Índice:


       

     

Objetivo:


      Este tutorial descreve como criar um relatório vinculado a dados que exibe informações em um formato tabular, utilizando o controle Tabela.

Criando um relatório utilizando tabela:


           Para criar um relatório utilizando o controle tabela, neste tutorial comece com um relatório vinculado à tabela "PFUNC", de exemplo.

    (informação) A pesquisa por uma fonte de dados é feita através do menu “Inicio | Dados | Adicionar Fonte de Dados”.

           Para imprimir o cabeçalho de coluna na parte superior das informações do documento, adicione uma faixa de cabeçalho de página ao relatório. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse na superfície do relatório e selecione Inserir Seção | Cabeçalho do Detalhe, no menu de contexto que é chamado.

           Selecionando a Caixa de Ferramentas, inclua controles do tipo Texto e atribua a nomenclatura desejada para as colunas da tabela.

           Para incluir o controle Tabela acesse a aba de Caixa de Ferramentas | Controles Avançados, selecione e arraste para o corpo do relatório.

           Para fornecer conteúdo dinâmico às colunas da tabela, alterne para a Lista de campos. Selecione o campo, arraste-o e solte-o na célula desejada.

    (ideia) Também é possível associar uma fonte de dados à célula utilizando a seguinte forma: Clicando no ícone Smart Tag da célula, em “ligação de dados” selecione a coluna desejada.

           Depois de associado os campos às células da tabela e as formatando, teremos o seguinte resultado no exemplo:

    Preview do relatório gerado:





    Produto: Framework

    Versão: 12.1.XX

    Processo: Controle Tabela