Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

RM

Módulo

TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento

Segmento Executor

Construção e Projetos

Projeto1

R_CP_MOV011

IRM1

PCREQ-9556

Requisito1

PCREQ-9558

Subtarefa1

PDR_CP_MOV011-45

Chamado2

Não se aplica.

País

(X) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

Não se aplica.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo

Revitalização do módulo de compras baseado nos levantamentos feitos através do projeto de UX, visando melhorar a usabilidade e experiência do usuário. 

 

Definição da Regra de Negócio

Neste release, elencamos os seguintes itens para que possamos iniciar o processo de revitalização do módulo de compras. 

  • Disponibilizar o campo CNPJ na visão de inclusão de fornecedores no processo de inclusão de cotação.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação, no Assistente de Cotação existe um passo para Escolha de Fornecedores e Escolha de Fornecedores - Qualificação. Nessas duas telas ficará disponível para exibição a informação do CNPJ/CPF do fornecedor.

 Para que esta opção fique disponível na visão, deve-se Configurar Colunas e selecionar a coluna CNPJ / CPF ou clicar na opção Restaurar configuração padrão da janela Selecionar colunas:

 

 

Após escolher a coluna e definir a sua ordem de exibição, ela ficará disponível na visão de fornecedores conforme imagem abaixo:

 Escolha de Fornecedores:

Escolha de Fornecedores - Qualificação:

 

  • Ao compor a cotação, na fase de seleção do fornecedor, ao incluir um novo fornecedor aparece como primeira opção de filtro a cidade. Deveria ter como primeira opção o CNPJ ou nome fantasia ou razão social.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação, no Assistente de Cotação existe um passo para Escolha de Fornecedores e Escolha de Fornecedores - Qualificação. Ao incluir um novo fornecedor, existe a possibilidade de filtrar os fornecedores por alguns campos. Nesse filtro, o campo que aparece como default é Cidade. Será alterado para CNPJ/CPF. Os campos Nome Fantasia e Razão Social também poderão ser utilizados como filtros na busca de novos registros.

 

  • Ter a possibilidade de enviar e-mail da ordem de compra somente para contato dos fornecedores, pois hoje só há como enviar com cópia para contato.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação, quando o status de uma cotação está Pedido de Compra, há a possibilidade de enviar a Ordem de Compra por e-mail (opção: Envio de Ordens de Compra via mail). Na tela de Seleção de Parâmetros do Cabeçalho do E-mail, existe a opção Cópia de E-mail para contatos Cliente/Fornecedor, que faz o envio da Ordem de Compra para o contato principal do fornecedor e seus respectivos contatos cadastrados. Vamos disponibilizar uma opção para que seja feito o envio do e-mail apenas para os contatos do fornecedor, ignorando o e-mail principal. O e-mail principal será uma opção na tela de envio e será exibida marcada por padrão. Será permitido enviar e-mail individualmente para as demais opções e a única opção que será enviada como cópia será a opção Cópia de e-mail para Usuário Logado.

 

 

  • Colocar status de envio da ordem de compra para que na visão o comprador identifique que a OC foi enviada.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Ordem de Compra, haverá na visão um campo para identificar o status de envio de ordem de compra, visando facilitar a identificação do mesmo pelo usuário. Os status serão: Enviado e Não Enviado. Esse campo também será visualizado através da Cotação pelo anexo Pedido Gerados. 

Observação: na visão de Movimento este campo ficará disponível somente se o parâmetro Envia E-mail estiver habilitado para o tipo de movimento selecionado.

   

  • Na negociação o campo de preço cotado vir com aspecto de campo bloqueado. Atualmente ele parece estar desbloqueado para edição, mas não permite a edição.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação e editar uma cotação para registrar negociação os campos Preço Cotado, Unidade Solicitada e Orçada, Prazo Entrega, Coligada Movimento, Código e Descrição do Produto e Quantidade Solicitada, Orçada e Negociada, % ICMS Orçado, %ICMSST e Margem de Lucro ICMS ST, que não são permitidos a edição irão apresentar o aspecto acinzentado. Os campos de Percentual e Valor de Desconto e Despesa que são habilitados por parâmetro da Cotação terão o mesmo comportamento quando não se permitir a edição. Para o registro de orçamento os campos  Unidade Solicitada, Coligada Movimento, Código e Descrição do Produto e Quantidade Solicitada e Orçada e os campos Percentual e Valor de Desconto e Despesa que são habilitados por parâmetro da Cotação terão o mesmo comportamento quando não se permitir a edição. Vide figura abaixo do campo Preço Cotado para a negociação.

 

 

 

  • Na tela de cotação ser possível abrir a tela de edição do movimento de solicitação de compra, assim como pode ser feito com o movimento de ordem de compra gerado.

 Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação e editar uma cotação para visualizar a aba de Itens de Movimento no clique duplo na Grid no Item de Movimento será exibido o Movimento associado ao mesmo, tanto para Solicitação de Compra quanto para Ordem de Compra. No anexo de Itens de Movimento será possível visualizar o movimento associado, portanto, não sendo necessário editar a cotação.

  

  • Possibilidade de visualizar a tela de edição da cotação através do rastreamento de movimentos, ao clicar no registro de cotação.

 Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Solicitação de Compras e visualizar a rastreabilidade do movimento que originou a cotação no clique duplo da Grid será exibida a Cotação.



 

  • No campo Motivo, seja na exclusão de item, na interferência ou no cancelamento de cotação, ter a opção "Outros", que ao ser selecionada, exibirá um campo "Descrição" onde o cliente poderá informar o real motivo, tornando mais flexível.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação nos processos de Cancelamento de Cotação e Exclusão de Item de Movimento atualmente não é apresentado o campo Descrição, portanto, será disponibilizado o mesmo para que seja possível informar através de texto o motivo do Cancelamento da Cotação ou Exclusão de Itens de Movimento. Será disponibilizado os campos Código e Descrição de Motivo da Exclusão na aba de Itens de Movimento.

 

  • Permitir que o processo de incrementar valor cotado/negociado permita informar valores negativos. O nome desse processo é incoerente, pois normalmente diminuímos o valor cotado/negociado e não aumentamos.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação e editar uma cotação para registrar negociação na aba Produtos o Processo "Incrementar Preço Negociado" na Grid acessado através do menu terá o seu nome alterado para "Alterar Preço Negociado" e portanto, terá o seu comportamento alterado para diminuir o valor negociado informando valor ou percentual negativo. 

Ao realizar a edição de uma cotação para registrar Orçamento na aba Produtos o Processo "Incrementar Preço Cotado" na Grid acessado através do menu terá o seu nome alterado para "Alterar Preço Cotado" e portanto, terá o seu comportamento alterado para diminuir o valor cotado informando valor ou percentual negativo. 



 

  • Possibilidade de interferência em todos os itens.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação e editar uma cotação para visualizar e/ou Calcular o Quadro Comparativo será alterada a interferência por Produto para que seja possível ser aplicada a todos os produtos. A entrada de menu do processo será realizada no menu existente separando os Processos Por Fornecedor e Por Produto, conforme imagem abaixo.


Será utilizada o processo, conforme figura abaixo,  para a interferência por Produto e Fornecedor, entretanto, a entrada de dados será realizada de acordo com a intenção do Comprador.

Interferência por Produto via Quadro Comparativo:

Para a interferência realizada através de um duplo clique no Quadro comparativo o Fornecedor virá preenchido e não será permitido a edição e a Grid de produtos terá o filtro de acordo com o produto selecionado e não permitira alteração dos campos Código e Descrição do Produto, Unidade Solicitada, Quantidade Solicitada e Preço, exceto pelo campo Qtde a ser Gerada  ou Qtde Efetivada, de acordo com a parametrização, que poderá ser o seu valor preenchido e por fim informar o Motivo e se necessário o Detalhe do Motivo.

Interferência por Produto via Menu:

Para a interferência realizada através do menu, conforme imagem acima, o usuário poderá selecionar o Fornecedor e todos os produtos que terão o campo Qtde a ser Gerada ou Qtde Efetivada alterada e por fim informar o Motivo e se necessário o Detalhe do Motivo. Serão alterados os valores dos produtos que estão exibidos na Grid de acordo com o Fornecedor selecionado, portanto, não será possível editar múltiplos produtos para múltiplos fornecedores.

Interferência por Fornecedor via Menu:

Para a interferência realizada através do menu, conforme imagem acima, o usuário poderá selecionar o Fornecedor e todos os produtos estarão disponíveis apenas para a visualização e por fim informar o Motivo e se necessário o Detalhe do Motivo.

 

 

  • Permitir incluir uma cotação sem informar condição de pagamento, para que o fornecedor não seja induzido.

Ao acessar Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Compras | Cotação, no Assistente de Cotação existe o passo Informações Gerais onde são informados os itens que serão impostos aos fornecedores no momento de envio do Pedido de Orçamento. Até a versão 12.1.11 a informação de Condição de Pagamento é obrigatório e por padrão vem preenchida com a condição de pagamento utilizada pela última Cotação da coligada logada.

Será criado um parâmetro na Cotação "Condição de Pagamento obrigatório na Inclusão de Cotação" que terá como valor default: marcado. Este parâmetro será considerado no Assistente de Inclusão de Cotação e também no serviço de inclusão de cotação ao preencher os valores defaults do Orçamento para manter o comportamento que existe atualmente.

Quando parâmetro Condição de Pagamento obrigatório na Inclusão de Cotação estiver desmarcado, será permitido:

  • Assistente de Inclusão de Cotação: incluir Cotação sem informar condição de pagamento.
  • Incluir Fornecedor na Cotação sem informar a condição de pagamento.
  • Alteração de Cotação: a consistência será aplicada quando o parâmetro estiver marcado ou é permitido registrar orçamento e registrar negociação.

A Condição de Pagamento será obrigatório nas rotinas: Registrar Orçamento e Registrar Negociação.

Outro ponto que será alterado é o momento de carregar os valores defaults da Cotação. Antes estes valores eram carregados no evento Load do Assistente de Inclusão de Cotação e agora serão carregados ao avançar para o passo Informações Gerais. Foi criado um novo método para Carregar os defaults da cotação por Filial.

Na rotina de Imprimir Quadro Comparativo de Preço, o Prazo Equalizado sempre foi calculado considerando a Condição de Pagamento do Orçamento. Com esta implementação de ser permitido incluir Cotação sem informar Condição de Pagamento, quando a Condição de Pagamento for Por Item, o Prazo Equalizado será sempre 1. A condição de pagamento sendo por Fornecedor, o Prazo Equalizado será calculado somente se a condição de pagamento estiver preenchida no orçamento.


Condição de Pagamento Default

Quando o parâmetro da Cotação Buscar Cond. Pagto do Cli/For estiver marcado, será considerado a Condição de Pagamento de Compra definida no cadastro Condições de Pagamento Defaults para Cliente/Fornecedor (anexo do cadastro de Cliente/Fornecedor). Caso não seja encontrado a condição de pagamento default e a condição de pagamento da cotação for vazia/nula, o sistema irá considerar como valor default para condição de pagamento do Orçamento a Condição de Pagamento utilizada para a última cotação com condição de pagamento informada.

Na alteração da Cotação caso a condição de pagamento esteja vazia/nula, será considerado como valor default a condição de pagamento informada no primeiro registro de Orçamento.

Quando a Cotação utilizar Condição de Pagamento por Item, caso a condição de pagamento esteja vazia/nula, será considerado como valor default a condição de pagamento do Item de Orçamento. Se não encontrar nos Itens de Orçamento será carregado como default a primeira condição de pagamento do Item de Orçamento.

 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.