01. OBJETIVO
O propósito desse material é compartilhar experiências sobre o acesso ao ambiente local pelo aplicativo, utilizando diferentes formatos.
02. BIG F5 VPN
A configuração e roteamente da VPN pelo celular é relevante apenas quando precisamos acessar algum outro server/app dentro da nossa rede.
Todavia, caso esteja tendo problemas com o acesso direto ao server local pelo hotspot ou diretamente pelo IP, a configuração da VPN pode ser uma alternativa.
Após a instalação do app, realize a configuração da rede, conforme prints abaixo, para conectar basta deslizar a opção "connection".
Caso, não esteja sendo disponibilizada a tela para informar o login e o token, confirme se a opção VPN está habilitada nos ajustes de seu aparelho!
03. HOTSPOT
Um dos objetivos do hotspot móvel pelo windows 10 seria o compartilhamento da sua internet e/ou compartilhamento com outros equipamentos, através de uma rede com senha.
Após clicar no sinal do wi-fi na barra de tarefas, podemos visualizar o atalho do hotspot:
Em seguida realize a conexão do celular nessa nova rede local, e verifique se sua conexão com a internet continua funcionando.
Nos testes realizados com o hotspot foi necessário para acesso de QRCodes apenas quando configurado o nome da maquina/notebook onde server está sendo executado.
No exemplo abaixo, o nome do computador onde o server está sendo executado é SPON010114015. Então, o nome da conexão deve ser definido de acordo com o seu endereço local completo: SPON010114015.sp01.local
04. ACESSO PELO ENDEREÇO IP LOCAL
É possível realizar o acesso ao ambiente de rede local utilizando o IP onde o appserver está sendo executado, visto que a resolução do nome da maquina pela rede local apresentou instabilidade.
Contudo, caso esteja tendo problemas com acesso pelo IP pode realizar o processo acima de conexão pelo hotspot.
Configure seus dados de conexão de host, properties e QRCodes adequadamente para sua conexão:
05. FIREWALL
Observe a liberação das regras de entrada para o server em questão, em muitos casos por exemplo quando trocamos portas do server uma nova linha de configuração é criada no firewall.
É caso não esteja liberado criará um bloqueio para acesso externo as requisições externas aos endpoints, o bloqueio parcial ou total é identificado pela imagem .
06. PROTHEUS
Complementando a informação acima sobre firewall, faça a liberação de acesso ao appserver para todos os tipos de redes, caso não seja liberado as requisições realizadas do aplicativo ou outras redes ao server não serão liberadas.
Em geral, o app fica com a ampulheta durante um tempo até estourar algum tipo de timeout ou em muitos casos isso nem acontece forçando a finalização e fechamento manualmente.
após as liberações os acessos foram realizados com sucesso configurando o IP Local como host no QRCode
07. CARREGAMENTO DASHBOARD
Caso durante o carregamento das informações de dashboard o processo seja abortado e retornado para a tela de login.
Reinicie o serviço do dbacess para a liberação de licenças, pois existe grande probabilidade do server recusar as requisições mostrando rapidamente as mensagens de erro, e retornando em seguida para a tela de login!
08. APOWERMIRROR
A configuração dessa ferramenta é bem simples, caso esteja na mesma rede wi-fi ao executar o aPowerMirror no windows, será reconhecido e disponibilizado o aparelho para o espelhamento.
Não é necessário estar conectado no hotspot, o espelhamento é feito pelo endereço IP Local 192.??.?.??.
Caso esteja na VPN, pode ser feito também pelo IP da rede corporativa.
Caso existam falhas de conexão ou broadcast pela rede interna, pode-se tentar as seguintes opções: