Descrição | Acompanhamento do Aluno |
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Objetivo | Acompanhar a vida escolar do aluno durante todo o período letivo, a fim de que se possam ser tomadas quaisquer providências necessárias para mudança de um cenário que vai contra os objetivos e princípios da Escola. |
O Acompanhamento do Aluno permite realizar a gestão e acompanhamento de diversos fatores relacionados ao andamento do corpo discente no período letivo, tais como: Rendimento escolar, infrequência contínua do aluno e possíveis evasões, débitos financeiros, entre outros.
Os relatórios gerenciais possibilitam que a coordenação pedagógica e o grupo gestor da Unidade Operacional (Filial) possa emitir relatórios gerenciais e registrar as solicitações para alteração de situação do aluno conforme a necessidade.
Os relatórios são emitidos através do Módulo TOTVS Educacional l Educacional
São exemplos de relatórios:
- Relatório de Rendimento Escolar;
- Relatório de Possíveis Evasões;
- Relatório de Notas da Unidade Curricular l Diário de Classe;
- Relatório de Pendência Financeira do Aluno.
RELATÓRIO DE RENDIMENTO ESCOLAR - EMISSÃO
O relatório de Rendimento Escolar é emitido a partir da Matrícula no Período Letivo.
Para emissão, em: Matrícula e Avaliação, selecione Matrículas.
Selecionadas as matrículas para as quais se deseja emitir o relatório, em: Anexos, selecione: Relatórios e, em seguida, selecione o relatório: Rendimento Escolar.
RELATÓRIO DE POSSÍVEIS EVASÕES - EMISSÃO
O relatório de Possíveis Evasões apresenta as faltas dos alunos por disciplina, possibilitando o devido acompanhamento dos alunos que estão com alto índice de infrequência, a fim de minimizar o índice de evasões, por exemplo.
Para emissão, em: Currículo e Oferta, selecione: Turmas/Disciplinas.
Selecionadas as Turmas/Disciplinas para as quais se deseja emitir o relatório, em: Anexos, selecione: Relatórios e, em seguida, selecione o relatório: Possíveis Evasões.
RELATÓRIO DE NOTAS DA UNIDADE CURRICULAR - EMISSÃO
O relatório de Notas da Unidade Curricular compõe o Diário de Classe e é uma importante ferramenta para auxílio na consulta de notas e/ou situações do aluno.
Para emissão, em: Currículo e Oferta, selecione: Turmas/Disciplinas.
Selecionadas as Turmas/Disciplinas para as quais se deseja emitir o relatório, em: Anexos, selecione: Relatórios e, em seguida, selecione o relatório: Diário de Classe Escolar.
Em seguida, informe o parâmetro referente ao código da etapa de notas a ser consultada e clique em: Submeter.
RELATÓRIO DE PENDÊNCIA FINANCEIRA - EMISSÃO
O relatório de pendência financeira relaciona todos os débitos financeiros do aluno para com a instituição, independente do período letivo e curso, por exemplo.
Para emissão, em: Currículo e Oferta, selecione: Alunos.
Selecionadas os alunos para as quais se deseja emitir o relatório, em: Anexos, selecione: Relatórios e, em seguida, selecione o relatório: Pendências Financeiras do Aluno.
Dica:
Após a emissão dos relatórios, é de responsabilidade do usuário designado realizar as análises pertinentes, identificando os casos em que o aluno apresenta notas abaixo do esperado, o que pode resultar em uma possível solicitação de desistência, trancamento ou transferência. Essa etapa é fundamental para garantir a identificação precoce de situações que demandem atenção especial, visando o acompanhamento e suporte adequados aos alunos em questão.
Desta maneira, a partir do monitoramento via relatórios gerenciais e intervenções pedagógicas, pode-se elaborar um Plano de Ação, contemplando as alternativas adotadas.
O registro do Plano de Ação e as alternativas adotadas, devem ser aplicadas a um Campo Complementar específico para a finalidade, que pode ser associado tanto à Matrícula no Período Letivo do Auno, como na Turma.
Aviso:
Entretanto, quando o aluno desejar solicitar a Transferência, Desistência ou Trancamento de matrícula, é necessário abrir uma solicitação (workflow) via Portal do Aluno ou através do Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento, para a efetivação da alteração de situação de Matrícula.
Essa solicitação poderá ser feita através do Portal do Aluno l Menu Requerimentos l Disponíveis ou via TOTVS Educacional l Atividades Acadêmicas l Requerimentos.
ALTERAÇÃO DA SITUAÇÃO DE MATRÍCULA - SOLICITAÇÃO VIA BALCÃO DE ATENDIMENTO (SECRETARIA ESCOLAR)
O registro da solicitação realizado via Secretaria Escolar l Balcão de Atendimento está disponível no Módulo TOTVS Educacional l Educacional.
Em: Atividades Acadêmicas, selecione: Requerimentos.
Clique em: Avançar.
Em seguida, Informe o Grupo de Atendimento: 3 - Solicitação de Aluno e o Tipo de Atendimento: 14 - Desistência.
Após, clique em: Avançar.
Informe os dados do aluno, como:
- Período Letivo;
- Aluno;
- Contrato no Período Letivo;
- Matrícula no Período Letivo.
Após, clique em: Avançar.
Informe os dados da solicitação, sendo:
- Local da Entrega;
- Justificativa;
- Curso.
- Após, clique em: Avançar e, em seguida, clique em: Executar.
Finalizado o registro da solicitação, a mesma será apresentada com status: Em Análise (Em Andamento).
Nas abas: Acompanhamento l Solicitação, podemos observar o registro aplicado automaticamente.
Já na aba: Parâmetros, podemos observar o vínculo das informações registradas no ato do registro de atendimento.
Aviso:
Após a abertura do atendimento, um atendente designado deverá assumir a responsabilidade pelo atendimento para dar continuidade à solicitação do aluno, através do Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento.
Registrada a Solicitação de Atendimento , o processo de atendimento é realizado via Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento, seguindo o fluxo de análise até a sua aprovação.
Durante a análise, poderão ser aplicadas as seguintes condições de conclusão:
- Alterar Status do Aluno;
- Verificar Débitos Financeiros;
- Indeferido;
- Elaborar e Implantar Plano de Ação.
Aviso:
Caso o atendimento seja deferido, a secretaria deverá proceder com a alteração da situação de matrícula do aluno para Desistente.
ALTERAÇÃO DA SITUAÇÃO DE MATRÍCULA - SOLICITAÇÃO VIA PORTAL DO ALUNO
O registro da solicitação realizado via Portal do Aluno está disponível através do Menu: Secretaria l Requerimentos l Aba: Disponíveis.
Através do Menu: Secretaria, selecione: Requerimentos.
Através da aba: Disponíveis, selecione a opção de atendimento desejada.
Selecione o Curso correspondente à matrícula e, no campo: Solicitação registre a demanda solicitada.
Após, clique em: Solicitar.
Dica:
Caso necessário, nesta etapa poderão ser vinculados anexos à solicitação, a partir da funcionalidade: Adicionar Anexos.
Confirme a solicitação de atendimento clicando em: Sim.
Finalizado o registro da solicitação, será apresentada uma mensagem de confirmação de conclusão do processo.
Da mesma forma, a solicitação será apresentada a aba: Solicitados, com a vinculação das informações que o compõem e aquelas relacionadas ao andamento das etapas de atendimento.
Dica:
Através do recurso: Outras Ações, o solicitante tem acesso às seguintes funcionalidades:
- Enviar Arquivos;
- Adicionar Discussão;
- Cancelar Requerimento.
Aviso:
Após a abertura do atendimento, um atendente designado deverá assumir a responsabilidade pelo atendimento para dar continuidade à solicitação do aluno, através do Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento.
Registrada a Solicitação de Atendimento , o processo de atendimento é realizado via Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento, seguindo o fluxo de análise até a sua aprovação.
Durante a análise, poderão ser aplicadas as seguintes condições de conclusão:
- Alterar Status do Aluno;
- Verificar Débitos Financeiros;
- Indeferido;
- Elaborar e Implantar Plano de Ação.
Aviso:
Caso o atendimento seja deferido, a secretaria deverá proceder com a alteração da situação de matrícula do aluno para Desistente.
ALTERAÇÃO DA SITUAÇÃO DE MATRÍCULA - SOLICITAÇÃO DEFERIDA
Realizado o Acompanhamento do Aluno, quando deferido o atendimento, associado à Condição de Conclusão: Alterar Status do Aluno, é necessário que se aplique a alteração da Situação de Matrícula no Período Letivo.
O processo é executado via Módulo TOTVS Educacional l Educacional.
Em: Matrícula e Avaliação l Matrículas, selecione a matrícula para a qual será efetuada a alteração de status.
Após, em: processos, selecione: Alterar Situação de Matrícula. Em seguida, clique em: Avançar.
Selecione a Nova Situação de Matrícula e o Motivo da Alteração.
Após, clique em Avançar e Executar, para que o processo seja concluído.
Aviso:
Conforme as normas da instituição de ensino, é importante ressaltar que o parâmetro "Cancelar lançamentos em aberto e não vencidos" poderá ser associado ou não ao processo de alteração de situação de matrícula, de acordo com as diretrizes estabelecidas.