Contrato Ensino Superior

Este Menu está disponível apenas para o contexto ENSINO SUPERIOR.

Este step tem como objetivo de exibir o contrato para que o aluno possa ler e aceitar, para assim finalizar a sua rematrícula.

Para que o contrato seja exibido é necessário que seja disponibilizado para impressão nos parâmetros.

(aviso) Educacional| Configurações| Parâmetros| RM Portal| Matrícula| Contrato Financeiro 1/4




No contrato do Novo portal do aluno, não será mais utilizado os parâmetros de Assinatura e Cabeçalho, para isso foram criadas tags para as informações de Filial e Coligada e a assinatura pode ser incluída no corpo do contrato. A instituição poderá criar o contrato do jeito que desejar, para saber mais sobre os parâmetros acesse Portal - Contrato Financeiro 2/4

Foi evoluído o TOTVS Educacional para que passe a considerar as informações do contrato do aluno quando já existir nas informações da TAG, porém caso o aluno ainda não possua contrato ou esteja modificando o plano de pagamento o comportamento da simulação de valores será pelo plano de pagamento.


É possível gerar o contrato financeiro a partir de um relatório parametrizado. Ao acessar a parametrização da matrícula do portal, marcar a opção "Utilizar relatório" e informar qual é o relatório no campo abaixo.


Na execução do relatório serão passados parâmetros com informações do contexto selecionado pelo aluno, para que estes dados sejam utilizados crie os parâmetros abaixo nos relatórios:

Nome dos parâmetros:

CODCOLIGADAPARAM
CODFILIALPARAM
CODTIPOCURSOPARAM
IDPERLETPARAM
IDHABILITACAOFILIALPARAM
RAPARAM

Observações:

  • Se a banda principal do relatório não for a tabela SCONTRATO, a utilização dos parâmetros listados anteriormente será obrigatória e devem fazer parte da sentença SQL definida como a banda principal do relatório.
  • Não é aconselhável criar uma sentença SQL com o mesmo nome de uma tabela da base de dados.


Assinatura de contrato financeiro da matrícula

Para saber mais sobre assinatura de contrato financeiro na matrícula acesse: https://tdn.totvs.com/x/BkAxIQ

Configuração do Relatório

É possível exibir no relatório as turmas/disciplinas selecionadas, o código do plano de pagamento e os seguintes dados financeiros: valor total do plano de pagamento, valor líquido do plano de pagamento (desconsidera os descontos das parcelas do plano de pagamento), número de parcelas do plano de pagamento e o valor da parcela do plano de pagamento (valor Total / número de parcelas). Clique aqui para saber mais.

Relatório de Manifesto

Disponível no book de relatórios o relatório EDUREL0083 - Contrato de Prestação de Serviços - Manifesto, o mesmo tem a inteligência de ao assinar o contrato por meio do token será gerado o manifesto neste relatório.

No portal do aluno será exibido o relatório sem o manifesto como já é mostrado hoje.

Após assinar o contrato e finalizar a matrícula, será exibido o link para exibir o contrato para aluno já com o manifesto. 


Vale lembrar que o manifesto somente é exibido quando o sistema foi parametrizado para utilizar relatório do RM Reports seguindo o modelo do EDUREL0083.

Como pelo sistema é possível visualizar o contrato assinado cadastro do contrato anexo visualizar assinatura de contrato botão abrir arquivo da assinatura.

Caso prefira utilizar o relatório FIXO basta adicionar a TAG [MANIFESTO].

A TAG irá montar a tabela do Manifesto.

Os dados do Signatário serão do usuário logado no portal, ou seja, aluno, pai, mãe ou responsável.

É possível encaminhar automaticamente para o aluno um e-mail contento o contrato com o manifesto.

Para realizar a parametrização acesse: Parâmetros | RM portal | RM Portal - Matricula | Portal - Contrato Financeiro - 3/4.

Note que para que o parâmetro Enviar e-mail do contrato com o manifesto na finalização da matricula esteja habilitado, o parâmetro Utilizar assinatura com token/chave de segurança (somente novo Portal do Aluno) precisa está marcado.

Com as tags [NOME USARIO], [NOME ALUNO] e  [RA]  é permitido personalizar o texto a ser enviado junto ao contrato anexado.

Vale lembrar que o contrato é enviado no formato pdf, quando utilizar um relatório do reports ou texto, quando não utilizar o reports.

Importante

Não aconselhamos o uso do componente de Identificador de Relatórios (Certificador de Relatórios) para o contrato da rematrícula web.

Duas questões iniciais:

1 – O cliente aluno, pais e responsáveis, que estiver realizando o processo de rematrícula pode ter acesso ao GUID sem confirmar a matrícula, ser realizar a confirmação do “li e aceito” e depois questionar a instituição que tem um contrato “válido”, diante do código.


2- A engine de execução de relatório do reports para a rematrícula web, em sua jornada única, executa o mesmo relatório 4 vezes, duas antes do “li e aceito” e duas após o “li e aceito”. Isso porque ela gera uma imagem que vai no modal, para que não tenhamos popup e outra que já fica em PDF para impressão, o que pode fazer com que o aluno, pais e responsáveis, que estiverem realizando o processo de rematrícula não tenha a chave válida.


Orientamos o uso do manifesto ou a integração com TAE para o que se propõe a fazer referente a segurança do controle de assinaturas e impressão do contrato.





  • Sem rótulos