Informações Gerais
Especificação | |||
Produto | PIMSCS | Módulo | Manfro Operador Mantenedor |
Segmento Executor | Agroindústria | ||
Projeto1 | A_AGR_DES_MC001/12.1.8 | IRM/EPIC1 | AGRPIMS01-105 |
Requisito/Story/Issue1 | AGRPIMS01-106 | Subtarefa1 | AGRPIMS01-115 |
Chamado2 | |||
País | ( x ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||
Outros |
|
Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos).
Objetivo
Efetuar o controle da realização de checklist e manutenção do equipamento efetuada pelo operador
Definição da Regra de Negócio
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu |
Parâmetros | Criação | Configuração do Sistema >Parâmetros |
Cadastro de Checklist | Criação | Configuração do Sistema > Checklist |
Cadastro de Grupo Gestor | Criação | Configuração do Sistema > Grupo de Gestor |
Cadastro de Grupo de Operações | Criação | Configuração do Sistema > Grupo de Operações |
Cadastro de Calendário para Fechamento | Criação | Configuração do Sistema > Calendário para Fechamento |
Cadastro de Verificação a Campo | Criação | Configuração do Sistema > Verificação a Campo |
Cadastro Verificação a Campo x Grupo Gestor | Criação | Configuração do Sistema > Verificação a Campo x Grupo Gestor |
Relacionamento Equipamentos x Grupo Gestor | Criação | Configuração do Sistema > Relacionamento Equipamentos x Grupo Gestor |
Relacionamento Operadores x Grupo Gestor | Criação | Configuração do Sistema > Relacionamento Operadores x Grupo Gestor |
Relacionamento Equipamento x Grupo de Operações | Criação | Configuração do Sistema > Relacionamento Equipamento x Grupo de Operações |
Checklist Diário/Mensal | Criação | Movimentações > Checklist Diário/Mensal |
Checklist Procedimento Operacional | Criação | Movimentações > Checklist Procedimento Operacional |
Cancelamento de Checklist Mensal | Criação | Movimentações > Cancelamento de Checklist Mensal |
Avaliação de Verificação a Campo | Criação | Movimentações > Avaliação de Verificação a Campo |
Melhorias Sugeridas | Criação | Movimentações > Melhorias Sugeridas |
Apontamento de Faltas/Acidentes/Horas Treinamento | Criação | Movimentações > Apontamento Faltas/Acidentes/Horas Treinamento |
Fechamento Mensal | Criação | Processos > Fechamento Mensal |
1. Parâmetros.
Objetivo: Parametrizar o sistema, habilitando ou desabilitando opções de funcionalidades e validações de dados.
Menu: Configuração do Sistema >Parâmetros
Esboço da tela:
Especificação Técnica:
Inserir na Seção MNF_OPER os parâmetros abaixo:
Entrada | Tipo | Valor | Descrição | Valores Válidos |
CD_COMB_DIESEL | C |
| Código para identificação do combustível diesel | Código de material válido e relacionado ao grupo de materiais combustível |
CD_COMB_ETANOL | C |
| Código para identificação do combustível etanol | Código de material válido e relacionado ao grupo de materiais combustível |
CD_TPFAL_OPER_OS | C | A;F | Código do Tipo de Falha para geração da Pré-ordem de Serviço | 'O' - Falha Operador, 'A' - Falha Acompanhada ou 'F' - Falha Oficia, separados por ponto e vírgula |
DT_PROCESSO | D | 01/01/2001 | Data do ultimo fechamento | Data valida |
FG_CONF_CHECKM | C | N | Valor padrão para o campo “Em conformidade?” do Apontamento de Checklist Diário/Mensal | 'S' - Sim / 'N' - Não |
FG_CONF_CHECKO | C | N | Valor padrão para o campo “Em conformidade?” do Apontamento de Checklist de Procedimento Operacional | 'S' - Sim / 'N' - Não |
FG_CRITICIDADE | C | B | Código da criticidade a ser gerada para o item incluso na Pré-ordem de Serviço | 'A' - Alta, 'B' - Baixa ou 'M' - Média |
FG_DATA_PRE_ORDEM | C | A | Flag que define qual a data que será utilizada para o item incluso na Pré-ordem de Serviço | 'C' - Data Corrente ou 'A' - Data do apontamento |
FG_INI_AV_VER_CAMP | C | S | Gera automaticamente o número do boletim para o apontamento de Avaliação de Verificação a Campo | 'S' - Sim / 'N' - Não |
FG_INI_CHECKM | C | S | Gera automaticamente o número do boletim para o Apontamento de Checklist Diário/Mensal | 'S' - Sim / 'N' - Não |
FG_INI_CHECKO | C | S | Gera automaticamente o número do boletim para o Apontamento de Checklist de Procedimento Operacional | 'S' - Sim / 'N' - Não |
FG_INI_MEL_SUG | C | S | Gera automaticamente o numero do boletim para o Apontamento de Melhorias Sugeridas | 'S' - Sim / 'N' - Não |
CD_OPER_HMANUT | C |
| Código das Operações de Horas Mantenedoras de Manutenção | Código de Operações validas e classificadas como Operação Mantenedora |
CD_OPER_HMANENED | C |
| Código das Operações de Horas Mantenedoras | Código de Operações validas e classificadas como Operação Mantenedora |
Obs.: As operações de Horas mantenedoras deverão ser validadas pela tabela OPERACOES, FG_CLASSE = 8, poderá ser informada mais de uma operação.
2. Cadastro de Ckeck List
Objetivo: Cadastrar os tipos de check list para controle do Operador Mantenedor.
Menu: Tabelas>Check List
Esboço da tela:
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Código: O usuário deverá informar o código para o Checklist. O código informado não deverá se repetir (Tamanho do campo: 6 inteiros);
- Descrição: O usuário deverá informar a descrição para o Checklist (Tamanho do campo: 40 caracteres);
- Data Final Validade: O usuário deverá informar a data final de validade para o Checklist (Campo data);
- Modelo Equipamento: O usuário deverá informar o código para o modelo do equipamento (Tamanho do campo: 5 inteiros). Disponibilizar consulta para o campo;
- Tipo de Check List: O usuário deverá selecionar o tipo para o Checklist (Tamanho do campo 1 caracter). Disponibilizar consulta para o campo;
- Operação: O usuário deverá informar a operação (Tamanho do campo: 5 inteiros). Disponibilizar consulta para o campo;
- Sequencia: O sistema gerará automaticamente o numeral, para cada plano, inicia-se do 1 e para cada linha inserida, acresce-se 1. (Tamanho do campo: 3 inteiros);
- *Operação: O usuário deverá informar o código para a operação de manutenção. Demonstrar a descrição da operação (Tamanho do campo: 5 inteiros). Disponibilizar consulta para o campo;
- *Sistema Veicular: O usuário deverá informar o código para o sistema veicular. Demonstrar a descrição do Sistema Veicular (Tamanho do campo: 5 inteiros). Disponibilizar consulta para o campo;
- *Subsistema Veicular: O usuário deverá informar o código para o subsistema veicular. Demonstrar a descrição do Subsistema Veicular (Tamanho do campo: 5 inteiros). Disponibilizar consulta para o campo;
- *Componente: O usuário deverá (se parametrizado) o código para o componente. Demonstrar a descrição para o componente (Tamanho do campo: 10 inteiros). Disponibilizar consulta para o campo;
- Tarefa: O usuário deverá informar de forma sucinta a descrição da tarefa do Check List (Tamanho do campo: 150 caracteres).
* Campos só deverão ser visíveis e obrigatórios caso o Tipo de Cheklist seja diferente de ‘O’ (Operacional)
Relatório:
Desenvolver relatório, colocando-o no padrão de desenvolvimento dos novos relatórios do Manfro.
Especificação Técnica:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Check List | MNF_CHECK_LIST | Inclusão |
- Na inclusão, alimentar o campo Código com o valor do ultimo código gravado + 1. Campo será editável para permitir ao usuário alterar o seu valor;
- Valores validos para o campo “Tipo Check List”: D = Dário; M = Mensal e O = Procedimento Operacional;
- Se o parâmetro "MNF_MAN->FG_APTO_COMPO" for igual a ‘S’, demonstrar a coluna “Componente”, caso contrário, a mesma deverá ser oculta;
- Validar o campo “Modelo” pela tabela “MODELOS”, validando pelo campo “DT_VALIDADE”;
- Validar o campo “Operação” pela tabela “OPERACMNF”, validado pelo campo “DT_VALIDADE” e “FG_TP_OPER” que deverá ser igual a “P” (Produtiva);
- Validar o campo “SISTEMA VEICULAR” pela tabela “SISTVEIC” pelo campo “DT_VALIDADE” e validar pela tabela “MOD_SISTVE” se o sistema veicular informado esta relacionado ao modelo do equipamento, validando também pelo campo “DT_VALIDADE”;
- Validar o campo “SUBSISTEMA VEICULAR” pela tabela “MNF_COMP_MATER”, validado se o subsistema veicular esta relacionado ao modelo de equipamento e sistema veicular informado, validando também pelo campo “DT_VALIDADE”;
- Validar o campo “COMPONENTE” pela tabela “MNF_COMP_MATER”, validado se o componente esta relacionado ao modelo de equipamento, sistema veicular e subsistema veicular informado, validando também pelo campo “DT_VALIDADE”;
- O campo componente só ficará visível e editável se o valor do parâmetro "MNF_MAN->FG_APTO_COMPO" for igual a ‘S’.
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
3. Cadastro de Grupo Gestor.
Objetivo: Cadastrar os agrupamentos dos responsáveis pela Gestão Mantenedora.
Menu: Configuração do Sistema->Grupo Gestor
Esboço da tela:
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Código: O usuário deverá informar o código para o Grupo Gestor. O código informado não deverá se repetir na mesma instancia (Tamanho do campo: 6 inteiros);
- Descrição: O usuário deverá informar a descrição para o Grupo Gestor (Tamanho do campo: 40 caracteres);
- Data Final de Validade: O usuário deverá informar a data final de validade para o Grupo Gestor
Relatório:
Desenvolver relatório, colocando-o no padrão de desenvolvimento dos novos relatórios do Manfro.
Especificação Técnica:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Grupo Gestor | MNF_GR_GESTOR | Inclusão |
- Na inclusão, alimentar o campo Código com o valor do ultimo código gravado + 1. Campo será editável para permitir ao usuário alterar o seu valor;
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
4. Cadastro de Grupo de Operações
Objetivo: Cadastrar os Grupos de Operações Agrícolas
Menu: Configuração do Sistema->Grupo de Operações
Esboço da tela:
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Código: O usuário deverá informar o código para o Grupo de Operações. O código informado não deverá se repetir (Tamanho do campo: 2 inteiros);
- Descrição: O usuário deverá informar a descrição para o Grupo Gestor (Tamanho do campo: 25 caracteres);
Relatório:
Desenvolver relatório, colocando-o no padrão de desenvolvimento dos novos relatórios do Manfro.
Especificação Técnica:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Grupo de Operações | GRUPOPERS |
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
5. Cadastro de Calendário para Fechamento.
Objetivo: Cadastrar os períodos e metras para fechamento do relatório mensal.
Menu: Configuração do Sistema->Calendário para Fechamento
Esboço da tela:
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Safra: O usuário deverá informar o código para a safra. Disponibilizar consulta para o campo. Recuperar a descrição da safra conforme o código selecionado;
- Mês/Ano: O usuário deverá informar o mês e o ano;
- Período: O usuário deverá informar a data de inicio e fim para o período;
- Ciclo: O usuário deverá informar se o período refere-se a safra ou entressafra;
- Entrega do Check List: O usuário deverá informar o percentual de entrega para os check list;
- Entrega das Avaliações (POP): O usuário deverá informar o Percentual de entrega das avaliações;
- Médias de Falhas: O usuário deverá informar a quantidade média de falhas por Equipamento;
- Horas de Treinamento (Hh): O usuário deverá informar a quantidade de horas de treinamento;
- Danos Materiais: O usuário deverá informar a quantidade aceitável de acidentes para o período;
- Horas Mantenedoras de Manutenção: O usuário deverá informar o percentual de horas mantenedoras apontadas em relação ao total de horas de manutenção;
- Eficiência dos Operacional: O usuário deverá informar percentual de eficiência operacional;
- CRM: O usuário deverá informar o Custos de Reparo e Manutenção;
- Consumo de Combustível (Diesel): O usuário deverá informar a quantidade de combustível para consumo (Diesel);
- Consumo de Combustível (Etanol): O usuário deverá informar a quantidade de combustível para consumo (Etanol);
- Nota de Verificação a Campo: O usuário deverá informar a nota de verificação a campo;
- Nota da Valorização: O usuário deverá informar a nota de valorização;
- Custo/Hora do Mecânico (R$): O usuário deverá informar o custo previsto para o valor da hora do mecânico;
- Custo/Hora de Deslocamento de OS (R$): O usuário deverá informar o custo previsto para o valor da hora de deslocamento de OS;
- Melhorias Aprovadas: O usuário deverá informar a nota para melhorias aprovadas;
- Envolvimento Operacional: O usuário deverá informar a nota para o envolvimento operacional;
- Envolvimento Liderança: O usuário deverá informar a nota para o envolvimento da liderança;
- Consumo de Combustível: O usuário deverá informar a nota para o consumo de combustível;
- CRM: O usuário deverá informar a nota para o Custo de Reparo e Manutenção;
- Checklist: O usuário deverá informar a nota para a entrega do checklist;
- Acidente: O usuário deverá informar a nota para acidente. O valor deve ser negativo;
- Produção: 90h a 99:59h: O usuário deverá informar a nota para quando o operador somar de 90 a 99:59 horas de produção;
- Produção: 100h a 119:59h: O usuário deverá informar a nota para quando o operador somar de 100 a 119:59 horas de produção;
- Produção: Acima de 120h: O usuário deverá informar a nota para quando o operador somar mais de 120 horas de produção;
- OS Mantenedora: 6:50 a 7:59h: O usuário deverá informar a nota para quando o operador somar de 6:50 a 7:59 horas de OS mantenedoras;
- OS Mantenedora: Acima de 8:00h: O usuário deverá informar a nota para quando o operador somar acima de 8:00 horas de OS mantenedoras;
- Ausência de Falta(s): O usuário deverá informar a nota para quando o operador não possuir faltas;
- Acidente: O usuário deverá informar a nota para acidente. O valor deve ser negativo.
Relatório:
Desenvolver relatório, colocando-o no padrão de desenvolvimento dos novos relatórios do Manfro.
Especificação Técnica:
Características:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Calendário para Fechamento | MNF_CALEND_FECH | Inclusão |
- Validar o campo “Safra” pela tabela “SAFRAS_PER”, FG_TIPO = ‘AGR’;
- Validar o campo “Mês/Ano” pela tabela “SAFRAS_PER”, FG_TIPO = ‘AGR’, o mês e ano informado deverá estar dentro do período de inicio e final de safra (“DT_INI_SAFRA” e “DT_FIM_SAFRA”);
- Validar o campo “Período” inicial e final pela tabela “SAFRAS_PER”, FG_TIPO = ‘AGR’, o período informado deverá estar dentro do período de inicio e final de safra (“DT_INI_SAFRA” e “DT_FIM_SAFRA”). A data inicial não poderá ser maior que a data final e a data final não poderá ser menor que a data inicial. A data inicial ou a final devera ter o mês e o ano igual a informado no campo “Mês/Ano”;
- Desenvolver rotina para efetuar a copia de um registro para outro(s) período;
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
6. Cadastro de Verificação a Campo.
Objetivo: Cadastrar os tópicos para verificação a campo, com o objetivo de identificar e relatar anomalias.
Menu: Configuração do Sistema->Verificação a Campo
Esboço da tela:
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Código: O usuário deverá informar o código para verificação;
- Descrição: O usuário deverá informar a descrição para a verificação.
- Meta: O usuário deverá informar o valor da meta;
Relatório:
Desenvolver relatório, colocando-o no padrão de desenvolvimento dos novos relatórios do Manfro.
Especificação Técnica:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Cadastro de Verificação a Campo | MNF_VERIF_CAMPO | Inclusão |
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
7. Cadastro de Verificação a Campo x Grupo Gestor.
Objetivo: Relacionar as questões que serão abordadas na verificação a campo ao grupo gestor.
Menu: Configuração do Sistema->Verificação a Campo x Grupo Gestor
Esboço da tela:
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Header:
- Código: O usuário deverá informar o código da verificação, a descrição será recuperada automaticamente.
- Detalhe:
- Código: O usuário deverá informar o código do grupo gestor, a descrição será recuperada automaticamente;
- Data Final de Validade: O usuário deverá informar a data final para a validade do relacionamento entre a Verificação a Campo e o Grupo Gestor.
Relatório:
Desenvolver relatório, colocando-o no padrão de desenvolvimento dos novos relatórios do Manfro.
Especificação Técnica:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Cadastro de Verificação a Campo x Grupo Gestor | MNF_VERCAM_GRUGEST | Inclusão |
- Header:
- Validar o campo “Código” pela tabela “MNF_VERIF_CAMPO”. Disponibilizar consulta para seleção;
- Detalhe:
- Validar o campo “Código” pela tabela “MNF_GRP_GESTOR”. Disponibilizar consulta para seleção;
- Quando inativar o Grupo Gestor, atualizar a data de validade para os relacionamentos referentes ao Grupo, cuja a data de validade seja maior que a data de inativação do Grupo.
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
8. Relacionamento Equipamentos x Grupo Gestor
Objetivo: Relacionar os equipamentos aos grupos gestores.
Menu: Configuração do Sistema->Relacionamento Equipamentos x Grupo Gestor
Esboço da tela:
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Detalhe:
- Equipamento Código: O usuário deverá informar o código do equipamento, a descrição do modelo do equipamento será recuperada automaticamente. Disponibilizar consulta para seleção;
- Data Final de Validade: O usuário deverá informar a data final para a validade do relacionamento entre o Equipamento e o Grupo Gestor.
Demais Campos:
- Header:
- Serão demonstrados o código, descrição e data de validade para todos os grupos gestores cadastrados.
- Detalhe:
- Situação: Recuperar e demonstrar a situação do equipamento.
Relatório:
Desenvolver relatório, colocando-o no padrão de desenvolvimento dos novos relatórios do Manfro. Disponibilizar dialogo para filtro do(s) grupo(s) gestor(es), modelo de equipamento, equipamento, data de validade, centro de custo, centro de custo responsabilidade, grupo operativo e categoria operacional.
Especificação Técnica:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Relacionamento Equipamento x Grupo Gestor | MNF_EQUIPTO_GRGESTOR | Inclusão |
- Recuperar e demonstrar o código, descrição e data de validade para o Grupo Gestor;
- Permitir a inclusão ou exclusão do equipamento se a data de validade do Grupo Gestor estiver ativa na data da movimentação;
- Validar se o equipamento esta ativo no momento do cadastro;
- A data final de validade não poderá ser menor que a data corrente;
- Quando inativar o Grupo Gestor, atualizar a data de validade para os equipamentos relacionados ao Grupo. Atualizar apenas os equipamentos cuja a data de validade seja maior que a data de inativação do Grupo;
- Quando inativar um equipamento, na tabela de relacionamento atualizar a data de validade para o equipamento. Atualizar apenas o(s) registro(s) cujo a data de validade seja maior que a data de inativação do Equipamento;
- O mesmo equipamento não poderá ser relacionado a mais de um grupo gestor na mesma data;
- Botão Validação:
- Desenvolver rotina para verificar se há equipamentos ativos sem relacionamento a Grupo Gestores;
- No dialogo disponibilizar Tipo de Equipamento (Próprio, Terceiro, Fornecedor e Alugado), Empresas Proprietária e Usuária para que o usuário filtre as características do equipamento;
- Equipamentos vendidos e inativos deverão ser desconsiderados para validação da falta do relacionamento, porem deverá validar se há equipamento vendido ou inativo com data de validade maior que a data corrente;
- Os equipamentos deverão ser listados em um relatório de log.
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
9. Relacionamento Operadores x Grupo Gestor
Objetivo: Relacionar os operadores aos grupos gestores.
Menu: Configuração do Sistema->Relacionamento Operadores x Grupo Gestor
Esboço da tela:
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Detalhe:
- Operador Código: O usuário deverá informar o código do operador, o nome do operador será recuperado automaticamente. Disponibilizar consulta para seleção;
- Data Final de Validade: O usuário deverá informar a data final para a validade do relacionamento entre o Operador e o Grupo Gestor.
Demais Campos:
- Header:
- Serão demonstrados o código, descrição e data de validade para todos os grupos gestores cadastrados.
- Detalhe:
- Situação: Recuperar e demonstrar a situação(status) do operador.
- Situação: Recuperar e demonstrar a situação(status) do operador.
Relatório:
Desenvolver relatório, colocando-o no padrão de desenvolvimento dos novos relatórios do Manfro. Disponibilizar dialogo para filtro do(s) grupo(s) gestor(es), operador, data de validade, centro de custo, centro de custo responsabilidade.
Especificação Técnica:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Relacionamento Operador x Grupo Gestor | MNF_FUNC_GRGESTOR | Inclusão |
- Recuperar e demonstrar o código, descrição e data de validade para o Grupo Gestor;
- Permitir a inclusão ou exclusão do operador se a data de validade do Grupo Gestor estiver ativa na data da movimentação;
- Validar se o operador não esta ativo no momento do cadastro. Utilizar a função (fSituacaoFunc) e parâmetro(MANFRO->FG_SERVER_FUNC) para verificar a severidade;
- A data final de validade não poderá ser menor que a data corrente;
- Quando inativar o Grupo Gestor, atualizar a data de validade para os operadores relacionados ao Grupo. Atualizar apenas os operadores cuja a data de validade seja maior que a data de inativação do Grupo;
- O mesmo operador não poderá ser relacionado a mais de um grupo gestor na mesma data;
- Botão Validação:
- Desenvolver rotina para verificar se há operadores ativos sem relacionamento a Grupo Gestores;
- No dialogo disponibilizar Cargo, Centro de Custo e Lotação para que o usuário filtre as características do operador;
- Funcionários demitidos deverão ser desconsiderados para validação da falta do relacionamento, porem deverá validar se há funcionário demitido com data de validade maior que a data corrente;
- Os operadores deverão ser listados em um relatório de log.
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
10. Relacionamento Equipamentos x Grupo de Operações
Objetivo: Relacionar os equipamentos aos grupos de operações agrícolas.
Menu: Configuração do Sistema->Relacionamento Equipamentos x Grupo de Operações
Esboço da tela:
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Detalhe:
- Equipamento Código: O usuário deverá informar o código do equipamento, a descrição do modelo do equipamento será recuperada automaticamente. Disponibilizar consulta para seleção;
- Data Final de Validade: O usuário deverá informar a data final para a validade do relacionamento entre o Equipamento e o Grupo de Operações.
Demais Campos:
- Header:
- Serão demonstrados o código e descrição para todos os grupos de operações cadastrados.
- Detalhe:
- Situação: Recuperar e demonstrar a situação do equipamento.
Relatório:
Desenvolver relatório, colocando-o no padrão de desenvolvimento dos novos relatórios do Manfro. Disponibilizar dialogo para filtro do(s) grupo(s) de operações, modelo de equipamento, equipamento, data de validade, centro de custo, centro de custo responsabilidade, grupo operativo e categoria operacional.
Especificação Técnica:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Relacionamento Equipamento x Grupo de Operações | MNF_EQUIPTO_GROPER | Inclusão |
- Recuperar e demonstrar o código e descrição para o Grupo de Operações;
- Validar se o equipamento esta ativo no momento do cadastro;
- A data final de validade não poderá ser menor que a data corrente;
- Quando inativar um equipamento, na tabela de relacionamento atualizar a data de validade para o equipamento. Atualizar apenas o(s) registro(s) cujo a data de validade seja maior que a data de inativação do Equipamento;
- O mesmo equipamento não poderá ser relacionado a mais de um grupo de operações na mesma data;
- Botão Validação:
- Desenvolver rotina para verificar se há equipamentos ativos sem relacionamento a Grupo Gestores;
- No dialogo disponibilizar Tipo de Equipamento (Próprio, Terceiro, Fornecedor e Alugado), Modelo, Categoria Operacional, Grupo Operativo, Empresas Proprietária e Usuária para que o usuário filtre as características do equipamento;
- Equipamentos vendidos e inativos deverão ser desconsiderados para validação da falta do relacionamento, porem deverá validar se há equipamento vendido ou inativo com data de validade maior que a data corrente;
- Os equipamentos deverão ser listados em um relatório de log.
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
11. Checklist Mensal
Objetivo: Incluir, alterar e apagar apontamentos de checklist mensal.
Menu: Movimentações->Checklist Diário/Mensal
Esboço da tela:
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Header:
- Boletim: O usuário poderá informar o código do apontamento, pois de acordo com a parametrização, o numero do boletim será gerado automaticamente, podendo o usuário alterar a sequencia;
- Data: O usuário deverá informar a data do apontamento;
- Hora: O usuário deverá informar a hora do apontamento;
- Operador: O usuário deverá informar o código do operador;
- Operação: O usuário deverá informar o código da operação que o equipamento esta executando;
- Equipamento: O usuário deverá informar o código do equipamento;
- Checklist: O usuário deverá informar o código do checklist que foi executado;
- Responsável: O usuário deverá informar o código do responsável;
- Detalhe:
- Item: Deverá ser gerado automaticamente;
- Em conformidade?: O usuário deverá informar se a tarefa esta em conformidade. Valores validos S (sim) ou N (não). Se o valor informado for igual a ‘S’, a coluna “Tipo de Falha” terá o seu preenchimento obrigatório.
Demais Campos:
- Header:
- Grupo Gestor: Demonstrar o código e descrição do Grupo Gestor ao qual o equipamento esta relacionado na data do apontamento. Campo não editável;
- Tipo Checklist: Demonstrar o código e descrição para o tipo do checklist;
- Nota: Calcular e demonstrar a nota para o checklist.
- Detalhe:
- Sequencia: Recuperar a sequencia do item conforme cadastrado do cadastro de checklist para o modelo do equipamento. Campo não editável;
- Tarefa: Recuperar a descrição do item conforme cadastrado no cadastro de checklist. Campo não editável;
- Tipo de Falha: De acordo com o valor informado na coluna “Em conformidade?”, o usuário deverá informar o tipo de falha. Valores validos para quando o valor da coluna “Em conformidade?” for igual a ‘N’: O – Falha Operador, A – Falha Acompanhada e F – Falha Oficina;
- Descrição do problema: O usuário deverá descrever de forma sucinta a descrição do problema encontrado;
- No. Solicitação: Será demonstrado o numero da pré-ordem de serviço gerada para o item não conforme;
Relatório:
Desenvolver relatório, colocando-o no padrão de desenvolvimento dos novos relatórios do Manfro. Disponibilizar dialogo para filtro: No. Boletim, Data, Checklist, Operador, Equipamento, Turno, Grupo Gestor, Responsável e Item em conformidade (S/N).
Especificação Técnica:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Apontamento de Checklist Mensal | MNF_APT_CHECK_MENSAL | Inclusão |
- Se o valor do parâmetro ‘MNF_OPER->FG_INI_CHECKM’ for igual a ‘S’, o numero do boletim será gerado automaticamente, sendo: recuperar o ultimo numero gravado na tabela e adicionando mais 1. Se o valor do parâmetro for igual a ‘N’, o usuário deverá informar o numero do boletim, devendo este ser validado, verificando se o mesmo já se encontra gravado;
- A data do boletim não poderá ser maior que a data corrente e nem menor que a data do ultimo fechamento;
- A hora do boletim não poderá ser nula, e conjuntamente com a data informada, não poderá ser maior que a data/hora corrente;
- Validar se o código do operador é valido pelas tabelas FUNCIONARS e MNF_FUNC_GRGESTOR. Para a data do boletim, o operador deverá estar com seu status igual a ‘V’ (Ativo), e seu relacionamento a um grupo gestor deverá estar valido para a data informada;
- Validar se o código da operação é valido pela tabela OPERACAO, se o tipo da operação é Mecanizada, se a operação esta relacionada ao Grupo de Operações ao qual o equipamento esta relacionado (quando apontado o código do equipamento);
- Validar se o código informado para o equipamento é valido pela tabela EQUIPTOS, verificar se na data do apontamento a situação do equipamento esteja ativa (FG_DISPONIB = 1). Validar pela tabela MNF_EQUIPTO_GROPER se há um relacionamento valido na data informada para o boletim, e se a operação informada esta relacionada ao grupo de operações ao qual o equipamento esta relacionado;
- Recuperar o código e descrição do grupo gestor ao qual o equipamento esta relacionado na data do boletim;
- Através dos códigos da operação e do código do modelo do equipamento, recuperar o código do checklist, validar se o código informado para o checklist é valido e se o mesmo esta ativo na data do boletim. Recuperar a descrição do checklist e demonstrar sua descrição. Validar pela tabela MNF_CHECK_LIST. Ao informar o código para o checklist, recuperar todos os itens do plano pela tabela MNF_CHECK_LIST e lista-las no detalhe do apontamento, recuperando a sequencia e a descrição da tarefa. O tipo do checklist deverá ser diferente de ‘O’ (Operacional);
- Recuperar o código e descrição para o tipo do checklist de acordo com o código informado para o checklist;
- Validar se o código do responsável é valido pelas tabelas FUNCIONARS, para a data do boletim, o funcionário responsável deverá estar com seu status igual a ‘V’ (Ativo);
- O valor do campo Nota deverá ser calculado e gravado conforme a formula abaixo:
- ∑(10 – (quantidade de respostas igual a ‘N’ (não) * 10) / quantidade de perguntas do questionário). Exemplo: O questionário possui 24 perguntas, destas 21 foram respondidas com Sim e 3 com Não, aplicando a formula, o resultado seria 8,75 (10 – (3 * 10) / 24);
- Qualquer alteração que venha ocorrer no apontamento deverá refletir o calculo ou recalculo da nota;
- Se a nota calculada for menor que a nota parametrizada para o mês, a fonte deverá estar na cor vermelha, caso contrario, na cor azul.
- Os campos Sequencia e Descrição da tarefa serão recuperados automaticamente quando informado o código do checklist no header do apontamento, individualmente, os itens não poderão ser excluídos, para exclui-los, a exclusão deverá ser a do boletim;
- Ao recuperar os itens do checklist, popular a coluna “Em conformidade?” como o mesmo valor definido para o parâmetro ‘MNF_OPER->FG_CONF_CHECKM’;
- Se o valor informado para o campo “Em conformidade?” for igual a ‘N’, será obrigatório informar o Tipo de Falha. Valores validos: ‘O’, ‘A’ ou ‘F’;
- Se o “Tipo de Falha” for igual a ‘A’ ou ‘F’, o campo Descrição do Problema obrigatoriamente deverá ser informado, caso o valor do campo “Tipo de Falha” seja ‘O’, o preenchimento do campo Descrição do Problema não será obrigatório e o campo Criticidade não deverá ser preenchido;
- Ao aplicar o apontamento, os itens que tiveram o “Tipo de Falha” classificado como ‘A’ ou ‘F’ deverão ser inseridos na tabela de Pré-ordem de serviço, o código para a criticidade deverá ser recuperada do parâmetro “MNF_OPER->FG_CRITICIDADE“. Quando inseridos, atualizar o item com o numero da solicitação e sequencia de serviço gerado na tabela “MNF_SOL_SERV_DE”. As regras para inclusão de registros na tabela de pré-ordem deverão ser as mesmas utilizadas na rotina de geração de histórico de oficinas.
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
12. Checklist Procedimento Operacional
Objetivo: Incluir, alterar e apagar apontamentos de checklist de procedimento operacional.
Menu: Movimentações->Checklist Operacional
Esboço da tela:
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Header:
- Boletim: O usuário poderá informar o código do apontamento, pois de acordo com a parametrização, o numero do boletim será gerado automaticamente, podendo o usuário alterar a sequencia;
- Data: O usuário deverá informar a data do apontamento;
- Hora: O usuário deverá informar a hora do apontamento;
- Operador: O usuário deverá informar o código do operador;
- Operação: O usuário deverá informar o código da operação;
- Equipamento: O usuário deverá informar o código do equipamento;
- Checklist: O usuário deverá informar o código do checklist;
- Responsável: O usuário deverá informar o código do responsável;
- Detalhe:
- Item: Deverá ser gerado automaticamente;
- Em conformidade?: O usuário deverá informar se a tarefa esta em conformidade. Valores validos S (sim) ou N (não);
- Observação: Se o valor do campo “Em conformidade” for igual a ‘Não’, seu preenchimento será obrigatório.
Demais Campos:
- Header:
- Grupo Gestor: Demonstrar o código e descrição do Grupo Gestor ao qual o equipamento esta relacionado na data do apontamento. Campo não editável;
- Tipo Checklist: Demonstrar o código e descrição para o tipo do checklist;
- Nota: Calcular e demonstrar a nota para o checklist.
- Detalhe:
- Sequencia: Recuperar a sequencia do item conforme cadastrado do cadastro de checklist para o modelo do equipamento. Campo não editável;
- Tarefa: Recuperar a descrição do item conforme cadastrado no cadastro de checklist. Campo não editável;
Relatório:
Desenvolver relatório, colocando-o no padrão de desenvolvimento dos novos relatórios do Manfro. Disponibilizar dialogo para filtro: No. Boletim, Data, Checklist, Operador, Equipamento, Turno, Grupo Gestor, Responsável e Item em conformidade (S/N).
Especificação Técnica:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Apontamento de Checklist Procedimento Operacional | MNF_APT_CHECK_OPERAC | Inclusão |
- Se o valor do parâmetro ‘MNF_OPER->FG_INI_CHECKO’ for igual a ‘S’, o numero do boletim será gerado automaticamente, sendo: recuperar o ultimo numero gravado na tabela e adicionando mais 1. Se o valor do parâmetro for igual a ‘N’, o usuário deverá informar o numero do boletim, devendo este ser validado, verificando se o mesmo já se encontra gravado;
- A data do boletim não poderá ser maior que a data corrente e nem menor que a data do ultimo fechamento;
- A hora do boletim não poderá ser nula, e conjuntamente com a data informada, não poderá ser maior que a data/hora corrente;
- Validar se o código do operador é valido pelas tabelas FUNCIONARS e MNF_FUNC_GRGESTOR. Para a data do boletim, o operador deverá estar com seu status igual a ‘V’ (Ativo), e seu relacionamento a um grupo gestor deverá estar valido para a data informada;
- Validar se o código da operação é valido pela tabela OPERACAO, se o tipo da operação é Mecanizada, se a operação esta relacionada ao Grupo de Operações ao qual o equipamento esta relacionado (quando apontado o código do equipamento);
- Validar se o código informado para o equipamento é valido pela tabela EQUIPTOS, verificar se na data do apontamento a situação do equipamento esteja ativa (FG_DISPONIB = 1). Validar pela tabela MNF_EQUIPTO_GROPER se há um relacionamento valido na data informada para o boletim;
- Recuperar o código e descrição do grupo gestor ao qual o equipamento esta relacionado na data do boletim;
- Validar se o código informado para o checklist é valido e se o mesmo esta ativo na data do boletim. Recuperar a descrição do checklist e demonstrar sua descrição. Validar pela tabela MNF_CHECK_LIST. Ao informar o código para o checklist, recuperar todos os itens do plano pela tabela MNF_CHECK_LIST e lista-las no detalhe do apontamento, recuperando a sequencia e a descrição da tarefa. O tipo do checklist deverá ser igual a ‘O’ (Operacional);
- Recuperar o código e descrição para o tipo do checklist de acordo com o código informado para o checklist;
- Validar se o código do responsável é valido pelas tabelas FUNCIONARS, para a data do boletim, o funcionário responsável deverá estar com seu status igual a ‘V’ (Ativo);
- O valor do campo Nota deverá ser calculado e gravado conforme a formula abaixo:
- ∑(10 – (quantidade de respostas igual a ‘N’ (não) * 10) / quantidade de perguntas do questionário). Exemplo: O questionário possui 24 perguntas, destas 21 foram respondidas com Sim e 3 com Não, aplicando a formula, o resultado seria 8,75 (10 – (3 * 10) / 24);
- Qualquer alteração que venha ocorrer no apontamento deverá refletir o calculo ou recalculo da nota;
- Se a nota calculada for menor que a nota parametrizada para o mês, a fonte deverá estar na cor vermelha, caso contrario, na cor azul.
- Os campos Sequencia e Descrição da tarefa serão recuperados automaticamente quando informado o código do checklist no header do apontamento, individualmente, os itens não poderão ser excluídos, para exclui-los, a exclusão deverá ser a do boletim;
- Ao recuperar os itens do checklist, popular a coluna “Em conformidade?” como o mesmo valor definido para o parâmetro ‘MNF_OPER->FG_CONF_CHECKM’;
- O campo observação terá o seu preenchimento obrigatório caso o valor do campo “Em Conformidade” seja igual a ‘S’.
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
13. Cancelamento de Checklist Mensal
Objetivo: Incluir, alterar e apagar cancelamento de execuções de checklist mensal.
Menu: Movimentações->Cancelamento de Checklist Mensal
Esboço da tela:
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Header:
- Ano/Mês: O usuário deverá informar o Mês e o Ano para o cancelamento.
- Detalhe:
- Sequência: Gerado automaticamente, sempre o ultimo mais hum para o mês/ano informado;
- Equipamento: O usuário deverá informar o código do equipamento.
- Justificativa: O usuário deverá informar a justificativa para a não execução do checklist;
- No. Ordem de Serviço: O usuário deverá informar o numero da ordem de serviço aberta para o equipamento.
Relatório:
Desenvolver relatório, colocando-o no padrão de desenvolvimento dos novos relatórios do Manfro. Disponibilizar dialogo para filtro: Mês/Ano e Equipamento.
Especificação Técnica:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Apontamento de Cancelamento de Checklist Mensal | MNF_APT_CANC_CHK | Inclusão |
- Validar o campo Mês/Ano pela tabela ‘MNF_CALEND_FECH’;
- Gerar automaticamente o numero para sequencia, recuperando o ultimo numero já gravado para sequencia dentro do ‘Mês/Ano’ e somar mais 1;
- Validar se o código informado para o equipamento é valido pela tabela EQUIPTOS, verificar se na data do apontamento a situação do equipamento esteja ativa (FG_DISPONIB = 1). Validar pela tabela MNF_EQUIPTO_GROPER se há um relacionamento valido na data informada para o boletim;
- O campo Justificativa não poderá ser nulo;
- O numero da Ordem de Serviço deverá ser validada pelo tabela APT_OS_HE, onde o equipamento deverá possuir uma OS em aberta no ultimo dia do mês/ano informado.
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
14. Avaliação de Verificação a Campo
Objetivo: Incluir, alterar e apagar apontamentos de verificação a campo.
Menu: Movimentações->Avaliação de Verificação a Campo
Esboço da tela:
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Header:
- Boletim: O usuário poderá informar o código do apontamento, pois de acordo com a parametrização, o numero do boletim será gerado automaticamente, podendo o usuário alterar a sequencia;
- Data: O usuário deverá informar o mês e ano para a avaliação;
- Grupo Gestor: O usuário deverá informar o código para o grupo gestor.
- Detalhe:
- Nota: O usuário deverá informar a nota para a questão.
Demais Campos:
- Header:
- Nota: Calcular e demonstrar a nota para a avaliação. Não editável.
- Detalhe:
- Código: Recuperado automaticamente. Não editável;
- Questões a Verificação: Recuperado automaticamente. Não editável;
Relatório:
Desenvolver relatório, colocando-o no padrão de desenvolvimento dos novos relatórios do Manfro. Disponibilizar dialogo para filtro: No. Boletim, Mês/Ano e Grupo Gestor.
Especificação Técnica:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Apontamento de Avaliação de Verificação a Campo | MNF_APT_VERIF_CAMPO | Inclusão |
- Se o valor do parâmetro ‘MNF_OPER->FG_INI_AV_VER_CAMP’ for igual a ‘S’, o numero do boletim será gerado automaticamente, sendo: recuperar o ultimo numero gravado na tabela e adicionando mais 1. Se o valor do parâmetro for igual a ‘N’, o usuário deverá informar o numero do boletim, devendo este ser validado, verificando se o mesmo já se encontra gravado;
- Validar o campo Mês/Ano pela tabela ‘MNF_CALEND_FECH’. Data não poderá ser maior que a data corrente e nem menor que a data do fechamento;
- Validar o código do Grupo Gestor pela tabela “MNF_GRP_GESTOR”, o mesmo deverá estar valido na data do apontamento;
- Ao informar o grupo gestor, recuperar as questões (código e descrição) da tabela MNF_VERCAM_GRUGEST, questões validas para o grupo na data do apontamento;
- No campo Nota do detalhe, não aceitar valor menor que zero e nem acima da nota parametrizada no cadastro de MNF_VERIF_CAMPO para a questão;
- O campo Nota do header será calculada pela soma do campo Nota apontada no detalhe.
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
15. Melhorias Sugeridas
Objetivo: Registrar sugestões de melhorias a serem aplicadas nos equipamentos.
Menu: Movimentações->Melhorias Sugeridas
Esboço da tela principal:
Dados:
Listar os campos:
- Boletim: Listar o código do apontamento;
- Equipamento: Listar o código e descrição do modelo do equipamento;
- Grupo Gestor: Listar o código e descrição do grupo gestor ao qual o equipamento esta relacionado;
- Status: Listar o status da melhoria sugerida (Nulo, Aprovada ou Reprovada);
- Melhoria Sugerida: Listar a descrição da melhoria sugerida
Por default deverá ser listado todas as melhorias sugeridas, porem deverá haver um filtro para o numero do boletim, data do apontamento e status.
Esboço da tela de apontamento:
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Header:
- Boletim: O usuário poderá informar o código do apontamento, pois de acordo com a parametrização, o numero do boletim será gerado automaticamente;
- Data/Hora Sugestão: O usuário deverá informar a data e hora da inclusão da melhoria;
- Equipamento: O usuário deverá informar o código do equipamento;
- Operador: O usuário deverá informar o código do operador do equipamento;
- Responsável: O usuário deverá informar o código do responsável;
Demais Campos:
- Header:
- Grupo Gestor: Demonstrar o código e descrição do Grupo Gestor ao qual o equipamento esta relacionado na data do apontamento. Campo não editável;
- Status: Demonstrar a descrição do status da melhoria, poderá ficar nulo, preenchido com o texto “Aprovado” ou “Reprovado”;
- Data/Hora da Implementação: Demonstrar a data e hora da aprovação da melhoria sugerida.
- Detalhe Guia Melhoria Sugerida:
- Melhoria Sugerida: O usuário deverá descrever a melhoria sugerida. Preenchimento obrigatório;
- Imagem: O usuário poderá inserir o link com o endereço e nome da imagem (fotografia) do item sugerido antes de efetuar a alteração, e conforme navegar entre os arquivos, demonstrar a imagem do mesmo.
- Detalhe Guia Melhoria Atendida:
- Justificativa: O usuário deverá descrever a justificativa para melhoria sugerida. Preenchimento obrigatório;
- Melhoria Atendida: O usuário deverá descrever a melhoria atendida. Preenchimento obrigatório;
- Imagem: O usuário poderá inserir o link com o endereço e nome da imagem (fotografia) do item já com a melhoria aplicada, e conforme navegar entre os arquivos, demonstrar a imagem do mesmo.
Relatório:
Desenvolver relatório, colocando-o no padrão de desenvolvimento dos novos relatórios do Manfro. Disponibilizar dialogo para filtro: Boletim, Equipamento, Grupo Gestor, Status, Operador, Responsável, Data de Sugestão e Data de Implementação.
Especificação Técnica:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Apontamento de Melhorias Sugeridas – Header | MNF_APT_MELHSUG_HE | Inclusão |
Apontamento de Melhorias Sugeridas – Detalhe | MNF_APT_MELHSUG_DE | Inclusão |
- Se o valor do parâmetro ‘“MNF_OPER->FG_INI_MEL_SUG”’ for igual a ‘S’, o numero do boletim será gerado automaticamente, sendo: recuperar o ultimo numero gravado na tabela e adicionando mais 1. Se o valor do parâmetro for igual a ‘N’, o usuário deverá informar o numero do boletim, devendo este ser validado, verificando se o mesmo já se encontra gravado;
- Validar o campo data/hora da sugestão, data não poderá ser maior que a data corrente e nem menor que a data do fechamento e se a data for a corrente, a hora não poderá ser maior que a corrente;
- Validar se o código informado para o equipamento é valido pela tabela EQUIPTOS, verificar se na data do apontamento a situação do equipamento esteja ativa (FG_DISPONIB = 1). Validar pela tabela MNF_EQUIPTO_GROPER se há um relacionamento valido na data informada para o boletim;
- Recuperar o código e descrição do grupo gestor ao qual o equipamento esta relacionado na data do boletim;
- Validar se o código do operador é valido pelas tabelas FUNCIONARS e MNF_FUNC_GRGESTOR. Para a data do boletim, o operador deverá estar com seu status igual a ‘V’ (Ativo), e seu relacionamento a um grupo gestor deverá estar valido para a data informada;
- Validar se o código do responsável é valido pelas tabelas FUNCIONARS, para a data do boletim, o funcionário responsável deverá estar com seu status igual a ‘V’ (Ativo);
- Se o campo FG_STATUS estiver com o valor nulo, não deverá ser apresentada a descrição para o status, caso o valor seja igual a ‘A’, a descrição do status será ‘Aprovada’, se o valor for igual a ‘R’, a descrição deverá ser ‘Reprovada’;
- Validar o campo data/hora da implementação, data não poderá ser maior que a data corrente e nem menor que a data do fechamento e se a data for a corrente, a hora não poderá ser maior que a corrente;
- Validar se o campo Melhoria esta com valor, o mesmo não poderá ser nulo;
- Deverá haver uma funcionalidade para efetuar o upload da imagem, recuperando-a de qualquer local, e ao salva-la, a mesma deverá ser copiada do diretório de origem para o diretório de destino. O caminho do diretório “padrão” para gravação da imagem será parametrizado (MNF_OPER-> DE_DIR_IMG_MELH_SUG). O campo FG_ORIGEM deverá ter o valor igual a ‘S’.
- A imagem deverá ser apresentada na tela, e conforme o usuário “navegar” entre as imagens, a mesma deverá ser demonstrada. Na aba Melhoria Sugerida, só deverá ser apresentada imagem cujo campo FG_ORIGEM seja igual a ‘S’;
- Se a melhoria estiver com o status = ‘A’, o preenchimento dos campos Justificativa e Melhoria Atendida será obrigatório, assim como a data/hora da implementação;
- Deverá haver uma funcionalidade para efetuar o upload da imagem, recuperando-a de qualquer local, e ao salva-la, a mesma deverá ser copiada do diretório de origem para o diretório de destino. O caminho do diretório “padrão” para gravação da imagem será parametrizado (MNF_OPER-> DE_DIR_IMG_MELH_SUG). O campo FG_ORIGEM deverá ter o valor igual a ‘A’.
- A imagem deverá ser apresentada na tela, e conforme o usuário “navegar” entre as imagens, a mesma deverá ser demonstrada. Na aba Melhoria Atendida, só deverá ser apresentada imagem cujo campo FG_ORIGEM seja igual a ‘A’;
- Este cadastro deverá possuir dois botões para contemplar as funcionalidades de aprovação (botão Aprovar) e reprovação (botão Reprovar). Quando o usuário clicar no botão reprovar, solicitar confirmação para a reprovação do item, se confirmar a reprovação, gravar no campo FG_STATUS o valor ‘R’, se o usuário clicar no botão aprovar, evidenciar a guia Melhoria Atendida, jogando o foco do cursor no campo justificativa obrigando o usuário a informar o motivo e a melhoria sugerida, além da data/hora da implementação.
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
16. Apontamento de Faltas/Acidentes/Horas Treinamento
Objetivo: Incluir, alterar e apagar apontamento de faltas, acidentes e horas de treinamento do colaborador.
Menu: Movimentações->Apontamento de Faltas/Acidentes/Horas Treinamento
Esboço da tela:
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Header:
- Ano/Mês: O usuário deverá informar o Mês e o Ano para o apontamento.
- Detalhe:
- Data: O usuário deverá informar a data do evento;
- Código: O usuário deverá informar o código do funcionário;
- Evento: O usuário deverá informar o evento do apontamento, que poderá ser Falta, Acidente ou Treinamento;
- Qtde Horas: O usuário deverá informar a quantidade de horas para o evento.
Demais Campos:
- Nome: Recuperado automaticamente de acordo com o código do funcionário apontado;
- Grupo Gestor: Recuperado automaticamente de acordo com o código do funcionário apontado.
Relatório:
Desenvolver relatório, colocando-o no padrão de desenvolvimento dos novos relatórios do Manfro. Disponibilizar dialogo para filtro: Mês/Ano, Funcionário, Evento e Grupo Gestor.
Especificação Técnica:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Apontamento de Faltas, Acidentes e Horas de Treinamento | MNF_APT_EVENTOS | Inclusão |
- Validar o campo Mês/Ano pela tabela ‘MNF_CALEND_FECH’;
- Validar se o código do funcionário é valido pelas tabelas FUNCIONARS, para a data do evento, o funcionário deverá estar com seu status diferente de ‘D’ (Demitido);
- O funcionário poderá ter mais de um apontamento no dia, desde que os eventos sejam diferentes.
- Recuperar o código e descrição do grupo gestor ao qual o funcionário esta relacionado na data do evento;
- Validar os valores validos para o campo Evento. Valores validos: F para falta, A para acidentes, T para treinamento e E para acidente equipamento;
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
17. Fechamento Mensal
Objetivo: Checar ausência de apontamentos, recalcular notas de apontamentos, valorizar Operadores.
Menu: Processos->Fechamento Mensal
Esboço da tela:
Seleção para Geração ou Reversão
O usuário deverá optar pela Geração do Fechamento ou pela Reversão do Fechamento.
Geração do Fechamento
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Ano/Mês: O usuário deverá informar o Mês e o Ano para o fechamento.
Demais Campos:
- Período Inicial: Será recuperado automaticamente de acordo com o Mês/Ano informado;
- Período Final: Será recuperado automaticamente de acordo com o Mês/Ano informado;
- Ultimo Processamento: Será recuperado do parâmetro “MNF_OPER->DT_PROCESSO”, esta data refere-se ao ultimo dia do período processado anteriormente.
Reversão do Fechamento
Dados:
Campos Obrigatórios:
- Ano/Mês: O usuário deverá informar o Mês e o Ano para a reversão do fechamento.
Demais Campos:
- Período Inicial: Será recuperado automaticamente de acordo com o Mês/Ano informado;
- Período Final: Será recuperado automaticamente de acordo com o Mês/Ano informado;
- Ultimo Processamento: Será recuperado do parâmetro “MNF_OPER->DT_PROCESSO”, esta data refere-se ao ultimo dia do período processado anteriormente.
Este processo de Fechamento Mensal irá executar as seguintes etapas:
- Verificar Equipamentos com ausencia de apontamento de Checklist Mensal;
- Verificar Operadores com ausencia de apontamento de Checklist de Procedimento Operacional;
- Verificar Grupos Gestores com ausencia de Apontamento de Verificação a Campo;
- Validar apontamento de Checklist Mensal, validando:
- Se o valor informado para o campo “Em conformidade?” for igual a ‘N’, verificar se o campo Tipo de Falha esta preenchido com um dos valores: ‘O’, ‘A’ ou ‘F’;
- Se o “Tipo de Falha” for igual a ‘A’ ou ‘F’, o campo Descrição do Problema obrigatoriamente deverá ser informado;
Nos dois itens acima, validar da mesma forma que é validado quando entrado com o apontamento de forma manual;
- Recalcular nota para os apontamentos:Checklist Mensal, Checklist de Procedimento Operacional e Apontamento de Verificação a Campo;
- Gerar a valorização do Operador
- Gerar a valorização para o Operador Mantenedor.
Relatório:
Para as etapas 1, 2, 3 e 4, caso haja inconsistências, deverá ser gerado um relatório demonstrando as inconsistências encontradas, as demais etapas só deveram ser executadas caso não haja nenhuma inconsistência.
Especificação Técnica:
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Tabela para Valorização do Operador | MNF_VALORIZA_OPER | Inclusão |
Validar o campo Mês/Ano informado pela tabela ‘MNF_CALEND_FECH’;
Popular os campos da tabela MNF_VALORIZA_OPER conforme definição abaixo:
- INSTANCIA: Código da instância que esta sendo processada;
- CD_MES_ANO: Ultimo dia do Mês/Ano informado;
- CD_FUNC: Código do operador;
- CD_GR_GESTOR: Código do grupo gestor ao qual o operador esta relacionado para o período de fechamento;
- HR_PRODUÇÃO: Somatória das horas disponíveis dos operadores, subtraindo o total de horas apontadas para operações improdutivas e somando o total de horas apontadas para operações mantenedoras parametrizadas em “MNF_OPER->CD_OPER_HMANUT”. As horas deverão ser recuperadas das tabelas APT_MEC_HE e APT_MEC_DE;
- HR_MANTENEDORA: Somatória das horas apontadas para operações mantenedoras parametrizadas em “MNF_OPER->CD_OPER_HMANTENED”. As horas deverão ser recuperadas das tabelas APT_MEC_HE e APT_MEC_DE;
- NOTA_FALTAS: Verificar se o usuário possui apontamento na tabela MNF_APT_EVENTOS, CD_EVENTO = ‘F’ para o período processado, se não encontrar, gravar no campo NOTA_FALTAS o valor parametrizado no Cadastro de Calendário para Fechamento, Nota para Valorização Operador, Ausência de Faltas;
- NOTA_HR_PRODUCAO: Com o total de horas de produção, verificar em qual faixa de horas apontadas o operador se enquadra, e aplicar a nota parametrizada em Cadastro de Calendário para Fechamento, Nota para Valorização Operador, Produção: 90h a 99:59h, Produção: 100h a 119:59h ou Produção: Acima de 120h.
- NOTA_HR_MANTENEDORA: Com o total de horas de operação mantenedora, verificar em qual faixa de horas apontadas o operador se enquadra, e aplicar a nota parametrizada em Cadastro de Calendário para Fechamento, Nota para Valorização Operador, OS Mantenedora: 6:50h a 7:59h ou OS Mantenedora: Acima de 8:00h.
- NOTA_ACIDENTE: Verificar se o usuário possui apontamento na tabela MNF_APT_EVENTOS, CD_EVENTO = ‘A’ para o período processado, se não encontrar, gravar no campo NO_ACIDENTE o valor parametrizado no Cadastro de Calendário para Fechamento, Nota para Valorização Operador, Acidente;
- NOTA_ACID_EQUIPTO: Verificar se o usuário possui apontamento na tabela MNF_APT_EVENTOS, CD_EVENTO = ‘E’ para o período processado, se não encontrar, gravar no campo NO_ACIDENTE o valor parametrizado no Cadastro de Calendário para Fechamento, Nota para Valorização OM, Acidente;
- TOTAL_NOTA: Somatória dos campos NOTA_FALTAS+ NOTA_HR_PRODUCAO+ NOTA_HR_MANTENEDORA. Se houver valores para NOTA_ACIDENTE e/ou NOTA_ACID_EQUIPTO, o campo TOTAL_NOTA deverá ser igual a zero;
- CD_USR_DML: Gravar o usuário logado no sistema;
- DT_USR_DML: Gravar a data da ultima alteração da tupla;
- NOTA_ENVOL_OPERAC: Sumarizar o total das notas (NO_NOTA) pela tabela MNF_APT_VERIF_CAMPO para o período processado e operador. As perguntas sumarizadas devem ser classificadas como Envolvimento Operacional (FG_ENVOLV = ‘O’);
- NOTA_ENVOL_LIDER: Sumarizar o total das notas (NO_NOTA) pela tabela MNF_APT_VERIF_CAMPO para o período processado e operador. As perguntas sumarizadas devem ser classificadas como Envolvimento Liderança (FG_ENVOLV = ‘L’);
- TOTAL_NOTA_ENVOL: Somatória dos campos NOTA_ENVOL_OPERAC + NOTA_ENVOL_LIDER.
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Tabela de Consolidação do Consumo de Combustível – OM | MNF_OM_CONS_COMB | Inclusão |
Popular os campos da tabela MNF_OM_CONS_COMB conforme definição abaixo:
- INSTANCIA: Código da instância que esta sendo processada;
- CD_MES_ANO: Ultimo dia do Mês/Ano informado;
- CD_EQUIPTO: Código do equipamento;
- CD_GR_GESTOR: Código do grupo gestor ao qual o operador esta relacionado para o período de fechamento;
- CD_OPERACAO: Código da(s) Operação(ões) planejadas ou que o equipamento trabalhou no período de processamento. As operações planejadas devem ser recuperadas da tabela MNF_COTA_COMBUSTIVEL, e as trabalhadas pela tabela APT_ABAST_DE;
- QT_COMB_PLANEJ: Recuperar a quantidade de combustível planejado para o equipamento, operação e combustível pela tabela MNF_COTA_COMBUSTIVEL para o período processado;
- QT_COMB_ADAPTA: Recuperar a média de consumo planejada para o equipamento/operação * a somatória da quantidade de km/h trabalhadas (APT_ABAST_DE-.QT_KM_HR) para o período processado;
- QT_COMB_REAL: Recuperar a quantidade de combustível consumido para o equipamento, operação e combustível pela tabela APT_ABAST_DE para o período processado;
- CD_MATERIAL: Recuperar o código do combustível planejado ou que o equipamento trabalhou no período de processamento.
Tabela:
Descrição | Nome | Situação |
Tabela de Valorização do Operador Mantenedor | MNF_VALORIZA_OM | Inclusão |
- INSTANCIA: Código da instância que esta sendo processada;
- CD_MES_ANO: Ultimo dia do Mês/Ano informado;
- CD_FUNC: Código do operador;
- CD_EQUIPTO: Código do equipamento;
- CD_GR_GESTOR: Código do grupo gestor ao qual o operador esta relacionado para o período de fechamento;
- NOTA_ENVOL_OPERAC: Sumarizar o total das notas (NO_NOTA) pela tabela MNF_APT_VERIF_CAMPO para o período processado e operador. As perguntas sumarizadas devem ser classificadas como Envolvimento Operacional (FG_ENVOLV = ‘O’);
- NOTA_ENVOL_LIDER: Sumarizar o total das notas (NO_NOTA) pela tabela MNF_APT_VERIF_CAMPO para o período processado e operador. As perguntas sumarizadas devem ser classificadas como Envolvimento Liderança (FG_ENVOLV = ‘L’);
- NOTA_CONSUMO_COMB: Se o valor do campo QT_COMB_CONSUM for igual ou menor que o valor do campo QT_COMB_ADAPTA, recuperar o valor parametrizado no Cadastro de Calendário para Fechamento, Nota para Valorização OM, Consumo de Combustível;
- NOTA_CRM: Se o valor do campo VL_CRM_REAL for menor ou igual ao valor do campo VL_CRM_PLANEJ, recuperar o valor parametrizado no Cadastro de Calendário para Fechamento, Nota para Valorização OM, CRM
- NOTA_CHECKLIST: Se para o período processado o equipamento deveria ter apontamento e o mesmo foi realizado, recuperar o valor parametrizado no Cadastro de Calendário para Fechamento, Nota para Valorização OM, Checklist;
- NOTA_ACID_EQUIPTO: Verificar se o usuário possui apontamento na tabela MNF_APT_EVENTOS, CD_EVENTO = ‘E’ para o período processado, se encontrar, recuperar o valor parametrizado no Cadastro de Calendário para Fechamento, Nota para Valorização OM, Acidente;
- NOTA_MELHORIAS: Verificar se o equipamento possui apontamento na tabela MNF_APT_MELHSUG_HE, FG_STATUS igual a ‘A’, para o período processado, se encontrar, recuperar o valor parametrizado no Cadastro de Calendário para Fechamento, Nota para Valorização OM, Melhorias Aprovadas;
- QT_COMB_PLANEJ: Sumarizar a quantidade combustível planejado para o equipamento pela tabela MNF_OM_CONS_COMB, campo QT_COMB_PLANEJ para o período processado;
- QT_COMB_ADAPTA: Sumarizar a quantidade combustível planejado para o equipamento pela tabela MNF_OM_CONS_COMB, campo QT_COMB_ADAPTA para o período processado;
- QT_COMB_REAL: Sumarizar a quantidade combustível planejado para o equipamento pela tabela MNF_OM_CONS_COMB, campo QT_COMB_REAL para o período processado;
- VL_CRM_PLANEJ: Recuperar o valor planejado para o equipamento pela tabela MNF_COTA_CRM para o período processado;
- VL_CRM_REAL: Recuperar o valor real gasto com o CRM para o equipamento dentro do período processado. A formação do custo com CRM seguirá a parametrização existente no Manfro Manutenção.
Aplicar os novos padrões de validação e hint.
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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