Objetivo:Cadastrar e configurar os Processos de Beneficiamento por Cultura / Ocupação e Unidade Administrativa.

Dados:
Campos Obrigatórios:

  • Código: Código do Processo de Beneficiamento. O código do Processo deve ser único. (tamanho do campo: 10 caracteres).
  • Descrição Abreviada: Descrição Abreviada do Processo de Beneficiamento. A descrição abreviada deve ser única. (tamanho do campo: 10 caracteres).
  • Descrição Completa: Descrição Completa do Processo de Beneficiamento. A descrição completa deve ser única. (tamanho do campo: 30 caracteres).
  • Ocupação: Cultura / Ocupação a qual pertence o Processo de Beneficiamento. A Cultura / Ocupação deve estar previamente cadastrada.
  • Tipo de Processo Anterior: Indica qual é o Tipo do Processo Anterior.
    • Ordem de Colheita: Indica que o processo anterior é a Ordem de Colheita. Quando informado que o processo anterior é a Ordem de Colheita, a guia Processos Anteriores fica desabilitada.
    • Pesagem: Indica que o processo anterior é a Pesagem de Matéria Prima. Quando informado que o processo anterior é a Pesagem, a guia Processos Anteriores fica desabilitada.
    • Outro Processo: Indica que o processo anterior é outro Processo cadastrado para a Cultura / Ocupação. Quando informado que o processo anterior é Outro Processo, a guia Processos Anteriores fica habilitada e o usuário necessita informar ao menos um Processo Anterior.
  • Permite repetir Lote/Número em Processo Anterior: Indica se permite repetir Lote/Número em Processo Anterior. Se marcado indica que SIM.

Exemplo que permite repetir Lote/Número em processo Anterior: Pode haver processo "Beneficiamento" que possui processo Anterior "Ordem de Colheita" e o processo "Beneficiamento" pode estar configurado para permitir mais de um apontamento de "Beneficiamento" para a mesma "Ordem de Colheita".
Exemplo que NÃO permite repetir Lote/Número em processo Anterior: Pode haver processo "Beneficiamento" que possui processo Anterior "Pesagem" e o processo "Beneficiamento" pode estar configurado para NÃO permitir mais de um apontamento de "Beneficiamento" para a mesma "Pesagem".

  • Informar ao menos um Processo Anterior: Indica se é necessário informar ao menos um Processo Anterior. Quando marcado indica que SIM, ou seja, no apontamento do Processo é necessário informar ao menos um Processo Anterior.
  • Produção Colhida: Indica se o processo será registrado para informar a produção colhida (produto in natura). Quando marcado indica que SIM, ou seja, no apontamento do Processo será informada a produção colhida do produto matéria prima. Quando configurado para informar a produção colhida, no apontamento de beneficiamento será necessário informar a quantidade do produto colhido e o sistema irá carregar automaticamente o produto a que se refere à matéria prima (produto matéria prima relacionado à variedade da Ordem de Colheita, se não possuir produto matéria prima relacionado à variedade será assumido o produto matéria prima relacionado à Cultura / Ocupação).O sistema irá impedir que o usuário cadastre um Processo de Beneficiamento configurado como Produção Final e Produção Colhida ao mesmo tempo.
  • Produção Final: Indica se o processo será registrado para informar a produção final (produto beneficiado / acabado). Quando marcado indica que SIM, ou seja, no apontamento do Processo será informada a produção final. Quando configurado para informar a produção final, no apontamento de beneficiamento será necessário informar a quantidade do produto beneficiado / acabado e o sistema irá permitir somente as Classificações / Produtos configurados para o Processo, se possuir somente uma Classificação configurada para o Processo o sistema já irá carregá-la automaticamente. A guia Classificações somente fica habilitada se o processo estiver configurado para informar a Produção Final, caso contrário a guia Classificações ficará desabilitada e sem registros. O sistema irá impedir que o usuário cadastre um Processo de Beneficiamento configurado como Produção Final e Produção Colhida ao mesmo tempo.
  • Integra com o ERP: Indica se para o processo será realizada integração com ERP (entrada em estoque). Quando marcado indica que SIM. Campo habilitado somente quando configurado para informar "Produção Colhida" ou "Produção Final", caso contrário esse campo ficará desabilitado e desmarcado. A integração com o ERP é executada no Encerramento da Ordem de Produção.
  • Permite Finalizar e Integrar: Indica se poderão ser finalizados/integrados os apontamentos de beneficiamento. Configuração habilitada somente quando o Processo estiver configurado que integra com o ERP.
  • Considerar Produções no Processamento de Receitas: Indica se as Pesagens serão consideradas como Produções no momento de realizar o Processamento de Receitas dos Locais de Produção.

Filtros:

Filtros não obrigatórios:

  • Código: Código do Processo.
  • Descrição: Descrição Completa do Processo.
  • Ocupação: Ocupação do Processo.

Filtros obrigatórios:

  • Integração com ERP: Indica se o Processo integra com o ERP ou Não.
  • Sim: Filtra os processos que integram com o ERP.
  • Não: Filtra os processos que não integram com o ERP.
  • Ambos: Filtra os processos que integram ou não com o ERP. Valor padrão.
  • Produção Colhida: Indica se o Processo é utilizado para registrar Produção Colhida.
  • Sim: Filtra os processos configurados para registrar Produção Colhida.
  • Não: Filtra os processos não configurados para registrar Produção Colhida.
  • Ambos: Filtra os processos configurados ou não para registrar Produção Colhida. Valor padrão.
  • Produção Final: Indica se o Processo é utilizado para registrar Produção Final (beneficiada).
  • Sim: Filtra os processos configurados para registrar Produção Final.
  • Não: Filtra os processos não configurados para registrar Produção Final.
  • Ambos: Filtra os processos configurados ou não para registrar Produção Final. Valor padrão.