Árvore de páginas

FAQ (interrogação) Perguntas e Respostas:

1

Os valores de vendas no aplicativo não estão sendo apresentados com o valor exato de vendas efetuadas no Protheus, é feito algum arredondamento no cálculo da Retailapp™?

Resposta: Sim, a Retailapp™ utiliza regra de arredondamento no cálculo.

Exemplo: Vendas realizadas no Protheus atingiu o valor de 6.963,27, e para a Retailapp esse valor é arredondado para 7.000.

Observação: No aplicativo existe uma opção de relatórios, que possibilita visualizar os valores exatos das vendas realizadas no Protheus.



 2
Os dados são atualizados automaticamente no aplicativo, ou é necessário sair e acessar novamente para verificar as atualizações?

Resposta: Não é atualizado automaticamente, é necessário acessar novamente o aplicativo para verificar as atualizações.



 3

A atualização de Estoque é feita diariamente?

Resposta: Sim, é atualizada na primeira sincronização de dados do dia.



Como faço para conferir se as informações foram enviadas para Retailapp™?

Resposta: Temos duas formas de conferir se os arquivos foram enviados para Retailapp:

1º - Verifique a data de envio dos arquivos através dos campos:

    • F2_MSEXP - Vendas (Cabeçalho da nota fiscal de saída);
    • A3_MSEXP - Vendedores;
    • B1_MSEXP -Produto e Estoque;
    • E1_MSEXP - Títulos a Rebeber.
  • Lembrando que é necessário habilitar os campos reservados, conforme Detalhes da Implantação

2º - Verifique na raiz do Protheus, pasta Retailapp™, os seguintes arquivos:

   Observação: Não será mantido histórico, apenas informações do último envio.

  • Inventory.json - Inventário - Nessa entidade são enviadas as movimentações de estoque para o aplicativo , os dados serão extraídos do arquivo de estoque ( SB2 ) :
  • Orders.json - Vendas - Essa entidade é responsável pelo envio das vendas realizadas no Protheus , com a seguinte regra, Todas as vendas ( SF2 ) da empresa corrente.
  • payments.json - Pagamentos - Essa entidade é responsável pelo envio dos títulos financeiro a receber ( SE1 ) para o app , os títulos enviados são apenas os títulos relacionados a vendas, com a seguinte regra
  • users.json - Vendedores - Esse arquivo é gerado com base nos vendedores da loja.


As informações não estão sendo enviadas para Retailapp™, o que fazer?

Resposta: Verifique se o Job (Retailapp) está ativo no appserver.ini.

Exemplo:




 6

Como faço para relatar um problema ou dúvida relacionada à Retailapp™?

Resposta: Encaminhe um e-mail para [email protected] 



7

Finalizei a configuração do Wizard na rotina Carga de Dados , e identifiquei que preciso incluir uma nova TES, como proceder?

Resposta: Acesse novamente a rotina Carga de Dados e informe a TES.

Clique em Avançar.

Clique na opção Concluir.

O Wizard é atualizado e o parâmetro MV_LJRAPP1 é atualizado com as novas configurações.




8

Posso alterar o valor de dias para processamento, que por padrão é igual a um (001), definido no parâmetro MV_LJRAPP1?

Resposta: Sim, caso seja necessário alterar o valor de dias para processamento, será necessário alterar diretamente no parâmetro MV_LJRAPP1, pois no Wizard da rotina Carga de Dados não tem a opção para alterar os dias para processamento de forma permanente.

Mas caso seja necessário processar movimentações de forma específica, é possível através da opção Executa Movimento das rotina Carga de Dados, onde possibilita informar a quantidade de dias para processamento. ( Essa opção não altera o valor padrão de dias para processamento do parâmetro MV_LJRAPP1).



9

Quais as pré-condições para as vendas serem processadas pelo Retailapp™ ?

Resposta: No Cadastro de Vendedores (Users) (MATA040), estar preenchido os campos Nome, Nome Reduzido (devendo ser diferentes exemplo: Nome: Maria e Nome Reduzido: Oliveira) e E-mail, no caso First Name, Last Name, Email, Entity (entidade) e a Filial do vendedor, devendo ser igual a Filial da venda realizada.

Exemplo conforme planilha enviado pelo Retailapp :


Resposta : No Cadastro de Produto informar a "categoria" que no Protheus é o Grupo de Produtos, exemplo: Plástico, Borracha.

Exemplo conforme planilha enviado pelo Retailapp :





10

Como posso acessar os dados das vendas pelo aplicativo Retailapp™ ?

Resposta: Baixando pelo Play Store (Android) e/ou AppStore (Apple) do seu Smarphone (pesquisar Retailapp) e podendo também baixar e instalar em seu Desktop, baixando pelo Chrome - APP.

Acessar : https://chrome.google.com/webstore/category/extensions?hl=pt-BR

Pesquisar, fazer download e instalar : RetailApp

Acessar o aplicativo com seu login e senha fornecido pelo [email protected] 




11

Posso informar no wizard da rotina Carga de Dados (LJRETAILDF) qualquer Usuário (login) e Senha ?

Resposta: Não é permitido, pois para realizar a carga, somente com Usuário (login) e Senha fornecidos pelo [email protected].

Obs: Caso for utilizado um usuário inválido, será informada a mensagem na imagem abaixo e o parâmetro MV_LJRAPP1 ficará registrado com o usuário incorreto e sendo necessário reconfigurá-lo com um usuário válido.







12

Como as devoluções de vendas são tratadas na geração da Carga de Dados (LJRETAILDF) ?

Resposta: Com a venda já enviada ao Retailapp , a devolução da venda constará registrada também com o mesmo registro da Nota Fiscal e constando dois registros, um da venda e outra da devolução, conforme exemplo abaixo:

Return: N → Venda enviada

Return: Y → Venda de Devolução






13

Como as trocas são tratadas na geração da Carga de Dados (LJRETAILDF) ?

Resposta: Não há alteração na geração do envio da venda ao Retailapp , pois na troca mantêm o valor da venda, conforme exemplo abaixo:

14

Para que serve o arquivo retail.ini contido na pasta {protheus_data}\retailapp\ ?

Resposta: O estoque é enviado para o RetailApp uma vez por dia, esse arquivo guarda a data do último. Exemplo: Inventory=20190226.