O controle de Fluxo de Caixa permite que os desembolsos de um projeto sejam provisionados no sistema financeiro integrado ao Totvs Obras e Projetos.

É um processo responsável por efetuar e manter os lançamentos no sistema financeiro.

E permite também visualizar na tela dividido em etapas os lançamentos feitos.

Uma das principais funções desse processo é apurar o saldo disponível no momento da execução do mesmo projetando o futuro para que sempre exista capital de giro acessível tanto no custeio da operação da empresa (folha, impostos , fornecedores entre outros) quanto para investimentos (pintura, reforma etc).


Fluxo:

  • Parametrização
  • Linha Base 
  • Saldo 


Parametrização:


Para utilizar esse processo é importante atentar as premissas:


Backoffice Protheus:

Quando essa integração está ativa é necessário executar o configurador que cadastra os parâmetros e adapters do pacote utilizado. Detalhes:1 - CONFIGURAÇÃO

Veja também: Documentação Processo de Saldo de Fluxo de Desembolso quando integrado com o Backoffice Protheus: 3 - PROCESSOS

Nesse link será possível ver todo conteúdo necessário para integrar o TCOP X  Backoffice Protheus. DI_MANUAL_TOTVS_TOP_BackOffice_Protheus_EAI2.0


Para quem possui apenas o backoffice RM segue as premissas abaixo:


Backoffice RM

Para utilização do processo é necessário realizar parametrização:


1-  Parametrizar (F6) - Parâmetros do Projeto a opção dos parâmetros (Integração/Financeiro/Saldo para Fluxo de Desembolso).

2- Parametrizar (F6) - Parâmetros do Projeto a opção de integração com Financeiro(Integração/Financeiro/Geral).

3- Parametrizar (F6) - Parâmetros do Projeto a integração com o Suprimento e Faturamento (Integração /Financeiro / Suprimento/ Faturamento).


Não é possível a execução do processo de Saldo de Fluxo de Desembolso sem a devida parametrização , é necessário que o usuário tenha as devidas permissões e que tenha configurado todos os itens abaixo:

Centro de custo do projeto definido.

Filial do projeto definida.

Permissão para calcular projeto.

Integração com o Suprimento e Faturamento.

Integração com o Financeiro.

Tipo de documento de linha base.

Tipo de documento de saldo.

Código de cliente e fornecedor.

Informar parâmetros em "Integração | Suprimento / Faturamento | Geral":

Habilitar a integração com o Suprimento e Faturamento;

Informar a condição de pagamento.


Para mais detalhes de como configurar a integração com o Suprimento e Faturamento acesse: BackOffice Suprimentos/Faturamento

 






Informar parâmetros em "Integração | Financeiro | Geral":

Habilitar a integração com o Financeiro.


Informar parâmetros em "Integração | Financeiro | Saldo par Fluxo de Desembolso":

Habilitar geração do saldo de fluxo de desembolso do projeto.

O Tipo de documento de lançamento de linha base.

Tipo de documento de lançamento de saldo.

Código do cliente (receita).

Código do fornecedor (despesa).

Opcional:

Calcular o projeto automaticamente antes da execução do processo.

Agrupara os lançamentos financeiros por obra.


Opção "Editável"

Para cada parâmetro informado, poderá optar em permitir a edição / mudança no momento da execução do processo, para isto deve marca a opção "Editável" para o campo desejado.




Informar parâmetros em "Integração | Financeiro | Saldo par Fluxo de Desembolso | Tabelas Opcionais":

Permitir informar um registro default relacionado as tabelas opcionais.








Processo
O processo "Saldo do Projeto para Fluxo de Desembolso" (Projetos > Construção e Projetos > Controle > Saldo para Fluxo de Desembolso)

Ao acionar a opção Saldo para Fluxo de Desembolso o sistema exibe a tela do processo, e sua primeira etapa consiste em conferir os parâmetros definidos no projeto e que serão usados nos lançamentos, além de algumas opções :



Todos os campos dos parâmetros acima, foram informados nos Parâmetros do Projeto > Integração > Financeiro.

A condição de pagamento exibida é cadastrada em Parâmetros do projeto > Integrações > Suprimentos/Faturamento > Geral.

É obrigatória na geração do Saldo para Fluxo de desembolso.



Discriminar Valores - Etapa a etapa.

https://tdn.totvs.com/x/74PDIQ


As informações iniciais para o processo são recuperadas do cálculo da Curva "S". Com isso, os valores e datas das necessidades consideram automaticamente o prazo de ressuprimento dos insumos. Para o processo, será considerado o primeiro dia do mês como referência para o cálculo da data de pagamento ou recebimento, que poderá variar devido às condições de pagamento.

O lançamento de Linha Base é feito apoiando-se no planejamento do projeto e é utilizado para estabelecer um critério de comparação para o andamento do desembolso do projeto. Ele é composto por três etapas: geração do histograma (Curva S), geração do cronograma de desembolso e, por fim, se houver um lançamento de linha base feito anteriormente, ele é apagado e o um novo lançamento financeiro é gerado.

Para que o histograma seja gerado corretamente, é necessário que o projeto esteja calculado, bem como a Curva ABC de Insumos. Desta forma, a Curva ABC de Insumos é calculada automaticamente nesta fase e há também a opção de calcular o projeto através deste processo.  Em sua última fase, o processo exclui os lançamentos de linha base anteriores, de acordo com o tipo de documento, e gera novos lançamentos, baseados no cronograma de desembolso calculado.