização.

Como funciona a autenticação baseada em Token de Acesso?

Em uma autenticação baseada em Token de Acesso, o usuário (cliente) troca suas credenciais (login e senha) por um Token de valor único. Depois disso ao invés de enviar as credenciais a cada requisição, o usuário (cliente) só envia o Token para realizar a autenticação e autorização de acesso ao sistema.

Principais características das funções

  • Geração de links de acesso ao produto Logix, vinculadas a um código de acesso único (Token);
  • Definição de tempo para uso de cada Token de acesso gerado, para determinar por quanto tempo cada Token poderá ser utilizado para acesso ao produto (Data e hora para expiração);
  • Validação do token de acesso, tanto em relação a sua existência, quanto a sua validade (expiração) ou situação.
  • Cancelamento de token para inutilizá-lo após sua utilização.
  • Funções para acesso a valores de parâmetros registrados no ato da geração de link, utilizando para isso o código do Token de acesso.