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Conceito

O Store Mobile é uma solução desenvolvida para o dispositivo móvel PDT (Personal Data Terminal), também conhecido como Coletor de Dados, com o objetivo de atender às operações realizadas em Lojas, mercados e supermercados no setor de varejo. A solução abarca funcionalidades de Inventário, Devoluções, Cadastros e de Ordem de Produção.

Descrição do processo


Tela Inicial

Na tela inical da solução, temos as seguintes informações:


 

Usuário - Operador cadastrado no RMS

Senha -  Senha do Operador

Servidor - IP do servidor do RMS

Contexto - Contexto do RMS


Logo abaixo do contexto, pode-se visualizar em qual versão encontra-se o programa.


Será necessário ao operador validar suas informações para entrar no sistema.

Após informar os dados solicitados, deve-se clicar em Entrar.


Menu

Na tela de Menu, pode-se visualizar as funcionalidades do Store Mobile. Para iniciar, deve-se escolher uma opção no Menu e clicar em Confirmar.


 


Encomendas

Opção 51 - Encomendas

A função do Módulo de Encomendas é gerar ordens de compra, para a posterior geração do pedido via RMS.

Na primeira tela, deve-se informar o Comprador e o Fornecedor/Distribuidor. Existe ainda a opção de Busca, caso o operador deseje consultar os fornecedores. Clicando em Busca, abrirá a tela abaixo:

Na tela de Busca, é possível consultar o fornecedor pela Razão Social, Nome Fantasia, CNPJ ou Num. Contribuinte. Após informar o filtro desejado, basta clicar em Buscar.

O sistema trará os fornecedores filtrados. Selecionar o fornecedor desejado e clicar em Confirma.

Após informar os dados requeridos, deve-se clicar em OK.

Nesta tela, o operador deverá bipar o EAN do produto. O sistema trará algumas informações de custo, estoque do item e uma sugestão de quantidade a ser pedida. Após informar a quantidade desejada a pedir, clicar em OK.


Ao clicar em Lista, aparecerá a tela abaixo:

Esta tela exibirá as sugestões feitas para os itens. Ainda é possível editar, excluir ou gerar uma nova sugestão a partir desta tela.

O pedido de compra aparece listado. Deve-se clicar em Concluir Cmp.

O sistema perguntará se trata-se de uma encomenda bonificada ou não. Após informar Sim ou Não, a sugestão será gerada.

 

Ao consultar o Compras por Filiais (VGCMMECT), pode-se ver que a sugestão de compra foi gerada.


Inventário de loja

Opção 52 – Inventário de Loja


O inventário de loja no coletor, permite a contagem dos itens da loja.

Para realizar o inventário de loja pelo coletor, é necessário cadastrar o parâmetro CTRLRFXXXX, onde XXXX representa o código da loja sem o dígito precedido de zeros. O Valor do parâmetro deve conter 6 algarismos e o último deve receber o valor ‘V’.

O inventário deve ser do tipo Itens ou Parcial. Ao abrir o inventário, basta gerar a ficha que o mesmo estará disponível no coletor para a coleta.

Sair – O sistema sai do módulo de inventário de loja;

Fechar – O inventário é fechado e o lote sobe para o RMS;

Coletar – Inicia a coleta do inventário.


Na primeira tela do inventário, deve-se informar o número do inventário gerado e clicar em Coletar.

Nesta tela, deve-se bipar o EAN do item e informar a quantidade a ser contada.

Adicionar – Soma as quantidades informadas;

Substituir – Atualiza a quantidade somada com a nova quantidade informada;

Lista Itens – Lista os itens coletados e não coletados do inventário.


Tela com a lista dos itens contados e não contados. Nesta tela, é possível ainda alterar a quantidade do item coletado.

Ao clicar em Sair, o sistema perguntará se deseja finalizar o inventário. Clicando em Yes, o inventário será fechado e o lote subirá para o RMS.

O inventário é finalizado com sucesso.

Inventário de Produtos tipo KG

Existe ainda a opção de contagem automática de itens tipo KG ou Unidade. Se o campo Automático estiver marcado, basta bipar o item que a quantidade será acrescida em unidade. Não será preciso informar a quantidade. No exemplo acima, foi bipado o item 6030-5. Ao bipá-lo, foi contabilizada 1 unidade. A cada bipe, a quantidade é incrementada. Caso o campo Automático não esteja marcado, a quantidade do item deverá ser informada.

Como no exemplo acima, o item encontra-se em Contados e a quantidade 1.


Ao finalizar o inventário, o campo Dig é marcado com a letra ‘D’ de digitado.

Depósito de troca

Opção 54 – Depósito de troca

O Depósito de trocas via coletor, tem o objetivo de gerar uma notificação de troca para o RMS.

Na primeira tela, deve-se bipar o EAN do produto, a quantidade e o motivo. O campo Obs(observação) não é obrigatório.

Em seguida deve-se clicar em Confirma para gerar a notificação.


Clicando em Lista, será exibida a tela abaixo:

Tela com a lista dos itens. Nesta tela é possível editar, excluir ou gerar uma nova notificação.

Após a notificação ter sido gerada, pode-se visualizá-la no Painel de Controle de Trocas (VGDTROCA).

Cadastro de Embalagem

 Opção 55 – Cadastro de Embalagem

 

O cadastro de embalagem permite cadastrar as embalagens, dimensões e norma do pallet de um produto.

Na tela inicial, deve-se informar o EAN do Produto e clicar em Confirma.

Tela para cadastrar os dados de Embalagem do Fornecedor. Deve-se informar os dados solicitados para inclusão ou alteração e clicar em OK.

Tela para cadastrar os dados de Embalagem de Transferência. Deve-se informar os dados solicitados para inclusão ou alteração e clicar em OK.

Tela para cadastrar os dados de Embalagem de Venda. Deve-se informar os dados solicitados para inclusão ou alteração e clicar em OK.

Tela para cadastrar os dados da norma do pallet, caso o produto seja paletizado. Deve-se informar os dados solicitados para inclusão ou alteração e clicar em OK.

Após confirmação do cadastro de Embalagens, pode-se consultar no Cadastro de Produtos (VABUITEM) o produto com as informações de embalagem, dimensões e pallet devidamente cadastradas.


Auditoria de Gôndola

 Opção 56 – Auditoria de Gôndola

 O módulo de Auditoria de Gôndola, serve para consultar as informações de preço de um produto e gerar etiqueta de gôndola.

Para gerar o arquivo de etiqueta pelo coletor, é necessário cadastrar o parâmetro AUDGARQXXX, onde XXX representa o código da loja sem o dígito precedido de zeros.


Valor:

S – Gerar arquivo de etiqueta;

N – Não gerar arquivo de etiqueta.


O arquivo web.config, localizado no WebService, deve conter a informação do caminho onde será gravado o arquivo de etiqueta.

Na primeira tela deve-se bipar o EAN do produto. As informações de preço serão exibidas. Em seguida, deve-se clicar no botão Imprimir.

Ao clicar em Imprimir, o produto será adicionado à lista de Impressão. Deve-se clicar em Lista.

Esta tela exibirá todos os itens para a geração da etiqueta de gôndola. Deve-se clicar em Imprimir.

O botão Limpar, apagará toda a lista.

Ao clicar em Imprimir, o arquivo de impressão será gerado.

Arquivo de impressão gerado no caminho especificado no web.config.

Devolução de cliente

 Opção 57 – Devolução de Cliente

 O processo de Devolução de cliente no coletor é utilizado para a devolução de itens à loja.

Cliente – Número do cliente;

Data Compra – Data da compra (conforme padrão especificado);

 

N° PDV – Número do PDV;

N° Cupom – Número do cupom fiscal;

Motivo – Motivo da devolução do cliente.


Deve-se informar os dados solicitados e clicar em Confirma.

Caso o código do cliente seja desconhecido, basta clicar em Busca para consultar os clientes cadastrados.

Tela de busca do código do cliente.

Deve-se informar o nome do cliente para filtrar.

Os clientes são filtrados.

Nesta tela, serão exibidos os itens do cupom. É possível editar, excluir ou adicionar um novo item.

Deve-se escolher a impressora clicando em Alterar Impressora.

Clicando em Novo, um novo item poderá ser adicionado. Deve-se informar o EAN do produto e a quantidade a ser devolvida. Clicar em Confirma.

Clicando em Alterar Impressora, deve-se selecionar a impressora e clicar em Confirmar.

Ao clicar em Sair, o sistema solicitará a confirmação da impressão. Clicar em YES. O cupom será impresso.

Coleta – Ordem de produção

  Opção 60 – Ordem de produção


A Coleta – Ordem de Produção no coletor, tem o objetivo de coletar os itens de transferência para enviar à produção do produto principal.

 

OBS: Os componentes do produto não aparecem no coletor. Os itens que apareceram para a coleta, serão somente os itens de transferência em substituição a algum componente em falta.

É necessário gerar um pedido de transferência, para o coletor encontrar os itens a serem substituídos.

Para gerar a atividade para o coletor, deve-se clicar em Gera-PDT.

A tarefa é gerada com sucesso para o coletor.

Tela onde o documento deve ser selecionado. Clicar em Confirmar.

Nesta tela, deve-se selecionar o item a ser separado, informar a quantidade e clicar em OK.

Ainda é possível filtrar os itens por Separados e Não Separados.

Próximo – Passa para o próximo item;

Fechar Req – Finaliza a separação.

Ao clicar em Fechar Req, a coleta é finalizada com sucesso.

Entrega – Ordem de Produção

Opção 61 – Ordem de produção


Realização da entrega dos itens para a produção.

Para entregar os itens na produção, basta clicar no botão Confirma Entrega.

Inventário de Contagem

 Opção 62 – Inventário de Contagem


 Módulo para a realização do Inventário de Contagem.

Deve-se associar os lotes ao usuário, através do Geração de Lotes (VGIGELOT). Selecionar os lotes e clicar em Aloca/Des (F8).

O próximo passo é selecionar o operador e Confirmar a alocação.

Fechar – Finaliza o Inventário.

Coletar – Inicia Coleta do Inventário.

Deve-se informar o número do inventário e o lote.

Nesta tela, deve-se informar o EAN do produto e a quantidade a ser contada.

 

Unidade – Produto em unidade

Embalagem – Produto em embalagem

Área – Endereço/localização do produto

Gond. – Número da gôndola

Lado – Endereço/localização do produto

Seq. – Endereço/localização do produto

Cod. Interno – Código do item

Qtd UN – Quantidade por unidade

Qtd Emb – Quantidade por embalagem


Botões:


Pular – Passa para o próximo endereço

Adicionar – Adicionar o item na lista de coletados, depois de informar a quantidade

Substituir – Atualiza a quantidade do inventário

Lista Itens – Exibe os itens coletados e não coletados.

Na tela de Lista de Itens, são exibidos os itens contados e não contados. Ainda é possível alterar a quantidade dos itens contados.


Capturados – Produtos coletados

Não capturados – Produtos a serem coletados

Produto – Descrição do produto

Alterar – Permite fazer alteração do item depois de coletado

Fecha – Ordem de Produção

Opção 63 – Ordem de produção


Contabilização dos produtos gerados na produção.

Na primeira tela, deve-se selecionar o produto principal a ser produzido e clicar em Lançar.


Nesta tela, ainda é possível filtrar por itens Separados e Não Separados.


Neste exemplo, devem ser gerados 50 Abacaxis Fatiado.

Nesta tela, deve-se contabilizar quantos produtos foram produzidos bipando o mesmo.

A cada bipe do produto, o sistema incrementa a quantidade.

O botão Limpar apaga a contagem.

Neste exemplo, até então, foram produzidos 3 Abacaxis Fatiados.

Cadastro de Gôndola

Opção 63 – Cadastro de Gôndola


Realização do Cadastro de Gôndola.

Nesta tela, deve-se informar a Gôndola, o lado e o item para ser cadastrado.

Cap. Mínima – Quantidade mínima para gôndola;

Cap. Máxima – Quantidade máxima para gôndola.


Lista – Lista as gondolas já cadastradas;

Excluir – Para excluir gôndola cadastrada;

Confirmar – Cadastra/atualiza as informações contidas na tela;

Próximo – Passa para a próxima sequência.

 Clicando em Próximo, o sistema passará para a próxima sequência.

Ao clicar em Lista, o sistema exibirá as gôndolas cadastradas. Nesta tela, ainda é possível Excluir e Alterar as informações da gôndola.