Este cadastro possibilita a importação, edição e exclusão de certificados digitais diretamente no TOTVS Gestão Fiscal.
Para habilitar o novo menu, acesse: Serviços Globais | Segurança | Perfil.
Na tela de Edição de perfil do TOTVS Gestão Fiscal clicar na aba Acesso a Menus e selecionar a permissão Certificado Digital em Gestão Fiscal | Cadastros | Específicos | Globais (01.02.02.11)
Para importar um novo certificado digital, localize o menu Cadastros | Globais | Mais... | Certificado Digital. Na visão, inicie o processo "Importar certificado digital". Nesta etapa deve ser informado o diretório onde se localiza o arquivo do certificado digital, além de sua senha e descrição. Desta forma, o usuário terá controle de seus certificados, podendo excluí-los quando precisar e também marcá-los como ativos ou inativos no sistema.
Observação: Os campos validade e CNPJ (com exceção do certificado .CRT) serão preenchidos automaticamente durante a importação do certificado e não poderão ser alterados pelo usuário. O campo descrição será preenchido pelo usuário durante a importação do certificado, podendo ser alterado após a importação. O certificado sempre será importado com a opção "Ativo" marcada. Caso o usuário necessite desativar o certificado para que o mesmo não seja mais considerado no sistema, basta editá-lo e desmarcar esta opção. O arquivo do certificado digital a ser importado deve sempre estar nas extensões .PFX, .P12 ou .CRT (específico para processo de registro online de boletos no módulo TOTVS Gestão Financeira). Caso precise, o usuário também poderá excluir quaisquer certificados que forem importados, estando ativos ou não. Caso o diretório onde se encontra o arquivo seja um diretório de rede, o usuário precisa ter permissão nesse diretório para que a importação aconteça com sucesso.
A aquisição do certificado é de inteira responsabilidade do usuário.
Atenção!! Este cadastro suporta somente os certificados do tipo A1.
A senha inserida pelo usuário no momento da importação do certificado, é criptografada e não será possível alterá-la após a importação. O Banco de dados não terá conhecimento da senha fornecida.