Páginas filhas
  • DT_Definicao_de_Mapa_de_Conhecimento_por_Requisito_de_Acesso

Definição de Mapa de Conhecimento por Requisito de Acesso

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Construção e Projetos

Módulo:

TOTVS Gestão de Pessoas

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Acompanhamento

Mapa de Conhecimento

Versões/Release:12.1.4

Descrição

A Definição de Mapa de Conhecimento tem como objetivo definir o mapeamento dos conhecimentos esperados para os funcionários de uma empresa, sem necessariamente fazer uma gestão por competências. É possível mapear para função, seção, lotação, função no posto de trabalho, tarefa ou funcionário, requisitos de acesso exigidos e/ou desejados para que os funcionários desempenhem determinada função.

 

Procedimento para Utilização

1 – Parametrizador

Acessar Configurações | Parametrizador, menu: 07.00.11 – Mapa de Conhecimento, para determinar as preferências para definição do mapa de conhecimento.

Por Requisito de Acesso

“Quantidade de Dias para Expiração” Obrigatória: marcando este parâmetro será obrigatória a informação dos dias de expiração na Definição de Mapa de Conhecimento por Requisitos de Acesso para novas definições e para definições que forem alteradas;
Valor padrão para “Quantidade de Dias para Expiração” (a partir da data de aquisição do requisito): preenchendo este parâmetro , será carregado automaticamente o tempo padrão na tela de Definição de Mapa de Conhecimento por Requisito de Acesso;
Quantidade de dias antes da expiração para um requisito de acesso estar em alerta: preenchendo este parâmetro, o valor definido será utilizado como referência para definir requisitos em alerta no Painel de Aprendizagem, Mapa de Conhecimento e LNT;

2 – Cadastro

Acessar Acompanhamento | Mapa de Conhecimento | Definição por Requisitos de Acesso para criar uma nova definição.

Tipo de Vínculo: será definido o tipo de vínculo do mapa de conhecimento dentre as seguintes opções:
 Função
 Seção
 Lotação
 Função no posto de trabalho
 Tarefa
 Funcionário

Requisito de Acesso: será definido o requisito de acesso esperado para os funcionários.

Tendo para tal definição duas opções:
 Escolher o requisito de acesso a partir do seu cadastro.
 Clicar no botão: “Não sabe qual é o requisito? Busque pelo curso.” Neste momento o usuário irá escolher o curso existente no cadastro e a partir dessa informação o sistema irá listar os requisitos de acesso que treinam esse curso. Visualizando os requisitos relacionados ao curso informado, o usuário terá duas opções:

    1. Escolher um requisito de acesso da listagem. Ao concluir a operação o requisito escolhido preencherá o campo Requisito de Acesso da tela de definição.
    2. Criar um novo requisito de acesso para o curso informado. Neste caso o usuário precisará informar o código e o nome do novo requisito de acesso (sugerido automaticamente como “Conhecimento em “[Nome do Curso]” ”) que será criado. Ao concluir a operação o novo requisito será gravado na base de dados do sistema e preencherá o campo Requisito da tela de Definição.

Tipo: Classifica se o requisito de acesso será Exigido ou Desejado neste mapeamento.

Validade do Requisito:
 Definir um prazo para expiração do requisito: este campo deverá ser marcado uma vez que se deseje que o mapeamento tenha uma validade. Se o parâmetro: “Quantidade de Dias para Expiração” Obrigatória” estiver ativado para Requisitos de Acesso, esta opção não poderá ser desmarcada.
 Quantitdade de dias após a pessoa obter o requisito: Neste campo será definida a quantidade de dias que um requisito de acesso será válido. Após este período o requisito será considerado “expirado”. Se o parâmetro: “Quantidade de Dias para Expiração” Obrigatória” estiver ativado para Requisitos de Acesso, este campo deverá ser obrigatoriamente preenchido.

Ativo: Indica que uma definição de mapeamento encontra-se ativa.

   ***Ao ser desativado, o requisito deixa de ser considerado em todos os pontos do sistema que utilizam o Mapa de Conhecimento por Requisito de Acesso.

3 – Processos

Será disponibilizado um processo que permitirá copiar definições existentes para diferentes tipos de vínculos. As cópias irão contemplar todos os detalhes do mapeamento de origem para o mapeamento de destino.
Com o mapeamento aberto acessar: Processos | Cópia de Definições de Mapa de Conhecimento por Requisitos de Acesso.

Origem da Cópia:

Tipo de Vínculo: Será possível escolher uma dentre as opções de vínculo já mapeadas: Função, Seção, Lotação, Função no Posto de Trabalho, Tarefa e Nome do Funcionário. A opção escolhida irá direcionar os filtros que poderão ser aplicados e o formato de exibição dos itens que serão copiados.
Legenda: Requisitos de Acesso classificados como Exigidos, serão exibidos na cor “Azul”, já os classificados como Desejados, serão exibidos na cor “Verde”.
Ordenar por: Será possível definir se o resultado do filtro será ordenado por: Código ou Nome.

Após aplicar o filtro, será montada uma árvore de acordo com o tipo de vínculo escolhido. O sistema disponibilizará os botões:
 Expandir todos: Clicando neste botão, a árvore expandirá e será possível visualizar todos os requisitos de acesso vinculados.
 Recolher todos: Clicando neste botão, a árvore irá recolher as informações dos requisitos de acesso vinculados.

Destino da Cópia:

Tipo de Vínculo: Será possível escolher uma dentre as opções de vínculo já mapeadas: Função, Seção, Lotação, Função no Posto de Trabalho, Tarefa e Nome do Funcionário. A opção escolhida irá direcionar os filtros que poderão ser aplicados e o formato de exibição dos itens que serão copiados.
Após aplicar o filtro e estar visualizando tanto os dados de origem quanto os de destino da cópia, o usuário poderá fazer a cópia dos itens desejados. Para isso ele irá clicar no item no grupo de origem e irá arrastar para o destino desejado. Se o usuário clicar no agrupador de origem e arrastar para o destino, todos os itens do agrupador selecionado serão copiados para o destino escolhido.
Abaixo do grupo de destino, o sistema irá exibir um aviso com a quantidade de itens adicionados durante o processo. Após terminar de arrastar os itens que deseja copiar, o usuário irá clicar “Avançar” o processo. Será exibido um resumo de todas as cópias que serão efetuadas ao concluir o processo.
Após conferir se está de acordo com sua necessidade, o usuário irá “Finalizar” o processo, efetivando assim a cópia dos registros. Será exibido um log ao final do processo indicando os itens copiados e se houve algum problema que impediu a cópia de algum item.

Com o mapeamento aberto acessar: Processos | Cópia de Definições entre Coligadas.
O processo de cópia de Definição de Mapa de Conhecimento entre Coligadas foi criado para facilitar a replicação de definições para empresas que utilizam várias coligadas
A partir da seleção das definições que se deseja copiar, o usuário irá escolher para quais coligadas serão copiadas as definições. O sistema irá validar se nas coligadas de destino escolhidas pelo usuário existem as entidades relacionadas às definições escolhidas. Para cada tipo de vínculo será feita a validação necessária. Caso a validação seja bem-sucedida, a cópia será realizada para as coligadas escolhidas.

As informações sobre as validações e cópias realizadas serão exibidas após a execução do processo no Log de Execução.

Exemplo de validação na cópia de Definição por Requisitos de Acesso:
 Origem da cópia: definição da competência 00003, vinculada à função código 00001 e coligada 1.
 Destino da cópia: coligadas 2 e 3.
 O sistema irá validar se a competência 00003 e a função 00001 existem nas coligadas 2 e 3