Movimento de CTRC:(Cadastra CTRC)
Exemplo de Fórmula:
No movimento: Informa-se o valor das Notas e da sua quantidade neste movimento. Campos: - Quantidade de Notas do CTRC - Valor das Notas do CTRC
Isso significa que, ao incluir as notas e associá-las a este Conhecimento de transporte, ao final da inclusão da 2ª nota (Que é a quantidade informada neste exemplo) deverá bater com o valor total informado. Essa consistência será realizada a qualquer momento que realizar um vínculo, caso uma das duas informações ultrapasse os totais vinculados ou quando todas as notas tiverem sido vinculadas mas ainda restar valor de nota a ratear.
O cálculo da nota é feito de acordo com a fórmula informada nos parâmetros do CTRC (Fórmula do Valor do CTRC a Ratear), e não pelo valor do movimento da nota. Ou seja, a nota pode ter um valor diferente, mas se a execução da fórmula do CTRC fechar os valores o sistema não irá criticar.
Observação: O valor líquido do movimento de CTRC deverá ser o valor do Frete. Que será distribuído entre as notas associadas.
Movimento de Nota que aponta um CTRC: (Indica CTRC)
Informa-se os dados normais do movimento e associa-se o CTRC desejado:
Observe que o valor do frete total é R$ 55,00, mesmo valor liquido informado no CTRC, e o valor rateado depende do resultado da fórmula executada de acordo com o parâmetro. Neste caso, será associado ao CTRC o valor de 250,00 e 1 nota.
O sistema não emite nenhuma mensagem de erro pois os valores são aceitáveis.
Incluindo a 2ª nota, de acordo com o que foi informado no CTRC, o sistema seguirá o mesmo conceito.
Novamente, o valor rateado depende do resultado da fórmula executada de acordo com o parâmetro. Neste caso, será associado ao CTRC o valor de 500,00 e 1 nota.
Somando os valores da nota e a quantidade da nota, teríamos o valor correto, fechando os valores apontados no CTRC (2 | 750,00).
- Quantidade de Notas do CTRC = 1 + 1 => 2 - Valor das Notas do CTRC = 250,00 + 500 => 750
Observe que, se o valor resultado da fórmula não fechar com o CTRC, apresentará a mensagem de erro: “O valor desta nota somado aos valores já rateados é menor que o valor total do CTRC de número XXXXX” Veja que o valor da nota será de 450,00. Este valor somado ao total já associado não fecha (250,00 + 450,00 = 700,00). Neste caso, deve ser tratado corrigindo o valor do movimento de nota, ou corrigindo o valor informado no movimento de CTRC ou corrigindo a “Fórmula do Valor do CTRC a Ratear” para que os totais fechem.
|