Informação
Essa funcionalidade está disponível a partir da release 12.1.18 do TOTVS Educacional.
O Facebook para desenvolvedores permite medir, entender e otimizar as interações das pessoas.
Inicialmente o Meu eduCONNECT terá acesso ao perfil público, à lista de amigos e ao endereço de e-mail do usuário, caso ele permita, para que sejam utilizados em futuras implementações com objetivo de ajudar na comunicação e adição de novos recursos à plataforma.
Para realizar a configuração do acesso único ao Meu eduCONNECT através do Facebook, serão necessárias as algumas ações descritas a seguir:
07.1 - Acessar a página de desenvolvedores para o Facebook (http://developers.facebook.com).
Atenção
Será necessário que a instituição tenha um cadastro válido na plataforma Facebook.
07.2 - Após efetuar login, acessar o menu "Meus aplicativos" e clicar sobre o item "Criar novo aplicativo".
07.3 - A seguir preencha os campo "Nome de exibição" e "E-mail de contato" conforme orientações. Nesse caso o nome de exibição será "TOTVSLogin" e o e-mail para contato será um e-mail de exemplo.
07.4 - Após a criação do aplicativo será exibida uma lista de produtos/serviços que o Facebook disponibiliza para acesso externo. Em nosso exemplo utilizaremos o serviço "Login Facebook".
07.5 - Após adicionar o produto "Login do Facebook" no menu esquerdo abaixo do item "PRODUTOS" será exibido um novo item que é "Login do Facebook". Para configurar basta clicar sobre esse item e seguir as recomendações para definir as configurações OAuth do cliente:
A partir da versão 12.1.25.200, 12.1.26.142 e 12.1.27, será necessário incluir a "URL de Redirecionamento do OAuth válidos".
As URLs válidas, deverão ser públicas e os sites deverão estar com o protocolo HTTPS, como exemplo: TOTVS Educa Mobile (https://minhainstituicao.com.br/EducaMobile/) e/ou Novo portal do aluno (https://minhainstituicao/web/app/Edu/PortalEducacional/).
07.6 - No menu lateral na opção “Configurações” é possível definir configurações adicionais como Logo da empresa, URL da política de privacidade, URL de Termos de Serviço e inserir o domínio do aplicativo e etc., que apesar de serem campos opcionais para o funcionamento do serviço desejado, é recomendável que a instituição faça seu preenchimento. Após a definição de todas as configurações necessárias para funcionamento do aplicativo de Login do Facebook, precisaremos do "ID do Aplicativo" e da "Chave Secreta do Aplicativo" para finalizar a ligação com o aplicativo Meu eduCONNECT.
07.7 - Após essas configurações é necessário publicar o aplicativo. Para realizar esse procedimento é necessário acessar o menu "Configurações" clicar na opção: Desativado e alterar para o modo Ativado, neste momento, o Portal irá habilitar a janela: Alterar para o modo publicado?
Selecionar a categoria (como exemplo: "Educação") e em seguida clicar no botão: Alterar modo.
Após clicar no botão: Alterar modo, o site irá processar a parametrização e irá alterar o status do aplicativo para Ativado.
07.8 - Após essas configurações, acesso o TOTVS Educacional | Gestão | Grupo - Comunicação | Menu - Aplicativos Externos (caso esse item de menu não esteja disponível verifique se o perfil do usuário logado possui permissão de acesso) e crie um novo registro de aplicativo externo informando os dados obrigatórios, dentre eles o "ID do Aplicativo", "Chave Secreta do Aplicativo" e "Url de retorno (Essa URL deverá ser a mesma parametrizada no passo acima 'URL de Redirecionamento do OAuth válidos')" que podem ser obtidos conforme mostrado no item "07.6".
07.9 - Após as configurações efetuadas nos itens anteriores, o próximo passo é configurar na parametrização do Meu eduCONNECT o identificador do aplicativo externo criado, conforme descrito no item "02.2 - Configurando o login com Facebook no Meu eduCONNECT" da seção de parametrização, que pode ser acessada clicando aqui.