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  • DDCOMP-15634 DT Apurar verba parcial


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Distribuição e Varejo

Linha de Produto:

Linha Winthor 

Segmento:

Distribuição TOTVS Goiânia 

Módulo:18 - CONTAS A RECEBER DE FORNECEDOR
Função:1832 - APURAR VERBA REBAIXA CMV
Ticket:
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DDCOMP-15634


02. 
SITUAÇÃO/REQUISITO

Criar uma forma de aplicar as verbas no mês em que as vendas aconteceram, de modo que não será necessário deixar para fechar exatamente no último dia do mês, pois ainda que a verba seja apurada depois do último dia do mês em que a venda foi realizada, a verba será aplicada no mês em que as vendas aconteceram;

03. SOLUÇÃO

Alterar o comportamento da rotina 1832 para que caso a permissão “Permitir apuração parcial.” (Rotina 530) estiver marcada como Sim, e caso a apuração esteja dentro da vigência da verba a rotina 1832 não irá fechar a verba. Dessa forma a verba será apurada caso tenha pedidos faturados e ficará aberta para o usuário apurar a verba novamente de maneira parcial até o fechamento da mesma que é após o término da vigência.

Saiba como utilizar

  • Rotina 1832 - Apurar verba rebaixa CMV Versão 34.0.0.7
  • Nome do objeto: PERMISSAO_ACESSO.1832  Versão: 4.0.01.000;
  • Nome do objeto: PARAMETRO Descrição do objeto: Gerar movimentações na apuração de verbas conforme competência do faturamento
    Versão: 4.0.54.000


Para utilizar a apuração de verba parcial será necessário parametrizar na rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina se o usuário terá permissão para apurar verba parcialmente da seguinte forma:

  • Abra a rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina;
  • Selecione a rotina 1832 - Apurar verba rebaixa CMV
  • Marque a permissão: Permitir apuração parcial”.


Após marcar a permissão abra a rotina 1832 - Apurar verba rebaixa CMV e já poderá apurar verbas parcialmente.

O usuário só poderá apurar verbas parcialmente caso essa permissão esteja marcada.

Foi criado o parâmetro  4728 -  Gerar movimentações na apuração de verbas conforme competência do faturamento na rotina 132 para o usuário decidir se a data de aplicação da verba irá utilizar a data de faturamento do pedido ou a data de criação do pedido de vendas.

Obs: Esse parâmetro vem marcado default como Não para a rotina 1832 - Apurar verba rebaixa CMV seguir com o processo atual

  1. Pedidos gerados e faturados dentro do Mês:
    Dt.Fat.Mês = Pega a última data do pedido faturado;
    Vlr.Fat.Mês = Soma os valores aplicados;
  2. Pedidos gerados dentro do mês de vigência da verba e faturados no Mês seguinte:
    Dt.Fat.Mês_Seguinte = Pega a última data do pedido faturado;
    Vlr.Fat.Mês_Seguinte = Soma os valores aplicados;

Para utilizar a data do pedido esse parâmetro tem que ficar como Não que é o processo atual da rotina, para utilizar a data de faturamento do pedido esse parâmetro deve ser alterado para Sim.

  • Abra a rotina 132 - Parâmetros da presidência
  • Pesquise o parâmetro 4728;

  • Abra a rotina 1832 - Apurar verba rebaixa CMV;
  • Selecione a vigência da verba ou o número da verba;
  • Caso tenha pedidos faturados a verba estará disponível para apuração:

Nesse exemplo iremos utilizar dois cenário com apuração parcial dentro da vigência da verba e o segundo apuração fora da vigência da verba

Cenário 1: Apuração dentro da vigência da verba

  • Clique em apurar;
  • Irá apresentar a seguinte mensagem:

Deseja apurar verba parcial? Obs.: Caso clique em Não, a verba será encerrada.

Opção "Sim": Será realizado a apuração parcial da verba, conforme faturamento realizado até o momento de execução do processo e a verba ficará disponível para aplicação e apuração novamente.
Opção "Não": Será realizado o  fechamento da verba antes do termino da vigência, bem como o encerramento da campanha de aplicação, ou seja, essa verba não será mais utilizada para rebaixa.
Opção "Cancelar": Aborta a operação.



Caso o usuário clique em Sim irá apresentar a seguinte mensagem:


Caso o usuário selecione a opção Não na mensagem anterior, o sistema irá considerar que está encerrando a verba antes do final da vigência e a rotina irá apresentar a seguinte mensagem:

Você está encerrando uma verba dentro do período de vigência caso deseje continuar com o encerramento dessa verba, ela será apurada e não poderá ser aplicada novamente no faturamento! Deseja continuar? Em caso afirmativo, digite CONCORDO na próximo tela.

Caso o usuário clique em Sim a rotina irá apresentar a tela para digitar CONCORDO, caso contrário aborta a operação:

Caso o usuário clique em Confirmar a verba será encerrada, caso contrário aborta a operação.


Cenário 2: Apuração após o termino da vigência:  

Ao clicar no botão "Apurar", será exibida a seguinte mensagem:

Nesse caso a rotina não irá emitir a mensagem de apuração parcial, pois a verba passou do termino da vigência. Sendo assim a verba será encerrada.


GERAÇÃO DAS MOVIMENTAÇÕES

Caso o parâmetro GERAMOVAPURCOMPETENCIA (Parâmetro 4728 -  Gerar movimentações na apuração de verbas conforme competência do faturamento) esteja marcado como N, manter o comportamento atual da rotina, que basicamente é gerar todas as movimentações baseados no SYSDATE.


Se marcado como S, seguir o comportamento descrito abaixo:

COMPORTAMENTO GENÉRICO:

  1. O insert da tabela PCAPLICVERBAI, sempre será realizado com base na data do faturamento do pedido, visto que nessa tabela registra a movimentação de aplicação do item.
  2. A atualização da tabela PCVERBA quando apuração parcial, não terá atualização de data, visto que a verba se mantém com a data de criação


APURAÇÃO PARCIAL - Dentro do mesmo mês

Ao realizar apuração parcial, a geração da movimentação se dará da seguinte forma:

PCAPLICVERBA: Gerar novo registro com o valor da apuração parcial, onde a competência será o dia da a apuração (SYSDATE).

PCMOVCRFOR: Gerar novo registro com o valor da apuração parcial, onde a competência será o dia da a apuração (SYSDATE).

PCLANC: Gerar novo registro com o valor da apuração parcial, onde a competência será o dia da a apuração  (SYSDATE).


APURAÇÃO PARCIAL - Com faturamento em competências /meses diferentes

Ao realizar apuração parcial contendo faturamento em meses diferentes, a geração da movimentação se dará da seguinte forma:

Neste cenário, os pedidos serão separados por grupos de competência. Como exemplo, vamos pensar em uma vigência de dois meses e será feito apuração parcial no segundo mês, que irá contemplar pedidos do primeiro

e segundo mês para apuração parcial, visto que ainda não está finalizado o período de vigência. Neste contexto teremos dois grupos de competência, sendo assim a movimentação deverá ser gerada da seguinte forma: 

PCAPLICVERBA: Gerar novo registro por grupo de competência com o valor da apuração parcial de cada grupo, onde a competência de cada grupo será a maior data de faturamento dos pedidos de cada grupo.

PCMOVCRFOR: Gerar novo registro por grupo de competência com o valor da apuração parcial de cada grupo, onde a competência de cada grupo será a maior data de faturamento dos pedidos de cada grupo.

PCLANC: Gerar novo registro por grupo de competência com o valor da apuração parcial de cada grupo, onde a competência de cada grupo será a maior data de faturamento dos pedidos de cada grupo.


Cenários de apuração/fechamento da verba após o termino da vigência

CENÁRIO 1: Pedidos digitados e faturados dentro do período de vigência da verba.

PCAPLICVERBA: Gerar novo registro com o valor da apuração parcial, onde a competência será a maior data de faturamento dos pedidos.

PCMOVCRFOR: Gerar novo registro com o valor da apuração total ou restante, caso tenha sido realizado apuração parcial, onde a competência será a maior data de faturamento dos pedidos.

PCLANC: Gerar novo registro com o valor da apuração parcial, onde a competência será a maior data de faturamento dos pedidos.


CENÁRIO 2: Pedidos digitados dentro da vigência e faturados fora do período de vigência da verba.

Neste cenário, os pedidos serão separados em dois grupos. O primeiro grupo será o descrito no cenário 1, onde os pedidos foram digitados e faturados dentro da vigência. O segundo

grupo será os pedidos digitados na vigência e faturados fora da vigência. 

PCAPLICVERBA: Será gerado um registro para cada grupo, onde a competência é a maior data de faturamento do grupo, sendo grupo1 dentro da vigência e grupo2 fora da vigência.

PCMOVCRFOR:  Será gerado um registro para cada grupo, onde a competência é a maior data de faturamento do grupo, sendo grupo1 dentro da vigência e grupo2 fora da vigência.

PCLANC: Será gerado um registro para cada grupo, onde a competência é a maior data de faturamento do grupo, sendo grupo1 dentro da vigência e grupo2 fora da vigência.


Obs.: No exemplo do cenário 2, foi citado processo contendo dois grupos, porém se a vigência for acima de dois meses, o número de grupos pode aumentar, onde será sempre levado em consideração para montagem dos grupos a competência por mês de faturamento. 


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

 

IMPORTANTE!

As versões estarão disponíveis para download no CCW. Mantenha suas rotinas sempre atualizadas!