Campos Obrigatórios:
- Opção para informar se os valores serão apontados pela Dosagem ou Consumo Total, por padrão estará marcado para Dosagem. Caso o parâmetro 'Informar o Consumo Total' do grupo Ordem de Serviço (8) esteja configurado como desabilitado está opção não irá aparecer e a Ordem deverá ser informada pela Dosagem.
- Componente: neste campo o usuário deve informar o componente que será utilizado durante a execução da Ordem de Serviço.
Exemplos:
Exemplo 1:
Utilização de Glifosato A com a dose de 2 litros por hectare em 80% do talhão e Glifosato B com 3 litros por hectare em 20% do talhão. Talhão com 10 hectares.Produto
Qtde. Componente
Utilização (%)
Qtde. Produção
Qtde. Total do Componente
Glifosato A
2
80
1
(2 * 1) * 10 * 0.8 = 16
Glifosato B
3
20
1
(3 * 1)* 10 * 0.2 = 6
Exemplo 2:
Utilização de Glifosato A com a dose de 2 litros por hectare em 100% de utilização. 1Talhão com 10 hectares e 1 talhão com 5 hectares.Produto
Qtde. Componente
Utilização (%)
Qtde. Produção
Qtde. Total do Componente
Glifosato A
2
100
1
(2 * 1) * 15 * 1 = 30
Exemplo 3:
Utilização de Mão de Obra para poda manual, com o rendimento de 8 horas por 10 hectares.Produto
Qtde. Componente
Utilização (%)
Qtde. Produção
Mão de obra
8
100
10
Campos configurados por Parâmetro
- Quantidade do Componente: neste campo o usuário deve informar a quantidade do componente que irá utilizar na Ordem de Serviço que está sendo cadastrada. A quantidade representa a quantidade por Quantidade de Produção. Caso a ordem esteja configurada para ser apontada como Consumo Total este campo será calculado de forma automática. Este campo pode ser configurado como Habilitado ou Habilitado Obrigatório, no grupo da Ordem de Serviço (8). Quando a Operação estiver configurada com o campo Informar a Quantidade de Bombas na Guia Locais com o valor Habilitado ou Obrigatório o consumo total será calculado conforme o exemplo:
Guia Locais
Fazenda | Setor | Talhão | Quantidade de Bombas | % Área | Área |
2070 | 2070 | 1001 | 2.00 | 100 | 10.00 |
2070 | 2070 | 1002 | 3.00 | 100 | 10.00 |
Guia Recursos:
Componente | Insumo | Unidade Medida | Quantidade Componente | Consumo Total | |
BATENT | BATENT | Litros | 0,20 | Dose/Bomba | =Somatória da quantidade de Bombas * Quantidade Componente = (2.00 + 3.00) * 0,2 = 1,00 |
OPPA CE | OPPA CE | Quilos | 1.00 | Dose/Bomba | =Somatória da quantidade de Bombas * Quantidade Componente = (2.00 + 3.00) * 1,00 = 5,00 |
- Utilização (%): neste campo o usuário deve informar o percentual de utilização do componente que está sendo utilizado. Este campo pode ser configurado como Desabilitado, Habilitado ou Habilitado Obrigatório, no grupo da Ordem de Serviço (8).
- Quantidade de Produção: neste campo o usuário deve informar a quantidade de produção em relação à quantidade de componente. Este campo pode ser configurado como Desabilitado, Habilitado ou Habilitado Obrigatório, no grupo da Ordem de Serviço (8).
- Consumo Total: neste campo o usuário deve informar o consumo total do componente utilizado. Caso a ordem esteja configurada para ser apontada como Dosagem este campo será calculado de forma automática. Este campo pode ser configurado como Desabilitado, Habilitado ou Habilitado Obrigatório, no grupo da Ordem de Serviço (8). É possível configurar a quantidade de casas decimais para esse campo , no grupo da Ordem de Serviço (8) > "Informar a quantidade de decimais para Consumo Total na Ordem de Serviço (1 a 5)".
- Quando a Operação estiver configurada com o campo Informar a Quantidade de Bombas na Guia Locais com o valor Habilitado ou Obrigatório o consumo total será calculado conforme o exemplo:
Guia Locais
Fazenda | Setor | Talhão | Quantidade de Bombas | % Área | Área |
2070 | 2070 | 1001 | 2.00 | 100 | 10.00 |
2070 | 2070 | 1002 | 3.00 | 100 | 10.00 |
Guia Recursos:
Componente | Insumo | Unidade Medida | Quantidade Componente | Consumo Total | |
BATENT | BATENT | Litros | = Consumo Total / Somatória de Quantidade de Bombas = 1 / (2.00 + 3.00) = 0,20 | Dose/Bomba | 1,00 |
OPPA CE | OPPA CE | Quilos | = Consumo Total / Somatória de Quantidade de Bombas = 5 / (2.00 + 3.00) = 1,00 | Dose/Bomba | 5,00 |
Campo Obrigatório Condicional:
- Insumo: neste campo o usuário informa o código do Insumo, que deve estar previamente cadastrado. Campo desabilitado quando o Componente não for do tipo Insumo. Ao informar o Insumo, se o mesmo possuir alvos para combater e na Ordem de Serviço não foi informado nenhum deles, será mostrado um ícone de alerta na grid. Se o sistema estivar configurado para "Ativa a validação de exceção de insumos" o Insumo será validado com os insumos permitidos para a Operação (desde que configurado no cadastro de Operação). Se o sistema também estiver configurado para "Habilita os campos fitossanidade e período de aplicação na exceção de insumos da operação" será validado com os insumos permitidos para a Operação no período informado nos campos Dia/Mês Início e Dia/Mês Fim na Exceções de Insumos.
Exemplo:
Quando a Ordem de Serviço de Campo estiver com o Alvo informado a validação será a partir de Cultura, Fitossanidade e Período Insumo Cultura Fitossanidade Período Permitido 1 1 1 01/jan a 31/jan S 1 1 1 N 1 1 2 31/jul a 15/ago N 1 1 3 31/dez a 01/jan S 1 1 01/jul 31/Jul N 1 1 N 1 N
- Unidade Medida: Unidade de Medida relacionada ao Insumo. Campo desabilitado.
Demais Funcionalidades:
- Quando o parâmetro "Controle de Retirada de Insumos ERP"em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração: “8 - Ordem de Serviço de Campo" e o parâmetro "Retirada de Insumos (I/F)" para o grupo "EAI", estiver configurado com "F não será exibido na guia Recursos o campo "Quantidade Retirada".
- Quando o parâmetro “Controle de Retirada de Insumos ERP” em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração: “8 - Ordem de Serviço de Campo" estiver habilitado e o parâmetro "Retirada de Insumos (I/F)" para o grupo "EAI" estiver configurado para controlar a retirada por insumo "I" será exibido na guia Recursos o campo "Quantidade Retirada", este campo é apenas informativo e será atualizado pela integração quando houver uma retirada do produto no ERP.
Quando parâmetro estiver configurado “Controle de Retirada de Insumos ERP” em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração: “8 - Ordem de Serviço de Campo":
- Quando clicar na lupa para pesquisa do insumo o usuário poderá refinar o filtro para recuperar o saldo (Código, Código ERP, Descrição, Princípio Ativo, Grupo de Insumo, Unidade de Medida, Semente/Muda, Classificação Toxicológica), caso não informe nenhum filtro no refinamento serão recuperados os saldos de todos os insumos do tipo IA (Insumos Agrícolas), caso informe o componente será recuperado todos os insumos que estão associados ao componente e o saldo, se o parâmetro não estiver configurado recuperar apenas os insumos associados ao componente.
- O usuário poderá realizar a consulta do saldo dos insumos observando os seguintes campos:
- Quantidade OS: Quantidade empenhada somando todas as Ordem de Serviço de Campo em aberto.
- Quantidade Estoque: Saldo mais quantidade de Ordem de Serviço de Campo abertas.
- Quantidade Física: Saldo mais quantidade de Ordem de Serviço de Campo em aberto - retirada.
- Quando chamar o Web Service do Protheus será recuperado o saldo do produto para todas as empresas e filiais (dos talhões) disponíveis para a unidade administrativa corrente. O PimsConnector irá devolver o saldo do produto por empresa e filial, porém na pop-up de filtro deverá mostrar o saldo e possibilidade de verificar o saldo por empresa e filial. Serão enviados para o Web Service do Pimsconnector os filtros da empresa e filial da unidade administrativa corrente e o insumo.
- Quando chamar o Web Service do PIMSConnector passar como filtro obrigatórios:
- Empresa: será passada uma lista de empresas. A empresa será recuperada do [Talhão] Físico ou [Fazenda].
- Filial: será recuperada do [Talhão] Físico ou [Fazenda].
- Insumo: serão recuperados os insumos disponíveis para o componente.
- Caso a ordem esteja configurada para ser apontada por Dosagem e ocorra alguma alteração na área de um local o consumo total será recalculado, se a ordem for apontada pelo Consumo Total e ocorrer uma alteração na área de um local a dosagem será recalculada mantendo a quantidade de produção.
Quando os campos Quantidade de Componente (Dosagem) e Consumo total forem configurados por parâmetro existem algumas configurações que não serão permitidas conforme a tabela abaixo. Por exemplo: Se a Dosagem estiver Habilitada o Consumo Total não pode ser Habilitado Obrigatório.
Dosagem Consumo Total Habilitado Habilitado Obrigatório Desabilitado Habilitado Habilitado Obrigatório X X X X X X Alvos: Fitossanidades recomendadas para o Insumo. Ao clicar na lupa de "Alvos", uma popup será aberta com as Fitossanidades relacionadas com o Insumo e Cultura/Ocupação, necessário Insumo e Período de Produção informados. Todos os Alvos que o Insumo combate serão recuperados na lista de Alvos da popup marcando automaticamente os já informados na grid de Alvos e os que tem Apontamento Fitossanitário com alerta nos valores específicos da associação de grupos da fitossanidade, e caso não encontre nos valores específicos recupera diretamente no grupo de fitossanidade, no caso de apontamento com alerta um ícone de informação será exibido para a Fitossanidade. Ao clicar em "Aplicar" na popup os registros da grid de Alvos da Ordem de Serviço de Campo serão refeitos de acordo com os informados.
- Quando na operação o campo Informar a Quantidade de Bombas na Guia Locais estiver configurado como “Habilitado” ou “Obrigatório” e o componente foi do tipo insumo será exibida a descrição Dose/Bomba. Quando configurado como Desabilitado será exibida a descrição Dose
Demais Validações:
- Quando parâmetro estiver configurado “Controle de Retirada de Insumos ERP” em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração: “8 - Ordem de Serviço de Campo": Não é permitido alterar ou excluir Componente/Insumo para Ordens de Serviço que tenham uma quantidade retirada.
- Não será permitido excluir uma Ordem de Serviço que já tenha algum Insumo (que foi reservado no ERP) retirado. Validação ocorrerá somente se o parâmetro "Controle de Retirada de Insumos ERP" estiver habilitado.
- Ao Salvar recurso com Insumo informado o sistema irá gerar as Embalagens sugeridas a serem retiradas para o mesmo. Serão geradas Embalagens sugeridas somente se o Insumo possuir Embalagens associadas. As embalagens e quantidades sugeridas a serem retiradas serão visando otimizar a retirada com o menor número de embalagens possível (arredondando para cima a quantidade a ser retirada de acordo com as capacidades das embalagens).
Ao “Salvar” o Recurso para a Ordem de Serviço de Campo, verificar se existe Local de Produção informado, caso exista, verificar se existe cultura/ocupação configurado para o insumo, caso exista, verificar se a cultura/ocupação do Período de Produção esta configurada para o Insumo, caso não seja, não permitir salvar e mostrar a mensagem pop-up “Cultura/Ocupação do Local de Produção não configurada para o Insumo”.
- Ao “Salvar” o Recurso para a Ordem de Serviço de Campo, verificar se os Insumos informados estão encerrados para o Grupo de Insumo, Centro de Custo, Ano Agrícola e Período de Produção. Caso estejam encerrados não será permitido a inclusão/alteração/exclusão de Ordens de Serviços de Campo.
- Quando o botão salvar for acionado o ERP será consultado para realizar o empenho dos insumos da ordem. Caso não seja possível empenhar os insumos necessários a ordem não será salva. A validação ocorrerá somente quando o parâmetro "Controle de Retirada de Insumos ERP" estiver habilitado.
- Quando o parâmetro "Criticidade para validar a dosagem mínima e máxima dos Insumos x Alvos no Salvar" pertencente ao Grupo de Configuração "8 - Ordem de Serviço de Campo" é definido com o valor "Não validar" a validação da dosagem mínima e máxima não é realizada. Quando é definido o valor "Alertar" uma mensagem de aviso é exibida se a dosagem do insumo, informada na guia Recurso, estiver fora dos limites da Dosagem Mínima e/ou da Dosagem Máxima definidas na guia "Alvos" do cadastro de Insumo. Quando o parâmetro é configurado com o valor "Não permitir", a validação da dosagem informada na guia recursos com o dosagem mínima e máxima definida na guia Alvos do cadastro de insumos dos alvos que serão combatidos, não permite salvar a ordem de serviço de campo caso esteja fora dos limites mínimo e/ou máximo.
- Caso o cálculo do campo Quantidade de Componente (Dose) ou Consumo Total ultrapasse o máximo permitido será gerada uma mensagem para usuário informado que o campo ultrapassou o tamanho máximo e não será salvo.
- Caso o Insumo tenha apenas um Componente amarrado a ele o sistema ira buscar e completar o componente automaticamente quando o insumo for digitado