Descrição

Acompanhamento do Aluno

Objetivo

Acompanhar a vida escolar do aluno durante todo o período letivo, a fim de que se possam ser tomadas quaisquer providências necessárias para mudança de um cenário que vai contra os objetivos e princípios da Escola.


O Acompanhamento do Aluno permite realizar a gestão e acompanhamento de diversos fatores relacionados ao andamento do corpo discente no período letivo, tais como: Rendimento escolar, infrequência contínua do aluno e possíveis evasões, débitos financeiros, entre outros.

Os relatórios gerenciais possibilitam que a coordenação pedagógica e o grupo gestor da Unidade Operacional (Filial) possa emitir relatórios gerenciais e registrar as solicitações para alteração de situação do aluno conforme a necessidade.

Os relatórios são emitidos através do Módulo TOTVS Educacional l Educacional 


São exemplos de relatórios:

  • Relatório de Rendimento Escolar;
  • Relatório de Possíveis Evasões;
  • Relatório de Notas da Unidade Curricular l Diário de Classe;
  • Relatório de Pendência Financeira do Aluno.

RELATÓRIO DE RENDIMENTO ESCOLAR - EMISSÃO

O relatório de Rendimento Escolar é emitido a partir da Matrícula no Período Letivo.

Para emissão, em: Matrícula e Avaliação, selecione Matrículas.

Selecionadas as matrículas para as quais se deseja emitir o relatório, em: Anexos, selecione: Relatórios e, em seguida, selecione o relatório: Rendimento Escolar.

RELATÓRIO DE POSSÍVEIS EVASÕES - EMISSÃO

O relatório de Possíveis Evasões apresenta as faltas dos alunos por disciplina, possibilitando o devido acompanhamento dos alunos que estão com alto índice de infrequência, a fim de minimizar o índice de evasões, por exemplo.

Para emissão, em: Currículo e Oferta, selecione: Turmas/Disciplinas.

Selecionadas as Turmas/Disciplinas para as quais se deseja emitir o relatório, em: Anexos, selecione: Relatórios e, em seguida, selecione o relatório: Possíveis Evasões.

RELATÓRIO DE NOTAS DA UNIDADE CURRICULAR - EMISSÃO

O relatório de Notas da Unidade Curricular compõe o Diário de Classe e é uma importante ferramenta para auxílio na consulta de notas e/ou situações do aluno.

Para emissão, em: Currículo e Oferta, selecione: Turmas/Disciplinas.

Selecionadas as Turmas/Disciplinas para as quais se deseja emitir o relatório, em: Anexos, selecione: Relatórios e, em seguida, selecione o relatório: Diário de Classe Escolar.

Em seguida, informe o parâmetro referente ao código da etapa de notas a ser consultada e clique em: Submeter.

RELATÓRIO DE PENDÊNCIA FINANCEIRA - EMISSÃO

O relatório de pendência financeira relaciona todos os débitos financeiros do aluno para com a instituição, independente do período letivo e curso, por exemplo.

Para emissão, em: Currículo e Oferta, selecione: Alunos.

Selecionadas os alunos para as quais se deseja emitir o relatório, em: Anexos, selecione: Relatórios e, em seguida, selecione o relatório: Pendências Financeiras do Aluno.


Dica:

Após a emissão dos relatórios, é de responsabilidade do usuário designado realizar as análises pertinentes, identificando os casos em que o aluno apresenta notas abaixo do esperado, o que pode resultar em uma possível solicitação de desistência, trancamento ou transferência. Essa etapa é fundamental para garantir a identificação precoce de situações que demandem atenção especial, visando o acompanhamento e suporte adequados aos alunos em questão.


Desta maneira, a partir do monitoramento via relatórios gerenciais e intervenções pedagógicas, pode-se elaborar um Plano de Ação, contemplando as alternativas adotadas.

O registro do Plano de Ação e as alternativas adotadas, devem ser aplicadas a um Campo Complementar específico para a finalidade, que pode ser associado tanto à Matrícula no Período Letivo do Auno, como na Turma.




Aviso:

Entretanto, quando o aluno desejar solicitar a Transferência, Desistência ou Trancamento de matrícula, é necessário abrir uma solicitação (workflow) via Portal do Aluno ou através do Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento, para a efetivação da alteração de situação de Matrícula.

Essa solicitação poderá ser feita através do Portal do Aluno l Menu Requerimentos l Disponíveis ou via TOTVS Educacional l Atividades Acadêmicas l Requerimentos.


ALTERAÇÃO DA SITUAÇÃO DE MATRÍCULA - SOLICITAÇÃO VIA BALCÃO DE ATENDIMENTO (SECRETARIA ESCOLAR)

O registro da solicitação realizado via Secretaria Escolar l Balcão de Atendimento está disponível no Módulo TOTVS Educacional l Educacional.


Em: Atividades Acadêmicas, selecione: Requerimentos.


Clique em: Avançar.

Em seguida, Informe o Grupo de Atendimento: 3 - Solicitação de Aluno e o Tipo de Atendimento: 14 - Desistência.

Após, clique em: Avançar.


Informe os dados do aluno, como:

  • Período Letivo;
  • Aluno;
  • Contrato no Período Letivo;
  • Matrícula no Período Letivo.

Após, clique em: Avançar.


Informe os dados da solicitação, sendo:

  • Local da Entrega;
  • Justificativa;
  • Curso.
  • Após, clique em: Avançar e, em seguida, clique em: Executar.


Finalizado o registro da solicitação, a mesma será apresentada com status: Em Análise (Em Andamento).


Nas abas: Acompanhamento l Solicitação, podemos observar o registro aplicado automaticamente.


Já na aba: Parâmetros, podemos observar o vínculo das informações registradas no ato do registro de atendimento.


Aviso:

Após a abertura do atendimento, um atendente designado deverá assumir a responsabilidade pelo atendimento para dar continuidade à solicitação do aluno, através do Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento. 


Registrada a Solicitação de Atendimento , o processo de atendimento é realizado via Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento, seguindo o fluxo de análise até a sua aprovação.

Durante a análise, poderão ser aplicadas as seguintes condições de conclusão: 

  • Alterar Status do Aluno;
  • Verificar Débitos Financeiros;
  • Indeferido;
  • Elaborar e Implantar Plano de Ação.


Aviso:

Caso o atendimento seja deferido, a secretaria deverá proceder com a alteração da situação de matrícula do aluno para Desistente.


ALTERAÇÃO DA SITUAÇÃO DE MATRÍCULA - SOLICITAÇÃO VIA PORTAL DO ALUNO

O registro da solicitação realizado via Portal do Aluno está disponível através do Menu: Secretaria l Requerimentos l Aba: Disponíveis.


Através do Menu: Secretaria, selecione: Requerimentos.


Através da aba: Disponíveis, selecione a opção de atendimento desejada.


Selecione o Curso correspondente à matrícula e, no campo: Solicitação registre a demanda solicitada.

Após, clique em: Solicitar.


Dica:

Caso necessário, nesta etapa poderão ser vinculados anexos à solicitação, a partir da funcionalidade: Adicionar Anexos.


Confirme a solicitação de atendimento clicando em: Sim.


Finalizado o registro da solicitação, será apresentada uma mensagem de confirmação de conclusão do processo.

Da mesma forma, a solicitação será apresentada a aba: Solicitados, com a vinculação das informações que o compõem e aquelas relacionadas ao andamento das etapas de atendimento.


Dica:

Através do recurso: Outras Ações, o solicitante tem acesso às seguintes funcionalidades:

  • Enviar Arquivos;
  • Adicionar Discussão;
  • Cancelar Requerimento.

Aviso:

Após a abertura do atendimento, um atendente designado deverá assumir a responsabilidade pelo atendimento para dar continuidade à solicitação do aluno, através do Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento. 


Registrada a Solicitação de Atendimento , o processo de atendimento é realizado via Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento, seguindo o fluxo de análise até a sua aprovação.

Durante a análise, poderão ser aplicadas as seguintes condições de conclusão: 

  • Alterar Status do Aluno;
  • Verificar Débitos Financeiros;
  • Indeferido;
  • Elaborar e Implantar Plano de Ação.


Aviso:

Caso o atendimento seja deferido, a secretaria deverá proceder com a alteração da situação de matrícula do aluno para Desistente.


ALTERAÇÃO DA SITUAÇÃO DE MATRÍCULA - SOLICITAÇÃO DEFERIDA

Realizado o Acompanhamento do Aluno, quando deferido o atendimento, associado à Condição de Conclusão: Alterar Status do Aluno, é necessário que se aplique a alteração da Situação de Matrícula no Período Letivo.

O processo é executado via Módulo TOTVS Educacional l Educacional.


Em: Matrícula e Avaliação l Matrículas, selecione a matrícula para a qual será efetuada a alteração de status.

Após, em: processos, selecione: Alterar Situação de Matrícula. Em seguida, clique em: Avançar.


Selecione a Nova Situação de Matrícula e o Motivo da Alteração.

Após, clique em Avançar e Executar, para que o processo seja concluído.


Aviso:

Conforme as normas da instituição de ensino, é importante ressaltar que o parâmetro "Cancelar lançamentos em aberto e não vencidos" poderá ser associado ou não ao processo de alteração de situação de matrícula, de acordo com as diretrizes estabelecidas.










  • Sem rótulos