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    A tela de Login é a primeira a ser apresentada ao usuário para realizar a autenticação:

    • Usuário: e-mail cadastrado no Portal Mobile
    • Senha: mesma senha que o usuário utiliza para acessar ao Protheus
    • Alias Mingle: Alias Mingle da empresa.

    Após preencher os campos de autenticação é apresentada a lista de filiais que o usuário tem acesso. Quando o usuário tem permissão de acesso a apenas uma filial o sincronismo é iniciado imediatamente

    Observações

    • Ao realizar o login, o aplicativo busca todas as informações do módulo para sincronizar. Após realizar o login, o sincronismo ocorre somente com as alterações realizadas.
    • O campo Alias Mingle será utilizado a partir da release 12.1.2310, não sendo necessário seu preenchimento antes da migração de release.
    • A opção Demonstração está disponível para o aplicativo em uma base de demonstração. Também é uma opção segura para treinar novos usuários. 
    Autenticação Selecionar filial



    A sincronização com o módulo de Manutenção de Ativos tem como objetivo atualizar as informações realizadas pelo Protheus, além de atualizar o módulo com as alterações realizadas no aplicativo em modo offline.  

    Tipos de sincronização do aplicativo com o Protheus


    No primeiro login de um novo usuário


    Sempre que o aplicativo for iniciado
    Manualmente, após abrir o aplicativo. Para isso, basta arrastar de cima pra baixo ou utilizar a opção Sincronizar, no menu lateral




    A mensagem Dados sincronizados com sucesso! será exibida, sempre que a sincronização for concluída.

    Importante

    A sincronização é um processo importante para que o aplicativo e o módulo de Manutenção de Ativos estejam sempre com informações atualizadas. Principalmente no caso de uma O.S estar sendo executada por mais de um usuário. 

    O sincronismo com o ERP Protheus retornará ao aplicativo os registros das seguintes tabelas:

    Tabela

    Descrição

    ST9 Bens
    ST4 Serviços
    STF Manutenção
    SB1 Produtos
    SB2 Almoxarifado
    CTT Centro de custo
    ST6 Família de Bens
    ST1 Funcionários da manutenção
    SA2 Fornecedores
    ST0 Especialidades
    SH4 Ferramentas
    TP7 Irregularidade
    TT9 Tarefas genéricas
    ST5 Tarefas da manutenção
    TPA Etapas genéricas
    STD Área
    STJ Ordens de Serviço
    STQ Etapas da O.S.
    STL Insumos da O.S.
    STG Insumos da Manutenção
    STH

    Etapas da Manutenção

    TQ3 Tipos de Serviços
    TQ4 Executante
    SHB Centros de Trabalho
    TQB Solicitações de Serviço
    TT7 Ordens de serviço da solicitação
    TAF Nível Organizacional



      Listagem de O.S.

      Ao escolher a opção Ordens de Serviço na escolha de menu o usuário será direcionado para a lista com todas as Ordens de Serviço (O.S.) que foram geradas (tanto no módulo de Manutenção de Ativos, quanto no próprio aplicativo).  Apenas as ordens liberadas e não finalizadas são apresentadas na lista de ordens. 


      Lista das Ordens de Serviço

      Visualização da O.S




      • Filtros

      As Ordens de serviço também podem ser exibidas de acordo com as configurações realizadas nas definições de filtros do portal mobile. Outra forma de filtro está disponível no próprio aplicativo através da opção () localizado no canto superior direito. É possível realizar filtros por:

      Ordenar: mais recentes ou mais antigos;

      Tipo de serviço: preventiva ou corretiva;

      Período: hoje, semana, mês e personalizar;

      Centro de custo;

      Equipamento;

      Localização;

      Tipo;

      Não listar atrasadas;

      Personalizado (é possível definir a data inicial e final para o filtro de acordo com a data origem (TJ_DTORIGI) da ordem de serviço)

      • Cores

      A listagem de O.S será exibida em uma escala de três cores. Quando a O.S estiver atrasada, seu card de exibição será na cor vermelha. As amarelas serão O.S com pouco tempo de atraso e as verdes serão as últimas que foram geradas. Além das cores que definem o atraso da O.S, elas também podem ser identificadas como uma preventiva ou corretiva. Estando no campo superior esquerdo de cada O.S, as inicias PRE em verde (preventivas) e COR em vermelho (corretivas).

      • Status

      Quando uma ordem de serviço não possui insumos realizados, terá o status de "Sem Insumo", mesmo que haja reporte de insumos previstos. Ordens de Serviço que possuem insumos realizados apresentarão o status de "Com Insumo". Mesmo que os insumos realizados sejam excluídos, o status permanecerá.

      • Abas

      As Ordens de Serviço estarão divididas em quatro abas: DIA, SEMANA. MÊS e TODAS. Essas abas são definidas pelo vencimento das ordens, campo TJ_DTMPINI ou campo TJ_DTMPFIM ou (caso algum desses campos estiver vazio será verificado o campo TJ_DTORIGI). 

      • Favoritos

      É possível adicionar ordens de serviço aos favoritos. Ao selecionar a estrela de favoritos de uma ordem de serviço, automaticamente o item será apresentado no inicio da lista de ordens de serviço. A funcionalidade favoritos é aplicável para cada login realizado, as informações são temporárias e são perdidas ao desconectar do aplicativo.



      Inclusão 

      Para incluir uma nova O.S, clique no botão flutuante de "+" no canto inferior direito da tela. É possível incluir ordens tanto para um equipamento como uma localização da árvore lógica. Para os equipamentos, existe a possibilidade de incluir uma O.S. a partir da leitura do QR Code vinculado àquele bem. Na próxima tela é possível conferir os dados informados, edita-los e também incluir a previsão desejada para a realização da O.S, editando os campos Data de Início e Data Fim. Também é possível informar a data/hora real inicio de parada e a data/hora real fim de parada do equipamento.


      Botão para inclusão Tela de inclusão Tela de inclusão Informações da O.S.



      Aviso

      • Todas as informações exibidas pelo aplicativo para preenchimento da O.S. são sincronizadas pelo módulo de Manutenção de Ativos;
      • Ao selecionar uma O.S. preventiva, os insumos e o checklist já virão preenchidos, de acordo com as predefinições realizadas no cadastro de manutenção do bem junto ao módulo;


      Após inclusão das informações
       que forem necessárias, basta clicar em 'salvar" no canto inferior direito e estará gerada uma nova O.S.

      Na aba Insumos poderão ser inclusas informações de ferramenta, especialidade, terceiro, mão de obra (executante da O.S.) e produto. E na aba do checklist quais etapas devem ser realizadas para a conclusão desta O.S.

      Menu para inclusão de insumos

      Inclusão de insumo tipo ferramenta

      Inclusão de insumo do tipo produto

      Incluindo uma etapa para checklist





      Verificar Saldo de produtos:

      É possível visualizar o saldo de um produto a partir do botão 'VERIFICAR SALDO'. O saldo apresentado é realizado a partir da função SaldoSB2 (esta função calcula o saldo disponível a partir do saldo atual menos reservas de OP (Ordens de Produção), reservas de PV (Pedidos de Vendas), reservas de SA (Solicitações ao Armazém) mais saldo previsto de entrada (ao final do artigo veja a formula detalhada). 

      Caso o produto possua saldo endereçado, também é possível visualizar o saldo disponível em cada localização ao realizá-lo.

      Para a utilização destas opções de visualização de saldo, o sistema deve estar on-line.

      As etapas são agrupadas por tarefas e para concluir um item toque sobre a etapa que foi realizada. É possível relacionar pelo aplicativo uma etapa com qualquer tipo de opções de resposta. 

      Ao clicar na etapa para respondê-la, é apresentado ao usuário uma tela com as opções de resposta para o usuário marcar ou informar (caractere, data, numérico ou booleano) de acordo com o cadastro de  Etapas Genéricas (MNTA015).
      Nesta tela é possível informar os devidos valores para os campos de resposta e realizar a confirmação dos mesmos. 

      Caso alguma das respostas ao atingir seu objetivo tenha ação gerando ordem de serviço ou solicitação de serviço, após confirmar a informação dos devidos valores para os campos de resposta, uma mensagem será apresentada ao usuário informando esta ação. Quando uma opção de resposta de etapa tiver gerado O.S. ou S.S., não será possível excluir ou editar as respostas dessa etapa.


      Lista de Etapas Execução de etapa Resposta de Etapas Lista de Etapas após execução  Mensagem apresentada após geração de ordem relacionada a uma resposta de Etapas Mensagem apresentada quando não for possível gerar a ordem de serviço






      É possível carregar imagens de problema, solução, assinaturas e imagens sem classificação nas Ordens de Serviços abertas pelo MNT NG. As fotos tiradas serão armazenadas no banco de conhecimento da respectiva O.S. tendo em sua descrição os termos PROBLEMA, SOLUÇÃO, ASSINATURA e GENÉRICA seguidos da hora na qual a imagem foi salva no banco de conhecimento.

      • Para identificação visual das imagens:
        • Imagens do tipo Problema apresentarão um ícone de exclamação vermelho no canto inferior direito da imagem;
        • Imagens do tipo Solução apresentarão um ícone verde no canto inferior direito da imagem;
        • Imagens do tipo Foto sem classificação apresentarão um ícone de imagem azul no canto inferior direito da imagem.
        • Assinaturas apresentarão um ícone de lápis azul no canto inferior direito da imagem;
        • Uma imagem que ainda necessita ser salva no banco de conhecimento da O.S. terá o símbolo de nuvem azul, seguido do seu tipo;
        • Caso uma imagem seja deletada, será exibido um lixeiro laranja, seguido seu tipo.


      Informações

      As imagens terão seu upload para o banco de conhecimento da Ordem de Serviço quando houver conexão com o servidor. Assim como, o download para o MNT NG das imagens já gravadas no banco de conhecimento só ocorrerão quando o usuário estiver conectado ao servidor.

      É possível tirar fotos a partir da câmera do dispositivo ou carregar imagens da galeria. A partir da versão 1.17.14. do aplicativo, é possível renomear os arquivos de imagem.



      Alteração

      Para alterar uma ordem de serviço selecione-a ou pesquisa-a pelo código, equipamento ou serviço na barra de pesquisa na parte superior da tela. Na tela de alteração é possível rever todas as informações inseridas até o momento e também pode realizar qualquer alteração que desejar (que estejam de acordo com os filtros). 


      Informações

      • Após gerada uma O.S não será mais possível efetuar alterações de equipamento, serviço e sequência da manutenção.
      • Para poder alterar um insumo, basta clicar em cima do item desejado e realizar as modificações.
      Campo de pesquisa Alteração da ordem de serviço Alteração de insumos Alteração de Etapas





      Apontando tempo trabalhado

      Existem duas formas de poder apontar quanto tempo foi gasto em uma Ordem de Serviço. A primeira é incluindo um insumo do tipo de Mão de Obra, seleciona-lo como realizado e inserir o início e fim do trabalho.

      A outra forma, é utilizando o Play/Stop. Essa opção é um botão verde  (  ►)  que aparece quando você seleciona pela primeira vez uma O.S na listagem de Ordens de Serviço. O objetivo dele é cronometrar quanto tempo foi gasto para realização de uma O.S. (Essa informação também poder ser emitida posteriormente, em formato de relatório, no módulo de Manutenção de Ativos). Para iniciar, basta seleciona-lo com um toque e a partir disso a execução da O.S já estará sendo executada.

      Sempre que uma O.S for pausada, também será possível informar uma porcentagem referente ao serviço realizado naquela O.S.  Uma nova janela será aberta para isso. 
      Informe o progresso realizado e clique em confirmar. 


      Informações

      • Sempre que houver necessidade de realizar outra atividade, tal como intervalos durante a execução da O.S, é importante que ela seja pausada, para que o cronômetro não fique correndo. Para isso, deve ser dado um toque no botão de "Pause". Você pode iniciar uma nova execução da O.S sempre que precisar, até que ela seja encerrada. Cada execução é considerada como um insumo realizado do tipo mão de obra. Todos esses dados são enviados ao servidor, e poderão ser vistos diretamente no módulo de Manutenção de Ativos.
      • É possível que um funcionário da manutenção (ST1) que não possua a especialidade prevista nos insumos da O.S., realize um apontamento de mão de obra na ordem de serviço.
      Botão para iniciar um apontamento Botão para finalizar um apontamento Progresso da atividade




      Finalização

      Para que uma O.S possa ser finalizada, você deverá seleciona-la e clicar duas vezes sobre as informações da O.S que aparecem logo abaixo da foto do equipamento/ativo. A tela de edição será aberta novamente, sendo possível realizar algumas últimas alterações caso necessário. Após isso é só clicar no ícone destacado abaixo e selecionar a opção finalizar. 

      Na nova tela que será aberta, você devera informar a data real de início e a data real de fim, no caso, a data atual em que a O.S está sendo finalizada. Também é possível informar os campos de data/hora real de parada (início e fim)  caso o equipamento tenha realizado uma parada.
      Caso a irregularidade esteja marcada como obrigatória nas personalizações do aplicativo, você será obrigado a informá-la.

      Além disto, o único pré-requisito para que a ordem seja finalizada, é conter ao menos um insumo de mão de obra realizado.


      Botão para finalizar Botão para finalizar Tela de finalização



      Cancelamento

      É possível cancelar uma ordem de serviço que não possua insumos realizados.

      Botão Cancelar Botão Cancelar Motivo do cancelamento



      Trabalhando Offline

      Uma das principais vantagens do aplicativo MNT NG é a possibilidade de utilizá-lo mesmo sem o acesso à Internet, desde que tenha sido feita ao menos uma sincronização do aplicativo com o Protheus. (Necessária para atualização de todas as Ordens de Serviço e / ou Solicitação de Serviço no aplicativo e no módulo de Manutenção de Ativos). A forma de utilização não muda por não estar conectado à internet.

      A criação de O.S, inclusão/alteração de insumos e conclusão de etapas continuam sendo a mesma. Também é possível cancelar e finalizar O.S. enquanto offline.

      Durante as operações realizadas neste modo, você irá ver que aparecerá um símbolo indicando a necessidade de sincronização dos dados, que poderá ser realizado na próxima vez em que o aplicativo for aberto em uma área com acesso à internet.  

      Abaixo você pode conferir uma legenda dos símbolos que poderão aparecer sempre que se trabalhar em modo offline. 

      O.S criada: quando uma nova O.S for gerada, ela receberá uma numeração temporária, partindo de "000000". Assim que o aplicativo estiver online e sincronizado, essa O.S receberá  seu código verdadeiro, de acordo com a listagem vigente. 

       


      O.S alterada: Quando forem realizadas alterações na O.S no modo offline, aparecerá um ícone abaixo do número da O.S indicando que ela ainda não foi sincronizada ao Protheus.


      O.S finalizada:  O.S finalizadas em modo offline recebem este ícone abaixo e ficam em tom cinza, pois após realizada a sincronização elas não aparecerão mais na listagem de O.S.


      O.S cancelada: As que forem canceladas recebem um ícone de "X",  e assim como as finalizadas. aparecem em tom cinza por não também não aparecerem após a sincronização.


      Obs: No modo offline é possível reverter o cancelamento ou a finalização de uma O.S. Basta localiza-la e pressiona-la por alguns segundos. Uma caixa de diálogo será aberta perguntando "o que deseja fazer?" Selecione a função desejada, como por exemplo "reverter finalização" e a O.S estará disponível novamente.

      Listagem de S.S.

      Ao escolher a opção Solicitações de Serviço na escolha de menu (Imagem 1) o usuário será direcionado para a lista de SS's (Imagem 2)

      Filtros

      As solicitações de serviço também podem ser exibidas de acordo com as configurações realizadas nas definições de filtros do portal mobile. Também é possível filtrar as solicitações apresentadas na listagem de S.S. no próprio aplicativo através da opção () disponível no canto superior direito. Ao selecionar a opção são apresentados os itens de ordenar (mais recentes, mais antigos, maior prioridade ou menor prioridade), Situação (em análise, distribuída ou satisfação), período de abertura(hoje, 7 dias atrás, 15 dias atrás, 30 dias atrás e personalizar), centro de custo, tipo de serviçoequipamentolocalização e tipo(permite filtrar por bem ou localização). No período personalizado, é possível definir a data inicial e final para o filtro de acordo com a data de abertura (TQB_DTABER) da solicitação de serviço.

      Cores

      A listagem de Solicitações de serviço é exibida em uma escala de cores de acordo com as situações e prioridades de cada solicitação. As S.S.'s com status em análise são exibidas na cor cinza, já as S.S.'s distribuídas são definidas de acordo com a prioridade, onde a cor vermelha são as S.S. distribuída com prioridade alta, a amarela são as distribuídas com prioridade média e a azul são as distribuídas com prioridade baixa. As solicitações de cor verde são as solicitações executadas e pendentes de pesquisa e satisfação.

      Abas

      A visualização da lista de solicitações de serviços  estão divididas em quatro abas: TODAS, EM ANÁLISE, DISTRIBUIÇÃO E SATISFAÇÃO. Na aba Todas, são listadas todas as solicitações de serviço, inclusive as que possuem apenas pesquisa de satisfação pendente. Na aba  Em análise são listadas apenas as solicitações recém incluídas pelo usuário logado e que ainda não estão distribuídas. Na aba Distribuição são listadas todas as solicitações que já estão distribuídas ao usuário logado. Na aba Satisfação são listadas todas as solicitações que possuem pesquisa de satisfação pendente as quais o usuário logado foi o solicitante. Esta pesquisa é configurável a partir do tipo de serviço.


      Ao selecionar uma Solicitação de Serviço será aberta a visualização dos detalhes da mesma (Imagem 3). Nesta mesma visualização, é possível efetuar todas as demais ações disponíveis de acordo com o status da mesma (em análise, distribuição e satisfação). 

      Imagem 1 - Opção menu S.S.

      Imagem 2 - Lista de S.S.

      Imagem 3 - Detalhes da S.S.





      Inclusão, alteração e exclusão

      Além de poder incluir uma solicitação de serviço no módulo de Manutenção de Ativos, a inclusão também é possível pelo próprio aplicativo. Para incluir uma solicitação, selecione no botão flutuante de + no canto inferior direito (Imagem 4). A seguir, selecione o equipamento ou localização para qual deseja abrir a solicitação. Para os equipamentos, é possível incluir S.S. a partir da leitura do QR Code vinculado a ele. O campo Descrição do serviço também deve ser preenchido com uma breve descrição do problema, os demais campos são opcionais. Em seguida selecione a opção salvar (Imagem 5).

      Na próxima tela é possível conferir os dados informados  (Imagem 6), editá-los, adicionar imagens de problema e solução, além de distribuir ou excluir a solicitação. Após isso, basta selecionar a opção salvar para que as novas informações sejam adicionadas no banco de dados. Caso deseje alterar alguma informação da S.S. após a mesma ser salva, basta selecionar o item que será direcionado ao fluxo de alteração , editar os campos que desejar e salvar novamente. Enquanto a solicitação está com o status Em análise, é possível alterar a descrição do serviço, o ramal e o tipo de serviço.

      Quanto a exclusão de uma solicitação de serviço, a mesma pode ser realizada apenas quando a situação estiver Em análise  (Imagem 7).

      Imagem 4 - Botão flutuante de inclusão de S.S.

      Imagem 5 - Inclusão de S.S.

      Imagem 6 - Alteração de S.S.

      Imagem 7 - Exclusão de S.S.






      Distribuição

      Uma solicitação pode ser distribuída quando a situação estiver Em análise. Ao selecionar a solicitação o usuário é direcionado ao fluxo de alteração e distribuição. Caso precise alterar alguma informação da S.S., edite os campos e salve novamente (Imagem 9). A opção Distribuir aparece no fim da tela ou nas opções do menu no canto superior direito (Imagem 10).

      Para realizar a distribuição de uma solicitação é necessário preencher os campos de executante e prioridade. Em seguida selecione a opção salvar. Caso o campo de serviço não esteja preenchido, o mesmo se torna obrigatório para realizar a distribuição de uma S.S. (Imagem 11). Caso deseja alterar as informações de distribuição, basta selecionar a S.S. novamente, editar e salvar.

      Imagem 9 - Alteração de S.S.

      Imagem 10 - Opção de distribuição

      Imagem 11 - Distribuição de S.S.



      Inclusão de O.S. relacionada à S.S.

      É possível gerar ordens de serviço vinculadas a uma solicitação apenas quando a solicitação já está distribuída. Para esta funcionalidade, selecione uma solicitação de serviço com situação distribuída, em seguida acesse a aba ordens de serviço e selecione o botão flutuante de + no canto inferior direito (Imagem 12). Será apresentada uma tela com as principais informações que devem ser preenchidas para a inclusão de uma ordem de serviço. Basta informar o serviço e confirmar os demais dados para a inclusão da Ordem de serviço (Imagem 13). Vale ressaltar que após a inclusão de uma ordem de serviço relacionada à uma solicitação de serviço, os dados da solicitação não poderão mais ser alterados (Imagem 14).

      Imagem 12 - Botão flutuante de inclusão de O.S.

      Imagem 13 - Inclusão de O.S.

      Imagem 14 - Após a inclusão de O.S.





      Caso o parâmetro que permite gerar múltiplas OS's a partir do retorno da Distribuição esteja habilitado (MV_NGMULOS) esteja como Sim, será possível incluir múltiplas ordens de serviço para a solicitação (Imagem 15) e caso esteja como Não, após a inclusão de uma Ordem de serviço, a opção de incluir ordem de serviço não será apresentada em tela (Imagem 16). Quanto ao parâmetro que indica se a Solicitação de Serviço poderá gerar O.S. do tipo Preventiva/Preditiva (MV_NGSSPRE), se o mesmo estiver como Sim, será possível incluir ordens de serviço preventivas relacionadas à solicitação (Imagem 17)


      Imagem 15 - Parâmetro MV_NGMULOS = S

      Imagem 16 - Parâmetro MV_NGMULOS = N

      Imagem 17 - Parâmetro MV_NGSSPRE = S



      Finalização

      Uma solicitação pode ser finalizada logo após a sua execução. Para realizar a finalização selecione a solicitação que já está distribuída e preencha os campos que são apresentados. É importante mencionar que a solicitação finalizada não será mais apresentada ao executante pois esse é final do fluxo de execução de uma solicitação de serviço.

      Vale ressaltar que não é possível finalizar uma solicitação de serviço caso a mesma tenha uma ordem de serviço em aberto (Imagem 18). Neste caso, será necessário finalizar ou cancelar a ordem de serviço inicialmente para após isso finalizar a solicitação. Para que a solicitação seja finalizada, o executante deverá informar os campos de solução, tempo de execução e data de fechamento (Imagem 19).

      Após a finalização da solicitação de serviço, o status da mesma será alterado para Satisfação e a mesma estará disponível apenas para o solicitante (Imagem 20). 

      Imagem 18 - Finalização de S.S. com O.S.

      Imagem 19 - Finalização de S.S.

      Imagem 20 - S.S. finalizada


      Pesquisa de satisfação

      A pesquisa de satisfação é uma funcionalidade opcional, ou seja, é configurável dependendo do tipo de serviço que está sendo executado. No cadastro de tipos de serviço, o gestor define se deve ou não ser realizada a pesquisa (Imagem 21). Sendo assim, ao finalizar uma solicitação de serviço, no caso de ser um serviço que possua a obrigatoriedade de pesquisa, é necessário que o solicitante responda a algumas perguntas sobre o serviço realizado pelo executante.

      Imagem 21 - Cadastro de tipo de serviço


      A aba Satisfação apresenta as solicitações que já foram finalizadas e estão pendentes de pesquisa. É importante mencionar que esta aba só fica disponível ao solicitante se o mesmo possui alguma pesquisa pendente, caso contrario, a aba não é apresentada (Imagem 22). Ao selecionar o item, o usuário é direcionado aos detalhes da solicitação finalizada. Os campos de resposta obrigatórios a serem preenchidos para finalizar o processo de pesquisa e satisfação são referentes ao Atendimento no prazo (opções: ótimo, bom, satisfatório, ruim) e quanto A necessidade foi atendida? (opões: ótimo, bom, satisfatório, ruim). Além disso, há dois campos descritivos não obrigatórios os quais questionam se O prazo de atendimento foi bom ? Como foi o atendimento ? (Imagem 23). Caso o parâmetro MV_NGPSATI estiver habilitado e o tipo de serviço utilize pesquisa (TQ3_PESQST = 1), o solicitante só poderá gerar uma nova solicitação após responder à pesquisa, caso houver alguma pendente (Imagem 24)

      Imagem 22 - S.S. sem pesquisa pendente

      Imagem 23 - Respondendo a pesquisa

      Imagem 24 - Parâmetro MV_NGPSATI = S


      Trabalhando offline

      Uma das principais vantagens do aplicativo MNT NG é a possibilidade de utilizá-lo mesmo sem o acesso à Internet, desde que tenha sido feita ao menos uma sincronização do aplicativo com o Protheus. (Necessária para atualização de todas as Ordens de Serviço e / ou Solicitação de Serviço no aplicativo e no módulo de Manutenção de Ativos). A forma de utilização não muda por não estar conectado à internet.

      A criação de S.S, alteração e distribuição continuam sendo a mesma. É possível também realizar a finalização, exclusão e distribuição da mesma enquanto offline.

      Quanto a inclusão uma ordem de serviço relacionada a uma solicitação, é necessário sincronizar inicialmente a inclusão da solicitação para que seja possível relacionar uma ordem a mesma.

      Após a finalização de uma solicitação de serviço também é necessário realizar o sincronismo para que a pesquisa de satisfação seja apresentada ao usuário que incluiu a mesma.

      Durante as operações realizadas neste modo, você irá ver que aparecerá um símbolo indicando a necessidade de sincronização dos dados, que poderá ser realizado na próxima vez em que o aplicativo for aberto em uma área com acesso à internet.  

      Abaixo você pode conferir uma legenda dos símbolos que poderão aparecer sempre que se trabalhar em modo offline. 

      S.S criada: quando uma nova S.S for gerada, ela receberá uma numeração temporária, partindo de "OFF -0000 " e aparecerá um ícone abaixo do número da S.S indicando que ela ainda não foi sincronizada ao Protheus. Assim que o aplicativo estiver online e sincronizado, essa S.S receberá  seu código verdadeiro, de acordo com a listagem vigente. Quando forem realizadas alterações na S.S no modo offline, a solicitação ficara com o mesmo ícone.

       


      S.S finalizada:  O.S finalizadas em modo offline recebem o ícone de sincronismo pendente, terão abaixo do numero uma legenda Finalizada e ficam em tom cinza escuro, pois após realizada a sincronização elas não aparecerão mais na listagem de O.S.



      S.S excluída: As que forem excluídas recebem o ícone de sincronismo pendente, terão abaixo do numero uma legenda removida e ficam em tom laranja. Assim como as finalizadas, estas também não aparecerem após a sincronização.


      Obs: No modo offline é possível reverter a exclusão ou a finalização de uma S.S. Basta localiza-la, abrir a mesma e selecionar a opção de reverter disponível no canto superior direito. Após isso, basta salvar que a solicitação estará disponível novamente.

      O aplicativo permite realizar apontamentos de contador (ex: horímetro / hodômetro) realizando todas as validações do módulo padrão. Para acessar esta funcionalidade selecione a opção 'Apontar contador' e selecione o equipamento que deseja realizar a operação. É possível incluir um apontamento de contador a partir da leitura do QR Code vinculado ao equipamento.


       

      Ao selecionar o equipamento, será apresentado ao usuário a tela de apontamento de contador. Ao salvar a operação, todas as informações inseridas de data, hora e contador serão atualizadas após as devidas validações do sistema.

      • A partir da versão 1.10.0 do aplicativo e 2.5.0 do Web Service, será possível incluir apontamentos de contador para um determinado equipamento através da leitura do QR Code referente a ele.
      • Para o apontamento de contador é necessário que o sistema esteja On-line.