O controle de Fluxo de Caixa permite que os desembolsos de um projeto sejam provisionados no sistema financeiro integrado ao Totvs Obras e Projetos.
É um processo responsável por efetuar e manter os lançamentos no sistema financeiro.
E permite também visualizar na tela dividido em etapas os lançamentos feitos.
Uma das principais funções desse processo é apurar o saldo disponível no momento da execução do mesmo projetando o futuro para que sempre exista capital de giro acessível tanto no custeio da operação da empresa (folha, impostos , fornecedores entre outros) quanto para investimentos (pintura, reforma etc).
Fluxo:
- Parametrização
- Linha Base
- Saldo
Parametrização:
Para utilizar esse processo é importante atentar as premissas:
Backoffice Protheus:
Quando essa integração está ativa é necessário executar o configurador que cadastra os parâmetros e adapters do pacote utilizado. Detalhes:1 - CONFIGURAÇÃO
Veja também: Documentação Processo de Saldo de Fluxo de Desembolso quando integrado com o Backoffice Protheus: 3 - PROCESSOS
Nesse link será possível ver todo conteúdo necessário para integrar o TCOP X Backoffice Protheus. DI_MANUAL_TOTVS_TOP_BackOffice_Protheus_EAI2.0
Para quem possui apenas o backoffice RM segue as premissas abaixo:
Backoffice RM
Para utilização do processo é necessário realizar parametrização:
Processo
O processo "Saldo do Projeto para Fluxo de Desembolso" (Projetos > Construção e Projetos > Controle > Saldo para Fluxo de Desembolso)
Ao acionar a opção Saldo para Fluxo de Desembolso o sistema exibe a tela do processo, e sua primeira etapa consiste em conferir os parâmetros definidos no projeto e que serão usados nos lançamentos, além de algumas opções :
Todos os campos dos parâmetros acima, foram informados nos Parâmetros do Projeto > Integração > Financeiro.
A condição de pagamento exibida é cadastrada em Parâmetros do projeto > Integrações > Suprimentos/Faturamento > Geral.
É obrigatória na geração do Saldo para Fluxo de desembolso.
Discriminar Valores - Etapa a etapa.
https://tdn.totvs.com/x/74PDIQ
As informações iniciais para o processo são recuperadas do cálculo da Curva "S". Com isso, os valores e datas das necessidades consideram automaticamente o prazo de ressuprimento dos insumos. Para o processo, será considerado o primeiro dia do mês como referência para o cálculo da data de pagamento ou recebimento, que poderá variar devido às condições de pagamento.
O lançamento de Linha Base é feito apoiando-se no planejamento do projeto e é utilizado para estabelecer um critério de comparação para o andamento do desembolso do projeto. Ele é composto por três etapas: geração do histograma (Curva S), geração do cronograma de desembolso e, por fim, se houver um lançamento de linha base feito anteriormente, ele é apagado e o um novo lançamento financeiro é gerado.
Para que o histograma seja gerado corretamente, é necessário que o projeto esteja calculado, bem como a Curva ABC de Insumos. Desta forma, a Curva ABC de Insumos é calculada automaticamente nesta fase e há também a opção de calcular o projeto através deste processo. Em sua última fase, o processo exclui os lançamentos de linha base anteriores, de acordo com o tipo de documento, e gera novos lançamentos, baseados no cronograma de desembolso calculado.