ÍNDICE
- Visão Geral
- Como funcionava
- Como irá funcionar
- Prontos Positivos da mudança
- Como implementar essa melhoria?
- Importante!!
01. VISÃO GERAL
Visando garantir a integridade das vendas canceladas, tanto no Protheus como no TSS/SEFAZ a TOTVS traz o cancelamento síncrono (Cancelamento de Forma On-line), desta forma ao realizar o cancelamento de uma venda o próprio PDV irá realizar uma requisição ao TSS (TOTVS SPED SERVICE) que irá cancelar a venda de maneira síncrona (Cancelamento de Forma On-line) no SEFAZ de origem, com isso poupamos tempo no envio do cancelamento para a SEFAZ minimizando os problemas de rejeição por tempo entre outros.
02. Como Funcionava?
1. O ponto de venda (PDV) sinaliza para a retaguarda que a venda em questão será cancelada e libera o cliente com um comprovante de intenção de cancelamento.
2. A retaguarda por meio de um agendamento/processo solicita o cancelamento ao TSS (TOTVS SPED SERVICE)
3. Na próxima passagem do agendamento/processo será verificado o estado atual da nota que sinaliza para a retaguarda que a venda foi cancelada.
03. Como irá Funcionar?
04. Quais são os pontos positivos da mudança?
- Caso não seja possível realizar o cancelamento por alguma rejeição será informado ao operador do ponto de venda o motivo e o cancelamento não será autorizado, evitando problemas com vendas canceladas no Protheus e não canceladas no TSS/SEFAZ
- Não é mais necessário aguardar o agendamento/processo de cancelamento na retaguarda para que o cancelamento seja enviado ao TSS/SEFAZ evitando problemas com o tempo do envio de cancelamento.
- Caso não exista comunicação com SEFAZ no momento do cancelamento pelo Ponto de Venda (PDV) a solicitação do cancelamento estará no TSS (Cancelamento de Forma On-line) com isso quando a comunicação for restabelecida o cancelamento será transmitido de forma automática.
- O processo/Agendamento de cancelamento agora monitora todas as no momento que são recebidas encurtando o processo de cancelamento na retaguarda.
05. Como Implementar esta melhoria?
Para que seja possível implementar essa melhoria, certifique-se que sua base esteja atualizada conforme descrito abaixo:
LOJA140.PRX 05/04/2019
LOJCNFCE.PRW 13/03/2019
LOJXNFCE.PRW 13/03/2019
STWCANCELSALE.PRW 22/04/2019
Também é necessário ter o parâmetro MV_LJTPCAN configurado com conteúdo igual a 2, indicando que você deseja utilizar o cancelamento preferencialmente síncrono (Cancelamento de Forma On-line).
Após a ativação o Ponto de venda (PDV) sempre tentará realizar o cancelamento de forma síncrona (Cancelamento de Forma On-line) e caso não seja possível enviará para o agendamento/processo de cancelamento na retaguarda.
Quando o parâmetro MV_LJTPCAN estiver com valor 3, conforme a descrição abaixo, o cancelamento será somente em Online.
Exemplo de um cenário: Mesmo que o TSS Offline estiver no ar, se o TSS Online estiver fora de serviço, não será possivel cancelar a venda. Apesar de ser possivel efetuar a venda em contingencia, o cancelamento é somente Online. A vantagem dessa opção é que não corre o risco de cancelamento subir para Retaguarda e ficar na "fila" do job LJCANCNFCE aguardando o restabelecimento da conexão com TSS Online ou SEFAZ e perder o timeout de 30 minutos definido pela SEFAZ.
Estrutura do parâmetro:
Nome: | MV_LJTPCAN |
---|---|
Tipo | Numérico |
Conteúdo | 1 = Legado; 2 = Cancelamento preferencialmente Online com possibilidade de cancelamento Offline; 3 = Cancelamento somente Online |
Descrição | Ativa Cancelamento Síncrono |
06. Importante !
O pacote de atualização deverá ser aplicado necessariamente na retaguarda e no Ponto de venda (PDV).
O parâmetro MV_LJTPCAN deverá ser criado e estar com o mesmo conteúdo do ponto de venda (PDV).
Esta rotina esta disponível apenas para TOTVS PDV e Venda Assistida a partir da release 12.1.25.