Árvore de páginas

Integrando Cliente

Abaixo iremos mostrar como configurar o Processo de Cliente no Protheus para integra-lo com o sistema Totvs Live. Siga o Passo a Passo.

Importante

  1. É obrigatório a criação do campo A1_MSEXP, para que não ocorra um loop infinito, quando o processo de CLIENTE está ativo para BUSCA e ENVIO no mesmo assinante.
  2. Clientes com o conteúdo da tag TipoCliente = "INFORMAL" vindo do TVFR não são integrados porque, para o Protheus não existe este tipo, são permitidos clientes pessoa FISICA ou JURÍDICA.

Cadastrando o Processo de Cliente

Para integrarmos o Cliente com o Totvs Live primeiramente é necessário acessar o cadastro do Processo para verificar se o Cliente foi criado automaticamente no Protheus.


1- No módulo 12 (Controle de Lojas), acesse Atualizações/ RMI/ Cadastros/ Processos.

2- Ajustar dicionario conforme a documentaçãohttps://tdn.totvs.com/x/WfCnI

3- Aguarde a criação automática do cadastro de processo referente ao Cliente.  

4- Verifique se foi criado as Informações abaixo:

Processo: Cliente 

Tabela: SA1

Chave: A1_FILIAL+A1_COD+A1_LOJA

Vinculando o Processo de Cliente ao Assinante Live


1- No módulo 12 (Controle de Lojas), acesse Atualizações/ RMI/ Cadastros/ Assinantes.

2- Com o assinante Live previamente cadastrado, posicione no assinante Live e clique em alterar.

3- Na guia Assinantes x Processos, preencha os seguintes campos:

Processo: Cliente 

Ativo: Sim

Tipo Process: Busca

Filiais Proc: Informe o código de apenas uma filial para buscar o Processo. (todas as lojas abaixo do sistema satélite serão retornadas)

Configuração: Preencha esta campo de acordo com a sua URL da API  Cliente, como mostra o exemplo abaixo:

Obs:  A tag ChaveUni pode processar um array de Tags XML ou Variável disponível no momento do processamento para formar a chave única do cliente que será gravado na tabela MHQ no campo MHQ_CHVUNI

{
    "url": "http://xxxxxxx/xxxxxxxx/LiveConnector/FacadeIntegracao.svc?wsdl",
    "operacao": "RecuperarClienteLC_Integracao_Xml",
    "tagretorno": "<LC_TicketClienteSaida>",
    "documentoId": "LC_ClienteSaida",
    "ChaveUni": [
		"Self:cConfirma",
		"CPF_CNPJ"
	] 
}

Layout Envio: Preencha este campo de acordo com o exemplo abaixo: Lembrando que é permitido utilizar macro execuções no Layout abaixo, após o &.

&"<?xml version='1.0' encoding='UTF-8'?>
<soapenv:Envelope xmlns:soapenv='http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/' xmlns:liv='http://LiveConnector/'>
	<soapenv:Header/>
	<soapenv:Body>
		<liv:RecuperarClienteLC_Integracao_Xml>
			<liv:codigoSistemaSatelite>" + self:oLive:getSatelite(self) + "</liv:codigoSistemaSatelite>
			<liv:xmlIdentificacao><![CDATA[<?xml version='1.0' encoding='utf-8'?><LC_Identificacao><Chave>" + self:oLive:getToken(self) + "</Chave><CodigoSistemaSatelite>" + self:oLive:getSatelite(self) + "</CodigoSistemaSatelite><Data/><Hora/></LC_Identificacao>]]></liv:xmlIdentificacao>
		</liv:RecuperarClienteLC_Integracao_Xml>
	</soapenv:Body>
</soapenv:Envelope>"

Layout Publicação:  Layout que será utilizado para gerar a Publicação (tabela MHQ), especificamente o campo MHQ_MENSAG

Obs: Os campos abaixo são configuráveis conforme a sua necessidade após o &. Podendo incluir mais campos e chamada de funções para preenchimento.

{
	"A1_FILIAL": "&xFilial('SA1')",
	"A1_NOME": "&SubStr(self:oRegistro:_Nome_RazaoSocial:Text,1,TamSX3('A1_NOME')[1])",
	"A1_TIPO": "&IIF(Alltrim(self:oRegistro:_TipoClassificacaoClienteCodigo:Text) == '2','R','F')",
	"A1_LOJA": "&SuperGetMV('MV_LOJAPAD',.F., '01')",
	"A1_NREDUZ": "&SubStr(self:oRegistro:_Nome_RazaoSocial:Text,1,TamSX3('A1_NREDUZ')[1])",
	"A1_CGC": "&self:oRegistro:_CPF_CNPJ:Text",
	"A1_PESSOA": "&IIF(UPPER(Alltrim(self:oRegistro:_TipoCliente:Text)) == 'JURIDICA','J','F')",
	"A1_BAIRRO": "&self:oRegistro:_LISTAENDERECOSSAIDA:_LC_ENDERECOSAIDA:_BAIRRO:Text",
	"A1_CEP": "&StrTran( self:oRegistro:_LISTAENDERECOSSAIDA:_LC_ENDERECOSAIDA:_CEP:TEXT, '-', '' )",
	"A1_EST": "&self:oRegistro:_LISTAENDERECOSSAIDA:_LC_ENDERECOSAIDA:_Estado:Text",
	"A1_COMPLEM": "&self:oRegistro:_LISTAENDERECOSSAIDA:_LC_ENDERECOSAIDA:_Complemento:Text",
	"A1_END": "&self:oRegistro:_LISTAENDERECOSSAIDA:_LC_ENDERECOSAIDA:_LOGRADOURO:Text",
	"A1_COD_MUN": "&SUBSTR(self:oRegistro:_LISTAENDERECOSSAIDA:_LC_ENDERECOSAIDA:_Cidade_NumeroMunicipioIBGE:Text,3,5)",
	"A1_DDD": "&IIF(!EMPTY(self:oRegistro:_LISTATELEFONESSAIDA:TEXT),Iif(ValType(self:oRegistro:_LISTATELEFONESSAIDA:_LC_TELEFONESAIDA) == 'A',self:oRegistro:_LISTATELEFONESSAIDA:_LC_TELEFONESAIDA[1]:_DDD:TEXT,self:oRegistro:_LISTATELEFONESSAIDA:_LC_TELEFONESAIDA:_DDD:TEXT),'11')",
	"A1_TEL": "&IIF(!EMPTY(self:oRegistro:_LISTATELEFONESSAIDA:TEXT),Iif(ValType(self:oRegistro:_LISTATELEFONESSAIDA:_LC_TELEFONESAIDA) == 'A',self:oRegistro:_LISTATELEFONESSAIDA:_LC_TELEFONESAIDA[1]:_NUMERO:TEXT,self:oRegistro:_LISTATELEFONESSAIDA:_LC_TELEFONESAIDA:_NUMERO:TEXT),'31110300')",
	"A1_MSBLQL": "&IIF(UPPER(Alltrim(self:oRegistro:_Inativo:Text))=='FALSE','2','1')",
	"A1_DTNASC": "&self:oRegistro:_DataNascimento:Text",
	"A1_EMAIL": "&StrTran( IIF( XmlChildEx(self:oRegistro:_LISTAENDERECOSELETRONICOSAIDA, '_LC_ENDERECOELETRONICOSAIDA') <> Nil, IIF(ValType(self:oRegistro:_LISTAENDERECOSELETRONICOSAIDA:_LC_ENDERECOELETRONICOSAIDA) == 'A', self:oRegistro:_LISTAENDERECOSELETRONICOSAIDA:_LC_ENDERECOELETRONICOSAIDA[1]:_DESCRICAO:TEXT, self:oRegistro:_LISTAENDERECOSELETRONICOSAIDA:_LC_ENDERECOELETRONICOSAIDA:_DESCRICAO:TEXT), '' ), '´', '')"
}


Exemplo da configuração do Processo Cliente no assinante Live:


Fluxo de integração

Após ter realizado as configurações acima a integração do Cliente seguirá o seguinte fluxo:

Com os serviços RMIPUBLICA, RMIDISTRIB e RMIENVIA configurados e ativos, será gerado as publicações na tabela MHQ.

Após a busca da publicação sera realizado a distribuição das publicações de Cliente para o Assinante Live na tabela MHR.

Com as distribuições realizadas o serviço RMIENVIA realizara o envio de Cliente para o Totvs Protheus, após a finalização do serviço RMIENVIA, no campo MHR_ENVIO, será gravado o json que enviamos para o Protheus e no campo MHR_RETORN é gravado a mensagem de retorno do Live, se obteve sucesso ou não na inclusão do Cliente .

  • Sem rótulos