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Rotinas PDV – Integração com Frente de Loja

 

Objetivo

Cada software de PDV possui uma integração diferenciada, em sua maioria importam arquivo texto com cadastro de cadastro de produtos e preços e exportam as vendas efetuadas.
Neste documento não faz referência ao modulo de Tesouraria.

Conceito

Módulo responsável pela interface com os softwares de frente de caixa (PDV) e utilitários como integração com balanças e emissão de etiquetas.

Descrição do processo

 

Tabelas

As Tabelas abaixo devem ser cadastradas

NOME

ACESSO

CONTEÚDO

DESCRIÇÃO

029

TIPOS DE INTERFACE

PDV, BALANÇA, COLETOR

PDV01

PDV PADRÃO RMS

 

 

 

PDV10

CALYPSO

 

 

 

PDV12

ZANTHUS

 

 

 

PDV20

DIREÇÃO D-PDV

 

 

 

PDV28

ORMASP

 

 

 

PDV31

SOCIN

 

 

 

PDV44

SIAC-ITAUTEC

 

 

 

PDV48

GZ

 

 

 

PDV49

CONNECTO

 

 

 

PDV51

SYSPDV

 

 

 

PDV54

VISUAL MIX

 

 

 

PDV56

CUPOM FACIL

 

 

 

PDV58

KW

 

 

 

PDV60

EC5

 

 

 

PDV62

ZANTHUS

Layout diferenciado para Tesouraria

 

 

PDV94

FUJITSU – RMS21

 

 

 

 

 

 

029

TIPOS DE PDV

01
02
03
04
05
06
08
09
10
12
13
15
16
18
19
20
21
23
26
27
28
BAL01
BAL02
BAL03
BAL04
BAL05
BAL06
BAL07
BAL08
BAL09
BAL11
BAL12
MTB27
PDV27

PDV PADRÃO RMS
SID (CLI/UNI)
IBM KURE – CONSOLIDADO
SID – SICOM
POS4000 – ITAUTEC V.5.36
ZANTHUS (CLI/LEM)
RMS1000
SWEDA7000
CALYPSO – VAREJO
ZANTHUS V7 OU SUPERIOR
ITAUTEC KW
CSI – CLI/CDR
POS4000 – ITAUTEC V. 5.38
CSI (CLI/UNI)
DT5600DATAREGIS
PDV DIREÇÃO D-PDV (IBM)
POS4000 5.38 R13 ECF
PDVCSI
CALYPSO-CLI/SUL
PDV CONTROL WARE
ORMASP
FILIZOLA C/ CONCENTR. FPC
FILIZOLA C/ CONCENTR. FPC
FILIZOLA C/MICRO V 1.0
TOLEDO
FILIZOLA C/ MICRO V 2.0
FILIZOLA C/ CONCENTRADOR
URANO
FILIZOLA V.2 + 1000 ITENS
FILIZOLA SFCP V 1.4
URANO PGRBSSU
HOBART
FILIZOLA (PRG)
Control Ware

Esta tabela corresponde à relação de alternativas com seus respectivos códigos ou modelos de máquinas registradoras, utilizadas no Ponto De Venda (PDV), a ser informado no cadastro de filiais.
A identificação dos tipos de PDV permite efetuar a integração de dados com o sistema.
A integração permite suprir o PDV com dados para atualização de preços por código de produto, assim como propiciar a atualização dos estoques pelo registro das vendas efetuadas no Ponto De Venda (PDV).

Control Ware - cadastrar o terminal de consulta ("Mata Burro") da Control Ware.

Acesso 27 – É necessário cadastrar este acesso para que seja possível incluir o PDV no cadastro de loja.

Acesso PDV27 – É necessário à inclusão deste acesso para que seja possível incluir o PDV 27 no painel de controle.

029

TIPOS DE PDV

BAL13
BAL15
BAL16
BAL18
BAL19
BAL20
BAL22
COL01
COL02
COL03
MTB01
PDV01
PDV02
PDV03
PDV04
PDV05
PDV06
PDV08
PDV09
PDV10
PDV11
PDV12
PDV13
PDV14
PDV15
PDV16
PDV18
PDV19
PDV20
PDV21
PDV23
PDV26
PDV28

FILIZOLA PRG (CLI/CDR)
TOLEDO MGV4 PRIX4
URANO CONDOR
TOLEDO PRIX4 PADRÃO MGV4
SWEDA SM 25A
FILIZOLA (PLATINA15)
FILIZOLA (MODELO xxx)
COLETOR SEAL
COLETOR FERRER E CASTRO
COLETOR CASTANHA (PESQ)
MATA-BURRO DIREÇÃO
DATABORGES
SID (CLI/UNI)
IBM KURE – CONSOLIDADO
SID – SICOM
POS4000 – ITAUTEC V. 5.36
ZANTHUS (CLI/LEM)
RMS1000
SWEDA S7000
CALYPSO – VAREJO
IBM KURE – LOG
ZANTHUS V.7 OU SUPERIOR
ITAUTEC KW
CALYPSO – ATACADO
CSI - CLI/CDR
POS4000 – ITAUTEC V. 5.38
CSI (CLI/UNI)
DT5600DATAREGIS
PDV DIREÇÃO D-PDV
POS4000 5.38 R13 ECF
PDVCSI
CALYPSO - CLI/SUL
ORMASP

 

52

MENSAGENS DE BALANÇAS

001
002
003

SIP N. 2659
SIP N. 2660
SIP N.2661

Esta tabela define a mensagem de balança no cadastro de produto

58

CLASSIFICA
ÇÃO DE ETIQUETAS

01

(P/G)

Esta tabela identifica se a etiqueta é de gôndola ou de produto.
Caso não esteja cadastrada, todos os códigos serão considerados como de gôndola, para efeito de restrição colocada na Tabela 45 – Parametrizações Imp/ Exp de PDV, no acesso "ETQPERM".
As etiquetas de código sem permissão de impressão na Tabela 045, somente poderão ser impressas se constarem na Tabela 058 como "G" (Gôndola).

210

TRIBUTAÇÃO DE PDV ITAUTEC

S
D
F
I
N
T
T0
T1
T2
T3
R0
R1
R2
R3

CONTEUDO 1
ALÍQUOTACÓDIGO FIGURA FISCAL
ALÍQUOTACÓDIGO FIGURA FISCAL
ALÍQUOTACÓDIGO FIGURA FISCAL
ALÍQUOTACÓDIGO FIGURA FISCAL
ALÍQUOTA REDUÇÃOCÓDIGO FIGURA FISCAL
ALÍQUOTA REDUÇÃOCÓDIGO FIGURA FISCAL
ALÍQUOTA REDUÇÃOCÓDIGO FIGURA FISCAL
ALÍQUOTA REDUÇÃO

CONTEÚDO 2
CÓDIGO FIGURA FISCAL
PARA TODOS OS ACESSOS

Esta tabela corresponde às tributações constantes em um PDV de acordo com sua Leitura Z e, juntamente com suas alíquotas.
 IMPORTANTE:
Esta tabela é usada e alterada somente pelo Painel de Controle.
Onde:
S = SuspensoProduto tributado que deixa de ser por um certo tempo;
D = DiferidoImposto pago na hora da venda;
F = FonteSubstituição tributária, imposto retido na fonte (Fornecedor paga o imposto);
I = IsentoValor contábil = o campo "isentos";
N = Não tributadoProduto não tributado;
R = Redução base Produto de 18% valor de R$ 1,00 real, reduzido em 60% passa a ser R$ 0,40 centavos.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV


AGDENCARGO









FISPDV









































MEM96






CHECAETQ








FIGDESPFIN


999999









(S/N)001









































S






S








XX

Esta tabela contém os parâmetros definidos no Painel de controle PDV.
Fechamento de Caixa

  • Acesso para possibilitar a gravação dos acréscimos financeiros em uma agenda com código fiscal 599, deduzindo este valor da agenda de código 512 do mapa resumo de caixa.

    Conteúdo – Indicar:
  • O código da agenda que será usada para gravar os acréscimos financeiros (Cód. Fiscal 599) com 3 posições numéricas.
  • O código da seção que será gravada no Fiscal, com mais 3 posições numéricas.

    *ATENÇÃO!*
    IMPLEMENTAÇÕES SOLICITADAS PELOS CLIENTES SITUADOS NO ESTADO DA BAHIA, NÃO SENDO NECESSÁRIO O CADASTRAMENTO PARA OS DEMAIS CLIENTES.
    Livro Fiscal
  • Acesso para permitir gravar no Livro Fiscal todos os registrados, PDV a PDV, para atender a legislação fiscal do Estado do Ceará.

    CONTEUDOUma posição alfanumérica informando se o fechamento irá ou não gravar o fiscal PDV a PDV, podendo conter "S" ou "N". Três posições numéricas contendo o código da seção a ser gravado no fiscal para cada PDV. Esta seção deverá estar cadastrada na classificação mercadológica e no cadastro de seções da loja selecionada.
    *ATENÇÃO!*
    ALTERAÇÃO PARA ATENDER A LEGISLAÇÃO FISCAL DO ESTADO DO CEARÁ, NÃO SENDO NECESSÁRIO O CADASTRAMENTO PARA OS DEMAIS CLIENTES.
    Frente de Loja
  • Acesso para tratar os novos códigos para memória fiscal 96.

    CONTEUDO "S" se a loja tiver PDV com memória fiscal 96.
  • Acesso para bloquear a emissão de etiquetas de produto para produtos com tipo de etiqueta 3 (Código rápido) e 4 (Produto pesado).

    CONTEUDO "S" para bloquear a emissão das etiquetas tipo 3 e 4.
  • Controlar a figura para lançamento da despesa financeira, no relatório de apuração de resultados, onde:

    CONTEÚDOinformar o código da figura para despesa financeira.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

ETQPERM




14
12

  • Acesso para indicar quais os tipos de etiquetas são permitidos para impressão.

    CONTEUDODeve-se informar, com uma posição numérica, os códigos de etiquetas cadastrados na Tabela 040 - Tipo de etiqueta do produto, permitidos para impressão.
  • As etiquetas de código sem permissão de impressão somente poderão ser impressas se constarem na Tabela 058 – Classificação de etiquetas, como "G" (Gôndola), não sendo permitida para as que forem identificadas como "P" (Produto).

    O número 12 indica que as etiquetas identificadas como P (produto) na tabela 058 (neste caso 05), só serão impressas para produtos com tipo de etiqueta de produto igual a 01 e 02 ou seja produtos cadastrado com EAN interno e EAN do fornecedor, não permitindo impressão para CP (03) e produtos pesados (04).
    Sendo assim, vamos imaginar que o cliente, independente do acesso cadastrado no ETQPERM ser igual a 1, ou seja permite a impressão de etiquetas do tipo P somente para produtos com EAN interno, e o cliente deseja imprimir apenas para o setor Têxtil cuja seções são iguais a 20, 21 e 22, produtos do tipo igual a 02 (EAN do fornecedor), para isso deve-se cadastrar a tabela 045 da seguinte forma:

    Tabela: 045 - TABELA AUXILIAR INTEGRACAO PDV
    ETQSEC020 - S
    ETQSEC021 - S
    ETQSEC022 - S

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV





VASILHAME





LISTAVASIL







CALYP3ALIQ





(S/N)





999999







(S/N)

Fechamento de Caixa
Indica que:

  • O valor do vasilhame é meramente informativo (Conteúdo = "S")
  • Ou que integra o valor total entregue do relatório de caixa (Conteúdo = "N").
  • Indicar neste acesso, com grupos de três posições numéricas, os códigos de PDV's que serão assumidos pelo Fechamento de Caixa como PDV's de vasilhame.
  • Os valores destes PDV's não irão agregar o valor contábil e serão listados a parte no mapa resumo como PDV's de vasilhames. Seus valores não serão somados aos valores dos documentos de caixa (finalizadoras).

    O conteúdo deverá ser "S" se o arquivo de retorno fiscal somente contiver 3 alíquotas.

    Caso este acesso não seja cadastrado, ou seja cadastrado com "N", o programa continuará a fazer a captura pelo layout normal como sempre fez.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

AGENXXXWWW

NNESNSSSSSCN1NNNNNN

  • Este acesso altera a régua da tabela contábil da agenda onde:

    XXX – Informar o código da agenda;
    WWW – Informar o código fiscal desta agenda.
    O conteúdo será correspondente às 19 ocorrências da régua da Tabela Contábil.
    EXEMPLO:
    O primeiro (N) – Se integra Contas a Pagar;
    O segundo (N) – Se emite nota fiscal.
    O terceiro (E) – Se registro de Entrada ou Saída.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

SIMULA999

(S/N)

  • Permite a simulação de um Gestão sendo um STORE (loja) para gerar importação dos arquivos de agendas (F-dobra nota), nos casos de uma loja ser um Centro de Distribuição.

    Conteúdo S = simula
    N = não simula

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

CODNAOCAD

99999999

Frente de Loja

  • Acesso que permite receber do PDV as vendas efetuadas de produtos não cadastrados no Sistema RMS.

    *CONTEÚDO  99999999: Código do produto com dígito, que deverá ser cadastrado no Sistema RMS como *produto classe "D" (não exportado para o PDV).

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

VASPDVXX

XX = número do PDV

 

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

AGDCAIXA

999

 

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV


AGDDEVPDV





AGDNDVPDV





AGDNVDPDV


999





999





999

Fechamento de Caixa/ Tesouraria

  • Acesso que permite informar a agenda de devolução de vendas do PDV.

    CONTEUDOCódigo da agenda com três dígitos.
  • Acesso que permite informar a agenda de venda de insumos do PDV.

    CONTEUDOCódigo da agenda com três dígitos.
  • Acesso que permite informar a agenda de devolução de insumos do PDV.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV


AGDVENPDV


999

Frente de Loja

  • Acesso que permite informar a agenda de venda de itens do PDV.

    CONTEUDOCódigo da agenda com três dígitos.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV


AGDFISCAL







FECHAGD999


999







FFFSSS

Fechamento de Caixa

  • Acesso que permite informar a agenda que integra os valores do PDV no Livro Fiscal.

    CONTEUDOCódigo da agenda com três dígitos
  • Acesso que permite informar a agenda para os documentos (finalizadoras) cadastrados no Fechamento de Caixa, sendo que, deverá ser informada uma agenda para cada tipo de documento.

    999Código da agenda com três dígitos.
    *CONTEUDO FFF{*}: Código de figura fiscal cadastrada na Tabela de Figura Fiscal e Tabela Fiscal Mercantil.
    SSS: Código de seção cadastrada na Classificação Mercadológica.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

FISESPECIE

AAA

Frente de Caixa

  • Acesso que permite informar a série da agenda de vendas por itens do PDV.
    *CONTEUDOAAA{*}: Informar a série com três posições alfanuméricas.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

FISSERIE









CLIVARFIS

AAA









9999999

Fechamento de Caixa

  • Acesso que permite informar a série da agenda para emissão do Mapa Resumo de Caixa.

    *CONTEUDOAAA{*}: Informar a série com três posições alfanuméricas.
  • Acesso que permite informar o cliente varejo padrão para vendas do PDV.

    *CONTEUDO9999999* : Código do cliente varejo com dígito.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV


AGDNFPDV









AGDCANPDV


999









999

Frente de Loja

  • Acesso que permite informar a agenda da nota fiscal associada a um cupom fiscal

    (PDV).
    CONTEUDO  999: Código da agenda com três dígitos para gravação das notas associadas a cupom.
  • Acesso que permite informar a agenda para cancelamento de cupons de venda de PDV.

    CONTEUDO  999: Código da agenda com três dígitos.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

AGDQOPE







AGDSOPE







FINALppnn

999







999







LIVRE

Fechamento de Caixa

  • Acesso que permite informar a agenda de quebra de operadores de caixa.

    CONTEUDOCódigo da agenda com três dígitos.
  • Acesso que permite informar a agenda de sobra de operadores de caixa.

    CONTEUDOCódigo da agenda com três dígitos.
  • Acesso que permite informar as finalizadoras do Fechamento de Caixa, onde:

    pp: Número do PDV informado no campo 17 do Cadastro de Filiais;
    nn : Sequência numérica da finalizadora.
    CONTEUDONome da finalizadora.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

MULTEMBVEN

S/N

Acesso que permite multiplicar a embalagem pela quantidade para emissão de etiquetas, mantendo no cadastro o preço unitário.
Este acesso hoje só é utilizado pelo cliente D´Avó, que não utiliza nosso emissor de etiquetas.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

LLLLLLLDSC

S/N

  • Acesso para identificar se o programa de geração do texto Balança Toledo (PGPGBA15) gera ou não a primeira linha no arquivo ".BAL", onde:

    LLLLLLL – Código da filial sem dígito;
    CONTEÚDO 
    1ª Posição:
    "S" – Exporta a descrição complementar para a bal
    "N" – Não exporta a descrição complementar para a balança.

    2ª Posição:
    "S" - Será gerada a primeira linha do arquivo (.BAL);
    "N" – Não será gerada a primeira linha do arquivo identificando a balança.
    A informação padrão do conteúdo para a não existência da Tabela é "NS".

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

LLLLLLLVRS

= 570R00 (exatamente este valor)

Onde LLLLLLL = Filial sem dígito
 OBSERVAÇÃO:
PDV Itautec PDV SIAC V570R00

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

FIGDESPFIN

99

Acesso para informar a figura de despesa financeira.
CONTEÚDOInformar a figura para despesa financeira.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

FFFCANCUP

AAAAACCCCCCCEEE

Acesso para o cancelamento de cupom ser abatido no Mapa Resumo de Caixa, demonstrando os valores líquidos, onde:
FFF – Número da Filial.
Conteúdo:
AAAAA – Agenda com 5 posições.
CCCCCCC – Cliente varejo com 7 posições.
EEE – Série com 3 posições.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

EAD49SE???

Códigos dos Grupos sempre com 3 posições
??? => Código da seção sempre com 3 dígitos

EXEMPLO:

  • TABELA: 045

    ACESSO:  EAD49SE005          CONTEUDO: 001005015 (Grupos 001, 005 e 015)
  • TABELA: 045           

    ACESSO: EAD49SE025    CONTEÚDO: 001005015 (Grupos 001, 005 e 015)

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

GRUPOVAS

90

Acesso para informar o grupo de PDV's de vasilhame, com duas posições numéricas no conteúdo.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

9999999





QTDMAXETQ

NOME DO VENDEDOR




0099

  • Acesso válido para emissão do relatório "PGPRCOMI" (Comissões de Vendedores) com o PDV Zanthus.
  • Indicar a Quantidade de etiqueta, com quatro posições, que se deseja limitar para impressão pelo programa PGVRETFZ.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV


ETQSECSSS


S

 

  • Controle em nível de seção para impressão de etiquetas, onde:

    No acesso SSS correspondem a seção a ser liberada para impressão de etiquetas do tipo P, conforme definido na tabela 058, a qual é criada baseando-se na tabela 042.
    Conteúdo S é fixo.

    OBSERVAÇÃO: A não existência desse acesso fará com que o sistema assuma o que estiver cadastrado no acesso ETQPERM da tabela 045.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

SERIERURAL

 

A existência desta tabela, trocara a serie das notas fiscais.
Onde conteúdo desta tabela contempla a seguinte situação na tabela contábil:
Emite NF = S
Ent / Sai = E
Lista L.F. = S
NF C/ Item = S

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

XXXXXXXEST

Conteúdo = "S"

No momento deixar este campo liberado somente para o PDV 44

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

CVD12 + Filial com 5 posições:
Exemplo.: CVD1200001

Agenda
Com 3 posições

VGPGCM12.

  • O programa tem a finalidade de importar as comissões, lendo o arquivo de venda do PDV.
  • Para isso, o arquivo de venda deve estar na DBW.
  • Após a importação os dados são carregados na tela.
  • Opção de gerar Registro Fiscal.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

AGDVENKT2

"XXX", onde XXX é o código da Agenda
Esta agenda não controla deve controlar estoque

Agenda de Venda de Produto Tipo 3 KT, quando parâmetro TIPOCTRLKT estiver como "2"

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

NNNNNNNP03

"NNNNNNN" é o código da filial sem digito, exemplo filial 1-9 deve ser "0000001P03"

Geração arquivo de setores da balança 045 por Localização Física - Gôndola

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

TRCANCANUL

Conteúdo "S"

Serve para trocar o valor que é importado no campo de cancelado para anulado e vice-versa.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

SO_RECBppp

Conteúdo "S"

 

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

NFFISCM1

Conteúdo 1= ddmmaa

CADASTRO DE TABELAS

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

LLLLLLL>CRM

Filial CRM

LLLLLLL = Loja Tesouraria sem dígito

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

AGDCHFRETE
AGDNFFRETE

111222333444555666777888999000

Onde cada três 3 dígitos corresponde a uma agenda, sendo:
AGDCHFRETE para Conhecimento de Frete. AGDNFFRETE para Nota Fiscal de Frete.
 OBSERVAÇÃO:
ESPECÍFICO DE CLIENTES DO CEARÁ.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

FINATCffff

1- abcd

Tab. Integração com PDV
Tabela 45-FINATCffff < finalizadora>
Posição 1 = '9' Finalizadora de indenização.
Posição 4 = '1' Baixa o Contas a Receber.

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

PDV44PRCVN

1- "S" - Envia preço normal

Envia Preço Normal no arquivo de cadastro para o PDV (Não envia preço de oferta)

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

COFRESAIDA

  1. Saídas EXATAMENTE IGUAL a venda liquida apurada através do relatório de caixa que corresponde ao Mapa Resumo.
  2. Saídas MENOR ou IGUAL a venda liquida apurada através do relatório de caixa que corresponde ao Mapa Resumo.
  3. Saídas MAIOR ou IGUAL a venda liquida apurada através do relatório de caixa que corresponde ao Mapa Resumo.

O sistema somente permitirá a atualização do movimento,
Se o valor das saídas for:
Conteúdo 1, 2 ou 3

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

PDV54

PDV VISUAL MIX

PDV VISUAL MIX

045

PARAMETRI
ZAÇÃO DE IMP/ EXP DE PDV

LLLLLLLETR

S/N

Efetuada alteração no programa PGPGETIQ, onde:
O acesso foi criado para emissão de etiquetas, sendo que:
Conteúdo S/N - se deseja ou não emitir etiqueta para o atacado.
Onde: LLLLLLL (é o número de cada loja sem o dígito de controle e mais a literal fixa ETR)
O conteúdo deverá ser:
1º - Conteúdo: S ou N dependendo se quer ou não emitir etiquetas para o atacado.
2º e 3º Conteúdo – Código do número da etiqueta de gôndola que é para gravar no arquivo com extensão ETR.
O programa só gravará no arquivo com extensão ETR os produtos que estiverem com o número de etiqueta de gôndola igual a este (2 dígitos)


O que é o Painel de Controle dos PDV's
Painel de Controle de PDV's trata de um conjunto de programas destinados a determinar todas as configurações necessárias para a exportação e importação de dados para/ dos PDV's.
Nele é possível que, de uma maneira fácil e rápida, sejam configuradas todas as tabelas, ordenação de relatórios, tipos de PDV's, balanças, coletores, entre outras informações.

Programas que compõem o "Painel de Controle - PDV"

O Painel de Controle é composto por vários programas, conforme apresentaremos na lista abaixo, porém, somente os cinco primeiros deverão ser inseridos no menu do sistema RMS.
Os programas estão em negrito na lista que se segue:

  • VGPGPAIN - Painel de Controle do PDV.
  • VGPGRMIT - Estorno de Vendas – Itens.
  • VGPGMATA - Consulta de Produtos – Mata Burro.
  • VGPGPDVS- Exportador padrão de dados para o PDV.
  • VGPGPDVI - Importação de dados PDV.
  • VGPGIP08 - Parametrização de flags do PDV RMS1000.
  • VGPGIP09 - Parametrização de flags do PDV.
  • VGPGIP10 - Parametrização de flags do PDV Calypso Varejo.
  • VGPGIP14 - Parametrização de flags do PDV Calypso Atacado.
  • VGPGIP19 - Parametrização de flags do PDV Dataregis.
  • VGPGIP21 - Parametrização de flags do PDV POS4000 Itautec.
  • VGPGIP26 - Parametrização de flags do PDV Calypso Zsul.
  • VGPGIP28 - Parametrização de flags do PDV.
  • VGPGIP29 - Parametrização de flags do PDV.
  • VGPGIP30 - Parametrização de flags do PDV Dataregis;
  • VGPGPDVS - Integração com PDV.
  • VGPGIPDV - Interface Cupom PDV x Cupom RMS.
  • VGPLAPUR -
  • VGPMAGEO - Digitação de Lançamentos.
  • VGPRMRVE - Relatório de Margens.
  • VGPRPVEN - Perdas Sobre Venda.
  • VGGCFVDA - Flash de Vendas.
  • VGPRRMIX - Análise MIX.

 

Iniciando o Painel de Controle dos PDV's

Após todos os programas que compõem o pacote do Painel de Controle de PDV's terem sido copiados para a área de executáveis da RMS, será necessário que os seguintes programas sejam colocados no menu RMS.
Sugerimos que os programas sejam colocados no menu de EDI Operador:

  • PGPGPDVS - Exportador Padrão de Dados para PDV.
  • PGPGPAIN - Painel de Controle de PDV's.


Alguns programas do Painel de Controle possuem proteção de acesso para utilização, sendo necessário que, antes do uso, seja liberada a utilização dos mesmos através da opção "Permissões de Acesso" que costumeiramente se encontra no menu de "Utilitários" ou no menu "RMS-Administrador/ Controle de Sessão".
Estes programas são: VGPGPAIN, PGPGINCA, PGPGTRIB, PGPGRELA, VGPGIP10, VGPGIP14.
Também deverão ser incluídos na tabela 029 a relação de alternativas com seus respectivos códigos ou modelos de máquinas registradoras, utilizadas no Ponto De Venda (PDV), a ser informado no cadastro de filiais.
 A seguir alguns EXEMPLOS de cadastros na Tabela 29:

Código do PDV

Descrição

01

DATABORGES

02

SID (SUPERMAR)

03

IBM KURE - CONSOLIDADO

04

SID - SICOM

05

POS - ITAUTEC

06

ZANTHUS (ANTES DA 7.XX)

08

PDV RMS1000

10

CALYPSO

11

IBM KURE - LOG

12

ZANTHUS VERSÃO 7+

13

ITAUTEC KW

15

CSI

16

ITAUTEC POS-4000 V 5.38

17

SUPERCAIXA

18

CSI-SUPERMAR

20

DIREÇÃO D-PDV

BAL02

FILIZOLA C/MICRO V 1.0

BAL03

TOLEDO

BAL04

FILIZOLA C/MICRO V 2.0

BAL05

FILIZOLA C/CONCENTRADOR

BAL10

BALANÇA CALYPSO

COL01

COLETOR SEAL

PDV01

PDV PADRÃO RMS

PDV02

SID (CLI/UNI)

PDV03

IBM KURE - CONSOLIDADO

PDV04

SID - SICOM

PDV05

POS4000 - ITAUTEC V 5.36

PDV06

ZANTHUS (CLI/LEM)

PDV08

RMS1000

PDV10

CALYPSO

PDV11

IBM KURE - LOG

PDV12

ZANTHUS V.7 OU SUPERIOR

PDV13

ITAUTEC KW


Após todas as tabelas terem sido cadastradas e tendo realizado o cadastramento das permissões de acesso, podemos acessar o Painel de Controle de PDV's e iniciar a parametrização dos dados da Frente de Caixa.
Para isso, execute o sistema RMS e entre no menu onde foi cadastrado o programa VGPGPAIN - Painel de Controle de PDV's e execute a opção relacionada ao mesmo.

Painel de Controle - PDV

Execute o programa e a seguinte tela será exibida:

Nos diferentes sistemas operacionais é importante lembrar que poderá haver diferenças quanto ao código da tecla de função que aparecerá no topo da tela, porém, as opções sempre serão as mesmas, como segue:

  • Fim: Volta ao menu anterior.
  • Alterar: Altera os dados do painel.
  • Inclui: Inclui painel de controle;
  • Consulta: Consulta o painel de controle;
  • Excluir: Exclui as Informações gravadas que forem selecionadas
  • JOB's: Tarefas Agendadas no Banco de Dados


Consideraremos agora cada uma das opções do Painel de Controle de PDV's:

Informações Cadastrais

Neste módulo são definidas as seguintes informações:

  • Qual o tipo do PDV a ser utilizado.
  • Qual a balança.
  • Coletor de dados.
  • Que tipo de memória fiscal a impressora fiscal do PDV utiliza.

Entre outras informações.

O sistema permite as opções de Alterar, Incluir ou Consultar dados de Informações Cadastrais, além da opção "Fim" que usaremos para voltar ao menu anterior.
Quando selecionamos uma das opções Alterar, Incluir ou Consultar, se o pacote RMS for um G-RMS, será solicitado o código da loja para a parametrização, caso contrário, será assumido o código da loja padrão do sistema.
Abaixo consideraremos cada campo, explicando seu conteúdo:
Código do PDV/ Máquina Registradora:
Identifica qual o PDV para o qual o sistema de exportação de dados para PDV's irá gerar cadastro.
Neste campo deverá ser informado o código do PDV para o sistema RMS. Este código deverá ser obtido consultando a tabela 29, na qual todos os acessos iniciados com a palavra PDV identificam códigos válidos para o sistema. Deve-se então escolher com qual PDV se irá trabalhar e digitar neste campo somente o dado numérico do acesso. Por exemplo: PDV10 - identifica o PDV CALYPSO VAREJO, Deveremos portanto digitar 10 no campo de código de PDV.
Código da Balança principal:
Análogo ao código do PDV. Deve-se escolher, entre todas as balanças válidas, cadastradas na tabela 29 com o prefixo de acesso "BAL", a balança adequada para a sua instalação. Caso não seja necessário que o sistema RMS exporte dados para as suas balanças ou se o cliente não utiliza balanças, preencha este campo com zeros.
Código da Balança Secundária:
Análogo ao código do PDV. Deve-se escolher, entre todas as balanças válidas, cadastradas na tabela 29 com o prefixo de acesso "BAL", ou se o cliente não utiliza balanças, preencha este campo com zeros.
Código do Coletor de Dados:
Da mesma maneira que o código da Balança, porém o prefixo do acesso será COL.
Código do Mata-Burro:
Este campo está sendo reservado para uso futuro, devendo por enquanto ser preenchido com zeros.


Envia Dígito do Produto:
Quando no layout do arquivo de interface com o PDV constar o código do produto para a retaguarda. Este campo controla se este código será enviado para o PDV com ou sem o dígito verificador. Sugerimos que este campo seja preenchido com "S". Qualquer dúvida sobre se o layout do seu PDV requer ou não que seja enviado o digito do código da retaguarda do produto, entre em contato com a RMS.
Limite Anterior de Integração:
Usado para bloquear a digitação de datas inválidas no ato da exportação/ importação de dados para/ dos PDV's. Quando é digitada a data de exportação/ importação de dados para/ dos PDV's o sistema calcula a diferença de dias entre a data do sistema operacional do seu computador (data que é mostrada nos cabeçalhos do sistema RMS) e a data informada. Quando a diferença for negativa, ela será comparada com o valor do campo de Limite Anterior para Integração e se for maior que este, a data não será aceita. Exemplo, o cabeçalho do sistema RMS mostra a data 01/04/97 e no ato da exportação é informado a data 25/03/97, a diferença calculada será negativa de 7 dias, logo, se o valor deste campo for inferior a 7 a data não será aceita. Este procedimento é usado para evitar que o sistema exporte informações erradas devido a equívocos durante a digitação da data.
Limite Posterior de Integração:
Idem ao item anterior porém aplica-se quando a diferença de datas for a maior.
Pontos % de Margem Mínima:
Quando cadastramos um produto, determinamos qual a margem ideal para o mesmo. Quando fazemos a exportação deste item para o PDV, através de cálculos realizados, identificamos qual a margem real que será praticada para este produto. Caso está margem apurada seja menor que a cadastrada para o produto é possível definir aqui qual a diferença (a menor) que será tolerada para não gerar uma crítica no relatório de críticas de exportação. Exemplo: A margem cadastrada de um produto é 20%, durante a exportação apura-se uma margem real de 18%, logo a diferença é de 2%. Se cadastramos neste campo um valor igual ou maior que 2, não será gerada crítica
Pontos % de Margem Máxima:
Idem ao item anterior porém aplica-se quando a diferença apurada for a maior.
PDV Trabalha com Memória Fiscal'96:
Para preencher este campo o cliente deverá saber (ou verificar junto à empresa onde foram adquiridos os PDV's) qual o tipo da memória fiscal usada pelos PDV's. Este campo deverá ser preenchido com "S" quando a memória fiscal for 96 e "N" quando o PDV trabalhar com qualquer memória fiscal inferior a esta. No caso do PDV CALYPSO é possível misturar na mesma frente de loja memórias fiscais 96 e não 96; neste caso, prevalecerá a memória fiscal 96 e o campo deverá ser preenchido com "S".
PDV Trabalha com Memória Fiscal'97:
Para preencher este campo o cliente deverá saber (ou verificar junto à empresa onde foram adquiridos os PDV's) qual o tipo da memória fiscal usada pelos PDV's. Este campo deverá ser preenchido com "S" quando a memória fiscal for 97 e "N" quando o PDV trabalhar com qualquer memória fiscal inferior a esta. Caso surja no mercado uma memória fiscal superior à 97, a RMS informará aos clientes qual o parâmetro que será usado então. No caso do PDV CALYPSO é possível misturar na mesma frente de loja memórias fiscais 97 e não 97; neste caso, prevalecerá a memória fiscal 97 e o campo deverá ser preenchido com "S".

Enviar Todos os Produtos com PLU 9 para a Balança:
Alguns PDV's como o RMS1000 e o Calypso permitem que os produtos sejam pesados diretamente em uma balança conectada ao PDV. Para isso, é necessário que no cadastro do produto o campo de PLU esteja com o conteúdo 9 (que identificará que este produto será pesado na balança ligada ao PDV). Este parâmetro identifica se estes produtos que serão pesados no PDV deverão também ser enviados para o concentrador de balanças.
Setor Padrão na Balança:
Se este campo for diferente de zeros, todos os produtos serão enviados para os arquivos da balança como se pertencessem ao código da seção informada não levando em conta, o código da seção que está cadastrada no produto. Este parâmetro só afeta os arquivos de balança e não afeta os demais arquivos de interface, e somente é usado se a balança selecionada for uma das balanças FILIZOLA COM MICRO;
Descrição Complementar na Balança:
Este parâmetro somente é usado quando for escolhida a balança TOLEDO e identifica se os dados das descrições complementares dos produtos serão enviados para as balanças TOLEDO.
Envia Inclusão de Produtos.
Condição de Pagamento Padrão - À Prazo.
Data para Formação do Label dos Arquivos Gerados.
Diferença Unitária Aceitável.

Parametrização dos Relatórios

Neste módulo escolheremos quais relatórios serão impressos quando da exportação de dados para os PDV's, determinaremos quais informações aparecerão no relatório de críticas e qual será a classificação destes relatórios.
Entre na pasta referente aos Relatórios no Painel de Controle de PDV's:

É importante observar que existem certas regras que definem quando um produto é ou não exportado para os PDV's. Quando parametrizamos os relatórios, em momento algum estaremos mudando estas regras de exportação, somente estaremos escolhendo quais destes erros de exportação deverão ser impressos nos relatórios de críticas.
Escolhendo uma das modalidades de operação (Inclusão, Alteração ou Consulta) e selecionando qual loja estamos parametrizando (a loja só é opcional para instalações identificadas como gestão "G-RMS"), passaremos então a entender o que significa cada um dos campos da tela.

  • Emitir Relatório de Integração:

Neste campo determinamos se, a cada exportação de dados para os PDV's, será gerado um relatório contendo a lista dos produtos que foram enviados para o PDV.

  • Classificação do Relatório de Integração:

Caso deseje a emissão da Listagem de Integração neste campo, determinamos a classificação desta listagem, que poderá ser por Código, Seção, Fornecedor ou Alfabética. A seleção é feita digitando a primeira letra que identifica o tipo de classificação desejada (C,S,F ou A respectivamente).

  • Emitir Relatório de Crítica de Integração:

Aqui definimos se será emitida uma listagem contendo todos os produtos que, no ato da exportação, apresentarem problemas relacionados a eles. Alguns destes problemas não são tão graves que impeçam que este produto seja enviado para o PDV (a este tipo de problema identificaremos como "advertências"), porém outros são graves e impedem que o produto seja enviado para o PDV (a este outro tipo de problema identificaremos como "erros graves"). Pelo fato deste relatório conter informações extremamente valiosas para identificar por que certos produtos não estão sendo enviados para os PDV's, recomendamos que ele seja sempre emitido após cada exportação.

  • Classificação do Relatório de Crítica de Integração:

Caso se deseje a emissão da Listagem de Crítica, neste campo determinaremos a classificação desta listagem, a qual poderá ser por Código, Seção, Fornecedor ou Alfabética. A seleção é feita digitando a primeira letra que identifica o tipo de classificação desejada (C,S,F ou A respectivamente).

  • Produtos sem Preço (erro grave):

Se "S" (sim), sempre que a exportação de dados para os PDV's deixar de exportar um item pelo fato do mesmo estar com preço zerado, este item será mostrado no relatório de críticas.

  • Produtos sem Registro de Estoque (erro grave):

Se "S" (sim), quando um produto deixar de ser exportado para os PDV's pelo fato do mesmo não possuir um registro de estoque na loja para a qual ele está sendo exportado, ele será mostrado no relatório de críticas.

  • Produtos Fora da Linha da Filial (erro grave):

Se "S" (sim), serão mostrados no relatório de críticas todos os produtos que não foram exportados para os PDV's por não pertencerem à linha da loja para a qual estão sendo exportados.

  • Produto sem Tabela Fiscal Mercantil Cadastrada (erro grave):

Quando um produto é exportado para os PDV's, toda a parte tributária do mesmo é controlada pela figura fiscal informada no ato de cadastramento, a qual deve existir (corretamente configurada) em sua Tabela Fiscal Mercantil. Caso, durante a exportação, a figura fiscal de um produto não seja encontrada na Tabela Fiscal Mercantil, este produto não será exportado para os PDV's e se for selecionado "S" para o parâmetro corrente, tais produtos serão mostrados no relatório de críticas.

  • Tributação não Cadastrada (erro grave):

Quando a figura fiscal de um produto determina que o mesmo é tributado segundo alguma alíquota e está alíquota não está devidamente cadastrada no Painel de Controle (opção Trib que veremos mais a frente), este produto não será exportado para os PDV's e poderá ser mostrado no relatório de críticas caso este parâmetro esteja como "S" (sim).

  • Produto não Cadastrado (erro grave):

Este erro somente ocorrerá durante a exportação de dados alterados para os PDV's quando um determinado produto for alterado e posteriormente excluído do cadastro. Se desejar ver estes produtos no relatório de críticas informe "S" para este parâmetro.

  • Produto com Código Maior que 90.000 (erro grave):

A faixa de códigos de produtos acima de 90.000 é reservada para um processo da RMS que chamamos "Troca Código". Produtos com códigos acima de 90.000 não são exportados para os PDV's. Indique "S" se desejar que tais produtos sejam demonstrados no relatório de críticas.

  • Produtos Usados na Produção (erro grave):

Um produto quando identificado como utilizado na produção (as características destes produtos são, no cadastro o código do Tipo de Produto é 02 e sem código de cor ou tamanho para o mesmo), não será exportado para os PDV's e será mostrado no relatório de críticas deste que este parâmetro esteja "S".

  • Produtos com Custo Zerado (advertência):

Quando um produto não possui nenhum custo (possivelmente por ser um produto novo) o sistema poderá avisá-lo desde que este parâmetro esteja como "S". Este problema não impede a exportação do produto para os PDV's.

  • Margem Inválida (advertência):

Sempre que o valor apurado da margem a ser praticada para um produto for diferente da margem cadastrada para o produto e esta diferença for maior que o máximo ou mínimo informados em "Informações Cadastrais" no Painel de Controle de PDV's, o exportador poderá notificá-lo. Para isso, informe "S" para este parâmetro. Este problema não impede o envio do produto para os PDV's.

  • Setor do Produto não Cadastrado (advertência):

Sempre que um produto estiver ligado a uma estrutura mercadológica que não esteja cadastrada, o exportador poderá notificá-lo desde que este parâmetro esteja com "S". Por não ser considerado um erro grave, o produto será normalmente enviado para os PDV's.

Parametrização das Tributações do PDV

Usada para determinar com quais tributações o PDV trabalhará.
Entre na pasta Tributação da tela principal do Painel de Controle de PDV's:

Esta tela está dividida em três colunas e passaremos a considerá-las uma a uma. Como trataremos dos dados fiscais dos PDV's, recomendamos que algumas informações sejam colhidas antes de se iniciar o processo de parametrização:

  • Primeiro: que esteja com uma leitura Z de um PDV à mão.
  • Consiga também uma lista contendo a figura fiscal padrão para cada modalidade tributária do PDV (Isento, Não Tributado, Substituição Tributária, Diferidos, Redução de Base, Suspensão Tributária e de cada alíquota).
  • Caso o PDV tenha memória fiscal 96, consiga também uma lista com todas as reduções de base possíveis para o Código de Operações Fiscais (CFO) 512 (venda).
  • Caso o seu PDV não tenha memória fiscal 96, as informações de redução de base de cálculo serão obtidas pela leitura Z.

Estando em posse dessas informações, passamos a demonstrar a parametrização:

  • A primeira coluna (onde estão as siglas D, F, I, N, R e S) é usada para indicar para o sistema RMS em quais agendas deverão ser gravados os valores de vendas fiscais realizadas pelos PDV's no ato da captura das informações fiscais. Justamente pelo fato desta coluna tratar informações de captura é que o cabeçalho desta é "Retorno". Para cada uma das siglas deveremos informar a figura fiscal que será usada na captura das informações. No caso de haver várias figuras possíveis (como no caso da redução de base de cálculo) deverá ser escolhida uma única figura dentre elas, para onde seguirão os dados de captura. Nenhuma sigla poderá ficar sem sua respectiva figura.

 

  • A segunda coluna, identifica quais as taxas de redução de base de cálculo poderão ser aplicadas no PDV. Esta informação, no caso de seus PDV's usarem memória fiscal anterior a 96, deverá ser retirada da leitura Z, obedecendo a ordem hierárquica do número do "R" (exemplo: na leitura Z as alíquotas de redução de base aparecem assim - R0 = 61,11 R1 = 41,67 - no Painel de Controle deveremos cadastrar exatamente igual, ou seja, na linha do R0 informaremos o valor 61,11 e na linha do R1 o valor de 41,67). Se os seus PDV's usarem memória fiscal 96, não haverá, ou pelo menos não deveriam haver, informações referentes à redução de base, porém o sistema de exportação necessita desta informação para compor as alíquotas reduzidas que são utilizadas pela memória fiscal 96. Neste caso, deveremos informar todas as possibilidades (não importando em que ordem de "R" elas serão registradas) de redução de base e cadastrá-las no Painel de Controle.

 

  • Na terceira coluna identificaremos com quais alíquotas os PDV's estarão trabalhando e qual a figura fiscal padrão que será utilizada para recolher as vendas fiscais de cada uma destas alíquotas. As informações das alíquotas deverão sempre ser retiradas da leitura Z e deverão respeitar a hierarquia em que estas aparecem na leitura Z (exemplo: a leitura Z apresenta a seguinte tabela de alíquotas: T0 = 7 T1 = 12 T2 = 18 T3 = 25. Deveremos então cadastrar da mesma maneira no Painel de Controle, ou seja, na linha de T0 informaremos 7 na linha do T1 informaremos 12 e assim, sucessivamente). O valor das alíquotas é informado no primeiro campo de cada linha referente a cada "T"; o segundo campo é usado para se informar qual a figura fiscal para onde, quando capturadas as informações de vendas fiscais dos PDV's, serão enviadas tais informações. Sempre que uma linha de "T" possuir uma alíquota, deveremos obrigatoriamente informar uma figura fiscal relacionada.

 

Parametrização para PDV PADRÃO

Esta parametrização deverá ser usada para o PDV Padrão.

Parametrização para PDV ESPECÍFICO

Este módulo somente é usado quando, no módulo de informações cadastrais, selecionarmos como código de PDV 08, 09,10,14, 19, 21, 26, 28, 29 ou 30 (para verificar a que PDV's se referem consulte tabela 029).
Vamos ver a seguir exemplos de características específicas do Calypso e como o sistema RMS as enviará para frente de caixa. Esta parametrização, devido a sua complexidade e variação de cliente para cliente, não será considerada com maiores pormenores; somente apresentaremos abaixo a configuração padrão geralmente usada por usuários Calypso/ RMS e qualquer alteração deverá ser feita sob consulta a RMS:

  • Para código de PDV = 10:

  • Para código de PDV = 14:

Demais programas do PDV

 

Estorno de Vendas – Itens – VGPGRMIT


Esse programa é geralmente utilizado quando não existe integridade no arquivo importado (por exemplo, arquivo foi gerado parcialmente).
Digite a data do movimento a ser estornado e o código da filial.
Esse programa estorna todo o movimento da data selecionada, podendo ser integrado novamente.

  • Função F4 Confirmar



  • Função ShF4 - Estornar Baixa por Cupom



Consulta de Produtos – Mata Burro – VGPGMATA

Terminais disponibilizados nas lojas para consulta de preço pelo cliente.
Possibilita a consulta de um produto através do seu código de barras.

  • Função F4 Confirma Reabastecimento

  • Função F6 – Retorno Área de Vendas


Execute a função F4 Confirma Retorno e a quantidade estipulada será retornada da Área de Vendas para o Depósito.

  • Função F8 Scanner






Descrição dos Campos:

 


 

 

 

 

 


 



Integração com PDV - VGPGPDVS


Função F4 - Simulação
Esse processo deve ser executado antes da atualização, para verificação de possíveis erros.
Tecle F4 para realizar a simulação da exportação dos dados para o PDV, o sistema disponibilizará a seguinte tela:

Selecione a opção para integração (Geral, Alterados, Por Fornecedor, Por Seção, Por Data).
Digite a data de vigência para os dados a serem atualizados no PDV.
Digite o código do produto (ou nenhum para geral).
Opção: Alterados
*ATENÇÂO!*
Essa opção é de rotina diária para todas as lojas



Opção: Geral
Informe a data de vigência e digite o código dos produtos, ou informe o código da filial e a data de vigência para exportar TODOS os produtos cadastrados na filial informada.






Em seguida o sistema irá gerar o relatório de crítica (Simulação):


Opção: Por Fornecedor




Opção: Por Seção/ Grupo/ Subgrupo


  • Apontamento de Erros e Advertências

Quando são apontados ERROS na Crítica, ao final do relatório são relacionados produto a produto, se existem e quais são os erros fatais e as Advertências.

  • Após o final da relação de ERROS da Filial, o relatório apresenta uma relação dos CÓDIGOS de ERROS a das ADVERTÊNCIAS, e quais as ações para a correção das mesmas.



Opção: Por Data



 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
Os ERROS e as ADVERTÊNCIAS devem ser corrigidos ANTES da ATUALIZAÇÃO, ou seja,
ANTES da EXPORTAÇÃO DEFINITIVA DE CADASTRO PARA OS PDV'S.


Função F 8 Atualizar


Opção: Alterados





Clique em SIM.


Opção Geral





Opção: Por Fornecedor










Opção: Por Seção / Grupo/ Subgrupo











Opção: Por Data





Função F5 Periféricos
Executar as funções somente de periféricos (arquivo de coletor, arquivo de balança).






Função F6 Relatório
Para reemissão dos relatórios.


Função F7 Utilitários
Através dessa função poderemos gerar dois tipos de Relatório:

Função ShF7 – Geração Arquivo Balança









Função CtF7 Geração de Arquivos Alterados








Exportação de Cadastro para PDV's (NOVO) - VGPGPDVE


Função F7 Simulação
Esse processo deve ser executado antes da atualização, para verificação de possíveis erros.
 INFORMAÇÃO:
A Exportação gera os arquivos no Drive DBX.
Tecle F7 Simulação para realizar a simulação da exportação dos dados para o PDV.

O sistema disponibilizará a seguinte tela:

Campos de Tela

Nome

Descrição

Vigência

Data de vigência da simulação

Movimento

Alterados: Produtos Alterados

 

Geral: Todos os produtos

 

Excluir M. Alterados: Excluir da simulação os Produtos Alterados

Execução

Executar on-line

 

  • Executar via JOB: Jobs (Tarefas Agendadas no Banco de Dados)
    Selecionar a quantidade de processos simultâneos desejados para esta opção.

Tipo de Seleção

 

 

Opção

Fornecedor: Seleção pelo Código do Fornecedor

 

Seção: Seleção dos produtos pelo código da Seção.

 

Grupo: Seleção dos produtos pelo código do Grupo

 

Sub grupo: Seleção dos produtos pelo código do sub grupo

 

Produto: Seleção do produto pelo código

 

  • Função F4 Confirmar Simulação

 

  • Digite a data de vigência para simulação dos dados a serem atualizados no PDV.
  • Selecione a opção da Integração:
    • Geral.
    • Alterados.
    • Excluir M Alterados
    • Por Fornecedor.
    • Por Seção.
    • Por Grupo.
    • Por Sub grupo.
    • Por Produto.
  • Selecione o tipo de execução:
    • On-line.
    • Via JOB (selecionar o número de processos simultâneos que devem ser executados).


Descrição das opções

  • Opção: On-line

 

  • Opção: via JOB

Permite exportar mais de 1 (uma) Filial ao mesmo tempo. Opção de gerar Jobs (Processos Oracle) para exportar.

  • Opção: Alterados


Assinale a opção Alterados, selecione as filiais desejadas e informe a data de vigência.

  • Exportação de Alterados pode ser efetuado Filial por Filial. É gerado AA4MITEM no momento da geração.



Confirme.



Confirme novamente.
O sistema gera o relatório de crítica para a simulação.

Campos do relatório:

Nome

Descrição

Produto

Código do produto

Descrição

Nome do produto

Seção

Código da seção a qual pertence o produto

Descrição Reduzida

Nome reduzido do produto

EAN

Código EAN do produto

Prc Venda

Valor do Preço de venda, conforme cadastro

Exp

Exportado SIM ou NÃO

Etq

Gerada a Etiqueta SIM ou NÃO

Oft

Produto em oferta
Oft = SIM
Campo Vazio = NÂO

Mensagem

Mensagem de Erro ou Advertência.
Quando no campo figurar "0", é porque não ocorreu nenhum tipo de erro nem de advertência

 

  • Opção: Geral


Assinale a opção Geral, selecione as filiais desejadas e informe a data de vigência.

Confirme

Confirme novamente.
O sistema gera o relatório de crítica para a simulação.

  • Opção: Por Fornecedor


Informe o código do fornecedor, selecione a opção geral, com ou sem a exclusão do M Alterados, as filiais desejadas e informe a data de vigência.

Confirme


Confirme novamente.
O sistema gera o relatório de crítica para a simulação.

  • Opção Seção/ Grupo/ Subgrupo.


Informe os códigos de seção e/ ou grupo e/ ou subgrupo, selecione a opção Geral com ou sem exclusão do M Alterados, e informe a data de vigência.

Confirme.

Confirme novamente.
O sistema gera o relatório de crítica para a simulação.

  • Opção: Produtos


Informe o código dos produtos (é possível exportar mais de um produto), clicando enter após cada código, selecione a opção Geral com ou sem exclusão do M Alterados, e informe a data de vigência.

Confirme.


Confirme novamente.
O sistema gera o relatório de crítica para a simulação.

  • Opção: Excluir M Alterados


Assinale a opção "Excluir M Alterados", informe a data de vigência e depois determine as demais informações para a seleção (Geral, Fornecedor, Seção, Grupo, Subgrupo ou código de produto).
Confirme
O sistema gera o relatório de simulação, com todas as informações selecionadas, menos, o Movimento de Alterados.


  • Função F9 Consultar Log


O programa não gera relatório de erros no momento da exportação, pode ser consultado / impresso pela função "Consultar LOG".
Clique na função.

O sistema abre o filtro para seleção das filiais, produtos, tipos de relatório e tipos de exportação.

Selecione qual o tipo de produtos:

Selecione a filial ou filiais.
Selecione quais os tipos de relatório deseja gerar.
Indique, se desejar, o código de produto para geração dos relatórios para um produto específico.

  • Função ShF4 Imprimir


Gera o relatório de LOG da Exportação do PDV.

  • Apontamento de Erros e Advertências

Quando são apontados ERROS na Crítica, ao final do relatório são relacionados produto a produto, se existem e quais são os erros fatais e as Advertências.

  • Após o final da relação de ERROS da Filial, o relatório apresenta uma relação dos CÓDIGOS de ERROS a das ADVERTÊNCIAS, e quais as ações para a correção das mesmas.




Campos do relatório

Nome

Descrição

Filial

Código da Filial

Código

Código do Produto

Descrição

Nome do Produto

EAN

Código EAN do produto

Expor

Produto Exportado para o PDV SIM ou NÃO

Etiq

Gerada a etiqueta SIM ou Não

Prc Custo

Preço de custo do produto conforme cadastro

Prc Venda

Preço de Venda atual do produto

Erros

Código dos erros ocorridos durante a simulação da exportação para o PDV

Advertências

Código das advertências ocorridas durante a simulação de exportação para o PDV

Legenda de Erros

Relação de Erros com seus respectivos códigos e descrição.

Legenda de Advertências

Relação de Advertências com seus respectivos códigos e descrição.

 

  • Função F10 Marcar Todos



Esta função permite marcar todas as filiais, desmarcar, ou inverter a situação de marcadas por desmarcadas e vice e versa.

Função F6 Atualizar


 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
Os ERROS e as ADVERTÊNCIAS devem ser corrigidos ANTES da ATUALIZAÇÃO, ou seja,
ANTES da EXPORTAÇÃO DEFINITIVA DE CADASTRO PARA OS PDV'S.

  • Função F8 Produtos Alterados.


Para a seleção de produtos a partir da movimentação de alterados.


Selecione os produtos e confirme a seleção.

Os produtos serão selecionados

  • Função F4 Confirmar atualização


Permite a exportação real/ atualizada do dia para o PDV.

  • Função F9 Consultar LOG


Vai gerar os Logs conforme descrito na exposição anterior para simulação, porem para os produtos após a atualização/ exportação para o PDV.

  • Função F10 Marcar Todas


Igual a descrita anteriormente na situação de simulação.

Função F8 Utilitários
Através dessa função poderemos gerar dois tipos de Relatório:

  • Função ShF8 – Geração de Periféricos


Gerar relatório somente de periféricos (arquivo de coletor, arquivo de balança).







Será gerado o arquivo.

  • Função CtF8 Geração de Arquivo de Alterados


Gerar arquivos de produtos alterados








Será gerado o arquivo com a movimentação de alterados.

Função F9 Consultar LOG
Conforme função descrita no item Simulação porém para a condição Atualizados no PDV.


Importação das Vendas dos PDV's - VGPGPDVI

O sistema trará as informações sobre as últimas importações que foram realizadas com o PDV.


Campos de Tela

Nome

Descrição

Filial

Código da Filial e descrição

Data do Movimento

Data estipulada para seleção do movimento

Tipo de PDV

Código e descrição do Tipo de PDV

Reletório de Crítica

Emitir relatório de crítica de importação SIM ou NÃO

Ordem

Determinar a Ordem do Rerlatório por:

  • Seção/ Grupo/ Subgrupo
  • Descrição
  • Produto

Quebra

Sim

 

Não

Estoque Online

Indica o Job de faixa de estoque

Status

Ativo ou não

Movimentos

Data: Data da importação

 

Dia da Semana: Dia da semana correspondente a data

 

Importações: Não ou SIM com a respectiva quantidade.


Função F4 Confirmar
Esta função permite gerar a Importação de Vendas do PDV.




Função F6 Imp. Automática

O programa abre a tela abaixo:

  • Função F2 Configurar

Permite a alteração dos campos para a configuração conforme desejado.


  • Função F9 Processar

Permite a importação de Venda conforme configurado.




Função CtF4 Rel Divergência
Relatório que demonstra as divergências de Preço entre PDV e Retaguarda (RMS), num determinado período, como a crítica da Importação de Venda.



Clique em Avançar. 



Campos do Relatório:

Nome

Descrição

Código

Código do produto

Descrição

Nome do produto

Séc

Código da seção a qual pertence o produto

Grp

Código do grupo ao qual pertence o produto

Sgr

Código do Subgrupo ao qual pertence o produto

Filial

Código da filial

Data

Data

Qtd Vda

Quantidade vendida do produto

Vda Total

Valor total da venda

Vda. Unit.

Valor da unidade

Prc. Vig.

Preço Vigente do produto

Diferença

Valor da diferença entre PDV e RMS

 

VERSÃO 568

Importação de Venda – Novo Processo para baixa de estoque para Produto Receita - Tipo 03

Método Anterior
Baixa de Estoque para Produto Receita Tipo 03, era gerada a agenda de venda de insumos e baixado estoque nos componentes.
Método Novo
É efetuado uma "Produção" da Receita.
Durante os processos diários, serão gerados "Ordens de Produção" para o produto Tipo 03.
Gerado pedido para saídas dos componentes na agenda de saída de Produção.
Gerado pedido para entrada do Produto Receita
Baixado estoque da quantidade produzida.
No Final do Dia, no processo de importação de Venda, serão geradas as Agendas de Saída de Componentes (Parâmetro RECSAIATU) e Entrada de Produção (Parâmetro RECENTATU).

Tabela

Acesso

Conteúdo

Ação

084

RECENTTRN

AGD

Código da agenda de transferência entrada dos associados para o genérico.

084

RECSAIATU

AGD

Código da agenda de transferência saída dos genéricos para o produzido.

 

PDV Visual Mix

Importação e Exportação de Dados por PDV Visual Mix.
Tabelas e Parâmetros

Tipo

Cod.

Descrição

Acesso

Conteúdo 1

TABELA

045

PDV VISUAL MIX

PDV54

PDV VISUAL MIX

PARAMETRO

045

Exporta DUN14 para PDV

DUNPDV

Conteúdo = "S", envia
Conteúdo = "N", não envia (default)


 NOTA IMPORTANTE:
Somente ativar o parâmetro 001-DUNPDV com um auxílio da consultoria.

Pendências de Venda – VGPRPEND

Gera relatórios de pendências de baixa de estoque: quantidades de item com pendência de venda.

Relatório de pendências de baixa de estoque por classificação CÓDIGO, SEM quebra por Seção:





Campos do relatório:

Nome do Campo

Descrição

Loja

Código e descrição da loja.

Item

Código do item.

Descrição

Nome do item.

Código EAN

Código EAN do item.

Qtde. Pendente

Quantidade pendente de venda do item.

Data Pendência

Data da última verificação de pendência de venda.

Relatório de pendências de baixa de estoque por classificação FORNECEDOR, SEM quebra por Seção:





Campos do relatório:

Nome do Campo

Descrição

Loja

Código e descrição da loja.

Fornecedor

Código e nome do fornecedor.

Item

Código do item.

Descrição

Nome do item.

Código EAN

Código EAN do item.

Qtde. Pendente

Quantidade pendente de venda do item.

Data Pendência

Data da última verificação de pendência de venda.


*ATENÇÃO:*
Para opção de geração de relatório COM quebra por seção, só será gerado relatório por classificação MERCADOLÓGICA.



Relatório de pendências de baixa de estoque por classificação MERCADOLÓGICA, COM quebra por Seção:




Campos do relatório:

Nome do Campo

Descrição

Loja

Código e descrição da loja.

Grupo

Código do grupo

Subgrupo

Código do subgrupo

Seção

Código da seção

Item

Código do item.

Descrição

Nome do item.

Código EAN

Código EAN do item.

Qtde. Pendente

Quantidade pendente de venda do item.

Data Pendência

Data da última verificação de pendência de venda.