Nesta opção de menu serão inseridos as Modalidades de Vendas que serão utilizados no cadastro de Vendas.
Através do cadastro é possível controlar:

Dados Gerais / Identificação
Ao cadastrar ou editar uma Modalidade de Venda, abrirá a janela de edição, na pasta Identificação, onde será possível cadastrar os seguintes campos:

  • Global: Informe se a Modalidade de Venda é visível a todas as coligadas ou somente a coligada corrente;
Quando uma modalidade global for associada à um empreendimento, tabela de preço ou uma venda, elas não poderão ser alteradas para local em nenhuma coligada.
  • Tipo de Modalidade: Informe o Tipo da Modalidade. O sistema dispõe de 4 tipos, segue:
    • Todas: A modalidade será apresentada em todas as entidades que tenha Plano de Financiamento (Venda, Aditivo e Distrato);
    • Venda: A modalidade será apresentada apenas na venda;
    • Aditivo: A modalidade será apresentada apenas no aditivo;
    • Distrato: A modalidade será apresentada apenas no distrato;
  • A modalidade de venda restringe inclusão de novos componentes: O sistema dispõe de duas opções Não Restringe e Restringe no Portal de Venda de Incorporação (PVI). Basicamente essas opções vale apenas quando se trata de uma modalidade que será utilizada no PVI. Sendo assim, a opção Não Restringe deixará o usuário alterar a modalidade dentro do PVI livremente. A opção Restringe impedirá o usuário de alterar a modalidade dentro do PVI.  
  • Modalidade: Informe o código para a Modalidade de Venda; 
  • Descrição Modalidade: Informe a descrição da Modalidade de Venda. Ex.: Financiamento Padrão.
  • Dias de Vencimento Ex. 5;10;15: Se configurado esse campo com as datas que a empresa aceita no seu vencimento de parcelas, o sistema ao copiar a modalidade da venda, o sistema utilizara a data da venda para definir o dia de vencimento posterior e igual a essa data, que será armazenado na venda, campo dia de vencimento do contrato. Se o campo ficar em branco, seguirá a regra existente da data da venda como base.
    • Ex: Data Venda 22/11/2022, dias configurados na modalidade "5;10;20;25", então o sistema irá verificar a primeira data após esse dia que será o dia 25.  Dessa forma, o dia do vencimento será sempre no dia 25 e a data base do primeiro vencimento será o dia 25/11/2025. 
    • Ex: Data Venda 26/11/2022, dias configurados na modalidade "5;10;20;25", então o sistema irá verificar a primeira data após esse dia. Como não tem, ele utilizará a primeira data do próximo mês, que nesse caso será o dia de vencimento 5 e a a data base para o primeiro vencimento será o dia 05/12/2022.  
  • Data de Início: Informe a data de início para a vigência desta Modalidade de Venda;
  • Data de Término: Informe a data de término para a vigência desta Modalidade de Venda;  
  • Efeito Financeiro: Este campo é usado para definir qual será a opção de contabilização informada nos Lançamentos Financeiros gerados para o TOTVS Gestão Financeira. Os lançamentos serão provenientes das vendas do TOTVS Incorporação respeitando a configuração feita na modalidade associada na venda. Os Efeitos Financeiros disponíveis são: "Não Contabilizar", "Efeito Contábil", "Baixa Contábil" ou "A Contabilizar".

A opção selecionada irá influenciar no momento da baixa do lançamento financeiro no sistema TOTVS Gestão Financeira. Por exemplo, um Lançamento Financeiro com o Efeito Financeiro "Não Contabilizar", poderá ser baixado sem a necessidade de informar um Evento Contábil no momento da baixa no TOTVS Gestão Financeira.

Ao cadastrar uma nova venda, só irá aparecer as modalidades que estiverem o campo início da vigência informado e dentro do início da validade do tempo;

Ao cadastrar uma nova venda, só irá aparecer as modalidades que estiverem dentro do limite de tempo informado no campo término da vigência;

Dados Gerais / Eventos Contábeis 
Nesta opção, será possível cadastrar os eventos contábeis padrões/default que serão realizados nesta Modalidade de Venda.

  • Venda/Aluguel: Informe o Evento Contábil que será utilizado para contabilizar a inclusão do Contrato de Venda. Ao parametrizar um Evento Contábil para este fim, deve-se levar em consideração que o Imóvel deverá ser retirado do estoque da empresa e registradas as contabilizações para recebimento a curto e longo prazo, conforme a política de cada empresa
  • Entrega de chave: Informe o Evento Contábil para contabilizar a Entrega de Chaves e também o Valor dos Custos relativos a esta ação. É importante ressaltar que a contabilização deste evento só é possível após a efetivação da Venda/Aluguel.
  • Eventos no reajuste: Informe os Eventos Contábeis que serão utilizados para a contabilizar os valores calculados pelo Processo de Reajuste da Venda.

Reajuste Inflacionário

Reajuste Deflacionário

  • Distrato: Informe o Evento Contábil será utilizado para contabilizar as movimentações relativas ao Distrato do Contrato de Venda..
  • Seguro por Empreendimento: Informe o Evento Contábil que será utilizado para contabilizar os valores Seguro por Empreendimento, calculados pelo Processo Gerar Seguro Por Empreendimento, disponível no menu de Processos da Venda.
  • Eventos no Aditivo: Informe os Eventos Contábeis que serão utilizados ao se efetivar um Aditivo para o Contrato de Venda.

Aditivo Inflacionário

Aditivo Deflacionário

  • Evento de Transferência: Informe um Evento Contábil para tratar as movimentações realizadas pela transferência de Saldo entre Longo Prazo e Curto Prazo, conforme a parametrização do período de cada um desses eventos.


Sabia Mais

Para maiores detalhes sobre o porquê desses Eventos Contábeis, acesse o link abaixo:

Contratos de Venda - Dados Gerais - Contabilidade



Dados Gerais / Valores Tipo de Parcela
Nesta opção, será possível cadastrar os Tipos de Parcelas que serão utilizados nesta Modalidade de Venda. Se necessário pode ser preenchido o valor da Taxa Juros Mora % ou % Multa Atraso e ainda associar a Conta/Caixa ao tipo de parcela.

Integração / Portal de Imóvel
A fim de atender a demanda do Portal de Imóveis (PI) e de outros eventuais portais de venda que possam vir a integrar com o TOTVS Incorporação, existem os seguintes campos:

  • % Mínimo de Desconto: Define o percentual mínimo de desconto que pode ser aplicado na proposta, não permitindo que seja aplicado um percentual inferior ao parametrizado;
  • % Máximo de Desconto: Define o percentual máximo de desconto que pode ser aplicado na proposta, não permitindo que seja aplicado um percentual superior ao parametrizado;
  • % Mínimo de Sinal: Define o percentual mínimo que a parcela de sinal pode ter em relação ao valor total da proposta, não permitindo parcelas com um valor percentual inferior ao parametrizado;
  • % Máximo de Sinal: Define o percentual máximo que a parcela de sinal pode ter em relação ao valor total da proposta, não permitindo parcelas com um valor percentual inferior ao parametrizado;
  • % Mínimo de Arrecadação: Define o percentual mínimo de arrecadação, que é calculado com base nos juros prefixados dos modelos PRICE, SAC e SACRE, quando a proposta utilizar essas modalidades de venda;
  • % Máximo de Arrecadação: Define o percentual máximo de arrecadação, que é calculado com base nos juros prefixados dos modelos PRICE, SAC e SACRE, quando a proposta utilizar essas modalidades de venda;
  • % Taxa TMA - VPL: Define o percentual da Taxa Mínima de Atratividade, que indica um retorno mínimo para que um investimento valha a pena para um investidor. Este percentual é verificado no momento da descapitalização das parcelas da proposta.
  • % de Perda VPL: Define o percentual de VPL aceitável, quando o Plano de Financiamento da proposta é trazido a valor presente. Este cálculo é realizado para validar as alterações nos valores das parcelas e datas de vencimento, que são realizadas pelo corretor ao montar a proposta. O sistema considera o Percentual de Perda VPL, que estiver parametrizado na entidade mais específica, ou seja, na que for mais detalhada em relação à proposta.

    Ou outras palavras, o sistema respeitará  a seguinte ordem de verificação, partido da entidade mais específica, para a mais genérica, caso aquela não tenha esta informação parametrizada:

    1° - Alçada de Aprovação, localizado no Portal do Imóvel;

    2º - Modalidade, localizado no TCGI; ou

    3º - Empreendimento, localizado no TCGI.

    Assim, por exemplo, caso haja uma Alçada de Aprovação parametrizada no Portal de Imóvel, ela irá prevalecer sobre o percentual de perda VPL, parametrizado na Modalidade, que por sua vez, prevalece sobre este mesmo percentual parametrizado no Empreendimento.

  • Nro Máximo Meses Após Entrega: Se configurado esse campo, a proposta da venda (Portal de Imóveis) será aprovada se não houver parcelas com vencimentos posterior a data de entrega mais o número de meses configurado nesse parâmetro. 
    • Ex: Data de Entrega 01/01/2024, configurei 3 meses após a entrega, como o limite para existir parcelas, então a proposta da venda não poderá ter nenhuma parcela com vencimento a partir da data 01/04/2024;

Estes campos são destinados ao controle de Desconto, Perda VPL, Sinal, Arrecadação ou Taxa VPL na proposta no portal, onde o usuário deverá indicar o percentual mínimo e/ou máximo sobre o valor total da proposta que o componente da venda deve representar.

Plano de Financiamento / Condições de Financiamento Modalidade
É possível incluir as Condições de Financiamento da Modalidade que serve de parâmetro para geração do plano de financiamento. O sistema disponibiliza que os Componentes podem ser separados por grupo de acordo com cada necessidade especificamente.

  • Sem rótulos