Árvore de páginas


01. VISÃO GERAL

O módulo Controle de Direitos Autorais automatiza o gerenciamento dos contratos e cálculos dos direitos autorais recebidos pelos autores/intérpretes por suas obras

Direito autoral é o conjunto de normas jurídicas que visa regular as relações oriundas da criação e da utilização de obras artísticas, literárias ou científicas, tais como textos, livros, pinturas, esculturas, músicas, ilustrações, projetos de arquitetura, gravuras, fotografias, etc.
As normas de direito autoral impõem, a todos os integrantes da sociedade, respeito à essas criações do espírito humano, outorgando à seus criadores o exercício de prerrogativas exclusivas.

Os direitos autorais são divididos, para efeitos legais, em direitos morais e patrimoniais.

Os direitos morais são os laços permanentes que unem o autor à sua criação intelectual, permitindo a defesa de sua própria personalidade.

Por sua vez, os direitos patrimoniais são aqueles que se referem principalmente à utilização econômica de obra intelectual, por qualquer processo técnico já existente ou ainda a ser inventado, caracterizando-se como o direito exclusivo do autor de utilizar, fruir e dispor de sua obra criativa, da maneira que quiser, bem como permitir que terceiros a utilizem, total ou parcialmente, caracterizando-se como verdadeiro direito de propriedade garantido em nossa Constituição Federal.

Ao contrário dos direitos morais, que são intransferíveis, imprescritíveis, inalienáveis e irrenunciáveis, os direitos patrimoniais podem ser transferidos ou cedidos a outras pessoas, às quais o autor concede direito de representação ou mesmo de utilização de suas criações. Sem autorização, portanto, a obra intelectual não poderá ser utilizada sob qualquer forma, e se o for, a pessoa responsável pela utilização desautorizada estará violando normas de direito autoral, conduta passível de medidas judiciais na esfera cível sem prejuízo das medidas criminais.

Os direitos autorais compreendem os direitos de autor e os direitos que lhes são conexos, sendo disciplinados a nível nacional e internacional.

No Brasil, as propriedades literárias, artísticas e científicas são também protegidas pelo art. 5º, incisos XXVII e XXVIII da atual Constituição Federal de 1988, pela Lei Federal nº 9.610/98, de 19 de fevereiro de 1998, pelos artigos 184 e 186 do Código Penal, bem como pelos decretos acima mencionados.

O pagamento de direito autoral é um pedido de autorização prévia que se faz aos autores/intérpretes para utilizar ou reproduzir suas obras artísticas.

02. OBJETIVOS

O módulo Controle de Direitos Autorais tem por objetivo principal exercer o controle integrado dos contratos de direitos autorais e das movimentações financeiras realizadas em função do decorrer do contrato, da seguinte forma:

  • Controle dos autores/intérpretes (fornecedores);
  • Controle das edições das obras;
  • Controle dos contratos de direitos autorais;
  • Controle das licitações para o fornecimento de obras artísticas/científicas;
  • Controle de sub-licenciamento (consignação de vendas das obras);
  • Controle dos adiantamentos pagos aos autores/interpretes;
  • Cálculo do pagamento dos direitos autorais.

03. BENEFÍCIOS

A utilização do sistema permite a criação de um ambiente colaborativo que possibilita controlar toda a informação relativa aos contratos de direitos autorais, mantendo assim um controle eficiente dos pagamentos dos direitos devidos aos autores/intérpretes.

O sistema de controle dos direitos autorais possui uma grande flexibilidade, podendo ser utilizado para o gerenciamento de obras:

  • Literárias
  • Científicas
  • Musicais
  • Softwares

Esse sistema oferece uma solução completa e flexível para o controle dos contratos. Como um componente integrado ao Protheus, trabalha integrado aos outros componentes da aplicação tais como Financeiro, Compras, Estoque e Contabilidade.

04. CONFIGURAÇÃO

Antes de iniciar o processo de implantação, preenchendo cadastros e realizando as movimentações, alguns dados que configuram o módulo "Controle de Direitos Autorais" devem ser verificados no módulo "Configurador" e, caso necessário, o Protheus permite que sejam alterados, de acordo com as necessidades de cada ambiente. São parâmetros e tabelas que devem estar devidamente preenchidos para que o sistema opere corretamente.

    O sistema Protheus utiliza em suas rotinas algumas configurações genéricas e específicas, chamadas de parâmetros.

    Um parâmetro é uma variável que atua como elemento chave na execução de determinados processamentos. De acordo com seu conteúdo, é possível obter diferentes resultados.

    O módulo Controle de Direitos Autorais utiliza vários parâmetros, sendo que alguns deles são comuns a outros módulos do sistema. Caso sejam alterados, a configuração continuará valendo para os demais ambientes.

    Alguns destes parâmetros são apenas configurações genéricas, como da configuração de periféricos (impressoras, por exemplo), datas de abertura, nomenclaturas de moedas etc.

    Veja a seguir a relação dos parâmetros utilizados pelo Protheus Controle de Direitos Autorais:


    Parâmetro Observações
    MV_AGLUCDA

    Define se os títulos deverão ser gerados aglutinados por fornecedor e condição de pagamento.

    Conteúdo:

    • .F. (False/Falso). Os títulos são gerados normalmente sem aglutinação (padrão do sistema);
    • .T. (True/Verdadeiro). Os títulos são gerados aglutinados por fornecedor e condição de pagamento.

    Obs.: Para que o sistema gere os títulos aglutinados é necessário que o parâmetro MV_AGLUCDA seja configurado com ".T." e o parâmetro MV_TITFORN esteja configurado com ".F.".

    MV_CDAACER Define o código do tipo de venda referente à acertos. Caso existam movimentos (notas fiscais de entrada/saída) com este tipo de venda, estes não serão considerados para o cálculo do direito autoral.
    MV_CDABONI Indicar o TES que identifique as operações de bonificação.
    MV_CDACBON

    Identifica se as operações de bonificação irão gerar Direito Autoral.

    Conteúdo:

    • "S" (Sim). Indica que as operações de bonificação gerará Direito Autoral.
    • "N" (Não). Indica que as operações de bonificação não gerará Direito Autoral.
    MV_CDACONS Define o código do tipo de venda referente à consignação. Caso existam movimentos (notas fiscais de entrada/saída) com este tipo de venda, estes não serão considerados para o cálculo do direito autoral.
    MV_CDADOA Indicar o TES que identifique as operações de doação.
    MV_CDADVCO Define o código do tipo de devolução de venda de consignações. Caso existam movimentos (notas fiscais de entrada/saída) com este tipo de venda, estes não serão considerados para o cálculo do direito autoral.
    MV_CDAFECH Define a data do último fechamento feito pelo sistema. Caso a data do cálculo dos direitos autorais for menor que o conteúdo do parâmetro não será permitido o novo cálculo.
    MV_CDANUME Define o número da tabela a ser utilizada para controle de número sequencial de títulos a pagar.
    MV_CDAPRCP

    Define se utiliza preço unitário do direito autoral em substituição ao preço unitário da nota fiscal quando regra definida para preço de capa.

    • .F. (False/Falso). Para que o sistema não considere o preço unitário do direito autoral. Padrão do Sistema;
    • .V. (True/Verdadeiro). Para que o sistema considere o preço unitário do direito autoral.
    MV_CDAPRF Define o prefixo para geração de títulos a pagar.
    MV_CDAPROM

    Define o código do tipo de venda referente à promoções.

    Caso existam movimentos (notas fiscais de entrada/saída) com este tipo de venda, estes não serão considerados para o cálculo do direito autoral.

    MV_CDATNEG

    Define o tipo de título a ser gerado quando o valor do mesmo for menor do zero, caso o parâmetro esteja em branco, ou não exista, não será gerado o título para valores menores que zero.
    Se o valor do direito autoral for maior que zero o parâmetro não é verificado.

    MV_CDAVCON Define o código do tipo de venda referente à consignação.
    Caso existam movimentos (notas fiscais de entrada/saída) com este tipo de venda, estes não serão considerados para o cálculo do direito autoral.
    MV_CDAVEAU Indicar o TES que identifique as operações de venda ao autor.
    MV_CDAVEND Define o código do tipo de venda referente à vendas. Somente os movimentos (notas fiscais de entrada/saída) com este tipo de venda serão considerados para o cálculo do direito autoral.
    MV_COFINS1 Define o percentual para cálculo de PIS e Cofins.
    MV_TITFORN

    Define se o fechamento deverá utilizar a chave somente pelo fornecedor ou se fará o fechamento pelo fornecedor e produto.

    • .T. (True/Verdadeiro). Fechamento utilizando a chave fornecedor (padrão do sistema);
    • .F. (False/Falso). Fechamento utilizando a chave fornecedor e produto.

    Obs.: Para que o sistema gere os títulos aglutinados é necessário que este parâmetro esteja configurado com "F" e o parâmetro MV_AGLUCDA com "T".

    Apresentamos, a seguir, a lista dos pontos de entrada de uso exclusivo do ambiente Controle de Direitos Autorais.

    Ponto de Entrada CDAR070
    Finalidade Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário tomar alguma ação quando existirem inconsistências no final do processamento. Somente será executado se houver inconsistências no cálculo dos direitos autorais.
    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada Nenhum
    Retorno Esperado Nenhum
    Ponto de Entrada CDA030OK
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário realizar alguma validação antes do início do cálculo dos direitos autorais.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada Nenhum
    Retorno Esperado

    True / False (Caso o retorno não seja verdadeiro o cálculo dos direitos autorais não será realizado).

    Ponto de Entrada CDA030Q
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário criar um filtro em sintaxe SQL que substitua o filtro padrão para a seleção dos movimentos que serão analisados para o cálculo dos direitos autorais. Somente será executado se a base de dados utilizar o Top Connect.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada

    Período Inicial e Período Final

    Retorno Esperado

    Filtro em sintaxe SQL

    Ponto de Entrada CDA030ID1
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário criar um índice e um filtro para substituir o filtro padrão para a seleção dos movimentos de notas fiscais de entrada que serão analisados para o cálculo dos direitos autorais.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada

    Período Inicial e Período Final

    Retorno Esperado

    Array com a seguinte estrutura {Índice, Filtro}

    Ponto de Entrada CDA030ID2
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário criar um índice e um filtro para substituir o filtro padrão para a seleção dos movimentos de notas fiscais de saída que serão analisados para o cálculo dos direitos autorais.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada

    Período Inicial e Período Final

    Retorno Esperado

    Array com a seguinte estrutura {Índice, Filtro}

    Ponto de Entrada CDA030ID3
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário criar um índice e um filtro para substituir o filtro padrão para a seleção dos movimentos internos que serão analisados para o cálculo dos direitos autorais.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada

    Período Inicial e Período Final

    Retorno Esperado

    Array com a seguinte estrutura {Índice, Filtro}

    Ponto de Entrada CDA030IHA
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário criar um índice e um filtro para substituir o filtro padrão para a seleção dos movimentos de sub-licenciamento que serão analisados para o cálculo dos direitos autorais.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada

    Período Inicial e Período Final

    Retorno Esperado

    Array com a seguinte estrutura {Índice, Filtro}

    Ponto de Entrada CDA030CD1
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário criar um índice e um filtro para substituir o filtro padrão para a seleção dos movimentos de notas fiscais de entrada de um determinado produto que serão analisados para o cálculo dos direitos autorais.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada

    Produto

    Retorno Esperado

    Array com a seguinte estrutura {Índice, Filtro}

    Ponto de Entrada CDA030CD2
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário criar um índice e um filtro para substituir o filtro padrão para a seleção dos movimentos de notas fiscais de saída de um determinado produto que serão analisados para o cálculo dos direitos autorais.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada

    Produto

    Retorno Esperado Array com a seguinte estrutura {Índice, Filtro}
    Ponto de Entrada CDA030CD3
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário criar um índice e um filtro para substituir o filtro padrão para a seleção dos movimentos internos de um determinado produto que serão analisados para o cálculo dos direitos autorais.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada Produto
    Retorno Esperado

    Array com a seguinte estrutura {Índice, Filtro}

    Ponto de Entrada CDA030CHA
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário criar um índice e um filtro para substituir o filtro padrão para a seleção dos movimentos de sub-licenciamento de um determinado produto que serão analisados para o cálculo dos direitos autorais.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada Produto
    Retorno Esperado

    Array com a seguinte estrutura {Índice, Filtro}

    Ponto de Entrada CDA030SF
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário informar o saldo inicial e o saldo final do estoque em um determinado período.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada

    Produto, Período Inicial e Período Final

    Retorno Esperado

    Array com a seguinte estrutura: {Saldo Inicial, Saldo Final}

    Ponto de Entrada CDA030QTD
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário informar as quantidades do produto que serão utilizados para o cálculo dos direitos autorais.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada

    Nenhum.

    Retorno Esperado

    Array com a seguinte estrutura:

    [01] - True/False - Retorna apenas as quantidades

    [01][02][01] - Qtde. de Venda

    [01][02][02] - Qtde. de Devolução de Venda

    [01][02][03] - Qtde. de Transferência

    [01][02][04] - Qtde. de Promoção

    [01][02][05] - Qtde. de Consignação

    [01][02][06] - Qtde. de Perdas

    [01][02][07] - Qtde. de Produção

    [01][02][08] - Qtde. de Acertos

    [01][02][09] - Qtde. de Venda   de Consignação

    [01][02][10] - Qtde. de Devolução de Consignação

    [01][02][11] - Qtde. de Venda de Consignação

    [01][02][12] - Qtde. de Licitação

    Ponto de Entrada C030GRVAH4
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário validar informações após a gravação do cabeçalho de apuração do cálculo dos direitos autorais.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada Nenhum
    Retorno Esperado Nenhum
    Ponto de Entrada C030GRVAH5
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário validar informações após a gravação dos itens da apuração do cálculo dos direitos autorais.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada Nenhum
    Retorno Esperado Nenhum
    Ponto de Entrada C030GRVAH7
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário validar informações após a gravação das quantidades acumuladas no mês.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada Nenhum
    Retorno Esperado Nenhum
    Ponto de Entrada CDA090SF
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário informar o saldo inicial e o saldo final do estoque em um determinado período.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada

    Produto, Período Inicial e Período Final

    Retorno Esperado

    Array com a seguinte estrutura {Saldo Inicial, Saldo Final}

    Ponto de Entrada CDA030I
    Finalidade

    Este ponto de entrada tem por finalidade permitir ao usuário tomar alguma ação quando existirem inconsistências no final da gravação dos acumulados master. Este ponto de entrada somente será executado se houver inconsistências no saldo dos acumulados.

    Fonte

    CDAA030 (Cálculo dos Direitos Autorais)

    Parâmetros de Entrada

    Array com a seguinte estrutura {Autor, Produto, Quantidade Inconsistente}, Diferença, Produto

    Retorno Esperado

    Array com a seguinte estrutura {Autor, Produto, Quantidade Inconsistente}


    05. PROCESSOS

    Os principais processos do módulo de Controle de Direitos Autorais são:

      O Contrato de Direito Autoral é o meio jurídico pelo qual os autores têm a garantia do recebimento de direitos sobre as suas obras. Nele devem estar informados os dados da obra, autores e prazos que estão protegidos pelo contrato, além dos valores dos direitos e formas de pagamentos para os autores.

      Todo contrato de direito autoral deve estar de acordo com a Lei nº. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e outras providências.


      Itens do contrato

      Todo contrato precisa obrigatóriamente conter no minimo 1(um) item. Caso não seja informado o item o contrato não será gravado.


      Regras de aplicação do cálculo dos Direitos Autorais

      Nesse cadastro são informadas as regras utilizadas para o cálculo dos direitos autorais.

      Pode-se aplicar um percentual ou valor para cada faixa de venda do produto, assim como informar se o preço a ser utilizado para cada faixa será o preço de tabela ou o preço de venda.


      Vencimento do Contrato de Direitos Autorais

      Ao acessar a rotina, o sistema pode exibir uma mensagem quando da proximidade de vencimento do contrato, de acordo com as seguintes configurações:

      • Habilitação do campo "Dias de Aviso" (AH1_DIAST) no módulo Configurador, opção "Base de Dados/Dicionário/Base de Dados". Esse campo deve conter o número de dias de antecedência para aviso no sistema.
      • Configuração do parâmetro MV_CDAAVSF, com conteúdo igual a S.

      Vinculo de produto ao contrato - Obra

      Todo contrato obrigatoriamente deve possuir uma obra, que será cadastrada pela rotina de cadastro de produto (MATA010) onde deverão ser informados os campos obrigatórios e os campos relacionados à esta obra que se encontram na aba Direitos Autorais


      Definição dos campos :

      Serie/Colec (B1_SERIE) : Serie/Coleção do qual o produto faz parte.

      Nr faixas CD (B1_FAIXAS) :  Número de faixas do CD que esta sendo cadastrado.

      Nro Paginas (B1_NROPAG) : Número de paginas do livro que esta sendo cadastrado

      .Codigo ISBN (B1_ISBN) : Codificação padrão ISBN. Normalmente e utilizado o mesmo código do cadastro de Produto Master.

      Tit. Original (B1_TITORIG) : Nome original do produto. Utilizado no caso de mais de uma versão do mesmo produto.

      Lingua Orig. (B1_LINGUA) : Língua de origem do produto.

      Nro. Edicao (B1_EDICAO) : Número de edição do produto.

      Obs ISBN (B1_OBSISBN) : Observações gerais sobre regras ISBN


      Importante

      Todos os campos mencionados são exclusivamente de uso do módulo de controle de direitos autorais (SIGACDA) e não são utilizados em processos de outros módulos do Protheus.


      Relatório de conferência

      Para conferência, o sistema disponibiliza um relatório das informações dos contratos de direito autoral.


      Procedimentos:

      Para inserir um Contrato de Direitos Autorais:
      1. Em "Contrato de Direitos Autorais", selecione a opção "Incluir".

      O sistema apresenta a janela de inclusão.
      2. Preencha os campos conforme orientação do help de campo.
      3. A tela de inclusão é subdividida pelas seguintes pastas:

      • Pasta "Cadastrais"
      • Pasta "Informações Contratuais"
      • Pasta "Informações para Cálculos"

      4. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
      5. Confira os dados e confirme a inclusão.

      Essa rotina efetua o cálculo dos valores a serem pagos aos proprietários de direitos autorais.

      Este processo utilizará as regras definidas no contrato, analisando as faixas de quantidades e seus percentuais de cálculo, preço aplicado e impostos, entre outros, e somente será executado se não houver títulos para o autor no mesmo período.

      Para o cálculo dos direitos autorais, são utilizadas as notas fiscais de saída no mês/ano informado, as devoluções de venda e beneficiamentos e as movimentações de sub-licenciamento, tipo acertos de inventário, produção, perdas, transferências (para estes últimos movimentos não serão calculados direitos autorais apenas atualizadas as quantidades).

      Os tipos de movimentação devem ser definidos no Cadastro de Tipos de Entrada e Saída (campo "Tipo Movimento"), conforme parâmetros que configuram essas movimentações:

      Os dados calculados são armazenados nos arquivos de apuração de direitos autorais, itens da apuração e quantidades acumuladas no mês.

      O processo atualiza as datas das próximas prestações e as quantidades acumuladas de vendas no cadastro "Produto Master".

      Sempre que esta rotina é acionada, todos os dados calculados anteriormente do mês/ano em questão serão apagados e recalculados.


      Procedimentos:

      Para executar a rotina de cálculo dos direitos autorais:

      1. Em "Cálculo Direitos Autorais", o sistema apresenta a tela descritiva da rotina.
      2. Clique em "Parâmetros".
        O sistema apresenta uma janela com os parâmetros referentes ao processamento.
      3. Configure-os de acordo com orientação do help de campo.
      4. Confira os dados e confirme.
        Será apresentada a janela de confirmação do processamento do Cálculo dos Direitos Autorais.
      5. Confirme o processamento para que o sistema efetue o cálculo.

      Esta rotina tem como objetivo efetuar o fechamento do mês anterior com relação ao cálculo do direito autoral (Royalty).

      Dica

      É necessário que seja efetuada a rotina de cálculo do direito autoral antes de executar este fechamento.

      Importante

      Não é possível realizar a reabertura do mês após o fechamento.

      Procedimentos:

      Para efetuar o fechamento do mês:

      1. Em "Fechamento do Mês", o sistema exibe a tela descritiva da rotina.
      2. Leia com atenção e confirme a operação.
        O sistema apresenta a tela de parâmetros.
      3. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
        Para geração do título financeiro, a pergunta "Gera título Financeiro" deve estar informada com "Sim".
        Visualize a janela que contêm dados sobre a numeração do título.
      4. Confira os dados e confirme.
        O sistema efetua o fechamento do mês.