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Boletim Técnico: Ajustes de valor em bens do Ativo Fixo
Ocorrência
Melhoria
Resumo
A melhoria consiste na integração dos módulos Ativo Fixo (SIGAATF) e Compras (SIGACOM), que realiza ajustes no valor de um bem, por meio da digitação de notas de crédito ou de débito.Para isto é necessário informar nas notas de crédito ou de débito, os dados do documento de entrada, fatura que originaram a inclusão do bem no Ativo Fixo.Ajuste de valor por nota de créditoAs notas de crédito (redução de valor) realizam a baixa do bem, reduzindo o valor original do bem para realizar o ajuste. O valor da nota de crédito é rateado, de acordo com a quantidade de bens gerados pelo documento de entrada, realizando baixas apenas para os tipos 01 e 10 cadastrados na ficha do bem.Para baixar o tipo 10, o parâmetro MV_ATFNFIN deve estar configurado como True (.T.). As baixas ficam registradas na tabela de movimentação (SN4), com o motivo 14 – Nota de crédito.Ajuste de valor por nota de débitoAs notas de débito (acréscimo de valor) realizam a incorporação de um novo item ao bem original. Para cada bem gerado pelo documento de entrada original é criado um novo item com as mesmas características do bem original, mas com o valor da nota de débito rateado entre os itens incorporados.O Item incorporado pode ser depreciado de forma independente do bem original, sendo independente durante o período de depreciação ou ter sua depreciação dependente do bem original para terminar de depreciar ao mesmo tempo, sendo que, nesse caso, uma nova taxa de depreciação é calculada automaticamente para o item incorporado.Na exclusão das notas de crédito ou de débito que realizaram ajustes de valor de um bem do ativo fixo, os mesmos são desfeitos.
ID do Chamado
TDOGCZ
Produtos
  • Microsiga 11
  • Módulos
    • SIGAATF
    Portais
    • nenhum
    Países
    • Argentina
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    ATFA010 - Ativos Imobilizados, ATFA030 – Baixa de Ativos, ATFA035 – Baixa de Ativos, ATFA240 – Classificação de Compras, MATA101N – Factura de Entrada, MATA466N – Nota de Débito/Crédito
    Parâmetros Envolvidos
    MV_ATFNCRD, MV_ATFNFIN, MV_ATFVDPR, MV_ATFDCBA
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - UPDATF
    Procedimentos para Implementação
    O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) desta FNC.
    Antes de executar o compatibilizador UPDATF é imprescindível:
    a)       Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS11_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS11_DATA\ SYSTEM”).
    b)       Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    c)        Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    d)       Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    e)       O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
     
     
     
    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
     
    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
     
                         i.                        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
                       ii.                        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
                      iii.                        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
                      iv.                        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
                        v.                        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
                      vi.                        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
                     vii.                        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
     
    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!
     
     
    1.     Em Microsiga Protheus Smart Client, digite U_UPDATF no campo Programa Inicial.
    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 29/03/2012.
    2.     Clique em OK para continuar.
    3.     O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    4.     Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    5.     Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    6.     Clique em OK para encerrar o processamento.
    Descrição de Ajustes
    1.     Criação no arquivo SX3 – Campos:
    ·         Tabela SN1 – Ativo Imobilizado:
    Campo
    N1_NFESPEC
    Tipo
    C - Caracter
    Tamanho
    5
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Espécie
    Descrição
    Espécie do documento
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
     
    Campo
    N1_NFITEM
    Tipo
    C - Caracter
    Tamanho
    4
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Item
    Descrição
    Item do documento
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
    ·         Tabela SD2 – Itens do documento de saída:
    Campo
    D2_CBASEAF
    Tipo
    C - Caracter
    Tamanho
    14
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Imobilizado
    Descrição
    Número do Imobilizado
    Usado
    Não
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
     
    O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
     
    2.     Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
    Índice
    SN1
    Ordem
    8
    Chave
    N1_FILIAL + N1_FORNEC + N1_LOJA + N1_NFESPEC + N1_NFISCAL + N1_NSERIE + N1_NFITEM
    Descrição
    Cod. Fornec. + Loja Fornec. + Espécie + Nota Fiscal + Serie N.F. + Item
    Mostra Pesq.
    Sim
     
    3.     Criação no arquivo SX6 – Parâmetros:
    Nome da Variável
    MV_ATFNCRD
    Tipo
    L - Lógico
    Descrição
    Determina se as notas de débito e de crédito são utilizadas para ajustar o valor dos bens do ativo fixo.
    Valor Padrão
    .T.
     
    Nome Var.
    MV_ATFNFIN
    Tipo
    L - Lógico
    Descrição
    Determina se a integração com notas de crédito ou de débito são feitas apenas para ativos tipo 01 (.F.) ou também para o tipo 10 (.T.)
    Valor Padrão
    .T.
     
    Nome Var.
    MV_ATFVDPR
    Tipo
    L - Lógico
    Descrição
    Determina se o bem criado por incorporação é independente (.T.) ou dependente do bem principal. (.F.)
    Valor Padrão
    .F.
    Procedimentos para Configuração
    1.        No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure o(s) parâmetro(s) a seguir:
    Itens/Pastas
    Descrição
    Informações
    Nome
    MV_ATFDCBA
    Tipo
     C
    Descrição
    Descrição
    Determina como será desmembrado o ativo.
    "0" - Desmembra o item 
    "1" - Desmembra o código base do ativo.           
     
    Procedimentos para Utilização
    Inclusão de Ativo Fixo por meio da Fatura de Entrada
    1.        No Compras (SIGACOM) acesse Atualizações/Movimentos/Factura de Entrada (MATA101N).
    O sistema apresenta a janela de parâmetros.
    2.        Informe os dados conforme orientação do help de campo.
    O sistema apresenta a janela de faturas de entrada cadastrada.
    3.        Clique em Incluir.
    4.        Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento dos campos:
    ·         Producto (D1_COD): código de identificação do produto.
    O produto deve ser do tipo ativo imobilizado – Tipo (B1_TIPO) = AI.
    ·         Tipo Entrada (D1_TES): tipo de entrada da fatura.
    O tipo de entrada deve ser configurado para atualizar o ativo imobilizado no momento da inclusão da factura de entrada – Act. Inmov. (F4_ATUATF) = S.
    5.        Posicione o cursor no item da fatura de entrada que atualizará o ativo imobilizado.
    6.        Informe os dados conforme orientação do help de campo.
    7.        Confira os dados e Confirme.
     
    Classificação de compras
    1.        No Ativo Fixo (SIGAATF) acesse Atualizações/Arquivos/Clasif. Compras (ATFA240).
    O sistema apresenta a janela de classificação de compras de ativos fixos.
    2.        Selecione o Ativo fixo desejado.
    3.        Clique em Classificar.
    O sistema apresenta a janela de classificação de ativos imobilizados.
    4.        Informe os dados conforme orientação do help de campo.
    5.        Confira os dados e Confirme.
     
     
    Ajuste de valor por Nota de Débito
    1.        No Compras (SIGACOM) acesse Atualizações/Movimentos/Nota Cred/Debito (MATA466N).
    O sistema apresenta a janela de parâmetros.
    2.        Informe os dados conforme orientação do help de campo.
    O sistema apresenta a janela de parâmetros.
    3.        Informe os dados conforme orientação do help de campo.
    O sistema apresenta a janela de notas de débito cadastradas.
    4.        Clique em Incluir.
    5.        Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento dos campos:
    ·         Producto (D1_COD): código de identificação do produto.
     O produto deve ser do tipo ativo imobilizado – Tipo (B1_TIPO) = AI.
    ·         Tipo Entrada (D1_TES): tipo de entrada da fatura.
    O tipo de saída deve ser configurado para atualizar o ativo imobilizado no momento da inclusão da nota de débito – Act. Inmov. (F4_ATUATF) = S.
    ·         Doc.Original (D1_NFORI): número do documento original. Informe o número da fatura de entrada que originou o bem.
    ·         Serie Orig. (D1_SERIORI): série do documento original. Informe o número de série da fatura de entrada que originou o bem.
    ·         Item Doc Ori (D1_ITEMORI): item do documento original. Informe o número do item da fatura de entrada que originou o bem.
    6.        Confira os dados e Confirme.
     
    Ajuste de valor por Nota de Crédito
    1.        No Compras (SIGACOM) acesse Atualizações/Movimentos/Nota Cred/Debito (MATA466N).
    O sistema apresenta a janela de parâmetros.
    2.        Informe os dados conforme orientação do help de campo. O sistema apresenta a janela de parâmetros.
    3.        Informe os dados conforme orientação do help de campo. O sistema apresenta a janela de notas de crédito cadastradas.
    4.        Clique em Incluir.
    5.        Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento dos campos:
    ·         Producto (D2_COD): código de identificação do produto.
    O produto deve ser do tipo ativo imobilizado – Tipo (B1_TIPO) = AI.
    ·         Tipo Salida (D2_TES): tipo de saída da fatura.
    O tipo de saída deve ser configurado para atualizar o ativo imobilizado no momento da inclusão da nota de crédito – Act. Inmov. (F4_ATUATF) = S.
    6.        Selecione no item da nota de crédito.
    7.        Clique em Ações Relacionadas e em Doc Orig.
    O sistema apresenta a janela de documentos de origem para o fornecedor e produto informados.
    8.        Selecione o documento de origem e Confirme.
    9.        Confira os dados e Confirme.
    Informações Técnicas
    Tabelas Utilizadas
    SN1 – Ativo Imobilizado.
    SN3 – Saldos e Valores.
    SN4 – Movimentações do Ativo Fixo.
    SF1 – Cabeçalho da NF de Entrada.
    SD1 – Itens da NF de Entrada.
    SF2 – Cabeçalho da NF de Saída.
    SD2 – Itens da NF de Saída.
    Observações

    • Sem rótulos