Mapa de Conhecimento por Competências

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Construção e Projetos

Módulo:

TOTVS Gestão de Pessoas

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Acompanhamento

Mapa de conhecimento

Versões/Release:12.1.7

 

 

Descrição

O Mapa de Conhecimento por Competências é o cruzamento da definição das competências esperadas e obtidas pelo funcionário.

 

Procedimento para Utilização

1 – Mapa de Conhecimento por Competências

Acessar Acompanhamento | Mapa de Conhecimento | Mapa de Conhecimento por Competências, para visualizar as informações das competências mapeadas para o funcionário. Competências estas, que podem ser mapeadas através de seis tipos de vínculo: função, seção, lotação, função no posto de trabalho, tarefa ou funcionário. Nesta tela é possível apenas consultar os registros mapeados.

2 – Aplicação de Filtros

Acessar Acompanhamento | Mapa de Conhecimento | Mapa de Conhecimento por Competências. Nesta tela será possível aplicar os seguintes filtros para melhor visualização das informações:

Filtros: Foram disponibilizadas as seguintes opções:
Quanto ao status da competência:
 Possui Competências
 Não Possui Competências

Quanto ao status do requisito de acesso:
 Requisitos Expirados
 Requisitos Em Alerta
 Requisitos Não Adquiridos
 Possui Requisitos (Exceto “Em Alerta”)

Quanto ao tipo:
 Tipo: Exigido
 Tipo: Desejado
 Tipo: Extra

Para que as informações referentes a determinado filtro não sejam exibidas na tela, será necessário que ao acessar a visão, o usuário desmarque a opção desejada.

3 – Botões na tela

Acessar Acompanhamento | Mapa de Conhecimento | Mapa de Conhecimento por Competências, selecionar um registro e clicar no botão.

Funcionário: será possível abrir o cadastro do funcionário selecionado na visão da tela.
Análise de Potencial: será possível acessar a Análise de Potencial, calculando a adequação ao Mapa de Conhecimento do registro selecionado.
Radar de Competências: será possível visualizar o Radar de Competências com linhas que permitem visualizar as competências.
    Linhas amarelas: Competências desejadas para o funcionário em questão;
    Linhas azuis: Competências exigidas;
    Linhas vermelhas: Competências adquiridas pelo funcionário.

4 – Anexos

Turmas Participante:
 Exibe um resumo de informação das turmas que o funcionário participa ou participou. Traz informações como curso, período, carga horário, despesas, frenquência, etc.

Cursos Pessoais:
 Exibe e permite editar os cursos realizados pelo funcionário. Esses cursos pessoais são lançados manualmente e não possuem vínculo com Turmas.

Avaliações de Conhecimento:
 Exibe as Avaliações de Conhecimento realizadas pelo funcionário, exibindo a turma, a descrição da avaliação e o aproveitamento obtido na avaliação.

Certificações da Pessoa:
 Exibe e permite editar as certificações do funcionário.

Avaliação de Desempenho:
 Exibe informações sobre o andamento das avaliações de desempenho em que o funcionário selecionado foi avaliado. Este anexo é o mesmo que existe no cadastro de Avaliação de Desempenho.

Metas:
 Exibe informações sobre as metas cujo funcionário selecionado seja avaliado. É possível visualizar o nome da meta, a situação dos lançamentos, seja somatório ou último lançamento, data do último lançamento e status da meta. Metas em planejamento não são exibidas nesse anexo.

Competências da Pessoa:
 Exibe e permite editar as competências do funcionário selecionado.

Requisitos de Acesso da Pessoa:
 Exibe e permite editar os requisitos de acesso do funcionário selecionado.

Histórico das Competências da Pessoa:
 Exibe o histórico de competências do funcionário selecionado.

Histórico dos Requisitos de Acesso da Pessoa:
 Exibe o histórico de requisitos de acesso do funcionário selecionado.

5 – Processos

Inscrever em Turma:
 Este processo possibilita inscrever um ou mais participantes em uma turma que treine um requisito de acesso que o funcionário precisa obter.
Para utilizar esse processo, o usuário deverá selecionar um ou mais participantes que queira inscrever numa turma. Esta turma deve ser de um curso que treine o requisito desejado. Todos os registros selecionados para serem inscritos, deverão possuir o mesmo requisito de acesso.

Conceder Requisito de Acesso:
 Este processo possibilita conceder Requisitos de Acesso que o funcionário não possui ou que estejam expirados.
Para conceder os Requisitos o usuário deverá selecionar os itens que deseja e em seguida acionar o processo. Ao executá- lo, o sistema abre uma tela para que o usuário escolha a data para concessão do requisito, por padrão este campo será preenchido com a data atual do sistema. Ao conceder um Requisito de Acesso, o sistema irá considerar a parametrização do sistema para definir a expiração do requisito concedido. Se o Requisito que estiver sendo concedido possuir Requisitos Agregados, eles também serão concedidos, desde que o parametrizador esteja configurado para isso.

Conceder Competências:
 Este processo possibilita conceder Competências que o funcionário não possui ou que estejam abaixo da graduação esperada.
Para conceder as Competências o usuário deverá selecionar os itens que deseja e em seguida acionar o processo. Ao executá-lo, o sistema abre uma tela onde será exibida uma listagem dos funcionários e competências selecionadas.

O usuário deve preencher os seguintes campos:
     Origem da informação: neste campo será possível informar a partir de qual processo a competência foi adquirida (Avaliação de Desempenho, Desenvolvimento, Diagnóstico, Informada ou Processo Seletivo).
     Código da Graduação: neste campo será possível informar a graduação da competência a ser concedida ao funcionário.
     Data Inclusão: neste campo o sistema traz como padrão a data atual do sistema. Observação: neste campo o usuário pode incluir uma observação caso julgue necessário.

Caso existam competências selecionadas e que o funcionário já possua, será exibida uma etapa para que o usuário escolha o que será feito com tais ocorrências. Serão exibidas quatro opções:

Atualizar com o novo nível: se o funcionário já possuir a competência, o processo irá sobrepor a graduação atual.
Manter o nível atual: se o funcionário já possuir a competência, o processo irá manter o nível atual, porém irá atualizar as demais informações.
Ignorar: se o funcionário já possuir a competência, o processo irá ignorar este registro e manterá as informações atuais.
Atualizar com o melhor nível: se o funcionário já possuir a competência, o processo irá atualizar as informações e manterá a melhor graduação.
Motivo da Alteração: Este campo é de preenchimento obrigatório caso existam competências a serem atualizadas.

Atualizar Data de Expiração de Requisitos de Acesso:
 Este processo permite alterar a data de expiração dos requisitos em lote, ou seja, permite selecionar vários requisitos para alteração de data.

Enviar E-mail para Pessoa:
 Este processo permite enviar email para a pessoa do registro que estiver selecionado. Através deste processo podem ser enviados relatórios ou mensagens livres.

Enviar E-mail para Gestor:
 Este processo permite enviar email para o gestor da pessoa do registro que estiver selecionado. Através deste processo podem ser enviados relatórios ou mensagens livre.

Relatório de Dados Pessoais:
 Este processo permite gerar o relatório de dados pessoais do funcionário selecionado.

   ***Ao ser desativado, a definição da competência deixa de ser considerada em todos os pontos do sistema que utilizam o Mapa de Conhecimento por Competências.