CONTEÚDO
01. VISÃO GERAL
O Sentinela é uma ferramenta de Monitoramento de Ambientes criada para que o usuário possa identificar possíveis ofensores de performance.
Para acessar a ferramenta, basta pesquisá-la no menu Executar ou acessar Serviços Globais | Administração | Sentinela:
Aqui o usuário pode executar um checklist de itens relacionados a configurações do ambiente CorporeRM e também relacionados ao SGBD com a finalidade de apresentar pontos de melhoria em suas configurações:
IMPORTANTE!
Estas recomendações são apenas um direcionamento para uma boa operação do servidor de banco de dados e não deve ser considerado como único padrão de avaliação, monitoração, e configuração do banco de dados que deve ser realizado por o DBA responsável.
Neste grupo de ferramentas o usuário pode executar alguns processos agendados de manutenção do banco de dados, análise de suas consultas sql, habilitar ou desabilitar fórmulas visuais, habilitar ou desabilitar triggers, testes de fórmulas .Net e geração do arquivo NGEN.
Através desta opção estão disponíveis um conjunto de ferramentas auxiliares para análise de performance da aplicação RM
Monitor de Banco de Dados: Executa o Monitor de Banco de Dados, que dispõe de uma série de funcionalidades para monitoramento online da aplicação, com o por exemplo, locks de tabelas, fila de Jobs e fórmulas visuais. No caso de Locks de tabela, informa as SQLs que estão bloqueando e bloqueadas permitindo o “cancelamento” da mesma.
Snapshot de Bibliotecas: Realiza o comparativo entre todos os assemblies da biblioteca identificando possíveis diferenças entre o ambiente cliente, servidor de Jobs e servidor de aplicação. Esta comparação pode ser executada nos seguintes modos: Criar Arquivos de Snapshot e Comparativo Automático.
- Criar Arquivos de Snapshot: Cria um arquivo com extensão XML do Cliente, AppServer ou JobServer, que poderá ser utilizado posteriormente no Comparador de Snapshot.
- Comparativo Automático: Realize a comparação automática entre o Cliente/AppServer, o AppServer/JobServer e Client/JobServer.
Comparador de Snapshot: Compara os assemblies da Biblioteca de forma manual, através dos arquivos XML criados no item Snapshot de Bibliotecas. Ao fim da comparação irá indicar os itens divergentes entre os Ambientes A e B.
Criar XML de Schema (Banco de Dados): Gera o schema do banco de dados em um Gabarito XML para poder ser comparado posteriormente.
Comparador de Schema (Banco de Dados): Compara o Schema do Banco de Dados - do alias conectado - a um gabarito XML, identificando diferenças estruturais entre ambos. Deve ser utilizado para comparar Base Dados distintas, sendo assim, o gabarito XML é criado através do item Criar XML de Schema (Banco de Dados) das Ferramentas de Análise.
Ao final da comparação irá apresentar os objetos divergentes entre a Base de Dados conectada e a Base de Dados do gabarito XML.
O relatório da comparação mostra diferenças estruturais como índices, constraints, tabelas, colunas e checkconstraints entre o Banco e o Arquivo XML.
A comparação utiliza a cor laranja para mostrar que um conteúdo está presente no Banco e não está presente no Arquivo XML, a cor vermelha quando o conteúdo está presente no Arquivo XML e não está presente no Banco e a cor branca quando o conteúdo está presente tanto no Banco quanto no Arquivo XML e destaca as colunas com a cor vermelha para marcar as diferenças entre os valores.
Visualizar SENTINELA Report: Permite visualizar um relatório com as informações geradas na opção de Checagem Rápida de Ambiente. Poderá ser utilizado pelo time do Suporte para análise do ambiente.
Obs.: Arquivo com extensão GOOBER
Monitor de AppServer: Monitora os tempos de respostas do banco e AppServer com base em uma consulta SQL definida pelo usuário.
PING Monitor: Monitora a rede entre 2 hosts através dos protocolos ICMP/IGMP.
Conversor de Sentenças SQLServer para Oracle: Este recurso é destinado ao cliente que migra seu banco de dados à partir do SGBD Sql Server para o Oracle. O processo ajusta o cálculo do controle(CRC) da tabela que armazena as consultas sql do produto, este CRC garante a manipulação das informações contidas na linha, sendo geridas pela própria aplicação. Na maioria das migrações do Sql Server para o Oracle tais controles podem ficar errados, se faz necessário executar este processo para ajustar o controle e devolver a funcionalidade do cadastro de consultas.
Além de garantir o valor do controle correto em relação ao banco de dados Oracle, este processo também aplica alguns ajustes nas consultas contidas no cadastro, retirando o hint 'NOLOCK' bem como ajustando o uso de apelidos nas tabelas das consultas.
Esta ferramenta não faz uma migração completa das consultas T-Sql para PL-Sql, sua intenção principal é apresentar ao usuário um diagnóstico dos itens a serem tratados.
Abaixo a tela do processo sendo executado. Após finalizar é gerada a lista das consultas com os erros da interpretação das sentenças pelo SGBD. Como foi dito anteriormente fica a cargo do usuário analisar e aplicar tais ajustes após sua migração entre bancos: