Dica!
O primeiro processo que vamos integrar é o processo Cadastro de Loja. Neste caso vamos cadastrar a Loja do TOTVS Protheus e integra-la com o PDVSync que por sua vez ira cadastrar no TOTVS VAREJO PDV OMNI.
Para integrar a loja é de extrema importância que tenha realizado as seguintes configurações:
Após os procedimentos mencionados acima vamos iniciar...
Processo CADASTRO LOJA
Processo Loja
O que é o Processo?
Na integração entre TOTVS Protheus e TOTVS VAREJO PDV OMNI, o processo é o responsável por determinar de qual tabela do TOTVS Protheus vamos extrair as informações que serão enviadas para o TOTVS VAREJO PDV OMNI.
Neste caso vamos utilizar o Processo CADASTRO LOJA para realizar esta integração.
Preciso cadastrar o Processo CADASTRO LOJA?
Não, conforme mencionado em Carregando os Processos, o cadastro é feito de forma automática quando acessamos a rotina Cadastro de Processo.
Caso queira visualizar o Processo acesse: Modulo Controle de Lojas(SIGALOJA), acesse: Atualizações/ Smart Hub Protheus/ Cadastros/ Processos.
Vinculando o Processo de CADASTRO LOJA ao Assinante PdvSync
Vinculo com o Assinante PDVSync
Se você chegou até aqui deve saber o que é um assinante e um processo, certo? E sabe também que este processo já foi vinculado anteriormente, ok?
Agora é necessário solicitar a URL da API de LOJA ao time de serviços responsável pela implantação do PDVSYNC(Middleware do TOTVS VAREJO PDV OMNI).
Com a URL em mãos realize o passo a passo abaixo:
- No módulo 12 (Controle de Lojas), acesse Atualizações/ Smart Hub Protheus/ Cadastros/ Assinantes.
- Posicione no assinante PdvSync e clique em alterar.
- Na guia Assinantes x Processos, no processo CADASTRO LOJA e dê um duplo clique no campo Configuração.
- Na tag URL informe o endereço disponibilizado pelo time de serviços da API lojas, como mostra o vídeo abaixo:
INSERIR VÍDEO
Layout de Envio
O que é um Layout de envio?
O Layout de envio é basicamente um mapeamento dos campos do TOTVS Protheus com as tag's da API de LOJAS.
É possível alterar o Layout de envio?
Sim é possível, para isso basta basta clicar duas vezes sobre o campo Layout Envio e realizar a alteração desejada, com isso você consegue informar um campo customizado ou até mesmo uma função como mostra o exemplo abaixo:
"endereco": "&self:oPublica['CAMPO-CUSTOMIZADO AQUI']",
Ou em caso de uma User Function:
"endereco": "&U_SuaFunction()",
Acesse link abaixo para visualizar o layout de envio padrão para o envio e integração do Processo CADASTRO LOJA:
Cadastrando a Loja no Protheus
Dica!
Após realizar os procedimentos mencionados acima, é hora de realizar o cadastro de Loja no TOTVS Protheus para integra-lo com o TOTVS VAREJO PDV OMNI, para isso siga as instruções abaixo:
- No módulo 12 (Controle de Lojas), acesse Atualizações/ Smart Hub Protheus/ Cadastros/ Auxiliares.
- Ao acessar a rotina clique no ícone da Lupa e procure por CADASTRO DE LOJA e em seguida clique em OK.
- No browser clique em Incluir e preencha os campos de acordo com a LOJA que deseja cadastrar, abaixo o vídeo de exemplo e em seguida o auxilio para preenchimento dos campos:
ADCIONAR VIDEO
Auxilio no preenchimento dos campos
Após preencher o campo Filial que é obrigatório todos os demais campos serão preenchidos automaticamente de acordo com o cadastro de Filial do Protheus, exceto os campos abaixo você terá que preencher manualmente:
Código Identificação Loja: Informar descrição do campo
Modelo Fiscal: Informar descrição do campo
Regime Tributário: Informar descrição do campo
Numero da Loja: Informar descrição do campo
Integrando o cadastro de Loja
Dica!
Com o cadastro de loja efetuado, aguarde a finalização dos serviços abaixo:
RMIPUBLICA: Na integração este serviço verifica que foi Cadastrado, Alterado ou Deletado algum registro na tabela MIH -Cadastros Auxiliares referente ao Processo CADASTRO LOJA, após isso ele gera uma publicação na tabela MHQ - Mensagens Publicadas com um json contendo todos os campos da tabela MIH do registro que foi Cadastrado, Alterado ou Deletado.
RMIDISTRIB: Este serviço é responsável por verificar se existe publicação para distribuir para o assinante que deseja aquele dado, neste caso o CADASTRO LOJA, com isso o serviço gera um registro na tabela MHR - Mensagens Distribuidas para o assinante PDVSYNC e fica pendente de envio ao assinante através do campo MHR_STATUS = 1.
RMIENVIA: Este serviço verifica os registros que estão pendentes de envio, campo MHR_STATUS = 1, e em seguida realiza o mapeamento entre a mensagem publicada na tabela MHQ e o Layout de Envio do Processo CADASTRO LOJA, com isso gerando o json esperado na API de cadastro de LOJA do PDVSYNC, após o mapeamento a mensagem é enviada ao assinante e pode ter as seguintes ocorrências:
Sucesso: Quando o dado é enviado com sucesso ao assinante, com isso os campos MHR_ENVIO é preenchido com o Json enviado, MHR_RETORN preenchido com a mensagem de retorno do assinante e o campo MHR_STATUS é atualizado para 2 (Sucesso).
Falha: Caso ocorra algum erro no envio ou no PDVSYNC ao receber o dado, os campos MHR_ENVIO é preenchido com o Json enviado, MHR_RETORN preenchido com a mensagem de retorno do assinante e o campo MHR_STATUS é atualizado para 3 (Falha). Também será gravado um registro na tabela MHL - Logs de Integração com o motivo do erro.
Importante: Todos os passos da integração do Processo CADASTRO LOJA, pode ser acompanhado pelo monitor de integração, como mostra o vídeo abaixo:
- No módulo 12 (Controle de Lojas), acesse Atualizações/ Smart Hub Protheus/ Monitores/ Novo Monitor.
- Informe o período de integração e clique em Pesquisar. Abaixo o vídeo com a integração do processo Cadastro Loja.
ADCIONAR VÍDEO