Árvore de páginas

Esta documentação não se aplica ao MERCADO INTERNACIONAL.

Melhorias WMS - Produtos

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

SIGAWMS - Gestão de Armazenagem

Rotina:

MATA103 - Pré Documento de Entrada

MATA140 - Documento de Entrada

MATA175 - Qualidade

MATA180 - Complemento Produto

MATA215 - Refaz Empenhos

MATA240 - Movimentações Simples

MATA241 - Movimentações Múltiplas

MATA410 - Pedidos de Venda

MATA450 - Liberação de Créditos Pedido

MATA455 - Liberação de Estoque

MATA456 - Liberação de Crédito e Estoque

MATA521 - Exclusão de Documento de Saída - Carga

OMSA200 - Montagem de Carga

SIGACUSA - Regras Materiais

SIGACUSB - Regras Materiais

FATXFUN - Regras Faturamento

LOCXFUN - Regras Localização

WMSA327 - Cliente x Endereço Cross

WMSA335 - Produto x Componente Acabado

WMSA370 - Mapa de Separação

WMSA490 - Saldos Iniciais WMS

WMSA495 - Distribuir Saldos para Inventário

WMSA500 - Requisições Empenhadas

WMSA225 - Transferência

WMSA510 - Montagem/Desmontagem Estruturas

WMSA520 - Montagem/Desmontagem Produto

WMSA530 - Troca de Lotes

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):PCREQ-2430

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

SB1 – Produtos

SB2 – Saldo Produtos

SB5 – Dados Adicionais do Produto

D10 – Cliente x Endereço Blocado

D11 – Produto x Componente

D12 – Movimentos Serviços WMS

D13 – Movto Estoque por Endereço WMS

D14 – Estoque por Endereço WMS

D15 – Saldos Iniciais por Endereço WMS

D0A – Montagem e Desmontagem de produtos

D0B – Produtos da Montagem e Desmontagem

D0C – Rateio Itens da Montagem e Desmontagem

Sistema(s) Operacional(is):

Windows / Linux


Descrição

Como a característica BackOffice é controlar os saldos de estoque e custos do produto, essa estrutura de produto x componente não é comportada, devido a necessidade de saldo do produto principal e saldo dos componentes para poder controlá-los no WMS.

Foi desenvolvido o cadastro de Produtos x Componentes, o qual permitirá indicar essa estrutura e a quantidade múltipla referente ao produto principal.

Foi desenvolvido também um controle de saldo por endereço no WMS, permitindo que o BackOffice gerencie os saldos e custo do produto principal e, no WMS, que se tenha o controle de saldos por endereço dos componentes, bem como, controlar os produtos que não possuem estruturas. Permite que ao desvincular o saldo por endereço do BackOffice o WMS obtenha maior flexibilidade para controlar as movimentações do WMS, hoje restritas pelas regras do BackOffice.

Para manter a integridade dos saldos por endereço e o histórico das movimentações, quando da necessidade de estorno de um movimento WMS finalizado, será gerada uma ordem de serviço de transferência da quantidade estornada para o endereço de origem, e ordem de serviço original permanecerá com o status Pendente de Execução, mantendo o histórico da movimentação.

Novo Conceito de Estoque Por Endereço WMS

  • O estoque por endereço no WMS será separado do estoque materiais (SBF). Para que isso ocorra será necessário trazer o parâmetro MV_INTDL para a configuração do produto, permitindo que hajam produtos que não controlem endereço, controlem endereço no materiais utilizando o saldo por endereços (SBF) e os produtos que controlem WMS que utilizam o novo conceito de estoque por endereço (D14); será mantido o parâmetro para atender a necessidade de suavização, para o funcionamento do WMS atual, até o cliente atualizar seus programas específicos para nova estrutura de saldo e movimentações WMS.

  • Por intermédio do parâmetro MV_WMSNEW, que indicará que o módulo WMS utiliza o novo conceito, serão utilizados os programas para que se tenha o controle de saldo por endereço e movimentações WMS, considerando a configuração do produto.

  • Para atender a mudança de conceito do Novo WMS foram implementadas melhorias e adequações citadas abaixo para registro:

1. Desenvolvida uma nova tela que permite a criação de documento de transferência com origem DCF de um ou múltiplos produtos (WMSA225).

2. Desenvolvida uma nova tela que identifica os saldos nos endereços dos componentes com reserva para o produto principal onde, por meio da da estrutura e quantidade múltipla, se obtém a quantidade do produto principal que poderá ser desmontada, bem como, quando da montagem identifica os saldos nos endereços dos componentes sem reserva para o produto principal onde, por meio da estrutura e quantidade múltipla, se obtém a quantidade do produto principal que poderá ser realizada a montagem (WMSA510).

3. Desenvolvida uma nova tela que identifica os saldos nos endereços do produto, onde se obtém a quantidade do produto que poderá ser desmontada, bem como, quando da montagem indicar a quantidade que se deseja montar do produto (WMSA520).

4. Desenvolvida uma nova tela que identifica os saldos nos endereços do produto do lote solicitado ou dos lotes disponíveis, permitir a indicação da quantidade desejada de cada lote e indicar o lote que será atribuído ou a geração automática de novo lote (WMSA530).

5. Desenvolvida uma nova tela para a geração e execução de processo de transferência pelo operador no coletor de dados. Nesse processo é indicado o endereço origem, produto, lote e sublote quando necessário, apresenta o saldo no endereço do produto selecionado e solicita a quantidade que se deseja transferir e a indicação do endereço destino. Uma vez não informado o endereço destino, este será indicado pelas regras de endereçamento (WMSV095).

6. Ajustes no processo de distribuição de saldos para inventário para gerar as informações do Novo WMS (WMSA495).

7. Ajustes no processo de importação de saldos iniciais por arquivo para gerar as informações do Novo WMS (WMSA490).

8. Ajustes no processo de refaz saldos para gerar as informações do Novo WMS (MATA280).

9. Cadastro de sequência de abastecimento não terá mais, obrigatoriamente, que conter a ordenação das estruturas para funcionamento da sequência de entrada e saída.

10. Foram desenvolvidas regras para sequenciamento das estruturas que serão utilizadas para cada processo.

a. Processo de endereçamento:

      1. De acordo com a prioridade de endereçamento, picking ou pulmão serão os primeiros.
      2. Blocado fracionado.
      3. Blocado.
      4. Cross docking

b. Processo de separação normal:

      1. Respeitando sempre as regras de separação como quantidade apanhe, entre outras.
      2. Blocado.
      3. Blocado fracionado.
      4. Pulmão.
      5. Picking.
      6. Cross docking.

c. Processo de separação cross docking:

      1. Cross docking.
      2. Blocado fracionado.
      3. Blocado.
      4. Pulmão.
      5. Picking;

d. Processo de reabastecimento:

      1. Pulmão.

11. Movimentos da ordem de serviço concluídos; ao realizar o estorno será gerada uma ordem de serviço de devolução, para manter o histórico e gerenciamento de estoque de endereços.

12. Será permitido o endereçamento com a indicação do endereço destino e a separação com endereço origem.

13. O sistema realizará o empenho de lote na integração com o WMS, quando o lote for informado no pedido de venda, permitindo assim a visualização do saldo no BackOffice. Atualmente ocorria somente na confirmação da separação gerando uma discrepância no saldo, onde possibilitava a utilização do lote para vários pedidos, sem haver saldo do mesmo.

14. Para pedidos de venda com lote porém, este não sendo informado, o qual indica que o WMS selecionará o lote para o pedido, permitirá que o empenho do lote seja realizado na execução da ordem de serviço, atendendo a mesma necessidade anterior, pois antecipa o empenho do lote.

15. Para as movimentações internas de requisição que geram uma ordem de serviço de separação realizarão o empenho na integração ou na execução, como exemplificado no processo de pedido de venda e, no encerramento do processo efetuará o consumo do saldo, dando baixa nos empenhos e saldos por endereço.

16. Melhorias no processo de coletor, unificando o tratamento de unidade de medida, passando a configuração para a sequência de abastecimento, retirando o parâmetro MV_WMSUMI e permitindo determinar o unidade que será utilizada por estrutura.

17. Melhorias no processo de coletor, unificando a validação do produto e permitindo a utilização de código de barra Code 128, que não é tratado atualmente.

18. Melhorias no processo de coletor, minimizando a solicitação de telas e confirmações, otimizando assim o processo via coletor de dados.

19. Melhorias no processo de utilização sem rádio frequência. Foram desenvolvidos mecanismos para finalização de atividades sem rádio frequência, permitindo assim um monitoramento de hora início e hora fim para acompanhamento da realização física do processo, não somente sistêmica. Atualmente esses processos sem radio frequência realizavam a movimentações de estoque automaticamente, sem esse acompanhamento. Desta forma foi ajustado o relatório de mapa de movimentações, no qual  é gerado um código de movimentação por documento com código de barras e, ao informar esse código na tela de apontamento de movimentação, serão apresentadas as tarefas/atividades correspondentes permitindo a indicação da data e hora inicio e data e hora final, possibilitando ainda o seu ajuste antes da finalização (WMSA332B – Apontamento de Movimentações, WMSR311 – Mapa de Movimentações).

20. Disponibilizado a ação relacionada Alterar endereço no Monitor de Serviço (WMSA332 / WMSA332C), que permite a alteração do endereço de acordo com tipo do serviço da atividade selecionada, onde:

    1. Enquanto for a primeira atividade do movimento.
    2. Quando tipo de serviço for movimento interno e saída, deverá validar se há saldo no endereço.
    3. Quando tipo de serviço for entrada, deverá validar se o endereço tem capacidade para armazenamento.

21. Permitido gerar o romaneio de embarque depois do faturamento, onde:

    1. Separa os pedidos ainda não faturados para romaneio de embarque faturáveis.
    2. Separa os pedidos faturados para montagem de romaneio de embarque para acompanhamento do que será embarcado.

22. Permitido informar a transportadora no romaneio de embarque, onde deverá solicitar na montagem de romaneio de embarque o código da transportadora e, quando informado, substituirá o transportador no pedido.

IMPORTANTE

Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

  1. Anexo ao Documento Técnico DT SIGAWMS - Melhorias WMS foi disponibilizada a sugestão de novos MENUS (sigawms.xnu e sigaacd.xnu).