Páginas filhas
  • 5529045 FOPROTINAS01-8434 DT - Continuidade Manual de Afastamentos na RAIS


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:RM
Segmento:Recursos Humanos
Módulo:Folha de Pagamento
Função:RAIS
Ticket:5529045
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :FOPROTINAS01-8434


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

O parâmetro "Habilita controle manual de continuidade de afastamentos com atestado médico" (Configurações >> Parâmetros >> Parametrizador >> Folha de Pagamento >> Folha Normal >> Afastamento - Afastamento 1/2) não estava sendo contemplado na geração da RAIS. Assim, mesmo que o cliente optasse pelo controle manual da continuidade de afastamentos, marcando o parâmetro, a RAIS verificava a continuidade automática de afastamentos.

03. SOLUÇÃO

O processo de geração da RAIS foi adaptado para contemplar o parâmetro "Habilita controle manual de continuidade de afastamentos com atestado médico". Assim, quando o parâmetro estiver marcado, a continuidade de afastamentos passa a ser verificada através do campo "Dt. Inicial da Continuidade de Aft." (DT Data Continuidade de Afastamento - Histórico de Afastamento). Quando o parâmetro estiver desmarcado, é feita a verificação automática de continuidade, que ocorre quando os afastamentos possuem o mesmo motivo. Em ambos os casos, deve ser respeitada a carência para que afastamentos sejam considerados continuidade um do outro (parâmetro "Dias de carência para afastamentos com atestado médico" - Configurações >> Parâmetros >> Parametrizador >> Folha de Pagamento >> Folha Normal >> Afastamento - Afastamento 1/2). Essa carência é sempre verificada em relação ao afastamento imediatamente anterior da sequência de continuidade.

Exemplo:

Dias de carência para afastamentos com atestado médico = 60

Com o controle automático, nenhum afastamento seria considerado continuidade do outro na RAIS, pois são de motivos diferentes, mesmo que o intervalo do fim de um ao começo do outro respeite a carência.

Já com o controle manual, o segundo e terceiro afastamentos seriam continuidade do primeiro, uma vez que o campo de data inicial da continuidade de afastamentos de ambos aponta para o primeiro e a carência entre o primeiro e o segundo e entre o segundo e terceiro afastamentos é respeitada.

Data InicialData FinalTipoMotivoData Inicial da Continuidade de Afastamento
01/05/201915/05/2019T - Acidente de trabalho2-
03/06/201912/06/2019P - Afastamento pela previdência301/05/2019
17/06/201919/06/2019P - Afastamento pela previdência501/05/2019


04. DEMAIS INFORMAÇÕES


IMPORTANTE!

Independente de o parâmetro estar marcado ou não, deve ser respeitada a carência para que afastamentos sejam considerados continuidade um do outro (parâmetro "Dias de carência para afastamentos com atestado médico"). Essa carência é sempre verificada em relação ao afastamento imediatamente anterior da sequência de continuidade.


05. ASSUNTOS RELACIONADOS