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  • 1181 - Ajustar Estoque Avaria - DR


ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Ajustar Estoque
    1. Principais Campos e Parâmetros
  4. Tela Pré-Devolução
    1. Principais Campos e Parâmetros


01. VISÃO GERAL

Esta rotina tem como objetivo controlar e realizar  ajustes de estoque, além do seu lançamento, entrada e a saída de produtos que tiveram algum tipo de avaria para que ele não esteja disponível em estoque com defeito e consequentemente não seja vendido. 


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Pode ser usada por exemplo para dar entrada em algum produto avariado, que sofreu algum dano. Ou ainda, realizar uma pré-devolução deste produto avariado e a emissão do relatório com a movimentação realizada, entre outros.

03. TELA AJUSTAR ESTOQUE



Principais Campos e Parâmetros

AçãoDescrição
FilialSeleciona a filial onde serão feitos ajustes de estoque;
DataApresenta a data que está sendo realizada a movimentação do estoque, ou seja, o ajuste, não permitindo o usuário alterar a data, pois a rotina não permite gerar movimentações com datas posteriores ou retroativas;
Lançamento PorUtilizado para definir o tipo do lançamento, que pode ser por "Produto" ou "Embalagem";
ContaApresenta a conta gerencial em que será gerada a movimentação financeira mediante a alteração no estoque decorrente de ajustes, conforme parâmetro "1361 – Conta de Ajuste de Estoque" da rotina "132". Caso seja necessário realizar a alteração dessa conta, deverá ser marcado como "Sim" o parâmetro "1342 – Alterar conta ajuste estoque";
Cód. BarrasUtilizado para informar o código de barras do produto a ser ajustado em substituição ao código do produto;
Cód. FábricaInforma o código de barras do produto a ser ajustado em substituição ao código do produto;
ProdutoUtilizado para informar ou pesquisar o código do produto a ser ajustado, conforme opções de classificação. Quando o código de barras do produto for informado, este campo será preenchido automaticamente;
EmbalagemApresenta a embalagem conforme o cadastro do produto;
QtdInforma a quantidade de produto que será movimentada no estoque;
Entradas

Caso queira realizar o processo de entrada de um produto no estoque,  a rotina apresenta as seguintes opções:

  •  EA - Entradas de avaria: Quando marcada, a quantidade informada será retirada da quantidade disponível de estoque e lançada na quantidade bloqueada de avaria. A opção (EA - Entrada de avaria e SR - Saída por reaproveitamento (Avaria)) é utilizada quando um produto é avariado por amassar, rasgar a caixa mas que poderá ser reaproveitado, entrando para o estoque disponível novamente;
  • EI - Entrada de indenizado: Quando marcada, a quantidade informada será retirada da quantidade disponível de estoque. Esta opção será utilizada nos casos onde os produtos avariados serão negociados (substituídos) pelo fornecedor;
  • EP - Entrada de perda: Quando marcada, a quantidade informada será lançada na quantidade bloqueada de avaria, para posterior lançamento de "SP - Saída de Perda". A opção (Entrada por Perda e SP - Saída por Perda) é utilizada quando um produto de entrada por perda não possui reaproveitamento. Portanto, será realizada a saída por perda baixando o estoque, alimentando uma conta onde será lançado o valor do estoque como despesa ou rateando o custo do ajuste para o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) do produto. Somente na saída por perda será possível emitir a nota fiscal;
Saídas

Caso queira realizar o processo de saída de um produto no estoque, a rotina apresenta as seguintes opções:

  • SP - Saída por perda": Quando marcada, será retirada a quantidade informada da quantidade bloqueada de avaria, proveniente de uma entrada "EP - Entrada de Perda" e, consequentemente, do estoque total. Ao realizar esta saída, será subtraída a quantidade em avaria e bloqueada baixando também o estoque do produto. Nessa operação não ocorre lançamento de despesas na rotina "124 - Balancete";
  • SR - Saída por reaproveitamento (avaria): Quando marcada, será retirada a quantidade informada da quantidade bloqueada de avaria e lançada novamente na quantidade disponível do estoque. Ao realizar esta saída, o estoque será retornado para disponível e subtraída a quantidade avariada;
  • SI - Saída por indenizado: Quando marcada, será retirada a quantidade informada da quantidade bloqueada de avaria e lançada novamente na quantidade disponível do estoque. Ao realizar esta saída, o estoque será retornado para disponível e subtraída a quantidade avariada;
Nº doc entradaUtilizado para informar o número de documento de entrada gerado na própria rotina. Este campo somente será habilitado nos processos de saída;
Tipo lançamento de saída por perdaUtilizada para selecionar o tipo de lançamento por perda, que pode ser:
  • Lançando como despesa ou receita: Quando marcada, será utilizada para realizar lançamentos como receita e despesa;
  • Lançando no CMV do produto: Quando marcada, será utilizado para realizar o recálculo dos custos médios dos produtos lançados, considerando: estoque anterior, estoque após o ajuste, valor do estoque anterior e valor do estoque após o ajuste. Os custos serão atualizados de acordo com a quantidade de saída que está sendo feita;
Nota Fiscal EntradaTransação : Utilizado para informar o número de transação gerado no ato da entrada de mercadoria, através da rotina "1301 – Receber Mercadoria";
Carregar ItensInsere os produtos vinculados ao número de transação selecionado;
AdicionarAdiciona  o produto na grid;
CancelarCancelar/limpa os dados já informados na tela, habilitando o botão "Novo" novamente;
Total EntradasApresenta o total de entradas;
Total SaídasExibe o total de saídas;
Total AjusteInforma o total de ajuste, que é o resultado do total de entradas subtraído do total de saídas;
Qtd. total estoqueInforma a quantidade de estoque disponível no sistema;
Qtd. total digitadaApresenta a quantidade que o usuário inseriu no campo "Qtd.", ou seja, a quantidade que será ajustada;
ObservaçãoUtilizado para informar uma observação sobre o ajuste que será apresentada no relatório;
Motivo AvariaUtilizado para informar o motivo para a movimentação do estoque, o qual será exibido em extratos do produto e consultas de ajustes de estoque. O motivo da avaria é cadastrado na rotina "518 – Cadastrar Motivo/Devolução/Ajuste/Avaria";
Cód. fiscal de operaçãoSeleciona o código fiscal de operação que somente será habilitado para o processo de saída por perda, ao selecionar a opção "Emitir nota fiscal perda". O cadastro do CFOP é realizado na rotina "543 – Cadastrar Código Fiscal (CFOP)";
NovoInicia um novo processo de ajuste;
ConfirmarConfirma os processos de ajuste de estoque (avaria) ou de pré-devolução;
CancelarCancela o processo iniciado;
FecharFechar a rotina.




Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Filial Seleciona a filial para emitir somente a filial deseja da movimentação do estoque;
Tipo de relatórioUtilizado para emitir somente os relatórios do tipo "Entrada", "Saída" ou "Todos";
Nº do documentoUtilizado para emitir o documento por um determinado número de documento de ajuste;
Definir o custoSeleciona as opções para emitir no relatório o "Custo atual do produto" (considera custos do estoque atual) ou o "Custo período da avaria" (considera os custos do produto presente no histórico do estoque para a data referente à avaria);
Período de avariaEmite um determinado período no relatório de ajuste de avaria;
Qtd. Avariada > 0Quando esta opção é marcada, apresentará somente os produtos com a quantidade avariada maior do que zero;
DepartamentoEmite o relatório conforme o departamento definido;
SeçãoUtilizado para emitir o relatório conforme a seção definida;
FornecedorEmite o relatório conforme o fornecedor definido;
ProdutoUtilizado para emitir o relatório conforme o produto definido;
Funcionário LançamentoEmite o relatório conforme o funcionário que realizou o lançamento definido;
CompradorUtilizado para emitir o relatório conforme o comprador definido;
Motivo AvariaFiltro de múltipla seleção, utilizado para emitir o relatório conforme o motivo de avaria definido;
Ordenação de relatório Utilizado para definir a ordenação do relatório de forma crescente, que podem ser por: "Número do documento", "Data da movimentação", "Código do produto" e "Descrição do produto";
Tipos relatório

Define o tipo de relatório a ser emitido, selecionando as seções que serão filtradas, podendo ser:  Analítico por Fornecedor, Analítico por Departamento/Seção, Analítico por Produto, Sintético por Usuário, Sintético por Produto, Sintético por Departamento, Sintético por Departamento/Seção, Saída por Perda (contábil) Analítico por Produto, Movimentação Avaria por Lote Sintético;

Emitir:Emite o relatório conforme definido nos filtros, ordenação e tipo de relatórios;
Fechar:Fechar a rotina.


04. 
TELA PRÉ=DEVOLUÇÃO 


Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
FilialUtilizada para selecionar a filial onde a pré-devolução de avaria será realizada;
DataApresenta a data atual que está sendo realizada a pré-devolução avaria, não permitindo ao usuário alterar a data;
Considerar produtos fora de linhaAo marcar esta opção, serão apresentados no resultado de pesquisa produtos que estejam restritos, devido estarem registrados como "fora de linha" na rotina 238 - Manutenção de Cadastro de Produtos;
FornecedorSeleciona o fornecedor do produto;
DepartamentoSeleciona o departamento onde o produto está armazenado;
CategoriaSeleciona a categoria do produto (Ex: bebidas, cremes etc);
ProdutoSeleciona o produto desejado para a pré-devolução;
SeçãoSeleciona a seção onde o produto está armazenado;
Sub CategoriaSeleciona a subcategoria do produto;
PesquisarRealiza a pesquisa de acordo com o preenchimento dos campos e filtros desta aba;
Limpar filtrosLimpa as informações dos campos acima;
Lançar qtde. automáticaRealiza o lançamento de itens do produto  automaticamente, na coluna "Qtde. lançamento", desde que o a coluna "Saldo" não esteja zerada;
AdicionarAdiciona todos os produtos selecionados na grid "Itens incluídos";
Fornecedor para gerar a pré-devolução Utilizado para informar um fornecedor diferente do cadastrado no produto;
Excluir devolução de avariaExclui uma pré-devolução de avaria;
ConfirmarConfirma os processos de pré-devolução;
NovoInicia um novo processo de ajuste de pré devolução;
CancelarCancela o processo iniciado;
FecharFecha a rotina.



IMPORTANTE!

Antes de realizar qualquer procedimento, acesse a rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina e verifique quais as permissões e restrições para a rotina 1181, pois há algumas funcionalidades que são liberadas somente com permissão.