Índice:


       

Objetivo:


       O objetivo deste documento é trazer uma visão de como funciona tela de Cadastro de Relacionamentos. 

Introdução:


       São utilizados para criar um relacionamento entre as Entidades criadas anteriormente.

       Os relacionamento são criados visando utilizá-los posteriormente, no Design do Relatório, para criar um relatório do tipo Mestre Detalhe, entre outros.   

Como criar:


       Para criar um novo Relacionamento, basta clicar em "+ Novo" e informar os campos abaixo:

Nome do relacionamento: Informe o nome do relacionamento, deve ser um nome único e é por ele que o relacionamento será identificado.

Entidade pai: Informe qual será a entidade pai, ou seja, a entidade mais forte.  (Ex: Funcionários)

Entidade filha: Informe qual será a entidade filha, ou seja, a entidade que depende da pai. (Ex: Dependentes_Funcionários)

Colunas Entidade Pai: Selecione qual coluna será relacionada.

Colunas Entidade Filha: Selecione qual coluna será relacionada.

Adicionar Relação: Clique no botão para que a relação seja adicionada.

Para adicionar outras colunas à relação, selecione as colunas em "Colunas Entidade Pai" e "Colunas Entidade Filha" e clique em "Adicionar Relação".

Exemplo prático abaixo:

Caso deseje excluir a relação entre as colunas, basta clicar em "Remover"

Utilizando uma conexão com um Provedor Integrado:


       Caso as Entidades selecionadas estejam vinculadas à um mesmo Provedor Integrado que possua informações de relacionamentos, os mesmos serão carregados automaticamente.

Para que o relacionamento automático seja retornado, é necessário que no cadastro de Entidades, todas as colunas que compõem a relação sejam selecionadas.

       Caso haja mais de um Relacionamento disponível entre as Entidades selecionadas, será exibido um combobox para selecionar o relacionamento desejado.

       Também é possível remover as relações carregadas automaticamente e selecionar as colunas manualmente.

  • Sem rótulos