Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
    1. Método 1
    2. Método 2
  3. Principais Campos e Parâmetros


01. VISÃO GERAL

Realizar o fechamento do plantio para o tombo da nova safra.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

O PIMS possui 2 métodos de fechamento de plantio.

O método 1 é o fechamento de locais já definidos, ou seja, os talhões foram plantados separadamente, cada um recebeu todos os apontamentos desde a reforma.

No método 2 as áreas dos talhões foram concentradas em um único talhão, ou seja, todos os apontamentos relacionados a reforma e plantio na mesma fazenda foram realizados neste talhão. No processo de fechamento, o sistema traz a opção de informar os talhões e áreas que foram plantadas e a partir do fechamento os apontamentos serão realizados nestes talhões já definitivos.

Para acessar a opção de fechamento deve seguir o seguinte opção de menu Processamento→ Fechamentos→ Plantio

Método 1 de Fechamento de Plantio

A figura abaixo mostra a tela de critérios do fechamento de plantio:

Para fechar o plantio dos locais de produção em que o mesmo foi finalizado, deve-se primeiro selecioná-los. Para isto o usuário deve:

  • informar nos campos referentes ao Campo da tela de critérios os códigos respectivos dos locais que deseja fechar. Pode-se informar por intervalos (exemplo ‘Campo’: 1 a 150), e
  • clicar no botão ‘Tabela’.

O sistema vai selecionar os locais dos Campos selecionados e formatar outra tela com os locais dos mesmos cujo plantio está em aberto, como mostra a figura abaixo:

Para selecionar e acionar o fechamento do plantio dos locais, o usuário deverá:

  • dar um duplo clique no quadrado cinza à esquerda dos locais que deseja fechar para marcar o local(is) a fechar.

  • na coluna ‘Safra Corte’ de cada local selecionado, informar a safra correta do próximo corte deste local de produção. Esta coluna já estará inicializada com a safra prevista para próximo corte. Porém, é importante observar se a mesma está correta e, se necessário, alterá-la.

  • na coluna ‘Ciclo de Desenvolvimento’ de cada local selecionado, informar o ciclo correto que o local de produção deverá assumir . Esta coluna também já estará inicializada com o ciclo previsto. Porém, é importante observar se a mesma está correta e, se necessário, alterá-la.

  • Após concluir os procedimentos acima para todos os locais que serão fechados, o usuário pode escolher se deseja apenas verificar a consistências de áreas ou se deseja atualizá-los com os dados do fechamento. A verificação de consistência de área verifica se a soma das áreas informadas nos apontamentos de plantio é igual a do cadastro do local de produção a fechar. É recomendado acionar primeiro a consistência para depois atualizá-los, pois em caso de divergências por erro de digitação será possível corrigir antes da atualização definitiva dos locais de produção:

  • caso deseje apenas verificar a consistência de área, selecionar a opção ‘Consistência’ na caixa ‘Processamento’.

  • se desejar atualizá-los, selecionar a opção ‘Atualiza’ na mesma caixa.

  • em ambos os casos o sistema vai primeiro consistir as áreas para depois, caso escolhida a opção ‘Atualiza’, atualizar os locais de produção com os dados do plantio.


Ao consistir a área, é exibido na tela um arquivo em formato TXT com o resultado das consistências, conforme demonstrado na figura abaixo:


 

O processo de fechamento do plantio atualiza o(s) local(is) de produção da seguinte forma:

 os atributos relativos a variedade, estagio, ciclo e área são alterados de acordo com os dados mostrados na tela de fechamento. Estes valores são obtidos dos apontamentos de plantio através dos critérios de:

  • somatória (para área);
  • predominância (variedade, espaçamento e ciclo).
  • as ocorrências de safra, incluindo as ocorrências ‘P’ e ‘S’ na safra de plantio e ocorrência ‘C’ na safra de corte informada na tela de fechamento.
  • copia os locais de produção para a safra de corte e as intermediárias se houver.

 Todo talhão que é plantado no período de entressafra, ou seja , data fora do período de inicio e Fim de produção, sempre é cana de 18 meses, pois sempre o processo de fechamento sugere que o talhão tombe para ser colhido na safra seguinte.


Para verificar o período de safras é necessário entrar no Cadastro de Safras e escolher a safra desejada

Acessar o aplicativo Configuração Central (CFGCEN.EXE)→ Tabelas->Safras

 

Para verificar que o talhão fechado foi avançado para a próxima safra é necessário entrar no cadastro do talhão localizado no aplicativo Locais de Produção (LOCPROD)→ Unidades de Produção->Locais de Produção→ Talhão, buscar o talhão na safra que ele estava e verificar a aba "Ocorrências" conforme a tela abaixo:

A tabela de ocorrências deve conter a ocorrência "P" na data que ocorreu o fechamento de plantio e ocorrência "S" no dia seguinte, indicando que ele será colhido na safra seguinte.

Na tela abaixo, como pode-se observar o talhão foi avançado para a safra seguinte, onde a ocorrência C caiu no dia seguinte da ocorrência S da safra anterior.


Importante salientar que a data da ocorrência "C" gerada na safra seguinte depende também da quantidade de dias informados no parâmetro de seção: ATRC_PLAN e entrada NO_DIAS_ANT_SAF. Este parâmetro significa o Número de Dias Anterior ao Inicio de Determinada Safra p/ Geração de Ocorrência


Método 2 de Fechamento de Plantio

Acessar a opção de menu Processamento→ Fechamentos→ Plantio

A figura abaixo mostra a tela de critérios do fechamento de plantio:


A tela abaixo mostra no cabeçalho o local que foi realizado o plantio juntamente com suas informações.

Na tabela do detalhe mostra os campos que deverão ser preenchidos com os locais definitivos juntamente com as demais informações desta tabela.

Seção: código da seção que foi realizado o plantio

Setor: código do setor que foi realizado o plantio

Talhão: código do talhão definitivo que foi realizado o plantio

Variedade: variedade plantada

Espaçamento: espaçamento entre linhas de plantio

Sist. Plantio: sistema de plantio utilizado

Sist. Cultivo: sistema de cultivo utilizado

Área: área definitiva determinada

Tipo Plantio: Plantio Renovação/ Expansão/ Outros

03. PRINCIPAIS CAMPOS E PARÂMETROS


Campo/ParâmetroDescrição

Campo Local de produção

Campos para realizar a busca dos locais a serem fechados, pode preenche-los e clicar em tabela para realizar a busca mais precisa ou deixa-los em branco, para buscar todos os locais para tombo.

Campo Processamento

 Opões de seleções para Atualiza(fecha) ou Consiste(verifica).

Parâmetro geração de relacionamento genérico x definitivo

O parâmetro da seção "EXAUSTAO" com entrada "FG_GERA_GENXDEF_FECH_PLANT" controla a posição que será gerada o relacionamento entre o talhão genérico e o definitivo. Dessa forma se o mesmo estiver com valor "S" significa que será gerado durante o fechamento de plantio, que é a forma atual de trabalhar. Seguindo assim foi implementado o valor "N", para gerar o relacionamento durante o calculo da exaustão. Evitando possíveis inconsistências durante o fechamento do ano agrícola.