Informe o valor do BDI para o projeto, marque a opção Calculado ou selecione uma planilha eletrônica do CORPORE RM que faz o cálculo da taxa de BDI do Projeto.
Quando o BDI do projeto está sendo calculado, na subpasta Taxas, é demonstrado o somatório dos serviços de custo direto, o somatório dos serviços de custo indireto e a taxa de BDI do projeto calculada.
Quando o parâmetro Utiliza Planilha de Serviço estiver selecionado, o total direto será referente a planilha de serviço.
Processos para se chegar ao valor do BDI Calculado:
Para se chegar ao Preço de Venda (PV), soma-se o CD (Custo direto) e o CI (Custo Indireto). Nesse resultado aplica-se o BDI Taxas/Bonif..
Com o preço de venda calculado, é feito o cálculo dos percentuais. A soma destes percentuais irá gerar o BDI do projeto.
Encontra-se a relação entre o custo indireto e o custo direto (CI / CD).
Encontra-se o valor absoluto das taxas e bonificações (BDI Taxas/Bonif. / 100 * PV).
Encontra-se a relação entre o valor absoluto das taxas e bonificações e o custo direto (BDI Taxas/Bonif. /100 * PV) / CD.
O BDI do projeto é a soma da relação entre o custo indireto e o custo direto (CI / CD), com a relação entre o valor absoluto das taxas e bonificações e o custo indireto (BDI Taxas/Bonif. / 100 * PV) / CD e com o valor unitário (1).
O BDI do projeto calculado é transferido para a subpasta BDI / Fator K, campo Taxa.
Exemplo:
Considere,
CD = 582.786,06
CI = 218.965,99
Taxas:  Incidência Matriz = 5%
Impostos   = 10,6%
Bonificações   = 15%
         ∑Taxas   = 30,6% (5+10,6+15)
O BDI Taxas/Bonif. (BDI Parcial) é calculado através da fórmula [1/(1-(somatório das despesas e das bonificações/100))].
BDI Taxas/Bonif. = 1 / (1-0,306) = 1,4409
Logo, o PV = (CD+CI) * BDI Taxas/Bonif. = (582.786,06+218.965,99)* 1,4409 = 1.155.244,53
Encontrando a relação entre o custo direto e o custo indireto:
%CI = CI / CD = 218.965,99 / 582.786,06 = 0,3757 (37,57%)
Encontrando o valor absoluto das taxas e bonificações:
TX absoluto = åTaxas /100 * PV = 0,306 * 1.155.244,53 = 353.504,83
Encontrando a relação entre o valor absoluto das taxas e bonificações e o custo direto:
%TX = TX absoluto / CD = 353.504,83 / 582.786,06 = 0,6066 (60,66%)
BDI do Projeto = 1 + 0,3757 + 0,6066 = 1,9823
Comprovando o valor do BDI:
O valor CD = 582.786,06, CI = 218.965,99
Taxas = 0,306 * 1.155.256,81 = 353.508,58
Total = 1.155.260,64 (582.786,06 + 218.965,99 + 353.508,58)
Os valores não batem exatamente, devido aos arredondamentos.
O BDI do projeto calculado é transferido para a subpasta BDI / Fator K, campo Taxa.
Na janela de edição de tarefas, pasta Identificação, as tarefas podem ser definidas como serviços de custo indireto, basta marcar o campo "Serviço de custo indireto". Os serviços de custo indireto não incidem diretamente no preço do projeto e sim no cálculo do BDI do projeto.
Planilha para Cálculo:
Selecione uma planilha .NET do CORPORE RM que faz o cálculo da taxa de BDI do Projeto.
Observação: Esta planilha vem com um padrão, mas pode ser alterada pelo usuário (desde que tenha permissão) de acordo sua necessidade.
Para que efetuar a seleção, digite parte do nome da planilha e depois pressione a tecla TAB.
Célula de retorno da planilha de Bdi:
Se for utilizar uma planilha eletrônica, informe à célula que retorna a taxa do BDI.
Visualizar Planilha:
Marque essa opção se desejar visualizar o cálculo.
Essa informação não é gravada no banco de dados, ou seja, essa opção virá sempre desmarcada.
Clique no botão 'Calcular' se desejar que o cálculo seja feito e a taxa de BDI seja retornada para o campo "Taxa".
Utilização:
Informe se irá utilizar ou não os valores do BDI do Projeto, Diferenciado (da Tarefa) e do Grupo de Custo.
Aplicar BDI do Projeto sobre:
Informe se o BDI do projeto será aplicado sobre o "Custo Unitário dos Serviços" ou sobre o "Valor Total do Projeto".
Quando o BDI do projeto é aplicado sobre o custo unitário dos serviços, as tarefas que possuem associações são desconsideradas.
BDI Diferenciado de forma Absoluta
Aplicar BDI Diferenciado de forma absoluta, permite a aplicação de um BDI diferenciado diretamente ao valor da tarefa de uma forma absoluta, desconsiderando o BDI do projeto.
Comportamento do sistema ao ativar o parâmetro "Aplicar BDI de forma absoluta", aplicando ou não vigência de preço:
Para utilizar o parâmetro "Aplicar BDI de forma absoluta" marque o parâmetro | Opções | Parâmetros | Totvs Obras e Projetos | Projetos | Aba Cálculo | Pasta BDI.
 - Se o parâmetro "Aplica BDI de forma absoluta" estiver marcado e o BDI diferenciado for diferente de um, aplica apenas o BDI diferenciado sobre cada tarefa, se o projeto utiliza BDI diferenciado.









  • Se o parâmetro "Aplica BDI de forma absoluta" estiver marcado é o BDI diferenciado for igual a um, aplica apenas o BDI projeto sobre cada tarefa, se o projeto utiliza BDI projeto e o parâmetro BDI é aplicado sobre o custo unitário do serviço.
  • Se o parâmetro "Aplicar BDI de forma absoluta" não estiver selecionado o cálculo será realizado como funcionava antes da criação do parâmetro "Aplicar BDI de forma absoluta".
    Mesmo utilizando o BDI diferenciado de forma absoluta, a aplicação do BDI do grupo de custo continua sendo aplicado de forma normal.
    Para selecionar o parâmetro "Aplicar BDI diferenciado de forma absoluta" o parâmetro Aplicar BDI sobre o projeto deverá estar definido como "Custo unitário do serviço". Não deve ser permitindo que o parâmetro "Aplicar BDI diferenciado de forma absoluta" seja selecionado se a opção de aplicar BDI sobre o projeto estiver definida sobre o "Valor total do projeto".
    Observações:
    A aplicação do BDI diferenciado de forma absoluta não irá interferir na aplicação do BDI do Grupo de custo. Ou seja, o BDI do grupo de custo continua sendo aplicado da forma atual. Quando houver vigência de preços a aplicação do BDI diferenciado de forma absoluta também deverá ser realizada. A Curva ABC deverá considerar a incidência do parâmetro "Aplicar BDI diferenciado de forma absoluta".
    Vigência de preço:
    Marque a opção Somente o Cronograma  ou Todo Projeto, se desejar utilizar a vigência de preço. Utilizando vigência de preço o cronograma pode ser recalculado considerando a vigência de preços de insumos para cada período do cronograma previsto. Os períodos que não tiverem um preço com vigência, será considerado o preço ativo.
    Observações:
    Caso o cronograma previsto não esteja 100 % programado haverá diferença entre os cronogramas com e sem vigência das etapas e obras. Não é permitido cadastrar duas ou mais vigências com o mesmo período e aplicação para um insumo.
    Atenção:
    Caso a vigência esteja sobre "Todo o projeto", nos relatórios de orçamento (por exemplo de Composição e Insumo) para o preço unitário dos recursos não será considerado o preço vigente de cada período e sim o preço ativo, pois a mesma composição pode estar sendo utilizada em diversas tarefas e as mesmas podem ter cronogramas diferentes, conseqüentemente a composição terá preços diferentes por período. Por isso não aconselhamos o uso de vigência em orçamentos que precisem demonstrar a consistência entre o preço unitário da composição com o preço unitário do serviço.
    Exemplo:
    Considere que as tarefas abaixo, possuem a mesma composição associada. Observe que os cronogramas são diferentes. Nesse caso, o preço da composição poderá ser diferente, se houver preço diferente para cada período.
       Tarefas               Períodos
     001.01.01          10     30        60  001.01.15          40     50        10
    O Parâmetro "Aplicar Preços em Percentual" ficará habilitado se uma das opções "Somente o Cronograma" ou "Todo Projeto" estiverem marcadas, e segue a regra:
    1º regra - Criação de um preço para o insumo. Este preço pode ou não esta ativo. 2º regra - Ao criar novos preços, os mesmos serão calculados de acordo com percentuais
    Alteração no preço de menor período de vigência fará com que ao salvar, os preços dos demais períodos sejam recalculados com base no percentual aplicado.
    Exemplo:
    1º preço            2º preço                                   3º preço                               4º preço 20,00                10% do 1º preço = 22,00           15% do 2º preço = 25,30       -30% do 3º preço =  17,71  
    As validações estão descritas no help Preço de Insumo
  • Sem rótulos