Informação!

Clique aqui para acessar o CheckList_Meu_eduCONNET.docx

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01. Quando tentamos abrir a Agenda Infantil, está apresentando a mensagem: " Você está sem acesso a internet! favor verificar".

(estrela)  Solução: Verificar se a configuração do Rewrite. Ver item de documentação aqui.


02. Após realizar a parametrização, os menus de Agenda Infantil, Biblioteca, Pagamento não são apresentados no APP: Meu eduCONNECT

(estrela)  Solução:

      1) Verificar se a configuração do Rewrite (verificar se a condição pattern=" /api/(.)"* possui um espaço no início do parâmetro). Ver item de documentação aqui

      2) Conferir se não existe a mesma configuração do Rewrite em outros sites (configuração duplicada.)

      3) Caso o erro persista, recomendamos  habilitar no IIS o "Failed Requeste Tracing Rules" e avaliar como o IIS esta executando o redirecionamento.

      4) Pode ser que algum menu não esteja sendo apresentado para apenas alguns usuários. Conferir se a respectiva funcionalidade está marcada na etapa eduCONNECT 5/5 nos contextos em que o usuário tem permissão para acessar no anexo "Usuário / Filial" do cadastro do usuário no contexto do Educacional. Para mais detalhes, clique aqui. 


03. Ao tentar enviar uma mensagem de Notificação através do RM.exe ocorre o erro: Não foi possível estabelecer comunicação com eduCONNECT SendNotification. The Apns certificate is expired. .TrackingId:dcd9b000-73c6-4cad-8579-cdb637bc2a8e_G22,TimeStamp:3/22/2021 7:22:02 PM

(estrela)  Solução: Verificar se os certificados da Apple Store estão dentro do prazo de validade. Neste caso é necessário entrar em contato com o Dev Team para que o mesmo realize essa a validação.


04. Mesmo após toda configuração de permissão algum botão não fica disponível no eduCONNECT.

(estrela)  Solução: Conferir as configurações de Rewrite e caso esteja funcionando validar se o parâmetro "SubdomainMask" está parametrizado no RM.Host. Caso esteja, a URL do RM.Host do Rewrite deverá ser alterada adicionando o DefaultDB como subdomínio.

Exemplo:

Antes
<rewrite>
	<rules>
		<rule name="TOTVS_API_ReverseProxyInboundRule">
			<match url="(.*)" />
			<conditions logicalGrouping="MatchAny">
				<add input="{REQUEST_URI}" pattern="/api/(.*)" />
			</conditions>
			<action type="Rewrite" url="https://colegioteste.rm.cloudtotvs.com.br:8051/{R:1}" />
		</rule>
	</rules>
</rewrite>
Depois
<rewrite>
	<rules>
		<rule name="TOTVS_API_ReverseProxyInboundRule">
			<match url="(.*)" />
			<conditions logicalGrouping="MatchAny">
				<add input="{REQUEST_URI}" pattern="/api/(.*)" />
			</conditions>
			<action type="Rewrite" url="https://corporerm.colegioteste.rm.cloudtotvs.com.br:8051/{R:1}" />
		</rule>
	</rules>
</rewrite>
05. Após realizar a parametrização, os menus de Agenda Infantil, Biblioteca, Pagamento não são apresentados no APP: Meu eduCONNECT

Estava apresentando o seguinte erro: 

(estrela)  Solução: Verificar se a dll "RM.Edu.API.dll" no Bin se encontra atualizada. Executar novamente o Restore posteriormente apagar o _Broker.dat reiniciar.


06. Ao acessar o app Meu eduCONNECT e clicar no menu: Agenda Infantil  o APP fica carregando o tempo todo, sem retornar as Turmas para cadastro da agenda.

(estrela)  Solução: Neste caso, o App está efetuando o download do banco SQLLite ( das Turmas/Disciplinas do menu: Mensagens e Agenda Infantil no qual o professor está vinculado) onde o tempo máximo é de 10 minutos.

Em alguns casos, o que pode fazer é verificar se na base do cliente possui períodos letivos não não faz parte do período atual, que ainda estão ativos (2019 - 2018 - 20171S – 2017 - 2016) no sistema, fazendo com que ao logar no Aplicativo retornem muitos registros (o que pode onerar o download de todas as Turmas/disciplinas no qual o professor está vinculado).


07. Ao autenticar na parametrização do Meu eduCONNECT, o sistema exibe a mensagem de erro "Erro interno do servidor".

Ao realizar o teste via POSTMAN, obtemos o erro como uma página HTML, onde podemos constatar um serviço de bloqueio contra ataques (DDoS) no ambiente do cliente.

Nesse exemplo, o cliente utilizava dos serviços do CLOUDFLARE (https://www.cloudflare.com/).

(estrela)  Solução: Neste caso, realizamos um acesso em nosso Azure para obter os IPs de saída (portal.azure.com | App Services | educonnect | Networking | Outbound address) das WebAPIs (https://educonnect.azurewebsites.net e http://educonnect-common.azurewebsites.net), e informamos ao cliente todos os IPs para que ele pudesse cadastrar o acesso no CLOUDFLARE.

Issue base: DEDUCAPCOM-2176 - Obtendo detalhes do item... STATUS

Tivemos um outro cenário com o CLOUD da TOTVS (issue: DEDUCAPCOM-4306 - Obtendo detalhes do item... STATUS ) em que tinha uma restrição no servidor do cliente, no servidor do cliente em questão estava permitindo somente as requisições do Brasil e Itália, em acesso com o time de CLOUD da TOTVS passamos as faixas dos IPs de saída conforme o servidor do Azure que hospedamos a API, o time de CLOUD cadastrou os IPs e o problema foi solucionado.


08. Ao autenticar na parametrização do Meu eduCONNECT, o sistema exibe a mensagem de erro "Não foi possível estabelecer comunicação com o eduCONNECT".

Segue abaixo o print do erro apresentado que vem em conjunto com algumas informações técnicas

(estrela)  Solução: Neste caso, verificamos que o usuário utilizado para a integração com o eduCONNECT não pode ser "Responsável (Pai, Mãe, Resp. Financeiro ou Resp. Acadêmico)" de outros usuários no sistema, pois terá o seu acesso restrito e não será possível alterar as opções de temas do aplicativo na aba eduCONNECT 3/5 dos parâmetros, conforme descrito na documentação (02 - Parametrização). Desta forma, se faz necessário utilizar outro usuário para a integração ou desvincular este usuário dos outros usuários do sistema.


09. Ao acessar o menu: Acadêmico e realizar o download de materiais (Instituição/Disciplina) e Relatórios, aparece o load de carregando e não baixa os arquivos.

(estrela)  Solução: Neste caso, realizar a validação do certificado SSL através do site: https://www.digicert.com/help/ informando no campo: Server Addres o site do cliente sem o /TotvsEducaMobile

Exemplo: O portal do TOTVS Educa Mobile é do cliente é: http://Portal_do_Cliente/Educamobile/

Informar apenas a URL: http://Portal_do_cliente.com.br no campo: Server Address

(estrela)  Solução: Remover a portal 443 nas configurações da URL do Educamobile.

Identificamos que a porta padrão utilizada no ambiente TCLOUD é 443, como a porta 443 é um endpoint virtual, não podemos informa-la nas configurações no RM.exe, pois teoricamente quando o navegado entra um endereço com esta porta, ele automaticamente  é ignora a mesma, com isto gerando um problema de navegação do eduCONNECT. Mesmo que no painel do TCLOUD a porta esta informada 443



10. Ao acessar o menu: Mensagens e tentar enviar uma mensagem com anexo ocorre o erro:

(estrela)  Solução: Neste caso, realizar a validação do certificado SSL através do site: https://www.digicert.com/help/ informando no campo: Server Addres o site do cliente sem o /TotvsEducaMobile

Exemplo: O portal do TOTVS Educa Mobile é do cliente é: http://Portal_do_Cliente/Educamobile/

Informar apenas a URL: http://Portal_do_cliente.com.br no campo: Server Address


11. Liberação do botão "Pagamento" no Meu eduCONNECT.

(estrela) Solução: Acessar a documentação Liberação do botão "Pagamento" no Meu eduCONNECT.


12. Ao tentar cadastrar um novo cartão na carteira digital (eduCONNECT Pay), na inclusão dos dados do usuário, o sistema exibe a mensagem de erro "Erro interno do servidor".

Ao realizar o teste via POSTMAN, obtemos o erro abaixo:

"Error reading integer. Unexpected token: StartArray. Path 'countryAbbreviation'."

(estrela) Solução: Ajustar a configuração do URL Rewrite do EducaMobile. No cliente, a configuração abaixo estava com "{C:0}". Alteramos para "{R:1}" e o erro parou de acontecer


13. Ao tentar acessar a opção "Acadêmico" no aplicativo, ocorre o erro ERR_FILE_NOT_FOUND abaixo:

(estrela) Solução: Acessar a parametrização do eduCONNECT e retirar qualquer espaço em branco dos campos informados e realizar nova autenticação. Com a autenticação com sucesso, clicar no botão "Gerar QRCode" e realizar a leitura pelo aplicativo para realizar novo teste acessando a opção Acadêmico. 


14. Ao enviar o aplicativo para revisão na Loja da AppStore, o aplicativo é rejeitado com a mensagem "We discovered one or more bugs in your app. Specifically, your app loaded indefinitely after login. Please review the details below and complete the next steps." ou alguma semelhante relacionado ao fato de que ao realizar o Login, o aplicativo fica "carregando" infinitamente.


(estrela) Solução: A fim de solucionar este problema deve-se seguir os seguintes passos:

  • Realizar um novo teste no build que foi submetido para revisão realizando o Login com  o Usuário e a Senha enviados para a Loja;
  • Validar se os dados de Usuário e Senha enviados para a Loja estão corretos;
  • Como boa prática, reinicie os serviços do Host da máquina de IP Público (10.31.0.212) em que é hospedado o ambiente de testes do Meu eduCONNECT e testar novamente o Login
  • Caso esteja funcionando corretamente, responder a rejeição com a mensagem abaixo:


Mensagem de revisão - AppStore

Hi , I would like to thank you for telling us that our application isn't working as it should be, I also would like to inform you that we already fixed this bug. It may take a while to make your first session on the application.
PS. when it shows loading params it already loged on


15. Ao acessar o App, e clicar em qualquer menu, ocorre o erro: Operation is not supported on this platform

(estrela) Solução: Verificar como está a configuração do Pool de Aplicação do IIS, onde o modo de pipeline gerenciado deverá estar parametrizado como:  Integrado


15. Lista de contexto retornado para o app

Contexto do APP.postman_collection.json


(estrela) Solução:  Verificar os contexto retornado para o eduCONNECT

Onde será necessário informar a URL da API, usuario e senha



16. Ao logar no eduCONNECT e a clicar no menu de Academico, voltar para a tela de login

Ao clicar no menu de acadêmico o educonnect voltara para a tela de de login, e informa "Alteração de Segurança, realize o login".

No educamobile, o login funciona normalmente.


(estrela) Solução: Verificar se o alias do banco de dados no host.config tag "DefaultDB" está igual ao alias do web.config do educamobile


  • Web.config do educamobile


  • Host.config.exe



(estrela) Solução: Atraves desta página, conseguimos realizar a mesma chamada que o eduCONNECT realiza o login atraves do educamobile. 


(estrela) Solução:  Verificar os contexto retornado para o eduCONNECT

Onde será necessário informar a URL da educamobile, usuario e senha





  • Sem rótulos