O risco é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, tem efeito em pelo menos um objetivo do projeto. Os objetivos podem incluir escopo, cronograma, custo e qualidade.

 O gerenciamento de riscos em um projeto tem por objetivo diminuir a probabilidade e o impacto de eventos adversos ao projeto e aumentar a probabilidade e o impacto de eventos positivos.

 O processo de gerenciamento de risco pode ser descrito basicamente por seis etapas:

Através deste cadastro será possível realizar a documentação de suas características e determinar quais riscos podem afetar o projeto.

Status – Os possíveis status para o risco serão:

  • Para risco tipo ameaça ou oportunidade - Em aberto (Status inicial);
  • Para risco tipo ameaça  - Eliminar, Transferir, Mitigar, Transferir/Mitigar, Aceitar ativamente, Aceitar passivamente;
  • Para risco tipo oportunidade - Explorar, Compartilhar, Melhorar, Compartilhar/Melhorar, Aceitar passivamente.

Observações:

  • O status inicial para o risco será "Em Aberto". Os demais Status serão atribuídos ao risco através do processo – planejar resposta;
  • O status do risco será definido de acordo com a estratégia associada a reunião atual. O sistema considera como reunião mais atual aquela com data de abertura mais recente.;
  • Data de identificação - consta a data que o risco foi identificado;
  • Tipos - Os tipos possíveis para o risco são, Ameaça ou Oportunidade.;
  • Código EAR – Campo destinado para informação da categoria Estrutura Analítica de Risco. 

Atenção:

  • Só poderá ser vinculado ao risco apenas uma categoria de EAR de ultimo nível. 

Exemplo:

  • EAR 001
    EAR 001.01
    EAR 001.01.01
    EAR 002
    EAR 002.001

No campo Código de EAR ficara visível para inclusão as categorias: EAR 001.01.01 e EAR 002.01 apenas uma categoria será vinculada ao Risco.

Responsável pela identificação – Usuário que identificou o risco. Este usuário deve estar na equipe do projeto.

Responsável pelo acompanhamento – Usuário que será responsável por realizar o acompanhamento do risco. Este usuário deve estar no cadastrado da Equipe do Projeto.

Contexto - O contexto serve para explicar o meio em que o risco esta inserido, explica o motivo do risco. Este é destinado a pessoas que não tem tanto contato com a gestão do risco do projeto.

Índice de importância – Índice de importância do risco no projeto é obtido através do processo calcular risco.

Cada risco poderá ser associado a uma ou mais atividades. Da mesma forma uma atividade poderá estar associada a um ou mais riscos. A associação das atividades é apenas descritiva. O impacto e a probabilidade do risco ocorrer é referente ao projeto como um todo.

O status de um risco recém criado sempre começa "Em aberto". A mudança de status será realizada no planejamento de respostas a risco.
Um risco fará referência apenas a uma categoria terminal da EAR.

Na tela de edição e na grid de riscos trazer a aba referente ao anexo de impacto e probabilidade e a aba referente ao anexo de reuniões abertas por default.

Atenção:

  • Na visão do Risco, será apresentado o campo Índice de importância.  O índice de importância é obtido de acordo com os valores de impactos e probabilidade informados (Anexos – Impacto e Probabilidade).  O cálculo deste índice é realizado pelo processo Calcular Risco.

Observação:

  • O campo referente ao índice de importância atual tem suas casas decimais definidas em: Parâmetros do projetos - Exibição - Geral - Casas decimais - Coef. Especiais.



Reuniões 

Tarefas Associadas

Impacto e Probabilidade 

Estratégias 

Matriz de Objetivos 



Planejar Resposta

Calcular Risco

Gerar Matriz de Risco