Índice
Nota
Essa rotina foi ajustada para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.70), sendo que alguns campos que apresentam informações consideradas como dados sensíveis e/ou pessoais, serão ofuscados deixando de ser legíveis.
Objetivo
A rotina de Contas a Receber controla todos os documentos, também chamados por títulos, que geram receita para a empresa. Estes títulos podem ser duplicatas, cheques, notas promissórias, adiantamentos, entre outros.
A inclusão de um título na carteira a receber pode ser feita de forma manual (com os títulos inseridos individualmente via digitação) ou automática (que requer integração com o módulo de Faturamento, bem como, que o TES - Tipo de Entrada e Saída - esteja configurado para gerar duplicata).
Nota
O cadastro de contas a receber está elaborado da seguinte forma:
NF criada no módulo de Faturamento | Títulos gerados no Contas a receber |
---|---|
101010 (R$ 6.000), em 6 parcelas de 1.000 | 101010 A - 1.000 101010 B - 1.000 101010 C - 1.000 101010 D - 1.000 101010 E - 1.000 101010 F - 1.000 |
Para que a configuração das parcelas seja na forma alfabética, é necessário que o parâmetro MV_1DUP tenha em seu conteúdo a letra A, entretanto, para divisão de parcelas de maneira numérica, informe a opção 1.
O prefixo do título corresponde à série da Nota Fiscal gerada pelo módulo de Faturamento, conforme definição do parâmetro MV_1DUPREF.
O sistema armazena informações referentes aos títulos a receber e suas naturezas e, com base nestas informações, são gerados os impostos devidos.
Na implantação de um título é gerada a atualização dos saldos dos clientes, do fluxo de caixa, o cálculo das comissões e contabilização por meio de parâmetros e do cadastro de lançamentos padronizados.
Nota
Na venda e-commerce a geração de títulos de contas a receber pode ser feita antes da emissão da Nota Fiscal.
Para que não ocorra duplicidade de movimentação, o TES associado à venda do item não deve gerar financeiro.
Mapa Mental
Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina:
Antes de iniciar o procedimento de inclusão, pressione a tecla [F12] para realizar a parametrização da rotina que contempla os seguintes critérios:
Campo: | Descrição |
Mostra lanc. contab.? | Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se o lançamento contábil deve ser exibido quando a contabilização for on-line. Exemplo: Não. |
Contab. tit. provisor? | Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se devem ser contabilizados os títulos provisórios. Exemplo: Sim. |
Contabiliza on-line? | Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se a contabilização será on-line, ou seja, no momento da efetivação da transação um a um (inclusão de título, baixa, geração de cheque, exclusão etc) ou se será contabilizado off-line, isto é, todos os lançamentos não efetuados on-line são contabilizados em um processo de lote. Exemplo: Não. |
Rateia valor? | Indica o valor para ser utilizado no rateio de contas a pagar. Dispõe das opções Bruto (Valor do título mais os impostos) e Líquido (valor sem os impostos). Exemplo: Bruto. |
Nota
Para definir a data de contabilização para contabilização online na inclusão de títulos, sendo database ou data de emissão, utilizar o parâmetro MV_DTCNREC.
Nota
Em caso de configuração da rotina para contabilização on-line, a pergunta "Mostra Lançamento" será também considerada para rotinas automáticas que chamem a ExecAuto do FINA040 e que possuem interface para o usuário.
Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:
Permite a inclusão de informações dos documentos/títulos que devem ser recebidos pela empresa.
Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.
As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.
Veja também mais funcionalidades disponíveis em Outras Ações.
Nota
Na inclusão de títulos via rotina automática (Excauto) ou manualmente, o sistema valida o tipo do título informado e sua respectiva natureza.
Por exemplo, a inclusão de um título com o tipo NF (nota fiscal) e natureza COFINS a rotina não permitirá a inclusão, alterando o tipo para CF- (tipo abatimento COFINS) e caso não exista um título para receber este abatimento (CF-) será apresentado um alerta.
Permite a alteração de informações dos documentos/títulos que devem ser recebidos pela empresa.
Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.
As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.
Veja também mais funcionalidades disponíveis em Outras Ações.
Nota
Após gerar e enviar o borderô de cobrança bancária eletrônica pelo sistema CNAB, é possível ter a necessidade de efetuar e encaminhar ao banco alguma alteração posterior sobre o título.
Ao acessar a opção Alterar, o sistema automaticamente identifica e disponibiliza o recurso para Incluir instruções de cobrança e, ao acioná-lo, pode de imediato registrar a instrução bancária para posterior envio. Se este critério não for utilizado, qualquer alteração feita em um dos campos, faz com que o sistema exiba automaticamente a tela para a inclusão de instruções, desta forma, fica evidente que está sendo feita uma alteração em um título que já está em cobrança bancária.
Após alteração, a geração do arquivo de instruções bancárias ocorre por meio da rotina Instr. Cobranças que gera um novo arquivo de envio conforme as configurações informadas e somente para aqueles títulos que tiveram alguma alteração.
Desta forma, as novas instruções ficam registradas na tabela FI2 (Ocorrências CNAB) e são geradas apenas no arquivo que é enviado enquanto estiverem pendentes de envio ou quando na Geração de Arquivo de Instruções, a opção de configuração Mostra já gerados? estiver configurada como Sim.
É possível incluir instruções de cobrança para títulos já enviados por borderô pelo sistema CNAB somente via opção Arquivo Cobranças.
Permite a exclusão de um documento/título, desde que, esteja com situação 0=Carteira. Desta forma, todas as demais situações devem ser revertidas antes da exclusão.
Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.
Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar.
Veja também mais funcionalidades disponíveis em Outras Ações.
Permite a visualização de informações dos documentos/títulos que devem ser recebidos pela empresa.
Veja também outras funcionalidades disponíveis em Outras Ações.
Permite a pesquisa de informações para o título selecionado com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada.
Exemplo:
- filial+prefixo+nro título+parcela+tipo+fornecedor+loja.
- filial+ordem pagto.
A característica de um título provisório é sua inclusão na rotina de contas a receber sem que a nota fiscal ou documento oficial estejam em poder da empresa. Desta forma, no momento em que o título provisório é substituído pelo original, é permitida a alteração de informações como valores, natureza, histórico, impostos etc. Também, é possível selecionar títulos de diferentes moedas para que sejam gerados na moeda desejada de acordo com os seguintes critérios:
- Não converte: apenas os títulos da moeda selecionada são apresentados para a substituição.
- Converte: são apresentados todos os títulos provisórios do fornecedor e os títulos marcados terão seus saldos convertidos para a moeda escolhida.
Ao acionar a opção Substituir informe o número do cliente e loja do título. Se preferir, utilize o recurso de consulta padrão (por meio da tecla F3).
É exibida uma relação de títulos de acordo com o cliente selecionado do tipo PR.
Marque o título e confirme. Em seguida, o sistema disponibiliza a opção para fazer o cadastro do título a receber.
Esta opção exclui os títulos de componentes do desdobramento.
Para os casos em que existe apuração de base de impostos por determinado período ou valor, devem ser seguidos os procedimentos de uma exclusão manual.
Executa a rotina padrão da base de conhecimento do sistema com informações genéricas armazenadas em arquivos. Essas informações podem ser figuras, textos, planilhas ou qualquer tipo de arquivo que seja relevante.
Permite localizar e exibir os lançamentos contábeis a partir do documento que os originou.
Esta opção indica por meio de opções de cores e/ou símbolos a condição dos títulos.
Apresenta informações sobre o log de processamento ou alterações realizadas do título selecionado, bem como, possibilita a pesquisa de suas informações com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada, como por exemplo, data+hora ou usuário+data+hora.
Por meio da opção Detalhes é possível visualizar com ênfase informações sobre data, hora, usuário, mensagem, processo e subprocesso.
Alteração de dados de um título
- Natureza.
- Data de vencimento.
- Data de vencimento real.
- Valor do título.
- Acréscimo.
- Decréscimo.
- Taxa de permanência diária.
- Percentual de juros diários.
- Percentual de desconto.
- Dias para desconto.
- Tipo de desconto.
- Histórico do título.
Transferência de situação de cobrança
- Transferência de situação de cobrança.
- Borderô de cobrança.
- Manutenção de borderô.
- Borderô de cobrança com impostos.
- Baixas de um título.
- Baixa manual de contas a receber.
- Baixa de contas a receber em lote.
- Baixa automática de contas a receber.
- Baixa por rotina de recebimentos diversos.
- Baixa por retorno CNAB.
- Compensação de contas a receber com adiantamentos.
- Compensação entre carteiras.
- Solicitação de transferência entre filiais.
- Aprovação de solicitação de transferência entre filiais.
- Rejeição de solicitação de transferência entre filiais.
- Cancelamento de Baixas.
Negociações de um título
- Renegociação do título via fatura.
- Renegociação do título via liquidação.
Serasa
O log de histórico do título deverá registrar as inclusões e retiradas da Serasa, ou seja, na rotina de processamento do retorno da Serasa para arquivos de envio ou retirada.
Este recurso disponibiliza informações para o gerenciamento de receitas. O projeto selecionado apresenta informações sobre EDT, tarefa, valor (considerando 5 opções de moeda) e data de referência.
Disponibiliza informações dos cheques relacionados ao tipo de título.
Nota
Títulos de abatimento, adiantamento ou provisórios não terão cheques recebidos relacionados a eles.
Exemplo:
- Banco: 341.
- Agência: 0002.
- Conta: 59188.
- Cheque: 100101.
- Valor nominal: 1.200,00.
- Valor Ref. Baixa: 1.200,00.
- Emitente: Cliente taxa de permanência e juros.
- Emissão: 30/12/2015.
- Vencto: 30/12/2015.
- CPF/CNPJ: 65300634000105.
- Telefone: 11 12123434.
- Observações: compensado.
- Cheque cadastrado: Sim.
- Sequência: 01.
- Usado em outra baixa: não.
Esta opção permite a alteração dos títulos a receber em lote, através da funcionalidade Facilitador (MATA984)
Atualmente é permitido a alteração em lote somente dos campos "Vencimento", "Vencimento Real" e "Histórico"
Principais Campos
Os campos desta pasta são preenchidos automaticamente de acordo com as informações cadastradas nas rotinas de Natureza e Cliente (aqui o recolhimento de impostos é considerado de acordo com a regra de negócios atribuída ao cliente). Os valores preenchidos automaticamente podem ser ajustados, porém, interferem no cálculo do título para recebimento.
No caso de contas a receber, serão gerados títulos de abatimento em favor do cliente.
Campo: |
Descrição |
Base Impost.: | Contempla uma base diferenciada de valores de retenção dos impostos IRPF, PIS, COFINS, CSLL, INSS e ISS na carteira de contas a receber considerada nos seguintes processos:
|
ISS: |
O conteúdo deste campo contempla o imposto sobre serviços e é calculado automaticamente pelo sistema, de acordo com a seguinte prioridade:
Desta forma, quando o campo é preenchido com Sim, o sistema não efetua o cálculo (pois, o fornecedor efetuará o recolhimento do ISS). Quando for preenchido com a opção Não, o sistema efetua o cálculo de acordo com o conteúdo do parâmetro MV_ALIQISS. Nota Também são considerados os seguintes parâmetros:
Exemplo:
Com este cenário, a inclusão de um título a receber de R$ 1.000,00 terá o campo ISS preenchido automaticamente com o valor de R$ 50,00. Nota Verifique na rotina de Contas a Pagar que o sistema cria automaticamente um título (Tipo TX) para o pagamento do ISS devido ao Município. |
IRRF: |
O campo IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) é calculado automaticamente de acordo com as prioridades definidas para Pessoa Física e Jurídica. Este campo tem seu conteúdo calculado automaticamente considerando as seguintes prioridades:
Nota Para ambas situações vale considerar a utilização de parâmetros que são comuns, porém, suas configurações atendem cada perfil a sua maneira e ocasião:
Exemplo: Primeiramente, no cadastro de Naturezas considere o campo Calcula IRRF? com a opção Sim e o percentual de 3% no campo Porc. IRRF. Em seguida, na inclusão de um título a receber de R$ 1.000,00 é possível verificar o valor de R$ 30,00 calculado automaticamente para o campo IRRF. Nota No momento da inclusão do título o sistema gera um título a receber do tipo IR com características de abatimento e não altera o valor original, pois, ele é descontado somente quando ocorrer a baixa do título. O sistema gera a natureza IRRF para classificar esta taxa. Acúmulo da base no cálculo do IRRF PJ O acúmulo das bases para cálculo do IRRF de pessoa jurídica contempla os seguintes critérios:
Estas informações são controladas pelo parâmetro MV_AGLIMPJ que pode ser contemplado conforme algumas aplicações:
Exemplo: Considere as seguintes informações: EMPRESA A – FILIAL 01. EMPRESA A – FILIAL 02. FORNECEDOR A – FILIAL 01. FORNECEDOR A – FILIAL 02. Tabelas SA1, SA2, SE1 e SE2 exclusivas. Natureza da operação que calcula IRRF (1,5%). Fornecedores com mesma raiz de CNPJ (oito primeiros dígitos do CNPJ), um em cada filial.
Caso 1 Configure o parâmetro MV_AGLIMPJ com conteúdo igual a um 1. Inclua um título de contas a pagar para o fornecedor A na filial 01 com valor de R$ 600,00 e data de emissão e vencimento definida pelo usuário. Inclua outro título de contas a pagar para mesmo fornecedor na filial 02 também com valor de R$ 600,00 e com a mesma data de emissão e vencimento. IRRF = (600,00 * 1,5%) = 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 01. IRRF = (600,00 * 1,5%) = 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 02. Nesta situação, ao confirmar a inclusão do título na filial 02, não haverá retenção do imposto porque a verificação é feita apenas para a filial e fornecedor corrente. Configure o parâmetro MV_AGLIMPJ com conteúdo igual a 2. Considerando os mesmos critérios descritos no cenário anterior, inclua um título de contas a pagar para o fornecedor A na filial 01 no valor de R$ 600,00 com data de emissão e vencimento definida pelo usuário. IRRF = (600,00 * 1,5%) = 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 01. IRRF = (600,00 * 1,5%) = 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 02. Já nesta situação, ao confirmar a inclusão do título na filial 02, haverá retenção do imposto porque a verificação é feita em todas as filiais e fornecedores com mesmo CNPJ. Entretanto, são somados os títulos de acordo com o CNPJ da empresa emissora da nota (fornecedor) e do CNPJ das filiais da empresa cliente (SM0). A retenção do imposto ocorrerá na segunda nota. Configure o parâmetro MV_AGLIMPJ com conteúdo igual a 3. IRRF = (600,00 * 1.5%) = 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 01. IRRF = (600,00 * 1.5%) = 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 02. Ao confirmar a inclusão do título na filial 02, haverá retenção do imposto. Neste caso, são somados os valores de acordo com a raiz do CNPJ da empresa emissora da nota (fornecedor) e da raiz do CNPJ das filiais da empresa cliente (SM0). A retenção ocorrerá na segunda nota e no valor de R$ 18,00
Caso 2 Configure o parâmetro MV_AGLIMPJ com conteúdo igual a 1. Inclua um título 01 na rotina de contas a pagar para a filial 01 no valor de R$ 300,00 e com data de emissão e vencimento definidas pelo usuário. Inclua um título 02 na rotina de contas a pagar para o mesmo fornecedor, porém, agora na filial 02 no valor de R$ 300,00 com as mesmas datas de emissão e vencimento. Ainda para este fornecedor, inclua na filial 02, um título 03 na rotina de contas a pagar no valor de R$ 600,00 também com mesma data de emissão e vencimento. IRRF = (300,00 * 1.5%) = R$ 4,50 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10) na filial 01. IRRF = (300,00 * 1.5%) = R$ 4,50 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10) na filial 02. IRRF = (600,00 * 1.5%) = R$ 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10) na filial 02. Ao confirmar a inclusão do título 03 na filial 02, não haverá retenção de imposto. A verificação se faz apenas na filial e fornecedor corrente. Configure o parâmetro MV_AGLIMPJ com conteúdo igual a 2. IRRF = (300 * 1.5%) = R$ 4,50 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 01. IRRF = (300 * 1.5%) = R$ 4,50 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 02. IRRF = (600 * 1.5%) = R$ 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 02. Ao confirmar a inclusão do título 03 na filial 02, não haverá retenção do imposto. Neste caso, são somados os títulos de acordo com o CNPJ da empresa emissora (fornecedor) e do CNPJ das filiais de empresas clientes (SM0). Não haverá retenção (os fornecedores e as filiais de empresas clientes têm apenas a raiz do CNPJ igual). Configure o parâmetro MV_AGLIMPJ com conteúdo igual a 3. IRRF = (300,00 * 1.5%) = R$ 4,50 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 01. IRRF = (300,00 * 1.5%) = R$ 4,50 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 02. IRRF = (600,00 * 1.5%) = R$ 9,00 (menor que o valor mínimo de retenção do IRRF que é R$ 10,00) na filial 02. Ao confirmar a inclusão do título na filial 02, haverá retenção do imposto. Nesta situação, os títulos são somados de acordo com a raiz do CNPJ da empresa emissora da nota (fornecedor) e da raiz do CNPJ das filiais empresa cliente (SM0). Haverá retenção de imposto na nota 03 no valor de R$ 18,00. |
INSS: |
Este campo contempla a Contribuição ao Instituto Nacional de Seguro Social e será preenchido automaticamente pelo sistema na inclusão de um título a receber, de acordo com os seguintes critérios:
Nota O conteúdo deste campo também sobre influência da configuração de alguns parâmetros:
Exemplo: Primeiramente, considere um cadastro de Naturezas que calcula INSS (percentual de 8%), bem como, um cliente que também tem cálculo desse imposto. Em seguida, na inclusão de um título a receber de R$ 1.000,00 é possível verificar que o campo INSS será preenchido automaticamente com o valor de R$ 80,00. Nota O sistema gera um título de R$ 80,00 (Tipo IN) referente ao valor do INSS, com característica de abatimento e não altera o valor original do título, pois, ele é descontado somente quando ocorrer a baixa do título. O sistema gera a natureza IRRF para classificar esta taxa. |
CSLL: |
Valor correspondente a alíquota da Contribuição social sobre lucro de acordo com as atividades realizadas. É preenchido automaticamente na inclusão de um título a receber, de acordo com a seguinte prioridade:
Nota O conteúdo deste campo também sobre influência da configuração de alguns parâmetros:
Exemplo: Primeiramente, considere um cadastro de Naturezas que calcula CSLL (percentual de 5%), bem como, um cliente que também tem cálculo desse imposto. Em seguida, na inclusão de um título a receber de R$ 1.000,00 é possível verificar que o campo CSLL será preenchido automaticamente com o valor de R$ 50,00. Nota O sistema gera um título de R$ 50,00 (Tipo CS) referente ao valor da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. |
COFINS: |
Valor da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social calculado sobre a receita bruta de empresas. É preenchido automaticamente na inclusão de um título a receber, de acordo com a seguinte prioridade:
Nota O conteúdo deste campo também sobre influência da configuração de alguns parâmetros:
Exemplo: Primeiramente, no cadastro de Naturezas considere o campo Calcula COFINS? com a opção Sim e o percentual de 2% no campo Porc. COFINS. Em seguida, na inclusão de um título a receber de R$ 1.000,00 é possível verificar o valor de R$ 20,00 calculado automaticamente para o campo COFINS. Nota O sistema gera um título de R$ 50,00 (Tipo CF) referente ao COFINS com característica de abatimento e não altera o valor original do título, pois, ele é descontado somente quando ocorrer a baixa do título. |
PIS/PASEP: |
Valor correspondente à alíquota de 1% incidente sobre a folha de salários. É preenchido automaticamente na inclusão de um título a receber, de acordo com a seguinte prioridade:
Nota O conteúdo deste campo também sobre influência da configuração de alguns parâmetros:
Exemplo: Primeiramente, considere um cadastro de Naturezas que calcula PIS (percentual de 0,65%), bem como, um cliente que também tem cálculo desse imposto. Em seguida, na inclusão de um título a receber de R$ 1.000,00 é possível verificar que o campo PIS será preenchido automaticamente com o valor de R$ 6,50. Nota O sistema gera um título de R$ 6,50 (Tipo PI) referente ao PIS com característica de abatimento e não altera o valor original do título, pois, ele é descontado somente quando ocorrer a baixa do título. |
Forn. ISS | Informe o código do Município (fornecedor) que será utilizado para pagamento do tributo de ISS. Caso não seja informado, o sistema respeitará o conteúdo do campo Município ou o parâmetro MV_MUNIC. |
PISCOF Orgp.: | Identifica um bem ou serviço contratado por órgãos públicos. Seu preenchimento é feito por meio da seleção entre as opções 1-Sim e 2-Não. Exemplo: 2-Não |
Form. Ret. ISS: | Indica a condição que deve ser aplicada no cálculo da retenção do ISSQN (Imposto Sobre o Serviço de Qualquer Natureza) para este título que pode considerar o valor mínimo para retenção ou sempre reter. O preenchimento do campo contempla as opções: 1 – Cons. Vlr. Min. (valor padrão). 2 – Sempre retém. |
Parc. FETHAB: | Número da parcela do FETHAB (Fundo Estadual de Transporte e Habitação). |
Vlr. FETHAB: | Valor do título do FETHAB (Fundo Estadual de Transporte e Habitação). |
Aplica Vlr.: | Indica a verificação do limite (valor mínimo) de PIS, COFINS e CSLL, desta forma, o preenchimento do campo é definido por meio das opções 1=Sim e 2=Não. |
Cod. Aliq. ISS: | Este campo fica habilitado quando a alíquota de ISS foi cadastrada por meio da rotina Múltiplas Alíquotas de ISS e, desta forma, permite selecionar uma alíquota de ISS para o título a pagar. Se este campo não for preenchido, a alíquota utilizada no título a pagar é a que foi definida no parâmetro MV_ALIQISS. |
Vlr. FABOV: | Valor do tributo FABOV (Fundo de apoio ao desenvolvimento da bovinocultura). |
Parc. FABOV: | Parcela do tributo FABOV (Fundo de apoio ao desenvolvimento da bovinocultura). |
Vlr. FACS: | Valor do tributo FACS (Fundo de apoio a cultura da soja). |
Parc. FACS: | Parcela do tributo FACS (Fundo de apoio a cultura da soja). |
Vlr. Min. ISS: | Aplica valor mínimo ISS. |
Prov. INSS: | Este campo armazena o provisionamento do INSS para títulos do tipo PA (Pagamento antecipado) de acordo com a configuração dos parâmetros MV_PABRUTO=2 e MV_PAPRIME=2. |
Desc. F100: | Classifica o valor de Decréscimo como Condicional ou Incondicional no envio dos dados no bloco F100 do SPED PIS/COFINS. Se o título estiver classificado como Desconto F100 = I (incondicional) o valor do decréscimo é subtraído no valor da base para o cálculo das apurações e o registro referente ao valor do desconto não é enviado no bloco F100 do SPED PIS/COFINS. Padrão: C (condicional). |
Cod. Rec. IRRF: | Informe o código da receita referente ao imposto de renda retido na Fonte, conforme tabela da Receita Federal. |
Prov. ISS: | Este campo armazenará o provisionamento do ISS para títulos do tipo RA quando o parâmetro o MV_RARTIMP estiver com conteúdo igual a 1. |
Nota
Controle de retenção dos impostos PIS, COFINS e CSLL
Contempla situações em que há manutenção de títulos de contas a receber nas seguintes operações:
- Emissão de Contas a Receber: no momento da emissão de um título de contas a receber com retenção destes impostos. Em casos de retenção de outros valores de PIS, COFINS e CSLL pendentes de outros títulos.
- Alteração de Contas a Receber: quando a alteração do título na rotina de contas a receber afeta o valor dos impostos para maior ou menor, a retenção deles ainda existirá.
- Exclusão de Contas a Receber: quando a exclusão do título de contas a receber afeta o valor dos impostos para maior ou para menor, a retenção deles ainda existirá. Além das verificações normais para exclusão de um título de contas a receber, o sistema confere se os campos de relacionamento entre o título origem e o título DDI (diferença de impostos) estão preenchidos. Caso positivo, não permite a exclusão do título do tipo DDI.
Exemplo:
Inclusão de três títulos a receber, no valor de R$2.000,00 cada, com vencimento no mês atual e com cliente e natureza cadastrados.
Ao incluir o terceiro título, os valores dos impostos são calculados em: R$60,00, R$180,00 e R$39,00 para CSLL, COFINS e PIS, respectivamente.
Ao alterar o valor do título 001 de R$2.000,00 para R$3.000,00 os valores dos impostos são recalculados para R$210,00, R$70,00 e R$45,50 para CSLL, COFINS e PIS, respectivamente.
Para efetivo controle de retenção de impostos, é necessário que:
- No cadastro de Clientes, os campos Rec. COFINS, Rec. CSLL e Rec. PIS estejam preenchidos com Sim.
- No cadastro de Naturezas, os campos Calcula CSLL, Calcula COFINS e Calcula PIS, estejam preenchidos com Sim e os campos Porc. CSLL, Porc. COFINS e Porc. PIS com percentuais de 1, 3 e 0,65, respectivamente.
O parâmetro MV_BR10925 define o momento do abatimento dos valores destes impostos e pode ser configurado com 1 (realiza o abatimento dos impostos na baixa do documento) ou 2 (abatimento dos impostos ocorre na emissão do documento). Se ele estiver configurado com 1, são considerados os seguintes cenários:
Títulos normais | Títulos de Recebimento Antecipado (RA) |
---|---|
|
|
Campo: |
Descrição |
||||||
Taxa Perman.: |
Indica o valor que deve ser acrescentado ao título por dia de atraso de pagamento. Para efeito de cálculo, o sistema considera dias corridos e este campo tem prioridade sobre o campo Porc. Juros na baixa do título. Nota Caso necessário, a prioridade pode ser alterada de acordo com a configuração do parâmetro MV_FINJRTP que considera alguns critérios quando os títulos estiverem com ambos os campos preenchidos: 1 - Aplica somente a Taxa de Permanência (conteúdo padrão). 2 - Aplica somente Juros. 3 - Aplica a Taxa de Permanência e os Juros. Exemplo: Considerando um título com as seguintes características:
Na baixa do título, o sistema apresenta as seguintes informações:
|
||||||
Porc. Juros: |
Neste campo deve ser informado o percentual de juros que será cobrado por dia de atraso no pagamento sobre o valor original do título. Para efeito de cálculo, o sistema considera dias corridos. Para o sistema considerar o percentual de juros, o campo Taxa de Permanência não pode estar informado, caso contrário ele é considerado como prioridade. Nota Se necessário, a prioridade pode ser alterada de acordo com a configuração do parâmetro MV_FINJRTP que considera alguns critérios quando os títulos estiverem com ambos os campos preenchidos: 1 - Aplica somente a Taxa de Permanência (conteúdo padrão). 2 - Aplica somente Juros. 3 - Aplica a Taxa de Permanência e os Juros. Exemplo: Considere um título que tenha vencimento no dia 11/04/15 (sábado). Neste caso, seu vencimento real será no dia 13/04/15, porém, caso o pagamento seja feito no dia 16/04/15, o sistema considera 5 dias de atraso e o cenário fica da seguinte forma:
|
||||||
Desc. Financ.: | Informa o percentual de desconto financeiro concedido ao título. Será utilizado também como percentual do desconto para pagamento antecipado que, neste caso, é mensal. O sistema efetua um tratamento de desconto financeiro para títulos baixados antecipadamente, por meio da informação dos campos Desc. Financ., Dias para Desc. e Tipo Descont. na inclusão do título a receber. Exemplos: Desconto único
Se o título for pago até 10 dias antes do vencimento, o desconto será de 2,7% sobre o valor. Desconto proporcional
Se o título for pago em 03/04/15, o desconto será de 2,7% ao mês, proporcional aos 50 dias, que totalizará R$ 29,62 de desconto. |
||||||
Dias para Desc.: | Número de dias que deve ser considerado como data limite para concessão do desconto financeiro na baixa do título. Se não for informado, o desconto será concedido até a data do vencimento de acordo com o conteúdo definido no campo Tipo Descont. | ||||||
Tipo Descont.: |
Define o tipo de desconto concedido por meio da seleção entre as opções: 1=Fixo: o percentual será aplicado sobre o valor de recebimento até a data limite de concessão do desconto. 2=Proporcional: o percentual de desconto será aplicado proporcionalmente ao valor de recebimento de acordo com a data de recebimento, ou seja, quanto maior for a antecipação, maior será o desconto. Nota A data limite será considerada pela data definida no parâmetro MV_DTDESCF menos os dias de desconto concedido. |
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Acréscimo: | Valor de acréscimo que deve ser aplicado no recebimento do título, independente de atrasos. Ele é fixo e tem o mesmo tratamento que os valores de juros. | ||||||
Decréscimo: | Valor de decréscimo que deve ser aplicado no recebimento do título, independente de atrasos. Ele é fixo tem o mesmo tratamento que os valores de desconto. | ||||||
Mult. Natureza: | Este campo define se os títulos serão classificados em múltiplas naturezas. Para fins de cálculo dos impostos, prevalecem as definições da natureza informada no campo Natureza. Este campo, também, fica habilitado na inclusão do título a receber mediante o critério elegido no parâmetro MV_MULNATR. Ao distribuir o valor do título entre múltiplas naturezas, existe a possibilidade de ratear o valor de cada natureza entre diversos centros de custos, portanto, na coluna Rat. C. Custos deve ser informado 1 para distribuir o valor da natureza entre centro de custos diferentes ou, caso contrário, informe 2. Os lançamentos padrões considerados na rotina de contas a receber são: 506 - Rateio por centro de custo de distribuição em múltiplas naturezas. 507 – Cancelamento do rateio por centro de custo de distribuição em múltiplas naturezas. Estes lançamentos padrões estão disponíveis para contabilização on-line (506 e 507) ou off-line (506) e devem ser utilizados em conjunto com o lançamento padrão 500 (inclusão de títulos de contas a receber). As distribuições de valores por múltiplas naturezas que não utilizam o rateio por centro de custo serão contabilizadas como inclusão (lançamentos padrão 500). As distribuições que utilizam o rateio por centro de custo terão sua contabilização efetuada pelos lançamentos mencionados (lançamento padrão 506, porém, não será executado caso não exista o lançamento padrão 500). A contabilização dos títulos a receber distribuídos em múltiplas naturezas é efetuada utilizando o mesmo lançamento padrão da inclusão/exclusão do título. Para isso, é necessário apenas informar o valor no cadastro do Lançamento Padrão da seguinte forma:
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Desdobramento: |
Permite a geração de diversos títulos com datas de vencimento diferenciadas a partir de uma única inclusão. Este recurso deve ser utilizado para despesas com vencimentos fixos (como por exemplo, o recebimento de aluguéis). Por questões operacionais, essa opção não trata múltiplas naturezas, pois, a geração dos títulos é automática e não contempla a interface de rateios. Para que os impostos sejam calculados, quando há desdobramento de títulos é necessário:
Desta forma, os títulos de impostos, configurados para retenção na emissão dos títulos a receber, são gerados conforme a regra de cálculo de cada imposto. Nota Critérios considerados na inclusão do título:
Para a contabilização é necessário utilizar o código de Lançamento Padrão 504 (inclusão de títulos de contas a receber via desdobramento). |
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Pref. Origem: | Prefixo original no momento da geração do título. |
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Desc. Juros: | Percentual de desconto sobre juros. |
Campo: |
Descrição |
Vendedor 1: |
Código que identifica o primeiro vendedor que participa com comissões no título. Se preferir, utilize a consulta padrão para selecionar a opção cadastrada na rotina de Vendedor. |
Vendedor 2: | Código que identifica o segundo vendedor que participa com comissões no título. Se preferir, utilize a consulta padrão para selecionar a opção cadastrada na rotina de Vendedor. |
Vendedor 3: | Código que identifica o terceiro vendedor que participa com comissões no título. Se preferir, utilize a consulta padrão para selecionar a opção cadastrada na rotina de Vendedor. |
Vendedor 4: | Código que identifica o quarto vendedor que participa com comissões no título. Se preferir, utilize a consulta padrão para selecionar a opção cadastrada na rotina de Vendedor. |
Vendedor 5: | Código que identifica o quinto vendedor que participa com comissões no título. Se preferir, utilize a consulta padrão para selecionar a opção cadastrada na rotina de Vendedor. |
% Comissão 1: | Percentual de comissão do primeiro vendedor que participa nas comissões do título. O sistema busca este percentual a partir do cadastro de Vendedores. |
% Comissão 2: | Percentual de comissão do segundo vendedor que participa nas comissões do título. O sistema busca este percentual a partir do cadastro de Vendedores. |
% Comissão 3: | Percentual de comissão do terceiro vendedor que participa nas comissões do título. O sistema busca este percentual a partir do cadastro de Vendedores. |
% Comissão 4: | Percentual de comissão do quarto vendedor que participa nas comissões do título. O sistema busca este percentual a partir do cadastro de Vendedores. |
% Comissão 5: | Percentual de comissão do quinto vendedor que participa nas comissões do título. O sistema busca este percentual a partir do cadastro de Vendedores. |
Vlr. Comis. 1: | Valor da comissão referente a moeda 1. |
Vlr. Comis. 2: | Valor da comissão referente a moeda 2. |
Vlr. Comis. 3: | Valor da comissão referente a moeda 3. |
Vlr. Comis. 4: | Valor da comissão referente a moeda 4. |
Vlr. Comis. 5: | Valor da comissão referente a moeda 5. |
No. Pedido: | Número do pedido que originou o título. |
Num. NSU: | Número sequencial único que representa o código de retorno emitido pela rede adquirente de uma operação de venda realizada com cartões. |
NSU SITEF: | Número NSU SITEF. |
Campo: |
Descrição |
Inst. Primar.: | Instrução primária da cobrança. |
Inst. Secund.: |
Instrução secundária da cobrança. |
Data para Comp.: | Data do título a receber para ser creditado no banco. |
Mod. Recebto: | Modalidade de recebimento prevista (SPB). Exemplo: 1-TED. |
Banco Client.: | Banco do cliente utilizado no borderô de distribuição de cobrança. |
Campo: |
Descrição |
Cod. Ocorrenc.: | Ocorrência de remessa desejada. Este código é considerado de acordo com o manual do Banco que efetua a cobrança. Exemplo: 01-Remessa. |
Seq. diário: | Código sequencial do diário para a contabilidade. |
Cod. diário: | Código do diário que deve ser utilizado para o movimento. |
C. de custo: | Centro de Custo considerado para o processo de contas a receber. |
Campo: |
Descrição |
Parcela: | Parcela do título. O sistema permite o controle de cada um dos desdobramentos de um título. |
Rateio proj.: | Indicador de rateio de Projetos (ligado ao PMS – Gestão de Projetos). O preenchimento do campo é definido por meio da seleção entre as opções 1 – Sim e 2 – Não. |
Cod. orçam.: | Representa o código do plano orçamentário e a solicitação será validada neste plano em relação ao orçado e realizado. O sistema sempre considera o conteúdo deste campo com o plano padrão definido no parâmetro MV_PLAPAD, entretanto, também é possível informar o plano desejado para efetuar a compra e, consequentemente, a reserva dos valores pré-definidos neste plano. |
Contr. Financ.: | Número do Contrato Financeiro. |
Tx. Cor. Moeda: | Última taxa utilizada no cálculo da correção monetária para os títulos com moeda diferente de 1. |
Num. cronogr.: | Código do cronograma financeiro do contrato. |
Num. contrato: | Código do contrato. |
Num. Medição: | Número da medição. |
Num. planilh.: | Código da planilha do contrato. |
Num. parcela: | Parcela do cronograma financeiro. |
Revisão: | Código da revisão do contrato. |
Movimento: | Indica o número do movimento em que foi gerado o título a receber. Ele é utilizado para controle de movimentação do caixa em automação comercial. Exemplo: 1, 2, 3. |
Multa Ctr.: | Valor de multas do contrato abatido no título financeiro. |
Bonific. Ctr.: | Valor de bonificações do contrato abatido no título financeiro. |
Desconto Ctr.: | Valor de descontos do contrato abatido no título financeiro. |
Env. Relato: | Define o envio de relatório por meio da seleção entre as opções 1-Sim e 2-Não. |
Retenção Ctr.: | Valor de retenção do contrato abatido no título financeiro. |
Turma: | Código da turma. |
Proc. refer.: | Número do processo referenciado relacionado ao título. Essa informação é considerada na geração do SPED, PIS e COFINS. |
Tp. processo: | Define o tipo do processo relacionado ao título. Essa informação é considerada na geração do SPED, PIS e COFINS. |
Vlr. TPDP: | Valor da taxa de processamento de despesas públicas. |
Par. TPDP: | Parcela da taxa de processamento de despesas públicas. |
Vl. FUMIPEQ: | Valor do FUMIPEQ (Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa). |
Parc. FAMAD: | Parcela do FAMAD (Fundo de Apoio à Madeira). |
Parc. FUMIPEQ: | Parcela do FUMIPEQ (Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa). |
Tp. Serviço: | Tipo de serviço referente ao título. Exemplo:
|
Cod. CNO: | Código referente ao cadastro nacional de obra. |
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