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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

PROTHEUS

Módulo

Gestão Jurídica (SIGAJURI)

Segmento Executor

Jurídico

Projeto

JURJUR002

IRM

JURJUR002-86

Requisito

JURJUR002-87

Subtarefa

 

País

(X) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

Objetivo

Melhorar a experiência dos usuários ao utilizar a base de conhecimento do Protheus como repositório para documentos anexados aos assuntos jurídicos.

Serão implementadas as seguintes melhorias:

  • Pesquisa nos documentos vinculados
  • Exportação em lote dos documentos
  • Agrupamento dos documentos em pastas virtuais
  • Importação em lote de documentos

Definição da Regra de Negócio 

Atualmente a rotina de documentos que utiliza a base de conhecimento através do SIGAJURI utiliza o Wizard padrão do Protheus (Protótipo 01). A partir deste requisito, esta rotina padrão deixará de ser utilizada para que seja possível implementar as melhorias citadas acima.

Todas as rotinas de anexo são chamadas através do menu Outras Ações dentro de cada rotina (protótipo 03).

Quando o usuário utilizar o menu Anexos do assunto jurídico inteiro, ele poderá ver documentos de todas as entidades vinculadas ao assunto jurídico, como andamentos e garantias.

Como o assunto jurídico em geral, recebe um número maior de documentos, o usuário poderá criar pastas virtuais para poder organizá-los. Esta opção não estará disponível para as outras entidades.

Será possível pesquisar pelos documentos anexados, importar e exportar em lote.

A visualização de todos os documentos a partir da rotina de Assuntos Jurídicos (JURA095) não permitirá algumas ações em outras entidades, como exclusão e importação que deverão ser executadas a partir da própria rotina, apenas consulta. Ou seja, será possível visualizar os anexos de Andamentos a partir do Assunto Jurídico, mas em caso de alguma alteração, será necessário acessar a própria rotina de anexos pelo Andamento.

Todas as funcionalidades poderão ser executadas através do SmartClientHTML também.

Detalhamento Técnico

Criar uma função dentro da rotina de anexos (JURA026) para mostrar a nova janela de documentos da base de conhecimento (Protótipo 02) quando o parâmetro MV_JDOCUME for 2=Base de Conhecimento.

A rotina deverá ter comportamentos diferentes dependendo de onde for chamada:

  • Se for chamada através do menu Outras Ações da rotina JURA095 (Assuntos Jurídicos)
    • Deverá exibir uma lista com todos os documentos, Anexados em todas as tabelas de movimentação filhas de um assunto jurídico. Exibir cada item como uma pasta na árvore junto com as pastas
      • NSZ - Assunto Jurídico
      • NTA - Follow-up
      • NT4 - Andamento
      • NT2 - Garantia
      • NT3 - Despesa
      • NUQ - Instância
      • NSY - Objetos
      • SA2 - Fornecedores (Correspondentes, quando o campo A2_MJURID == '1')
    • Ao escolher cada item da árvore, o grid do lado direito deverá trazer os documentos filtrados por cada item. Ou seja, caso escolhido o item Andamento, deverá ser exibido no grid apenas os documentos vinculados a entidade de Andamentos (NT4).
    • Caso o usuário esteja com a pasta Raiz selecionada, deve ser exibido no grid todos os documentos. Dessa forma o usuário poderá buscar por qualquer documento, independente da pasta que ele se encontra.
  • Se for chamada através das outras rotinas que estão dentro do assunto jurídico ou de um cadastro básico, deverá ser exibido apenas a entidade referente a rotina. Ex. Se a rotina for chamada da rotina JURA100 - Andamentos, deverá ser apresentada apenas o item Andamentos na árvore de pastas.

Serão implementadas as seguintes ações na nova rotina:

  • Pesquisa de documentos
    • Deve ser exibida uma barra de pesquisa que busque os documentos exibidos no grid atualmente.
  • Criação de pasta 
    • Disponível apenas quando a rotina for chamada da JURA095 - Assuntos Jurídicos, onde são exibidas todas as entidades. Será possível criar pastas apenas para a entidade Assuntos Jurídicos.
    • As pastas criadas ficarão armazenadas na tabela NUM. Utilizar algum dos campos disponíveis para não trazer os registros de pastas no grid de documentos.
  • Importar documentos
    • Esta opção importará documentos para a entidade selecionada, mas pode ser utilizada apenas para a entidade da rotina atual. Por exemplo, na rotina JURA095, de assuntos jurídicos, só será possível importar documentos para a entidade de Assuntos Jurídicos.
    • Será possível a importação de mais de um documento por vez. Deverá ser validado a versão do SmartClient que suporta a seleção múltipla de arquivos.
  • Exportar 
    • Ambiente Desktop
      • Solicitar ao usuário que escolha uma pasta de destino para salvar os documentos.
        • Cada arquivo selecionado deve ser exportado para a pasta escolhida pelo usuário.
    • Ambiente SmartClient HTML
      • Se for escolhido um único documento, o mesmo pode ser enviado diretamente via download. 
      • Se forem selecionados mais de um documento, a rotina deve criar um documento compactado que contenha os arquivos selecionados.
    • Exportar Pasta
      • Esta opção deverá exportar todos os documentos da pasta selecionada. Analisar se é necessário criar um botão específico para isso ou se podemos usar o próprio Exportar.
      • Quando a rotina for chamada através da rotina JURA095 - Assuntos jurídicos e a pasta Raiz estiver selecionada, esta opção irá exportar todos os documentos, de todas as entidades. Deverão ser criadas também a estrutura de pastas que o usuário criou. Serão separadas também pastas para cada entidade.
      • No ambiente SmartClientHTML, a mesma estrutura deve ser gerada, armazenada em um arquivo compactado e enviada ao navegador do usuário.
  • Excluir
    • Esta opção deverá apagar o registro da base de conhecimento (ACB x AC9) e da tabela NUM.
    • Esta opção deverá ser usada para cada entidade, em sua própria rotina. Não permitir por exemplo, que um documento seja apagado da rotina de andamentos se a rotina atual for de assuntos jurídicos.

Nota Importante:

Protótipo 2 (substituído)

As opções Vincular e Desvincular, previstas inicialmente para o protótipo 2, foram retiradas do escopo.


Informações importantes para a implementação

Para exibir as pastas e entidades dos documentos utilizar o objeto DBTREE. Para controlar os eventos, utilizar o bloco da propriedade bChange do objeto.

Como os itens da árvore só possuem a propriedade cCargo que serve como identificador, este código deverá ter as informações que serão utilizados para determinar os filtros no grid.

Exemplo de utilização da propriedade cCargo:

  • A pasta raiz pode ser identificada como "0".
  • A pasta de assuntos jurídicos pode ser identificada como "2_NSZ".
  • Sub-pastas da pasta Assuntos jurídicos, podem ser identificadas como "3_NSZ_E-mail"
  • Os números refletem os níveis dos itens na árvore e ajudam também a construir o filtro do grid.

As pastas virtuais deverão ser criadas na tabela NUM, onde todos os documentos deverão ser armazenados, além da estrutura padrão do Protheus (AC9 e ACB).

A tabela NUM pode ser utilizada da seguinte forma:

  • NUM_FILENT - Filial da entidade origem.
  • NUM_ENTIDA - Entidade origem onde o documento foi anexado.
  • NUM_CENTID - Código da entidade origem onde o documento foi anexado.
  • NUM_DOC - Nome do documento.
  • NUM_NUMERO - Código do documento na base de conhecimento.
  • NUM_DESC - Utilizar para guardar a pasta virtual que o documento se localiza, quando a entidade for NSZ.
  • NUM_EXTEN - Extensão do documento importado.
  • NUM_MARK - Este campo deverá ser utilizado para receber as marcas de seleção no grid quando o usuário for exportar os arquivos em lote, por exemplo.

Todas as rotinas que abrem o menu de anexos, chamam a rotina JURANEXDOC. Manter a compatibilidade desta função para evitar que rotinas não envolvidas neste requisito parem de funcionar.

Gravação dos documentos

Hoje, a base de conhecimento não permite que seja armazenado mais de um documento com o mesmo nome, mesmo que vinculados em entidades diferentes. Para que essa funcionalidade seja possível, a gravação dos documentos será feita de forma manual. Os documentos serão gravados sem extensão e o nome do documento será o código dele, gerado na tabela ACB.

A extensão do documento será conhecida apenas na tabela NUM, para mais segurança com vírus e no armazenamento dos documentos.

Ex:

  • Usuário anexa o documento Petição.doc
    • O documento é criado na tabela ACB e ganha o código 1000.
      • Na tabela ACB, o nome do objeto será 1000
      • Na pasta física onde os documentos ficam armazenados o documento será guardado como 1000
      • Na tabela NUM fica o nome do documento Petição.DOC apontando como código do documento o código 1000
      • Na tabela AC9, ficará a referência do documento código 1000 a entidade relacionada, bem como o código da entidade.

Restrição de acesso

Validar o funcionamento da restrição da rotina de anexos. A rotina deve funcionar normalmente, inclusive no SmartClientHTML após as melhorias implementadas. (Protótipo 04)

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

JURA026 - Anexos

Alteração

-

-

JURA015 - EspecialistaAlteraçãoAtualizações-> Jurídico->Andamentos

JURA095 - Assuntos Jurídicos

Envolvida

Atualizações -> Assuntos Jurídicos-> Pesquisa

-

JURA100 - Andamentos

Envolvida

Atualizações -> Assuntos Jurídicos-> Pesquisa

-

JURA098 - GarantiasEnvolvidaAtualizações -> Assuntos Jurídicos-> Pesquisa-
JURA094 - ObjetosEnvolvidaAtualizações -> Assuntos Jurídicos-> Pesquisa-
JURA132 - CorrespondentesEnvolvidaAtualizações -> Assuntos Jurídicos-> Pesquisa-
JURA106 - Follow-upsEnvolvidaAtualizações -> Assuntos Jurídicos-> Pesquisa 
JURA099 - DespesasEnvolvidaAtualizações -> Assuntos Jurídicos-> Pesquisa 

  

Tabelas Utilizadas

  • NSZ - Assunto Jurídico
  • NTA - Follow-up
  • NT4 - Andamento
  • NT2 - Garantia
  • NT3 - Despesa
  • NUQ - Instância
  • NSY - Objetos
  • SA2 - Fornecedores
  • NUM - Documentos Jurídicos
  • NQL - Especialista

Protótipo de Tela

 

Protótipo 01

Tela do sistema

 

 

Protótipo 03

 

 Protótipo 04

Dicionário de Dados

 

Arquivo: NUM – Documentos Jurídicos

  

Campo

NUM_MARK

Tipo

C

Tamanho

2

Usado

Sim ( ) Não (X)

Mandatório

Sim ( ) Não (X)

Descrição

Marca OK

Título

Marca OK

Picture

@!

Help de Campo

Campo que vai receber uma marca para selecionar o registro.

BrowseSim ( ) Não (X)

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