Índice:


       

Objetivo:


       O objetivo deste documento é trazer uma visão do que é e como funciona os marcadores no RM Reports.

Introdução:


       Os marcadores tem como objetivo literalmente marcar alguns campos do texto definidos pelo usuário, para que ao gerar o relatório eles sejam mais facilmente encontrados.

      Eles funcionam como um Índice, quando clicado no marcador ele direciona diretamente para onde o campo está.

      Por exemplo:

       Um relatório que trás uma ficha de registro de todos os funcionários da empresa, e para fins de conferência, deseja-se saber as alterações de salário de cada um dos funcionários.

       Desta forma, basta colocar um marcador no campo "Alterações de Salário", para que na pré-visualização ou ao gerar o relatório, ao clicar no marcador ele direcione diretamente para o campo.

Como criar:


   Passo a passo para configurar os marcadores:

    Primeiramente, é necessário "ativar" os marcadores em seu relatório. Para isso, basta informar o nome de seu marcador na Grade de Propriedades do Relatório.

    Basta selecionar a caixa de texto do "Marcador" e digitar o nome desejado. Conforme imagem abaixo:

    Em seguida, selecione o campo que você deseja marcar. Acesse a Grade de Propriedades do campo selecionado e no campo "Marcador" digite por qual nome esse campo será identificado.

    O campo "Marcador Pai" é opcional, caso o usuário deseje estabelecer marcadores em diferentes níveis, caso nada seja selecionado, todos os marcadores serão criados no mesmo nível.

    O campo "Marcador Pai" caso preenchido, deve selecionar qual será o campo representando o nível superior ao marcador.

    Repita o 2° Passo em todos os campos em que se deseja colocar um marcador. 

    Vizualização:


           Como exemplo, utilizaremos um marcador no campo "Alterações de Salário".

           A cada vez que é clicado no marcador "Salário" criado, ele direciona diretamente para o campo, conforme imagem abaixo:


    • Sem rótulos