Esta funcionalidade possibilita aos usuários da secretária definir quais documentos serão obrigatórios conforme o período letivo e a matriz aplicada, para o ingresso do aluno na instituição.
É possível para cada Parametrização por Curso, dentro de um período letivo, informar quais documentos são exigidos, se estes serão ou não obrigatórios.
Tela depreciada
Esta tela com o seguinte conjunto de informações está disponível somente até a versão 12.1.2502.
Tipo de documento
Ingresso
Os documentos do tipo Ingresso são verificados por padrão na primeira matricula do aluno no sistema.
Caso o usuário queira que os documentos sejam verificados sempre que o aluno fizer matricula no período letivo o sistema possui um parâmetro 'Considerar documentos do tipo ingresso mesmo que não seja a primeira matrícula' em configurações | parâmetros | matrícula | movimento 2, que obrigada o envio dos documentos.
Por Período Letivo
Os documentos por período letivo são verificados sempre que o aluno fizer matricula/rematrícula.
Parametrização
A partir das versões 12.1.34.242 , 12.1.2205.192 e 12.1.2509.132 o parâmetro 'Considerar documentos do tipo ingresso mesmo que não seja a primeira matrícula ', foi alterado para Exigir documentos não entregues pelo aluno, do tipo ingresso, mesmo que não seja a primeira matrícula.
Indica se o documento é obrigatório
Parametrização
O sistema permite bloquear a matrícula por falta de documentos exigidos. Para configurar o parâmetro que bloqueia ou não a matrícula é necessário acessar: 'Configurações > Parâmetros > Matrícula > Movimento 1/4', se o parâmetro 'Bloquear matrícula na falta de documentos exigidos' estiver marcado o sistema irá verificar tal parâmetro e irá bloquear a matrícula do aluno na falta de documentos obrigatórios.
O processo de alteração de situação de matrícula também pode ser impactado pela falta de documentos exigidos. Nas configurações de situação de matrícula no período letivo se o parâmetro 'Bloquear alteração para este status por falta de doc. Obrigatórios' estiver marcado, o sistema verifica no momento da execução do processo se os documentos obrigatórios foram ou não apresentados.
É possível dar permissão para um usuário conseguir efetivar uma matrícula mesmo sem os documentos exigidos apresentados. Para conceder a permissão acesse 'Serviços Globais > Perfil do usuário > Anexo Parâmetros educacionais'.
Para saber mais sobre a configuração de parâmetros do sistema acesse: Pârametros.
Exigido por sexo
É possível definir se o documento é exigido por sexo Masculino, Feminino ou Todos. Por padrão o documento vai estar preenchido com a opção Todos.
Para alunos definidos com o sexo masculino, os documentos solicitados serão os exclusivos com status masculino ou todos, documentos do tipo feminino não serão visualizados. Esse comportamento se estende também na matricula pelo portal.
Caso no cadastro do aluno não tenha sido definido o sexo, os documentos exigidos serão somente os com a opção Todos marcada.
Validar documento pela inteligência artificial
Este recurso está disponível a partir da versão 12.1.2506.
Ao marcar o campo "Validar documento pela inteligência artificial", a seguinte mensagem será exibida.
Os documentos com este campo marcado, serão validados pela inteligência artificial ao serem enviados na etapa de envio de documentos da matrícula online (se disponível) e na aba de Documentos no cadastro acadêmico do aluno no portal do aluno.
Os documentos validados ficarão com status "Validado" ou "Recusado" de acordo com o resultado da validação feita pela IA.
Parametrização
Para que o documento seja validado pela inteligência artificial ao ser enviado na etapa de documentos da matrícula online, além de habilitar o campo para validação por IA no documento exigido, o campo abaixo também deve estar marcado nos parâmetros em Parâmetros | RM Portal Matrícula | Portal - Matrícula / Geral 4/6.
Caso este parâmetro não esteja marcado, o documento enviado durante o processo de matrícula online ficará somente com status "Entregue em validação" para ser validado posteriormente.