Status Retornado Para o Documento de Carga
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus | ||||||||||||||
Segmento: | Supply Chain - Logística | ||||||||||||||
Módulo: | SIGAGFE | ||||||||||||||
Rotinas: |
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Cadastros Iniciais: | Cadastro de Tipo de Ocorrência Documentos de Carga Romaneios | ||||||||||||||
Requisito (ISSUE): | LOGGFE01-123 | ||||||||||||||
País: | Brasil | ||||||||||||||
Bancos de Dados: | Todos | ||||||||||||||
Tabelas Utilizadas: | GW1, GU5, GWN | ||||||||||||||
Sistemas Operacionais: | Todos |
Descrição
Em algumas situações, um destinatário pode rejeitar totalmente uma carga e retorná-la para o embarcador. O Transportador, então, pode ou não emitir uma ocorrência de entrega e de devolução para informar ao embarcador.
Entretanto, não existe no GFE como indicar no documento de carga este evento total, encerrando o ciclo de vida logístico do documento.
Para permitir esta situação foi adicionado o campo Devolução Total (GU5_DEVTOT) no cadastro Tipo de Ocorrência (GFEA030), no qual, após a aprovação da ocorrência (GFEA032) com a devolução total ativa, será alterado o status dos documentos de carga relacionados para 6-Retornado e registrara a entrega do trecho relacionado a ocorrência.
Em consultas e relatórios que são relacionados ao documento entregue, o status retornado também será considerado como entregue, visto que o transportador realizou a operação sem ocorrer o sinistro da carga, por exemplo.
Uma vez no status de retornado, o documento retornará a embarcado/entregue somente quando ocorrer o cancelamento da aprovação da ocorrência de devolução total.
De forma adicional, a partir da aplicação do pacote, será possível cancelar a reprovação da ocorrência, desde que esta ocorrência não esteja relacionada ao processo de Pátios e Portarias e excluir ocorrências que não estão aprovadas/reprovadas.
Importante!
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12).
Antes de executar o compatibilizador U_GFE11I44 é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados de acordo com o produto instalado na empresa.
- Esta rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
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- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o U_GFE11I44 no campo Programa Inicial. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 29/06/2016.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
Atualizações do Compatibilizador
1. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela GU5 - Tipo da ocorrência
Campo | GU5_DEVTOT |
Tipo | C |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato |
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Título | Dev. Total |
Descrição | Devolução Total |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Opções | 1=Sim;2=Não |
When | M->GU5_EVENTO == '1' .And. M->GU5_TPCALC == '2' |
Relação | '2' |
Val. Sistema | Pertence('12') |
Help | Indica se ocorrerá a devolução total dos documentos relacionados. Na aprovação, os documentos permanecerão como Retornado. Documentos retornados são considerados como entregues pelo sistema. |
Importante!
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
Procedimento para Utilização
Observação: é necessário possuir um romaneio liberado e calculado com sucesso para utilizar a ocorrência de devolução.
- Em Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), acesse Atualizações / Cadastros / Ocorrências / Tipo da Ocorrência.
- Localize um tipo de ocorrência que corresponde a nova opção de devolução total ou insira um novo registro.
- No formulário, informe os seguintes conteúdos nos campos:
- Evento(GU5_EVENTO) -> 1=Calculo Adicional
- Tipo Calculo(GU5_TPCALC) -> 2=Retorno
- Dev. Total(GU5_DEVTOT) -> 1=Sim
- Informe um motivo da ocorrência e salve o cadastro.
- Ainda em SIGAGFE, acesse Atualizações / Movimentação / Ocorrências / Ocorrências.
- Inclua uma nova ocorrência ou altere uma existente, informando o tipo de ocorrência cadastrado/alterado nas etapas anteriores.
- Salve a ocorrência.
- Utilize a ação relacionada Aprovar/Reprovar para realizar a aprovação da ocorrência.
- Verifique que os documentos passaram a ter o status de 6-Retornado (visualize a ocorrência e utilize a ação relacionada Cons. Doc Carga).
- Se todos os documentos que estiverem relacionados aos romaneios envolvidos estiverem entregues ou retornados, o romaneio será encerrado.
- A ação Registrar Entrega do Romaneio (GFEA050) considera a mesma situação
- Ocorrências de entrega não substituem o status de Retornado dos documentos, mas atualizam a data/hora de entrega registrada na ocorrência.
- Cancele a ocorrência recém aprovada pela ação Cancelar Aprov/Reprov e confirme.
- Para testar o cancelamento da reprovação da ocorrência, utilize a ação Aprovar/Reprovar e selecione a opção Reprovado antes de salvar.
- Após a situação da ocorrência permanecer como Reprovada, utilize a ação Cancelar Aprov/Reprov e confirme. A ocorrência retorna ao status de Não Avaliada.
- Para eliminar a ocorrência, utilize a ação Excluir.
- Para visualizar as quantidades de documentos retornados por transportador, ainda em SIGAGFE, acesse Consultas / Gerais / Painel Transp.
- Selecione um transportador e utilize as ações Entregas e Estatísticas para tomar conhecimento da informação.