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Boletim de Insumos

O apontamento de Aplicação de Insumos (fertilizantes, corretivos e defensivos agrícolas) tem como objetivo fornecer dados para o controle da aplicação e o custeio dos Insumos Agrícolas utilizados nos locais de produção (UPNivel 1, UPNivel 2 e UPNivel 3). Objetivo: Realizar apontamentos de aplicação de insumos em locais de produção

O apontamento de insumos possui 5 métodos possíveis de digitação de consumo de insumos os quais são eles: R=Tot Real / B=Bomb-Sac / S=Vol.Separado / C=Calda Tot Aplic /CV=Calda + Vol Separado 

O método utilizado é configurado através do parâmetro de seção ATRC_INS e entrada  METODO_APT localizado no aplicativo Parâmetros PIMS C/S (PAR_PIMS.EXE)→ Parâmetros→ Tabelas.

O apontamento 

Se o método de apontamento utilizado for Total Real, informe no campo Total Real a quantidade total de insumo aplicada.

O campo Total Real é informado no apontamento, ou seja, não é calculado.

Quando inclui um apontamento e tenta salva-lo, ocorre uma mensagem de validação de dose real aplicada contra validação da dose programada informada no apontamento. O sistema valida se o total real aplicado é o mesmo programado, ou seja, total real dividido pelo total de área.

Se o método utilizado for Bombas/Sacos informe os campos:

  • Total Programado: quantidade total do insumo recomendado para aplicação.
  • Bombas/Sacos: se o insumo aplicado foi líquido (por exemplo: litros), aponte o número de bombas utilizadas. Se foi sólido (por exemplo: quilos), aponte a quantidade em sacos que foram utilizados.
  • Carga/Peso: se no conteúdo do campo anterior foi informada quantidade de bombas utilizadas, aponte neste campo a carga. Se foi informada quantidade em sacos, aponte o peso.



Se o método Volume Separado informe a quantidade de insumos aplicada separadamente no detalhe do apontamento ( Qtde Fertilizante, Qtde Herbicida, Qtde Fungicida)

Se o método utilizado for Calda Tot Aplic será informado o total aplicada de todos os insumos em um único campo conforme tela abaixo:

Se o método utilizado for Calda + Vol Separado informe a quantidade de calda + insumos separados pelo grupo de insumos conforme tela abaixo:


CampoDescrição
Boletim:O sistema gera este número automaticamente a partir do segundo apontamento digitado. Porém, caso o formulário já possuir o número impresso e o mesmo for diferente do número gerado, pode ser modificado pelo usuário.
Data:Data da aplicação do insumo.  Não pode ser menor ou igual à data do último processamento e também não pode ser maior que a data atual. 
OS:OS utilizada na aplicação do insumo. Este campo não é obrigatório. Se preenchido o sistema recupera o centro de custo, operação e locais da ordem de serviço.
C.Custo:Centro de custo que realizou a operação. Pode utilizar a tecla F4 ou digitar diretamente no campo. Deve estar cadastrado na tabela Centro de Custos.
Operação:Operação realizada. Pode utilizar a tecla F4 ou digitar diretamente no campo. A Operação deve estar cadastrada na tabela Operações. O Centro de Custo e a Operação devem estar relacionados e se haver parametrização para também deve estar relacionada o Insumo X operação.
Sistema de Aplicação:Sistema de aplicação utilizado para realizar a operação. Utilizar a tecla F4 ou digitar diretamente no campo.
Turno:Turno que foi realizado a aplicação de insumos. Pode ser Diurno ou Noturno (D ou N).
Vazão prog/Ha:Vazão programada para a aplicação por hactare
Cond.Solo:Condição do solo do local da aplicação . Pode ser Seco ou Úmido ( S ou U).
Prep.Solo: Preparo do solo do local da aplicação. Pode ser Bom ou Ruim (B ou R)
Insumo:Código do Insumo utilizado na aplicação. Deve estar cadastrado na tabela de insumos.
Dose:Dosagem recomendada para a aplicação do insumo por hectare.
Fazenda:Código da Fazenda que foi realizado a aplicação de Insumos.
Zona:Código da Zona que foi realizado a aplicação de insumos.
Talhão:Código do talhão que foi realizado a aplicação de insumos.
Produção:Informar a produção em hectare realizado
Local Concluído:Se a área do talhão foi realizada total, deve ser informado neste campo o valor ‘S’, se foi realizada parcial deve informar valor ‘N’. Desta forma na digitação do próximo apontamento o sistema irá recuperar a área restante. Se a área foi realizada parcial, mas não irá realizar em área total informar valor ‘S’. Um exemplo de operação realizada parcial é a operação bordadura que é realizada somente na faixa do carreador.
Local de produção / Centro de custo / Operação:Se o local digitado no apontamento tiver marcado como MEIOSI e no relacionamento Operação vs. Centro de Custo também for de MEIOSI, o local será válido no apontamento mesmo que o Estágio e/ou as Ocorrências definidas no no relacionamento Operação vs. Centro de Custo sejam diferentes destes atributos no local.
Local de produção / Centro de custo / Operação:Ao apontar local de produção, será verificado se existe um contrato ativo, se sim, então será verificado se para o centro de custo e a operação existe algum período de beneficiamento da operação realizada. Se o contrato vencer antes deste período encontrado, o apontamento não pode ser realizado, porque será uma operação perdida já que o contrato do local irá vencer antes do tempo necessário para o total aproveitamento da operação realizada.
Requisição:

Campo para digitação da requisição de insumos.

Método de apontamento R - Total real

Esse método habilita a digitação do total de insumo utilizado na aplicação, dessa forma é preciso validar se esse total é menor ou igual ao saldo disponível.

Comportamento ao digitar o total real caso o insumo for próprio e o número da requisição for diferente de 0 (zero).

Se o valor do parâmetro FG_DIG_REQINS for igual a N, o saldo final deve ser o saldo recuperado menos a quantidade devolvida. Caso o valor deste parâmetro seja S, o saldo final é o saldo do registro no banco.

  • Caso seja um novo boletim o total de insumo não pode ser maior que o saldo calculado.
  • Caso seja uma modificação o total de insumo não pode ser maior que o saldo mais a quantidade anterior.

Ao aplicar o boletim:

  • Novo boletim ou novo insumo:
    • Se o insumo for próprio, o sistema recuperará o saldo e a quantidade utilizada, e efetuará os seguintes cálculos:
      • Cálculo saldo: O sistema subtrairá o total real do saldo.
      • Cálculo quantidade utilizada: O sistema somará o total real na quantidade utilizada.
  • Modificar um boletim e manter a mesma requisição:
    • Se o insumo for próprio, o sistema recuperará o saldo e a quantidade utilizada, e efetuará os seguintes cálculos:
      • Cálculo saldo: O sistema somará o saldo ao total anterior e subtrairá o total real apontado.
      • Cálculo quantidade utilizada: O sistema subtrairá o total anterior da quantidade utilizada e somará com o total real apontado.
  • Modificar um boletim e alterar a requisição:
    • Após atualizar os dados da requisição digitada, o sistema atualizará os dados da requisição anterior:
      • Cálculo saldo: o sistema somará o saldo com o total real anterior.
      • Cálculo quantidade aplicada:  O sistema subtrairá a quantidade utilizada pelo total real anterior.
  • Deletar um insumo:
    • Se houver requisição anterior, significa que foi consumida uma requisição, então o sistema aumentará o saldo e diminuirá a quantidade utilizada.
    • Cálculo saldo: O sistema somará o saldo atual ao total aplicado anterior
    • Cálculo quantidade utilizada: O sistema subtrairá a quantidade utilizada do total aplicado anterior.


      Campo:


 

 

 

 


Tabelas que são gravados os apontamentos de insumos:

apt_ins_he→ Apontamento de Insumos Header

apt_ins_de→ Apontamentos de Insumos Detalhe

apt_ins_loc→ Apontamentos de Insumos - Locais Aplicados

insu_local→ Apontamento de Insumos por Local

rapt_ins_he→ Apontamentos de Insumos Coletor - Header

rapt_ins_de→ Apontamentos de Insumos Coletor - Detalhe

rapt_ins_loc→ Apontamentos de Insumos Coletor - Locais Aplicados

Estas tabelas recebem dados dos apontamentos de duas origens: Insumos e Capina Química. Estas origens são diferenciadas na tabela pela coluna Tipo de Apto (I=Insumos - C=Capina Química)


Validações de apontamentos:

Processo em andamento: Ao tentar inserir um apontamento, o sistema verificará se existe uma rotina em andamento processando apontamentos de Insumos, caso exista (Seção: ATRC_INS / Parâmetro: FG_PROCESSO), e o apontamento atual esteja dentro da data processada (Seção: ATRC_INS / Parâmetro: DT_PROCESSO_ANDAMENTO), o sistema não permitirá a inclusão, alteração e deleção de apontamentos.


ValidaçãoDescrição
Processo em andamento

Ao tentar inserir um apontamento, o sistema verificará se existe uma rotina em andamento processando apontamentos de Insumos, caso exista (Seção: ATRC_INS / Parâmetro: FG_PROCESSO), e o apontamento atual esteja dentro da data processada (Seção: ATRC_INS / Parâmetro: DT_PROCESSO_ANDAMENTO), o sistema não permitirá a inclusão, alteração e deleção de apontamentos.


Validações campo Requisição

Ao digitar o valor 0 no campo requisição, o sistema exibirá uma mensagem para que o usuário confirme o valor e continue o processo, caso digite outro valor, o sistema efetuará as seguintes validações:

  • A requisição deverá existir na instância que o usuário está logado.
  • Se o parâmetro FG_CCUSTO_REQ estiver ligado, o centro de custo da requisição deve coincidir com o do apontamento.
  • Se o parâmetro FG_CONS_MES_REQ estiver ligado, o mês e ano do apontamento deve coincidir com os da requisição.
  • Ao encontrar uma requisição existente, o sistema subtrairá a quantidade devolvida do saldo, o resultado deverá ser maior que 0 (zero).
  • Caso o valor do parâmetro FG_CONTR_REQ seja igual a S, o valor do parâmetro ATRC_INS / METODO_APT seja diferente de B e o tipo de propriedade do insumo for T o sistema não permitirá digitar uma requisição.

Geração do Histórico de Manejo:

Após a digitação dos apontamentos é necessário processar a rotina de geração do Histórico de Manejo na opção: Processamento->Geração de Histórico, opção Insumos.

Reversão do Histórico:

Caso desejar reverter à geração do histórico, utilize opção: Processamento->Reversão de Situação.

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Links dos principais conceitos e processos.