Aqui você encontrará informações sobre como monitorar e verificar a situação das integrações.
O primeiro item a se checar se está tudo certo com o TOTVS Connector é tentar acessa-ló pelo endereço: http://IP_TOTVS_CONNECTOR:PORTA/swagger-ui.html
Se não for possível acessa-ló, isso significa que ela está fora do ar e é recomendável tentar reiniciar o serviço e analisar os logs.
Se a instalação for via Windows Service, os logs estarão na pasta de instalação.
Já se a instalação for via Docker, é possível acessar os logs pelo comando: docker service logs tc-client-api -f
Se o endereço estiver disponível, recomendamos acessar o seguinte serviço:
Esse serviço irá detalhar a saúde da aplicação, caso tenha algo errado, é aqui que podemos analisar.
Se não for verificado nenhum problema, temos que analisar outras partes do sistema.
O TOTVS Connector pode ser dividido em duas responsabilidades/partes e é recomendado analisar essas partes de maneira separada:
- Extrair informações de um produto OnPremise e enviar para o TOTVS Connector Server (nuvem) ou enviar para outro produto OnPremise que chamamos de envio standalone.
- Receber informações do TOTVS Connector Server ou do produto OnPremise (standalone) e inserir/atualizar/deletar no produto OnPremise (Product Connection).
Envio para o TOTVS Connector Server (nuvem) ou produtos standalone (onpremise para onpremise)
Essa ação sempre começa do monitoramento do produto onde o TOTVS Connector está conectado, também conhecido como Product Connection. Toda ação que acontecer em uma tabela monitorada, será registrada na tabela TCC_EVENT.
Em caso de problemas/dúvidas, o primeiro lugar que podemos verificar é essa tabela (TCC_EVENT), todo produto monitorado pelo TOTVS Connector vai possuir essa tabela.
Ela possui a seguinte estrutura:
TCC_EVENT_ID | SCHEMA_NAME | TABLE_NAME | IDENTIFIER | ACTION | CREATED_AT | PROCESSED_AT | STATUS | RETRIES | MESSAGE | TC_ORIGIN_ID |
---|
As principais colunas para resoluções de problema são:
- TABLE_NAME : nome dá tabela monitorada
- ACTION: qual foi a ação, INSERT, UPDATE, DELETE
- CREATED_AT: data da ação
- PROCESSED_AT: se o registro foi processado pelo TOTVS Connector
- MESSAGE: em caso de erro, é essa coluna que possuirá a mensagem explicativa
Caso for verificado que a coluna PROCESSED_AT não possui valor por algum tempo (1 minuto no máximo), pode significar algum problema no TOTVS Connector. Possivelmente o TOTVS Connector não está conseguindo comunicar com o banco de dados do produto monitorado, logo é recomendável verificar os dados da conexão, isso é possível pelo cadastro de Product Connection.
Após o processamento dessa tabela, o TOTVS Connector irá guardar as informações extraídas no seu banco de dados interno. Deste ponto em diante, temos duas opções, analisar os logs do produto via endpoint ou acessar as tabelas internas do TOTVS Connector.
Logs
Para acessar os serviços do TOTVS Connector, podemos abrir em um navegador o seguinte endereço: http://IP_TOTVS_CONNECTOR:PORTA/swagger-ui.html
Após acessar esse endereço, você pode consultar os logs conforme imagem abaixo:
Na imagem acima, estou recuperando os logs ordenando do mais novo para o mais velho.
Tabelas internas
Se os logs não ajudarem, é possível analisar a situação da integração pelas tabelas internas do TOTVS Connector.
Neste fluxo, a única tabela envolvida é a OUTCOMING_DATA, nela é possível verificar se o registro foi enviado para o TOTVS Connector Server e/ou para outro produto OnPremise.
Receber informações do TOTVS Connector Server
Esta etapa é onde um produto SaaS irá enviar informações para um produto OnPremise.
Aqui o TOTVS Connector fica de tempos em tempos perguntando ao TOTVS Connector Server se existe algo novo para ele processar. Se sim, as informações serão baixadas para o TOTVS Connector e depois processadas para todos os produtos monitorados.
Para monitorar esse fluxo, recomendamos analisar os logs do TOTVS Connector, lá será possível verificar se há algum problema de conectividade com a internet ou se ao tentar guardar o dado, aconteceu alguma inconsistência.
Após o dado ser sincronizado com o TOTVS Connector, ele será processado, ou seja, o TOTVS Connector vai tentar execução uma ação no banco de dados do produto, por exemplo:
Se chegar uma mensagem de update da tabela PESSOAS, o TOTVS Connector vai tentar realizar o update. Caso dê algum erro, o TOTVS Connector irá tentar mais 2 vezes.
Para analisar esse fluxo, também recomendamos olhar os logs do TOTVS Connector. Caso o log não esteja claro o suficiente, é possível analisar a tabela INCOMING_DATA que está no banco do TOTVS Connector. Esta tabela vai conter os dados recebidos do TOTVS Connector Server e a mensagem da última tentativa.
Os problemas mais comuns neste fluxo são update/insert em colunas que não podem ser nulas, ou algum insert com a primary key já existente.