Ordem de serviço (OS) é um documento através do qual são expedidos serviços a serem executados, sejam eles na manutenção de um objeto que necessite de reparos em uma oficina mecânica ou em uma prestação de serviço como a instalação de um telefone solicitado por um assinante a uma prestadora de serviço de telefônica por exemplo.
Uma OS é composta de uma numeração própria que é usada para a sua identificação e identificação dos produtos/serviços que também fazem parte dela e de uma ou mais mãos de obra que são as pessoas encarregadas de efetuarem os serviços contidos na OS.
O TOTVS Manutenção, permite que uma empresa controle todo o seu processo de manutenção incluindo o controle de Ordens de Serviço e de todos os itens relativos a ela.
Ele é capaz de controlar desde o atendimento ao cliente, passando pela fase de análises/andamento, alocação da mão de obra e execução dos serviços até à hora em que a ordem de serviço for finalizada estiver pronta para ser faturada.
O faturamento da Ordem de Serviço é feito dentro do sistema TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento. Para saber mais sobre como faturar um movimento clique aqui.
A ordem de serviço é uma extensão do movimento do sistema TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, sendo assim, todas as possibilidades de parametrização existentes dentro do movimento passam a ser possíveis na ordem de serviço como por exemplo o uso de fórmulas de consistências, a possibilidade de usar descontos e despesas dentro da ordem de serviço, meio de pagamento, cópia de movimento, o uso de produtos substitutos / similares dentre outras.
Toda a parametrização que fuja do contexto do sistema TOTVS Manutenção é realizada dentro do sistema TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento acessando o tipo de movimento.
Estornar Item não Recebido
Esse processo não é apresentado para ser executado diretamente na Ordem de Serviço, entretanto, é possível executar esse processo em um movimento gerado a partir da Ordem de Serviço (uma Requisição de Material, por exemplo) no TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento.
Ao executar o processo "Estornar Item não Recebido" para um item de um movimento gerado pela Ordem de Serviço, o vínculo do item com a Ordem de Serviço é removido e será possível excluir o item da Ordem de Serviço.
Concluir Pedido
Esse processo não é apresentado para ser executado diretamente na Ordem de Serviço, entretanto, é possível executar esse processo em um movimento gerado a partir da Ordem de Serviço (Requisição de Material, por exemplo) no TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento.
Ao executar o processo "Concluir Pedido" para um item de um movimento gerado pela Ordem de Serviço, o vínculo do item com a Ordem de Serviço NÃO é removido, e desta forma não é possível excluir o item da Ordem de Serviço.