1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela inicial 
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

O conceito de Centros de Custo segue os mesmos fundamentos de classificação utilizados pela contabilização dos custos de qualquer empresa. Unidades de produção com a característica de representar a localização onde os serviços estão sendo elaborados ou prestados e unidades de apoio ou administrativas como complementação imprescindível à consecução das atividades de prestação de um serviço de assistência médica.

Sob essas orientações, uma das segmentações usuais mais aplicadas a uma empresa hospitalar compreende os conceitos de centros de custos produtivos e centros de custos auxiliares e administrativos.

A definição e correspondente estruturação dos centros de custos devem levar em consideração a organização das atividades operacionais, a estrutura organizacional (e em especial a departamentalização existente no Hospital) e a forma com que as informações de custos atendem ao modelo de gestão Hospitalar.

Para cadastrar um centro de custo é preciso antes ter um plano de centro de custo para o mesmo no menu Cadastros/Centros de Custo.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Gestão de custos > centro de custos 

03. TELA INICIAL 

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Procedimento para inclusão 
  1. Clique em Incluir (Página em branco) para incluir um novo cadastro de centros de custo.
  2. No campo Código Centro Custo informe um código para ser referência ao centro de custo.

  3. É possível selecionar as opções Ativo e Corporação para classificar o centro de custo.

  4. No campo Centro de Custo informe uma breve descrição.

  5. No campo Aplicação selecione uma das opções disponíveis (Produtivo, Auxiliar ou Administrativo).

    1. Produtivo: Aqueles que fornecem (vendem) algum produto ou serviço para os clientes (pacientes) finais da empresa. Exemplos: Clínica Médica, Internação, UTI, Ambulatório e Centro Cirúrgicos, etc.

    2. Auxiliar: Aqueles que fornecem algum produto para outros centros de custos da empresa. Exemplos: Lavanderia, SND, Limpeza, Almoxarifado, Manutenção, etc.

    3. Administrativos: Não fornece nenhum produto ou serviço nem para outros Centros de Custos nem para os clientes finais. Exemplos: Departamento de Marketing, etc.

  6. Clique em OK.

04. TABELAS UTILIZADAS

  • Cadastrando Plano Centros de Custo

Nesta tela é possível efetuar o cadastro de um Plano de Centros de Custo.

  1. Clique em Incluir (Página em branco) para incluir um novo registro de plano de centros de custo.

  2. No campo Código Plano de Centro de Custo informe um código numérico para ser referência ao plano de centro de custo.

  3. No campo Vigência informe o início de um período de vigência no formato ano/mês.

  4. No campo Plano de Centro de Custo informe uma breve descrição.

  5. No campo Máscara informe usando o caractere “#” e “.” insira uma máscara para o plano de centro de custo, que definirá seu respectivo nível hierárquico. Exemplo: Para uma máscara (##.###) devemos cadastrar primeiro o nível sintético (01.___) e em seguida cadastrar o nível analítico (01.001) sucessivamente.

  6. Clique em OK.


A tela de cadastro de Centros de Custo é chamada a partir da opção da tela Plano de Centros de Custo/Anexos/Centros de Custo. Verifique na imagem abaixo a tela de cadastro de centros de custo.













A partir da seguinte tela é possível visualizar a relação de registros dos centros de custo, se houver. Verifique abaixo a tela que exibe a relação de cadastros de Centros de Custo efetuados.